domingo, 5 de fevereiro de 2012

OS TOGAS SUJAS???..."DA LAMA AO CAOS" - A nenhum magistrado deveria ser dado o direito de legislar contra os princípios morais de um país.



A turma da pesada do Cezar Peluso e Gilmar Mendes "Dantas" constroem teses absurdas que só fazem facilitar o crime, como essa tese aqui citada.



Veja essa afirmação pra lá de descarada e infeliz do ministro Cezar Peluso: "A menos que seja absolutamente necessário, não se deve mandar um criminoso para a cadeia. A prisão não deve funcionar como uma satisfação dessa pulsão primitiva que o ser humano tem pela vingança"
No entender dele, o que quer dizer esse "absolutamente necessário"? E as famílias das vítimas de assassinos, estupradores, pedófilos, sequestradores e etc. Como ficam? A totalidade da sociedade brasileira, têm todo direito de querer que os criminosos de qualquer altura paguem pelos seus crimes com penas duras. Esse é um desejo mais que legítimo.




"Pulsão primitiva" é aquilo a que as famílias brasileiras honestas estão sujeitas nas mãos de marginais, que agem sem medo porque sabem poder contar com o compadrio de presidentes quadrilheiros, políticos e  juízes desqualificados, omissões do ministério público covarde e até mesmo defesas gratuitas de ministros de tribunais superiores apaniguados. Ora vejam só, o bandido que comete um crime previsto no Código Penal deve ser punido e rápido e, mandado direto para prisão, sim.
Tem marginais que deveriam era ser morto e muitos não deveriam sair nunca mais das prisões. Afinal, vou traduzir, o que essa tese dos demônios aqui descrita quer dizer:

- Que tem os criminosos e os crimi-nossos.
Juízes e promotores precisam ser eleitos a cada 4 anos , são o poder legal mais poderosos da república , o único que pode legalmente confiscar bens e encarcerar pessoas !!! , direito precisa ser ensinado nas escolas , afinal a constituição diz que nenhum indivíduo pode se dizer desconhecedor das leis !!! e o acesso à justiça só deve ser intermediado por advogados se o indivíduo assim quiser , o acesso ao judiciário não pode ser monopólio de advogados !!!


Multidão Impaciente Espera Inauguração da Estátua do Mulla









Esses tribunais brasileiros, de defesa do inferno e da prostituição, acham que políticos bandidos podem "trabalhar' fazendo as leis para se beneficiarem - e nós os "otários" cumprirem. Nenhum político envolvido em trapalhadas, com suas fichas sujas, podem arranjar emprego em qualquer lugar decente a não ser nos morros do Rio de Janeiro e no nosso Estado brasileiro pra lá de corrupto. Nem de gari seria possível  Esses bandidos no poder é que trabalham para acabar com todas as polícias, desmotivando por completo, qualquer um policial de trabalhar sério.



A palavra candidato tem sua origem etimológica em cândido, branco, transparente que era inclusive a roupa dos senadores do império romano.


Juiz bandido no Brasil, quando raramente é pego, é mandado para casa com aposentadoria - uma vergonha!!! No Brasil não têm nenhum bandido do colarinho branco preso. Eles compram tudo e todos.


No Brasil o horário político é o único momento em que os ladrões ficam em cadeia nacional. Soltar bandido rico é prioridade dos togados como esse Gilmar Mendes.


PRETO NO BRANCO
Gilmar é Deus não precisa explicar nada, se tiver que explicar chama os capangas

STF - Joaquim Barbosa mostra coragem frente a Gilmar Mendes



STF (ADI 2501): Marco Aurélio x Joaquim Barbosa



Barbosa se irrita e sugere que Lewandowski faz 'vista grossa'



Joaquim Barbosa cala Ricardo Lewandowski - COMPLETO



Toffoli e a vergonhosa reação contra a prisão dos mensaleiros



14/11/2012 - Mensalão: Para Dias Toffoli, mensaleiros não merecem prisão
Ex-advogado do PT, ministro Dias Toffoli criticou as sentenças proferidas pela corte e defendeu a aplicação de penas pecuniárias aos condenados

Na última sessão de julgamento do mensalão sob a presidência de Carlos Ayres Britto, o ministro José Dias Toffoli, recém-chegado ao Supremo Tribunal Federal (STF) após fazer carreira como advogado do PT, provocou reação da corte ao defender abertamente e de forma exaltada que os mensaleiros condenados não sejam presos.

Para levantar sua tese que ignora o Código Penal brasileiro, Toffoli evocou a declaração do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que afirmou nesta terça-feira preferir morrer a cumprir uma longa pena em um presídio brasileiro.

A manifestação de Toffoli ocorreu na primeira sessão da corte após a fixação de das penas aos réus petistas do núcleo político do mensalão: José Dirceu, para quem o ministro já advogou, José Genoino e Delúbio Soares. Também coincidiu com a sessão na qual a corte definiu a pena para o banqueiro José Roberto Salgado, defendido pelo mais ilustre dos advogados que atuam no mensalão, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos -- que lamentou a pena.

Toffoli defendeu nesta quarta-feira a aplicação de penas alternativas aos condenados. No limite, chegou a dizer que a prisão é um resquício "medieval". "Para mim, pesam mais os efeitos pecuniários do que os efeitos restritivos de liberdade. E pondero a corte para refletir sobre isso", disse. O ministro afirmou que é preciso ser "contemporâneo": "As penas restritivas de liberdade que estão sendo impostas neste processo não têm parâmetros com o processo judiciário brasileiro".

De acordo com as penas aplicadas pela corte, José Dirceu (10 anos e 10 meses) e Delúbio Soares (8 anos e 11 meses) deverão iniciá-las em regime fechado. José Genoino (6 anos e 7 meses) trabalhará em uma colônia agrícola.

Reação - Em resposta a Toffoli, o decano da corte, o ministro Celso de Mello, destacou que é papel do próprio ministério resolver o problema das más-condições em presídios: "Cabe ao Ministério da Justiça exercer papel de liderança sob pena de se comprometer", disse ele.

O ministro Luiz Fux disse concordar, em tese, com os argumentos de Toffoli, mas lembrou que o papel do Judiciário é seguir com obediência a legislação em vigor: "Nós temos que respeitar a opção do legislador. Temos que, necessariamente, obedecer a decisão do legislador para que não haja a tão indesejada supremacia judicial", disse ele.

Outro integrante da corte, Gilmar Mendes, disse que o reconhecimento feito por Cardozo foi tardio: "Eu também louvo as palavras do ministro da Justiça de preocupação com as penas de prisão. Só lamento que tenha falado só agora".

