Os 4 (Quatro) “Ds” da Educação
A
Educação No Mundo.
As
crianças e os jovens espanhóis, assim como os do mundo inteiro, têm direito à
escolarização. Mas, sobretudo, têm direito ao sucesso na escolarização. Se
fracassam na escola, o que conseguimos ao lhe abrimos as portas da mesma?
O
relatório PISA 2003 (que oferece a classificação dos resultados obtidos por estudantes
de 15 anos em 40 países), com todas as limitações que esse tipo de relatório
tem, deve levar todos os membros da sociedade a uma reflexão.
A
colocação obtida pelos escolares espanhóis não corresponde ao nível de
desenvolvimento econômico e cultura do país. A educação é a grande causa de
toda a sociedade.
O
que fazer para melhorar a educação que temos? Acredito que seja necessário,
antes de qualquer Reforma, pôr em prática 4 (quatro) conceitos e ações que
começam pela letra “D”.
1º - DIAGNÓSTICO CERTEIRO.
Dever
ser feito um diagnóstico rigoroso da realidade educativa. Muitos pressupostos
nos quais se baseia uma nova lei ou padrão estão cimentados em slogans,
impressões, tópicos, meias verdade.... Um mau diagnóstico conduz à tomada de
decisões arbitrárias ou, talvez, contraproducentes. O diagnóstico tem 2 (duas)
dimensões complementares: a comprovadora que consiste em determinar se foi
atingido o que se pretendia e a atributiva que consiste em explicar porque ocorre
a que se deve aquilo que se comprovou. A segunda se faz, muitas vezes, de forma
simplista ou interesseira. Suponhamos que se comprove que existe fracasso em conseguir
os níveis de conhecimento exigíveis. Não há rigor total em atribuir (explicar)
o fracasso através de um só tipo de causa (os alunos, as faltas, a cultura do
esforço, Por exemplo). Não há outras possíveis causas? Não se pode falar da faltar
de formação do professorado, da má coordenação das escolas, da falta de
participação das famílias, da escassa liberação de recurso? E muitas outras
mais.
2º – DEBATE AUTÊNTICO.
É necessário articular um debate autêntico,
antes de tomar decisões. Não só porque haverá uma melhor compreensão das
situações problemáticas, uma melhor compreensão das realidades, mas também,
sobretudo, porque se gerará um clima propício para sentir como própria a Reforma.
Deve
ser divulgado que o debate está aberto. Ás vezes, os circuitos da informação
não fluem de forma conveniente. Esse convite, que é um direito e, ao mesmo
tempo, um dever, deve ser conhecido de forma suficientemente clara e operativa.
O debate deve estar aberto a toda a sociedade, não só aos técnicos e aos
profissionais da educação. Os meios de comunicação devem ecoá-lo é necessário
cuidado para que o debate não se desvirtue e, sobretudo, para que não se
simplifique.
As
grandes linhas de discussão precisam ser bem marcadas: a importância do modelo
educativo, os objetivos básicos do sistema, o compromisso com as famílias e com
a sociedade, o valor da escola, a dignidade dos professores, a subordinação dos
interesses setoriais e corporativos aos interesses gerais, a exigência de
responsabilidades em todos os âmbitos, a equidade do serviço, a igualdade de
oportunidades.
Portanto,
para que tais discussões se concretizem, o debate deve dispor de um tempo
amplo.
3º - DECISÕES ACERTADAS.
O
modelo de mudanças que converte os docentes em meros aplicadores ou executores
do que dizem os legisladores, à luz do que descobriram os técnico e
pesquisadores, é um modelo que tem uma possibilidade mínima de gerar mudanças
profundas no sistema. É, alem disso, um modelo desprofissionalizante, já que
parece partir da premissa de que os docentes, ou não saberão fazer as coisas
por sua iniciativa, ou não as farão sem que sejam mandados. No entanto, e
necessária uma lei consensual que:
a) leve em consideração a
eqüidade. A educação tem que corrigir desigualdades, não acentuá-las;
b) direcione-se para a
construção de um currículo básico rico, sugestivo integrado e relevante, que
reflita a diversidade cultural; e que seja elaborado em consenso com as “Autonomias”
(comunidades autônomas - estados espanhóis).
c) proponha um sistema de
avaliação que não se converta em uma corrida de obstáculo, na qual os mais
desfavorecidos esbarrem paulatinamente;
d) considere o ensino de
valores (virtudes), não limitando a educação somente á aquisição de
conhecimentos;
e) observe o mandato
constitucional que estabelece o principio de laicidade no sistema educativo;
f) incremente (não só
mantenha) a participação da comunidade no desenvolvimento da prática educativa.
4º - DINHEIRO ABUNDANTE.
É
necessário destinar um orçamento maior do que é convencionalmente dedicado á
educação. O nível de riqueza do qual dispõe a Espanha não é proporcional aos
recursos que se dedicam á educação. Pretendemos estar entre os primeiros em
resultados, mas ficamos entre os últimos em destinação de verbas. Para que isso
se concretize, dever-se:
a) aumentar a despesa
pública em educação. E
temos de controlar o que se faz com o dinheiro público.
b) aplicar estratégias
distributivas dos recursos, baseadas em programas prioritários;
c) corrigir as
desigualdades de todo tipo (sócias, territoriais, na rede pública /privada, no
atendimento a imigrantes) existente no sistema;
d) avaliar o que está
sendo feito e para o que está servindo o dinheiro de todos os cidadãos.
A
educação não se produz somente nas escolas. É necessário pensar em uma lei de
Educação e não só da Escolarização. Como diz o já conhecido e sábio provérbio africano:
“É necessário um povo inteiro para educar uma criança”. É necessário fazer uma
chamada ao otimismo, porque a educação parte de um pressuposto substancialmente
otimista: O ser
humano pode melhorar. E, acima de tudo, temos de capacitar bem os
professores e reconhecer sua dignidade. São eles que tornam as leis boas ou
más.
São
eles, certamente, os verdadeiros heróis dos novos tempos.
Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
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*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada de Inovação - Breakthrough.
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*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.
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