quarta-feira, 5 de agosto de 2015

São Caetano conquista o 1º lugar em Segurança no ranking Smart Cities, que mapeou o Brasil

Ranking premiou por setor, faixa populacional e geral

São Caetano do Sul é destaque no Connected Smart Cities 2015, ranking que mapeou o Brasil considerando os setores estruturantes para o desenvolvimento de cidades inteligentes. O município conquistou o primeiro lugar em Segurança e também na faixa populacional de cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes (este resultado das ações desenvolvidas em 11 áreas). Além disso, obteve a sexta colocação no ranking geral, sendo o único município sem ser capital entre os dez primeiros – o Rio de Janeiro foi o melhor classificado.

A premiação foi realizada nesta segunda-feira (3/8), em São Paulo. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre prefeitos, secretários do governo federal e empresários.

O prefeito Paulo Pinheiro representou São Caetano na cerimônia. “Este é o resultado da preocupação de todos. Temos o primeiro IDH do Brasil graças também à nossa população. Recebemos estes prêmios hoje, mas já estamos melhorando para o futuro. Queremos que todos os setores públicos municipais sejam reconhecidos pela excelência”, afirmou.

O chefe do Executivo recebeu os três troféus das mãos da diretora da Sator (idealizadora do Connected Smart Cities), Paula Faria, e do presidente da Urban Systems (responsável pelo estudo), Thomaz Assumpção. Paulo Pinheiro esteve acompanhado do secretário de Segurança de São Caetano, Marco Antonio Barreiras, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Douglas Bispo da Silva; e do diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, Arnaldo Gonzalez Xavier.


O evento premiou os municípios que se destacaram em três rankings: por setor (Mobilidade e Acessibilidade; Urbanismo; Meio Ambiente; Energia; Tecnologia e Inovação; Saúde; Segurança; Educação; Empreendedorismo; Governança; e Economia), faixa populacional (até 100 mil habitantes; de 100 mil a 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes) e geral (que considera os 11 setores acima e engloba todas as faixas populacionais). Além dos troféus, São Caetano conquistou o segundo lugar na Educação.

Metodologia – O Connected Smart Cities possui metodologia exclusiva criada pela Urban Systems. Cada um dos 11 setores públicos é avaliado com base em indicadores. Na Segurança, por exemplo, foram considerados os índices de homicídios; acidentes de trânsito; atenção ao Pronasci; efetivo e atuação de policiais, guardas municipais e agentes de trânsito; despesas em segurança e defesa pública.

A série de investimentos no setor executada pela Prefeitura a partir do lançamento do Programa Cidade Segura, em 2014, garantiu o primeiro lugar a São Caetano. A municipalidade paga para que guardas e policiais militares atuem em dias de folga (com a Diferenciada e a Atividade Delegada, respectivamente), estimulou a integração das forças de Segurança e implantou inédito sistema de monitoramento nas viaturas da GCM, com transmissão de imagens em tempo real para a sala de comando.

A Prefeitura segue investindo, com a renovação e ampliação da frota da corporação. As 37 viaturas já estão sendo substituídas por 52 zero-quilômetro. E em breve será iniciada a construção de base 24h na Avenida Guido Aliberti com a Rua Baraldi, de frente para a Avenida Almirante Delamare, na divisa com a Capital.