A superlotação do sistema prisional por vezes é usada para justificar a progressão de regime (do fechado para o semiaberto ou do semiaberto para o fechado). Mas, no caso do mensalão, quem definiria esse benefício seriam os juízes da Varas de Execução Penal.








Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


VELAS, CANDIDATOS, INOCÊNCIA
ETIMOLOGIA

Difícil imaginar uma relação entre assuntos tão díspares, não? Pois aqui está mais uma das surpresas da Etimologia: todos eles se combinam como sentido de palavras pertencentes a um mesmo grupo.

O Indo-Europeu tinha uma palavra, kand-, “brilhar, emitir luz”. Ela viria a ser cand, em Sânscrito, com o mesmo sentido. Em Grego passaria a formar a palavra kandaros, “carvão”, já que ele emite luz e calor quando aceso. O Latim usaria essa raiz no verbo candere, “ser brilhante, branco, queimar”, que nos deu grande número de verbetes:

CANDEIA – pouco usado entre nós, é o mesmo que “vela” (a de acender, não a de barco). Em Espanhol se usa candela, exatamente como se dizia em Latim para “vela, tocha”.

Os gregos parece que não tinham palavra para isso, pois não usavam essa forma de iluminar. Eles se ajeitavam muito bem usando lamparinas a óleo. As velas eram já conhecidas dos Etruscos e dos Romanos, no entanto. Eram uma forma de levar o óleo em forma sólida, sem derramar. Isto era uma grande vantagem para o transporte comercial, pois se deixava de depender das ânforas, que podiam se quebrar.

Atualmente, candela é usada em nosso idioma como unidade técnica de medida de intensidade luminosa.



CANDELÁRIA – é uma festa católica com velas ou tochas, em honra à purificação da Virgem Maria. É nome de igrejas, bairros e cidades em nosso país. Em Inglês, a festa tem um nome com a mesma origem, candlemass, “a missa das velas”.

CANDELABRO – do Latim candelabrum, “candelabro”, objeto onde são colocadas várias velas de uma vez.
Hoje são apenas elementos decorativos em nossas casas, mas houve época em que eles eram uma das poucas maneiras de se ter um mínimo de luz dentro de casa à noite.

CANDEEIRO – deriva de candela e designa uma lâmpada de óleo ou, modernamente, um artefato para iluminar, como lâmpadas de rua ou de interior de casas.

INCANDESCENTE – do Latim incandescere, “estar em brasa, estar pegando fogo”. Seja descrevendo uma situação física, seja uma disposição sentimental, é melhor não chegar perto demais do que está incandescente. Alguém pode se queimar, por dentro ou por fora.

CANDENTE – tem o mesmo significado da palavra acima, porém com um uso mais poético: “minh′alma candente por ti se abrasa, por teu sono vela”, dirá um poeta apaixonado, merecendo a resposta “pare de escrever bobagens”.

CANDURA – da noção visual de “branco, luminoso”, por extensão se pensa na metáfora moral de “pureza, ausência de má intenção, inocência”. Candidato – os romanos distinguiam entre dois tipos de branco: O branco comum era chamado albus. Em Roma havia tábuas branqueadas com gesso colocadas em lugares públicos. Nelas eram escritos os editos dos pretores, determinações do sumo pontífice e outras manifestações de interesse público. Na forma neutra, album, chegou até os nossos dias, designando um suporte físico para colocação de recortes, fotografias, etc.
Com as fotos digitais, parece que os álbuns estão com os dias contados. Eles passarão a fazer parte da memória dos computadores.
Mas havia o candidus, o branco brilhante, o branco aquele de propaganda de sabão em pó. Quando uma pessoa desejava assumir um cargo público, passava a vestir uma túnica branca. Se o povo achasse que ela não tinha condições para tal cargo, encarregava-se de atirar sujeira nessas vestes, de modo a mostrar que o assim chamado candidatus era desagradável a um grande número de pessoas.
Uma lavanderia destinada a limpar togas brancas de candidatos faria um dinheirão em certos países, se essa instituição voltasse.

CANDIAL – esta sim, é pouco conhecida. Designa um tipo de trigo duro, trigo candeal em Espanhol.
- Mas o que diachos tem trigo a ver com o assunto? Pensarão muitas pessoas. Muito – dizemos nós. Esse trigo dava uma farinha muito branca; em razão disso, recebeu um nome que lembra claridade.
E há mais um fato interessante: este tipo de trigo se chamava milium em Latim, derivado de mille, “mil”, por ter numerosos grãos na espiga. Tal nome foi aplicado depois a outra planta, uma gramínea levada pelos conquistadores espanhóis para a Europa, que viria a ter o nome científico de Zea mays e que virou o atual milho.
O verbo candere, “queimar”, formou, para efeitos de composição de palavras derivadas, o sufixo cendere. Entre estas, encontramos:

ACENDER – a mais óbvia, querendo dizer “colocar fogo, incendiar”, de ad-, “junto”, com candere.  Daí temos também o acendedor que nos ajuda a fazer a chama do gás em nossos fogões.

INCÊNDIO – do Latim incendium, “fogo, calamidade, conflagração”, formado por in-, “em”, mais candere, ou seja, “colocar fogo em”.

INCENSO – do Latim incensum, “aquilo que queima”. Entre os povos antigos existia a noção de que os sacrifícios feitos aos deuses deviam ser queimados para que o cheiro da oferta chegasse às suas narinas, no Olimpo ou onde quer que estivessem. Este era um ato feito per fumum, “através do fumo, da fumaça”, o que originou o nosso perfume.

RECENDER – falando em perfume… Este verbo, que significa “espalhar um cheiro”, vem de re-, intensificativo, mais candere. Tudo o que é queimado lança algum tipo de cheiro no ar, resultado da volatilização de seus componentes.

SÂNDALO – pelo visto, está difícil sair do assunto dos perfumes. O nome desta madeira aromática passou pelo Latim sandalum, pelo Grego santalon, pelo Persa sandal, desde o Sânscrito candana-m, nome dado à árvore que produz esta madeira, significando “madeira para queimar e perfumar”. Este nome veio direto de candrah, “brilhante, luminoso”, com a mesma origem de candere.
Existe um antigo ditado pacifista que diz “Sê como o sândalo, que perfuma o machado que o fere”. Bonito, para quem consegue. E mais bonito ainda para o machado…

ACENDALHA – outra palavra de pouco uso, pelo menos no Brasil. Refere-se ao material (folhas secas, gravetos, palha) de fácil combustão a ser usado para começar um fogo.

ENCANDEAR – é um verbo de menor uso, mas ainda vigente. Significa “cegar com uma luz forte, ofuscar”. Em Espanhol é comum o seu uso, sob a forma encandilar.

FONTE: (aqui) 

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


- LEIAM MAIS SOBRE PEDOFILIA E PUTARIA COM MENORES EM BELÉM: 

1º - OPERAÇÃO RESGATA DE BOATE NO CENTRO DE BELÉM CRIANÇA E ADOLESCENTES - QUADRILHA QUE ATUA NO RAMO DE BOITES (aqui)


2º - BOITE ZEUS TROCA DE NOME, MAS NÃO DE ATIVIDADE E DONO. DENÚNCIA DE AGRESSÃO AO ESTADO DE DIREITO - BOATE ZEUS, HOJE BOATE HYPE! (aqui)



3º - BELÉM A CIDADE MAIS BARULHENTA DO BRASIL - "CULTURA DO BARULHO (aqui)

4º - BEBIDA: MAIS UMA VERGONHA NACIONAL! BELÉM É TERRÍVEL (aqui)

5º - CÍRIO DE NAZARÉ COM ORGIAS PÚBLICAS PARA MENORES - VOCÊS SE LEMBRAM DISSO? (aqui)

6º - PRAÇA DA REPÚBLICA - UM ESGOTO MORAL (aqui)


7º - EM DIA DE FÚRIA COM O BARULHO TORTURANTE, FAMÍLIA BARBARIZA IGREJA (aqui)


8º - PROMOTOR DE JUSTIÇA FAZ APELO A LUCIANO CARTAXO: “PELO AMOR DE DEUS, PARE COM ESSAS FESTAS!” EM JP (aqui)



9º - O QUE QUER DIZER PEGUEI UM ITA NO NORTE? (aqui)

10º - EXCELENTÍSSIMA SENHORA CORREGEDORA NACIONAL DE JUSTIÇA Dra. Eliana Calmon (AQUI)

11º - JUSTIÇA/ETIMOLOGIA - Os Togas Sujas???... "DA LAMA AO CAOS" - A nenhum magistrado deveria ser dado o direito de legislar contra os princípios morais de um país. (AQUI)


O Brasil já é isso:
































Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

O PT ESTÁ ISLAMIZANDO O BRASIL!!!
O mal progride rapidamente – a porta é larga!!! (aqui)


- BOLSONARO: “A MINORIA TEM QUE SE CURVAR!” clique aqui
- O QUE É ISLAMOFOBIA clique aqui

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook


1º - NÃO AO MOVIMENTO DE APOLOGIA À PEDOFILIA - Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas! Isaias 5:20 (aqui)

2º - OS VÍNCULOS ENTRE RITUAIS SATÂNICOS, O GAYZISMO E A PEDOFILIA (aqui)

3º - O HOMEM MAIS MALIGNO DO MUNDO (aqui)

4º - V FOR VICTORY (aqui)

5º - ONU: "DIREITOS SEXUAIS" PARA CRIANÇAS DE 10 ANOS (aqui)

6º - PEDOFILIA E HOMOSSEXUALISMO: DE MÃOS DADAS (aqui)

7º - PARAÍBA CRIA ALAS PARA GAYS EM PRESÍDIOS! (aqui)

8º - OPERAÇÃO RESGATA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BOATE NO CENTRO DE BELÉM Quadrilha que atua no ramo de Boites (AQUI)

9º - PARA OS QUE AINDA TEM DUVIDAS DOS ATAQUES FRONTAIS AO CRISTIANISMO: CÍRIO DE NAZARÉ COM ORGIAS PÚBLICAS PARA MENORES EM BELÉM DO PARÁ (aqui)

10º - PARADA GAY ENSINOU ATÉ A CHEIRAR DA COCAÍNA (aqui)

11º - FÉ EM JESUS PUBLICA NOVAS IMAGENS DO KIT GAY DISFARÇADO; DESTA VEZ, ELE ESTIMULA CRIANÇAS A FAZER SEXO (aqui)



JEAN WYLLYS O BANDIDO REVELADO -    E MUITO AMADO - EM UM PAÍS VERGONHOSO!

"OS ORIXÁS ME DERAM ESTE MANDATO", DIZ DEPUTADO JEAN WYLLYS. ESTADO LAICO?




Pastor Feliciano posta vídeo no twitter
 
MEDICINA - Mal de Alzheimer reprogramação celular facilita estudo

Por Ewen Callaway, The New York Times News Service/Syndicate
Reprogramação celular promete facilitar estudo do mal de Alzheimer
Células da pele de pacientes com mal de Alzheimer foram reprogramadas para formar células cerebrais, oferecendo indícios de sua demência e, para outros, a possibilidade de um diagnóstico precoce e de novas maneiras de encontrar tratamentos.
Estima-se que 30 milhões de pessoas no mundo tenham o mal de Alzheimer, que provoca neurodegeneração e normalmente atinge pessoas com mais idade. A doença é quase impossível de se diagnosticar antes que os sintomas se desenvolvam, e atualmente não existem medicamentos capazes de reverter o seu avanço.
Com o objetivo de identificar as causas do mal de Alzheimer, cientistas têm examinado biópsias cerebrais de pacientes após seu falecimento, exames de sangue e animais tão diversos quanto drosófilas e peixes. Até recentemente, não havia como analisar os neurônios dos pacientes de Alzheimer antes de eles apresentarem sintomas.


"Quando é possível identificar que uma pessoa está em um processo de demência, suas células cerebrais já estão se comportando de uma forma anormal há anos, talvez décadas ou mais", diz Larry Goldstein, neurocientista da Universidade da Califórnia, em San Diego, que liderou a pesquisa publicada online recentemente pela revista Nature.
Destrinchando os resultados
Goldstein e sua equipe criaram células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) a partir de quatro pacientes com Alzheimer e duas pessoas sem demência. As células iPS são feitas por meio da manipulação de fibroblastos, um tipo de célula da pele, com fatores de reprogramação, a fim de revertê-los a um estado que assemelha-se ao embrionário. Como as células-tronco de embriões, as células iPS conseguem formar qualquer tecido do corpo _ incluindo os neurônios.
Os pesquisadores geraram os neurônios a partir de pacientes com dois tipos de Alzheimer: o familiar, que é causado por mutações hereditárias e raras em genes específicos, e o esporádico, que resulta de uma interação entre fatores genéticos e ambientais.
O mal de Alzheimer reprogramado
Muitos pesquisadores estão preocupados com a possibilidade dessas células iPS cultivadas em laboratório não serem retratos verdadeiros da doença, mas apenas artefatos que surgem com o processo de reprogramação. Contudo, pesquisas anteriores mostraram que os neurônios do mal de Alzheimer que foram reprogramados com o uso de um método diferente apresentaram alguns dos mesmos defeitos moleculares encontrados nas células de Alzheimer familiar examinadas no estudo de Goldstein. Esses neurônios vieram de pacientes com mutações em um gene diferente do mal de Alzheimer. Isso sugere que ambas as equipes estão lidando com alterações genuínas nos neurônios de pacientes com doença de Alzheimer familiar, e não com diferenças aleatórias resultantes da reprogramação, diz Asa Abeliovich, neurocientista da Universidade Columbia, em Nova York, que liderou o estudo anterior.
Abeliovich não está tão certo quanto aos neurônios derivados de pacientes com Alzheimer esporádico estarem mostrando sinais genuínos da doença. Pode ser que variações genéticas não relacionadas ou outras manipulações envolvidas na elaboração de células iPS estejam em jogo. "Acho que é muito difícil dizer se isso é simplesmente por acaso", diz ele.
Goldstein admite que os pesquisadores terão de estudar neurônios reprogramados e outras células cerebrais de muitos outros pacientes com Alzheimer para descobrir detalhes sobre a demência, assim como as suas causas.
Porém, a esperança é de que essas células ajudem os cientistas a desenvolver novos medicamentos e adequá-los aos pacientes individualmente, com base em como as células cerebrais reprogramadas reagem. As células reprogramadas poderiam até mesmo ser usadas para diagnosticar o mal de Alzheimer décadas antes das pessoas apresentarem sintomas, diz Goldstein. Sem terapias comprovadas, isso não seria muito útil, mas o diagnóstico precoce pode ajudar os cientistas a selecionar pacientes para ensaios clínicos, diz ele.
"Estamos em uma situação terrível no que diz respeito a essa doença tão comum e devastadora. Ela impõe um impacto devastador em termos financeiros e emocionais às famílias que têm que lidar com ela, e não temos nada que funcione para oferecer aos pacientes", diz Goldstein.
The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.


Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
cinegocioseimoveis@gmail.com

TECNOLOGIA - Guerra de patentes: Apple consegue liberar vendas de iPads e iPhones na Alemanha

Link to TechGuru.com.br

Guerra de patentes: Apple consegue liberar vendas de iPads e iPhones na Alemanha
Posted: 04 Feb 2012 07:00 AM PST

Logo após receber uma suspensão de venda e ter que retirar iPads e iPhones de sua Apple Store online na Alemanha, a maçã conseguiu uma reviravolta na situação. A retirada dos aparelhos da loja online aconteceu por mais uma ação judicial envolvendo patentes, mas quem acusou a Apple de violar as patentes foi a Motorola.
A Apple logo afirmou que todos seus modelos bloqueados estarão a venda brevemente em sua loja online alemã. Eles entraram com uma apelação no caso porque a Motrola recusou várias vezes licenciar as patentes da Apple, apesar de tê-la declarado que uma patente padrão da indústria há sete anos.
A volta dos iPhones e iPads para a loja online não foi esclarecida, segundo o site BBC de Londres, a Apple teria conseguido por meio do pagamento de uma nova licença para a Motorola.
O que podemos perceber que na verdade não é bem a Motorola que está querendo derrubar a Apple, mas sim o Google, que comprou a Motorola Mobility. A briga é bem mais embaixo do que imaginamos, tanto é que, a Motorola está com uma ação separa para tentar tirar o iCloud na Alemanha.

Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
cinegocioseimoveis@gmail.com

QUAL O PAPEL EVOLUTIVO DO NOJO. PESQUISADORES NÃO RESISTEM



Por James Gorman, The New York Times News Service/Syndicate

O nojo é a Cinderela das emoções. Enquanto o medo, a tristeza e a raiva, suas irmãs más e espalhafatosas, arrebatam a atenção dos psicólogos, o coitado do nojo tem sido escondido num canto, largado nas cinzas.

Mas isso não vai mais acontecer. O nojo tem agora seu lugar ao sol, pois pesquisadores estão descobrindo que ele faz mais que causar aquela sensação de enjoo. Ele protege os seres humanos de doenças e de parasitas, e afeta quase todo aspecto das relações humanas, do romance à política.

Numa série de novos livros e num fluxo consistente de trabalhos científicos, pesquisadores têm explorado a evolução do nojo e seu papel em atitudes frente a alimentação, sexualidade e outras pessoas.

Paul Rozin, psicólogo que é professor emérito da Universidade da Pensilvânia e pioneiro da pesquisa moderna sobre nojo, começou a estudá-lo com alguns colaboradores nos anos 1980, quando o nojo não era uma temática importante.

"Ele era sempre a outra emoção", diz Rozin. "Agora é um tema quente."
O que não quer dizer que agora vai usar sapatinhos de cristal - o que talvez seja melhor, pensando nos caminhos a serem percorridos. De todo modo, seu alcance leva o nojo para além dos domínios do podre e dos excrementos.

Falando na semana passada de uma conferência sobre nojo na Alemanha, Valerie Curtis, que se descreve como "nojóloga" da Escola de Higiene Pública e Medicina Tropical de Londres, descreveu sua emoção favorita como "incrivelmente importante".

Ela segue: "O nojo está na nossa vida cotidiana. Ele determina nossos hábitos de higiene. Ele determina o quanto nos aproximamos das pessoas. Ele determina quem vamos beijar, com quem vamos nos acasalar, perto de quem vamos nos sentar. Ele determina as pessoas que nós evitamos, e isso é algo que fazemos muito".

O processo começa cedo, explica Curtis: "As crianças no parquinho acusam outras crianças de terem pereba. Isso funciona, e as pessoas se sentem envergonhadas quando são objeto de nojo".

Alguns estudos apontaram que pessoas politicamente conservadoras tendem a ter mais nojo que os liberais. E está claro que o que as pessoas consideram nojento elas também tomam como imoral.

O fato de ser mais fácil expressar o nojo de maneira ética do que a raiva ou o medo também contribui para a popularidade do nojo com tema de pesquisa básica. Você não precisa insultar ou assustar alguém - só precisa de um cheiro ruim. E o nojo tem sido relativamente fácil de localizar no cérebro, onde frequenta a ínsula, a amídala e outras regiões.

"O nojo está se tornando uma emoção modelo", diz Jonathan Haidt, da Universidade da Virginia, pioneiro dos estudos do nojo junto a Rozin.

Essas pesquisas podem também ter benefícios práticos, incluindo pistas para o transtorno obsessivo compulsivo, que tem aspectos - como repetidas lavagens das mãos - que parecem ser um exagero do nojo.

E, inversamente, alguns pesquisadores estão tentando inspirar mais nojo pela sujeira e por germes para promover mais lavagens nas mãos e melhorar a saúde pública. Curtis está envolvido em esforços na África, na Índia e na Inglaterra para explorar aquilo que ela chama "o poder de enojar as pessoas para longe". Uma frase que parece ter efeito na Inglaterra para fazer as pessoas lavarem as mãos antes de sair do banheiro é "não leve a privada com você".

O nojo não foi totalmente ignorado no passado. Charles Darwin enfrentou o assunto no livro "A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais". Ele descreveu a face do nojo, documentada por Guillaume-Benjamin Duchenne em seu estudo clássico de expressões faciais em 1862, como se alguém estivesse expelindo da boca alguma substância de sabor horrível.

"Nunca vi o nojo descrito mais simplesmente", escreveu Darwin, "que a expressão de um de meus filhos, aos cinco meses de idade, quando, pela primeira vez, puseram em sua boca água fria e, um mês depois, um pedaço de cereja madura".

Seu livro não tinha nenhuma imagem da criança, mas, por sorte, o YouTube tem numerosos vídeos de bebês degustando limões.

Os seres humanos são complexos, claro, como mostra o comportamento dos pais que dão limão a seus bebês e registram seu incômodo em vídeo, e a "cara de limão azedo" das crianças não é exatamente aquela do nojo adulto.

An undated handout image of the character "laddu lingam," who is used to promote handwashing with soap in India. What disgusts humans is proving irresistible to researchers exploring the evolutionary value of revulsion. (Srinivass via The New York Times) -- NO SALES; FOR EDITORIAL USE ONLY WITH STORY SLUGGED SCI DISGUST RESEARCH. ALL OTHER USE PROHIBITED. --

Aceita-se, no entanto, que o nojo evoluiu em parte para evitar que se ponha coisas ruins na boca, uma ideia já forte quando Rozin abordou o nojo. Ele e seus colegas desenvolveram a ideia de que o nojo foi então elaborado pela evolução cultural para incluir outras formas, uma delas baseada no desapreço pelos sinais da natureza animal dos humanos. Sexo, morte, fezes e comida ruim têm cheiro de animalidade.

Há muitas variações nas maneiras pelas quais os cientistas consideram o nojo hoje, mas uma nova abordagem dos psicólogos evolutivos foi organizada num número especial de dezembro do The Philosophical Transactions of the Royal Society B, "Evitação de doenças: dos animais à cultura", e numa conferência sobre "A evolução do nojo" este mês em Bielefeld, na Alemanha, à qual compareceram muitos dos mesmos cientistas.

Curtis contribuiu com esse número e com a conferência, e enfatizou antes de mais nada o nojo como uma adaptação para evitar micróbios e parasitas patogênicos, que envolve não só o paladar e o olfato, mas também a visão e o tato.

"Para mim a história é bem simples", diz ela. As origens animais do nojo envolvem diferentes maneiras pelas quais as doenças são espalhadas, incluindo as pulgas, então há uma variedade de sinais de nojo e formas de nojo.

Sob esse guarda-chuva evolutivo, no entanto, ainda há a pergunta sobre quais são os tipos de nojo. Haidt, Rozin e Clark McCauley, do Bryn Mawr College, afirmam haver nove diferentes tipos de nojo entre os norte-americanos. Curtis propõe sete categorias. Joshua Tybur, da Universidade VU em Amsterdam, propôs a existência de três domínios do nojo, três programas psicológicos distintos, para evitação de doenças, escolha de parceiro e julgamento moral.

"Pessoas sensíveis a um tipo de nojo não são necessariamente sensíveis ao outro", diz ele. Por exemplo, as afirmações mencionadas acima de que os politicamente conservadores (autoidentificados) fossem mais sensíveis que os liberais ao nojo eram excessivamente generalizantes. A pesquisa conduzida por Tybur e seus colegas apontou que os conservadores eram mais enojados por tópicos sexuais mas eram semelhantes aos liberais nos domínios da evitação de doenças e julgamentos morais.

Ainda assim, nem sempre é fácil dizer em qual âmbito fica uma forma do nojo, e não há razão para que mais do que uma não possa operar ao mesmo tempo com os estímulos certos. O assassino em série Jeffrey Dahmer matou e comeu pessoas com quem havia feito sexo - um nojo do tipo tríplice, se é que não houve outros.

Assassino em série Jeffrey Dahmer  (aqui)

Os pesquisadores têm tentado também precisar os mecanismos e o valor evolutivo do nojo. Daniel Fessler, antropólogo do Centro para Comportamento, Evolução e Cultura da Universidade da Califórnia em Los Angeles, investigou com seus colegas por que mulheres grávidas eram mais sensíveis ao nojo.

Eles descobriram que a sensibilidade à repulsão sobe com os níveis de progesterona. Isso vale para o primeiro trimestre de gravidez, quando mudanças de percurso no desenvolvimento do feto têm os efeitos mais complicados.

Num trabalho muito recente, diz Fessler, pesquisadores descobriram que mesmo para mulheres que não estão grávidas nem sofrem de náuseas o nojo acompanha os níveis de progesterona.

Uma função importante da progesterona, explica ele, é que ela reduz o sinal de um dos primeiros avisos emitidos pelo sistema imune, a inflamação, prevenindo que o embrião, ou o concepto, se implante na placenta. O embrião de oito células "na verdade destrói tecidos à medida que se aninha", diz. "O sistema imune da mãe por si só destruiria o concepto". Assim, ele e seus colegas consideram que, enquanto o corpo abaixa o sinal de um tipo de proteção, ele aumenta o sinal do nojo, outra forma de defesa.

Quaisquer que sejam os detalhes do nojo, seu poder de afetar o comportamento é inquestionável, e esse poder pode ser usado para o bem, diz Curtis. Assim, em um de seus projetos, ela trabalhou com uma agência de relações públicas na Índia para inventar uma campanha para incentivar que as mães lavem as mãos nas pequenas aldeias, o que poderia evitar a morte de muitas crianças por diarreia e outas doenças.

O resultado, que se encontra sob teste, é uma sátira com dois personagens: um, uma supermãe; o outro, um homem nojento e sujo. O homem faz doces usando lama e vermes, para no meio da narrativa para sair correndo porque tem diarreia, nunca lava as mãos e faz todo o possível para ser incômodo.

A supermãe é escrupulosamente asseada. A peça deixa claro que seus filhos não ficam doentes. Na verdade, seu bebê cresce e vira médico. Ela lava as mãos o tempo todo.
O espaço dado à diarreia nessa sátira não é acidental. Uma coisa importante sobre os estudos de nojo, diz Curtis, é que eles trazem à luz o quanto é importante falar das coisas que nos enojam, porque elas frequentemente constituem riscos para a saúde pública.

"O que é pior?", pergunta ela. Falar disso, "ou deixar as crianças morrerem?".

Lista de leitura: alguns livros recentes sobre nojo

- "Yuck! The Nature and Moral Significance of Disgust" ("Eca! A natureza e o significado moral do nojo"), de Daniel Kelly. MIT Press, 2011. 194 páginas.

- "That’s Disgusting: Unraveling the Mysteries of Repulsion" ("Isso é nojento: desvendando os mistérios da repulsão"), de Rachel Herz. W.W. Norton, 2012. 262 páginas.

- "The Meaning of Disgust" ("O significado do nojo"), de Colin McGinn. Oxford University Press, 2011. 264 páginas.

- "Savoring Disgust: The Foul and the Fair in Aesthetics" ("Degustando o nojo: o feio e o belo na estética"), de Carolyn Korsmeyer. Oxford University Press, 2011. 208 páginas.

The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.




Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

CIÊNCIA - CANHOTOS 25 FATOS CURIOSOS




Ser canhoto não é fácil. O tempo todo estamos nos adaptando ao mundo dos destros, mesmo que inconscientemente.
Seja numa carteira escolar, com um mouse ou um abridor de latas, temos sempre que improvisar uma maneira de usar esses e outros objetos com a mão esquerda ou então, usar de forma desajeitada a mão direita.


Os objetos do dia-a-dia são tão escassos em sua versão canhota que imagino que, como eu, a maioria dos canhotos simplesmente os ignora quando os encontra, tal é o costume de usar os objetos “normais”.

Dificuldades à parte, acredito que somos o próximo passo na escala evolutiva, por isso ainda somos poucos e ser canhoto, pode ser de grande ajuda na hora de ganhar umas partidas de sinuca.

Aqui estão 25 fatos curiosos desse pessoalzinho que cisma em usar a mão “errada”.


Os canhotos representam de 5 a 15 % da população mundial.
A maioria dos canhotos desenham figuras voltadas para a direita.

Entre gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.

Gagueira e dislexia ocorrem mais frequentemente entre canhotos, principalmente naqueles que foram forçados a “mudar de mão” quando crianças.

Tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam.

Existem muitos canhotos entre indivíduos bons em música e matemática.

Quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos.

Em muitas culturas, crianças canhotas eram obrigadas a usar a mão direita.

Existem duas vezes mais homens canhotos do que mulheres. Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros.

Canhotos eram severamente discriminados nos séculos 18 e 19.

Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar è luz a crianças canhotas.

Especula-se que, anualmente, morram em torno de 2500 canhotos usando produtos feitos para destros.

Canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131.

De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento.

O cérebro dos canhotos é estruturado de forma diferente, de um modo que amplia a gama de suas habilidades.

Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas.

Canhotos têm uma tendência maior a serem gênios criativos.

Na Idade Média, escrever com a mão esquerda era passível de pena de morte.

Destros vivem mais do que canhotos.

Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois dos destros.

Metade dos usuários de computador canhotos usam o mouse com a mão direita.

Na Escócia, a família Kerr possuía um número incomum de canhotos e hoje, o termo para “canhoto” na Escócia é kerry-fisted.

Por uma questão de design, quase todos os Muppets são canhotos.

O Dia do Canhoto é dia 13 de agosto.

Na população mundial existem apenas 10% de canhotos. Eles são um grupo minoritário...Tem até grupo de proteção, dia especial, lojas específicas!!!

É sério! Sabe qual é o dia do canhoto? Dia 13 de agosto. Sabe quem sugeriu esse dia? O Lefthand International , o tal grupo de apoio! E sabe por quê? Por que o 13 de agosto de 1976 caiu numa sexta feira. Sacaram? Sexta feira 13.

O Lefthand International achou que essa data enfatizaria o preconceito que os canhotos sofreram durante toda a história da humanidade, principalmente no aspecto sobrenatural... E é aí que entra nossa parte!!!


Desde tempos remotos o lado esquerdo é associado a coisas ruins. Os antigos romanos já olhavam com desaprovação os canhotos. Numa batalha, por exemplo, a inversão da ordem escudo-espada podia comprometer toda uma legião criando um ponto fraco. Eles até poderiam ir apara o exército, mas deviam treinar com a mão esquerda amarrada nas costas para forçá-los a usar a espada na direita.
Acham isso desumano? Pois saibam que até hoje existem mães que forçam seus filhos a escrever com a mão direita dessa mesma forma. Amarrando a esquerda nas costas! Nos tempos que as professoras podiam bater nos alunos, os pobres canhotos sofriam. Se a professora os pegasse escrevendo com a esquerda, era porrada na mão com certeza.


A igreja católica então, adorava canhotos. Nos tempos da "Caça as Bruxas" na inquisição, o canhotismo era associado à feitiçaria. Era prova suficiente para queimar o indivíduo na fogueira santa!E o budismo? Também tem preconceito com os canhotos. Buda, ao relatar os caminhos para atingir o Nirvana (Elevação espiritual máxima), este se divide em duas partes. O caminho da mão esquerda deve ser evitado, pois é o jeito errado de se viver. O outro é o caminho da mão direita, que é digno e remete à purificação da alma. O uso da lado esquerdo também é associado à má sorte. Quando você quer começar algo, esperando que a sorte o acompanhe, costuma "entrar com o pé direito". Na Escócia, entrar com o pé esquerdo numa casa não é recomendável. Eles acreditam que você está levando o demônio para dentro da residência.

Até os esquimós associam o canhotismo com malignidade. Eles acreditam que um canhoto é um feiticeiro em potencial. 

O filósofo religioso judeu Maimonides escreveu uma lista de "cem defeitos físicos" que os judeus deviam ficar longe. Entre eles estava o canhotismo.

Mas se você é canhoto e está triste com tudo isso, não se preocupe. Estudos mostram que os canhotos, por usar com mais freqüência o lado direito do cérebro (isso mesmo, comando cruzado), possuem uma capacidade diferenciada. Estatisticamente possuem QI mais elevado. O lado direito do cérebro é associado a arte, sentimentos, emoções, expressões. Por isso tendem a se interessar por arte, cinema, teatro, música. Então aproveitem!!!



Curiosidades:



*O canhoto também é chamado de Sinistromano ou Esquerdino.

*A tríade do desgosto para o canhoto é: "Tesoura, régua e abridor de latas". Se não forem especiais (e quase nunca o são), os deixam mais perdidos que cego em tiroteio.

*No desenho animado "Os Simpsons" o personagem mais temente a Deus é o único declaradamente canhoto. Ned Flanders. Inclusive é proprietário de uma loja com venda de instrumentos para canhotos chamado "Canhotorium".

*Na Irlanda o termo usado para denominar o canhoto é "Ciotog" que também significa " Pessoa estranha".

Um canhoto famoso foi Leonardo Da Vinci. No entanto ele tinha uma forma esquisita de escrever para proteger seus documentos de olhos curiosos ele costumava escrever da esquerda para a direita. Suas anotações só poderiam ser lidas se colocadas em frente a um espelho.
*Existem pessoas que possuem a mesma habilidade com as duas mãos. Eles são chamados "Ambidestros". Essa palavra é um claro preconceito com os sinistros... Afinal por que não poderia ser chamado de "Ambicanhoto"?
*No Japão antigo um homem poderia se divorciar de sua mulher se descobrisse que ela era canhota.

*Vários estudos mostram que existe uma prevalência de canhotos entre os homossexuais tanto homens como mulheres, sendo mais forte essa porcentagem nas lésbicas. Um dos estudos mais recentes foi publicado na revista Psychology Bulletin e foi feito por cientistas canadenses.

Canhotos vivem 9 anos menos que destros

Canhotos/Destros vivem 9 anos menos que destros 




O uso preferencial da mão esquerda tem efeitos colaterais. O canhoto diminui a expectativa de vida em nove anos, segundo estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine, uma das mais respeitadas revistas de medicina dos EUA.


Foram estudados 987 casos. Na média os destros vivem 75 anos. Os canhotos, apenas 66. Mas, não são apresentadas razões conclusivas para os canhotos viverem menos do que os destros. São apresentadas como possíveis causas, o maior risco de sofrer acidente. Dentre os casos estudados 7,9% dos canhotos morreram em acidentes. Para os destros o índice foi de somente 1,2%. A pesquisa aponta como exemplo uma natural desvantagem dos canhotos em relação aos destros quando dirigem um automóvel. 
Ao enfrentar uma situação inesperada ao volante, o destro logo levantaria mais a mão esquerda do que a direita, para proteger o rosto. Com isto o carro vai mais para a direita. Já com o canhoto, acontece o contrário, portanto o carro vai mais para a esquerda, lugar de onde vem o tráfego em sentido contrário.


Em média, os destros vivem 75 anos e os canhotos 66, segundo a pesquisa. Outros dados também relacionam o canhoto com maior ocorrência de distúrbios no sistema imunológico (sistema de defesa do nosso organismo). Parece haver a possibilidade dos canhotos serem mais sujeitos a doenças neurológicas. Portanto podem morrer mais cedo.



O estudo afirma que o hormônio testosterona é o responsável pelo distúrbio na gestação, pois o hemisfério esquerdo do cérebro, que controla o lado direito do corpo, é mais sensível a esta substância. Assim, caso a mãe produza mais testosterona na gestação, o hemisfério esquerdo do cérebro do bebê, pode ser enfraquecido e o lado direito passaria ao controle. Mas os próprios pesquisadores acham que ainda precisam estudar muito mais os canhotos, considerando um tanto insólitos os resultados até o momento.

Os 10 canhotos mais famosos do mundo

Lista dos canhotos mais famosos do mundo:




Lady Gaga
Cantora
Barack Obama
Presidente dos EUA

Angelina Jolie
Atriz

Beyoncé
Cantora

Marilyn Monroe
Atriz (já falecida)

Ringo e Paul (Beatles)
Músicos

Pelé
ex-jogador de futebol

Kurt Cobain
Cantor (já falecido)

Justin Bieber
Cantor
10º
Bob Dylan
Cantor




Dia Internacional dos Canhotos

Canhoto, esquerdino ou sinistromano é o indivíduo que se utiliza mais dos membros esquerdos para os seus afazeres. O dia Internacional do Canhoto é comemorado em 13 de agosto. Data escolhida pela instituição para canhotos Lefthand International, por ser, em 1976, uma sexta-feira 13, sublinhando as superstições antigas quanto aos canhotos antigamente. fonte: wikipedia Para uma parte das pessoas, escolher qual mão estender para cumprimentar alguém não é automático. 

Ao contrário dos destros, que são 90% da população mundial, os canhotos - os 10% restantes - diariamente se adaptam a um mundo (e a tesouras e abridores de latas) que não foi feito exatamente para eles e precisam oferecer a mão direita ao invés da esquerda, pois essa é a convenção social. Para lembrar dessas pequenas dificuldades diárias, a Left-Handers Internacional (uma associação de canhotos em Topeka, nos Estados Unidos, hoje já extinta) instituiu, na década de 70, o dia Internacional dos Canhotos em 13 de agosto. 

O porquê da escolha do dia não se sabe ao certo. Mas a data é por si só sinistra (outra palavra usada para designar um canhoto e que significa funesto e pernicioso, segundo o dicionário), já que 13 sempre foi considerado número de azar e agosto é o mês oficial do mau-agouro. Isso sinaliza um pouco dos problemas que canhotos tiveram no passado e ainda têm em algumas culturas. 

A causa do canhotismo ainda é desconhecida, mas há várias teorias a esse respeito. Algumas, inclusive, sendo estudadas por pesquisadores dentro das universidades brasileiras. De forma geral, no canhoto, as funções motoras são comandadas pelo lado direito do cérebro. E só isso é consenso entre pesquisadores. A partir daí há teorias que dizem que o cérebro direito comanda a criatividade, emoções e intuição e que, portanto, as pessoas canhotas seriam mais sensíveis e ligadas a manifestações artísticas. Nada comprovado, diga-se de passagem.

Canhotos ganham menos, e outros fatos surpreendentes sobre eles

Um estudo revela que sua renda média é de 10% a 12% inferior à de um destro

Os canhotos continuam tendo arqui-inimigos na sociedade contemporânea, como tesouras, carteiras escolares, abridores de latas, cadernos de espiral e os borrões de tinta nesses cadernos, entre outros. Mas pelo menos os preconceitos estão morrendo, e já não suspeitamos que os canhotos estejam associados ao diabo ou mais propensos ao crime, além de eles não serem mais forçados a tentar escrever com a mão direita.
Mesmo assim, continuamos sem saber muito bem por que algumas pessoas são canhotas e outras são destras, e como isso depende ou afeta da estrutura cerebral. Apresentamos a seguir alguns fatos surpreendentes a respeito dessesesquerdistas (além de uma lenda urbana que se recusa a morrer).
1. Os canhotos ganham menos que os destros, segundo um recente estudo da Escola de Governo Kennedy, da Universidade Harvard, que analisou cinco pesquisas prolongadas (três nos EUA e duas no Reino Unido) que compilavam informações sobre a mão dominante, o grau educacional e os salários. O trabalho revela que 11% a 13% da população é de canhotos, e que esse grupo ganha em média 10% a 12% menos que os destros. Além disso, os canhotos têm resultados 3% a 4% inferiores em testes de matemática e leitura. Segundo o autor, as diferenças se reduzem fortemente quando são eliminados fatores ambientais. Por exemplo, no caso dos canhotos com mãe canhota, para quem a aprendizagem teria sido mais simples.
2. Podem ser mais criativos. Embora na média possam ter um pouco mais de dificuldade, há outras pesquisas segundo as quais existem mais canhotos do seria esperado em profissões e cursos como arquitetura e música, por exemplo. Essa associação entre canhotos e criatividade poderia se dever ao fato de o cérebro desse grupo ter uma estrutura mais flexível ou, simplesmente, por eles terem aprendido a desenvolver soluções mais imaginativas ao se depararem com um mundo preparado para destros. Seja como for, é preciso observar que muitos destes estudos costumam ser colocados em dúvida por não usarem amostras suficientemente amplas.
Barack Obama na Alemanha assinando com a mão esquerda. / GETTY IMAGES
3. O cérebro dos canhotos teria uma estrutura mais flexível e simétrica que o dos destros, segundo o neurogeneticista Daniel Gerschwind. A preferência por uma mão ou outra se deve à assimetria do cérebro, embora o processo não seja claramente conhecido. A atividade da linguagem, por exemplo, se encontra sobretudo no lado esquerdo do cérebro, no caso dos destros. Para muitos canhotos, essa configuração é igual, ao passo que outros têm essa atividade localizada no hemisfério direito ou distribuída entre ambos. É preciso recordar que, embora seja verdade que os hemisférios têm funções diferentes, não há uma divisão tão clara como às vezes se diz.
4. Cinco dos sete últimos presidentes norte-americanos foram canhotos, incluindo Barack Obama. Isso representa 71%, contra os 11-13% que seriam estatisticamente esperados. Entre os últimos 15 presidentes, 7 foram canhotos (47%). Mas esses dados não são tão estranhos se levarmos em conta que a amostra é pequena. Ou seja, há poucos presidentes dos Estados Unidos, por isso é mais fácil obter um resultado distorcido.
O tenista Rafael Nadal, mais um canhoto famoso / GETTY IMAGES
5. O percentual de canhotos se manteve mais ou menos constante ao longo da história, como se deduz pelo estudo das pinturas rupestres do Paleolítico. A preferência majoritária pela direita teria nascido bem cedo: há fósseis de Australopithecus que mostram feridas na cabeça feitas por destros. Mesmo assim, não podemos nos esquecer de que os canhotos teriam tido uma vantagem significativa no caso dos combates corpo a corpo, como se explica a seguir.
6. É muito provável que um canhoto vença destros em disputas de tênis, boxe, esgrima ou qualquer outro esporte individual que implique confronto frente a frente. O motivo é que um canhoto está acostumado a enfrentar um destro, ao passo que um destro também enfrenta mais frequentemente outros destros. Há estudos segundo os quais os canhotos estão desproporcionalmente representados na elite desses esportes, como no caso do tênis. John McEnroe, Jimmy Connors, Martina Navratilova, Monica Seles e Rafa Nadal são alguns exemplos.
7. Os canhotos sofrem muitos preconceitos. Cesare Lombroso, pai da criminologia moderna, por exemplo, assegurava que entre os criminosos havia mais canhotos do que destros. Também se acreditava erroneamente que os canhotos corriam mais risco de sofrer esquizofrenia. E durante um tempo inclusive se achava que eles viviam menos, embora a explicação para isso seja simples: quanto mais velha fosse uma pessoa canhota, mais provável era que ela tivesse sido obrigada na infância a usar a mão direita, razão pela qual os canhotos “ativos” estavam sub-representados nos grupos mais idosos.
O personagem Ned Flanders do desenho Os Simpsons
8. Em várias línguas, a palavra que designa os canhotos tem origem depreciativa. Em português ela deriva, segundo alguns filólogos, da mesma raiz da palavra cão, e dela também surgiu a palavracanhestro. Em espanhol, o termo zurdo poderia provir do celtatsucca, que significa toco de árvore ou, por extensão, pessoa atrapalhada e obtusa. Além disso, o adjetivo sinistro, presente em várias línguas românicas, procede do latim sinister, que significa esquerda (em italiano ainda hoje a palavra sinistra indica o lado esquerdo, em contraposição a destra). Em outros idiomas encontramos conotações similares para o lado esquerdo: em inglês, canhoto se diz left-handed, sendo que left (esquerda) provém de lyft, palavra do inglês arcaico que significava fraco. Em francês, assim como em português, substitui-se o sinister por um termo um pouco mais neutro, que nesse caso é gauche (canhoto é gaucher). Mesmo assim, na origem essa palavra significaria incômodo.
9. A maioria de mamíferos também tem um lado preferido, já que isso aceleraria o aprendizado, por concentrar todo o treino em uma só mão ou pata dianteira. No caso de cães e gatos, quase metade seriam canhotos. Quanto aos primatas, há estudos segundo os quais os chimpanzés são destros, outros que são canhotos, e finalmente alguns que concluem que essa pergunta não faz sentido, já que tal preferência seria posterior ao desenvolvimento da linguagem.
10. Alguns canhotos famosos: Bill Gates, Napoleão Bonaparte, Leonardo da Vinci, Marie Curie, Jimi Hendrix, Scarlett Johansson, Elizabeth II da Inglaterra, Paul McCartney, Greta Garbo e Ned Flanders.
11. À medida que envelhecemos, nossa habilidade melhora com ambas as mãos. Ou nos tornamos igualmente desastrados com ambas, segundo se enxergue.


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook