GESTÃO/NEGÓCIOS - Veja quais são os 7 livros essenciais
para os administradores
A Chave no Negócio - Principe Chaveiro
Por InfoMoney, InfoMoney, Atualizado: 16/12/2011 13:56
SÃO PAULO – A leitura é umas das melhores formas de se adquirir
conhecimento e, para cada área profissional, existem aqueles títulos
simplesmente imprescindíveis. No processo de aprendizado de engenheiros,
advogados, médicos, jornalistas, enfim, de qualquer profissional, alguns títulos
vão ser úteis para expandir a mente.
Mas, no processo de formação de um administrador de empresas,
quais são os livros indispensáveis? Quais são os títulos que não se pode deixar
de ler, principalmente durante a graduação? A equipe InfoMoney, contando com a
ajuda de coachs e professores focados no mundos dos negócios, elaborou uma lista
com 7 obras importantes para esses profissionais:
Trabalho em Equipe
Os 7 hábitos das pessoas
altamente eficazes (Stephen Covey / Ed. Best Seller)
- Esta primeira sugestão é do consultor empresarial da Caput
Consultoria, Flávio Moura. O consultor explica que o principal aprendizado
proporcionado pelo livro é que,“para que existam mudanças, é necessário
modificar sua forma de interpretar o mundo”.
Moura ainda mostra que o autor trata dos hábitos profissionais.
“Ele fala de autodomínio, crescimento da personalidade, trabalho em equipe,
cooperação, comunicação e renovação contínua”.
O Tempo é Um Fator Critico
O Verdadeiro Poder (Vicente
Falconi / Ed. INDG)
- Outra sugestão de Flávio Moura. “Nesse livro, Vicente Falconi
relata suas experiências e diz que três fatores são fundamentais para a obtenção
de resultados: liderança, conhecimento técnico e método”, explica.
De acordo com o consultor, Falconi apresenta uma visão
diferente da que muitos gestores estão acostumados a ter, ou seja, muito mais
racional, agindo menos como o “dono da razão”. É um texto que estimula a
reflexão sobre formas de buscar alternativas para evitar a derrota e alcançar o
sucesso corporativo.
Achados e Perdidos - Propaganda a Arma do Negócio
A Estratégia do Oceano Azul
(Chan Kim / Ed. Campus)
- “Auxilia a pessoa a expandir suas técnicas e sua mente”,
analisa o diretor executivo da Sociedade Latino-Americana de Coaching, Mike
Martins. Resumidamente, esse livro relata casos de empresas que estavam nadando
no “oceano vermelho”, ou seja, em um ambiente altamente competitivo e
concorrido, focando apenas no concorrente, em vez de focar em si.
O livro mostra como é mais importante para as empresas focarem
nelas mesmas do que se concentrar apenas nos movimentos da concorrência.
Investir em inovação é a resposta para nadar no “oceano azul”, ou seja, naquele
que pode proporcionar muito mais lucros.
A Cópia Pode Ser Uma Solução - Neymar
A Arte da Guerra (Sun Tzu)
- Mike Martins também recomenda este livro, considerado há
muito tempo indispensável para quem atua no mundo dos negócios. Mas Martins
alerta que “apenas uma primeira leitura não basta”. O livro trata de estratégias
baseadas na análise SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats
(Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças).
O autor mostra que o profissional ou mesmo a empresa deve,
antes de tudo, conhecer a si, pois só assim conseguirá utilizar seus talentos
para atingir suas metas. É essencial que o livro seja lido e relido, sobretudo,
para que seja possível contextualizá-lo no dia a dia.
A Religião e o Amor nos Negócios
Empreendedorismo:
Transformando Ideias em Negócios (José Dornelas / Ed. Elsevier
Campus)
- Este título é indicação do coordenador de graduação da
Trevisan Escola de Negócios, professor Dalton Viesti.
“Um livro que fala dos principais conceitos de
empreendedorismo e chama a atenção para todas as ligações importantes com o
mundo da gestão”, explica Viesti.
Inovação a Gênese do Emprendedorismo
Marketing na Era Digital -
Conceitos, Plataformas e Estratégias (Martha Gabriel / Ed. Navatec)
-
Segunda sugestão de Dalton Viesti, ressaltando que é “o
primeiro livro sobre o assunto com conceitos mercadológicos numa boa mistura de
teoria com prática”.
A Irritação Detona no Mínimo com 50% do Negócio
Gestão Estratégica: da
empresa que temos para a empresa que queremos (Eliezer Arantes da Costa / Ed.
Saraiva)
- “Dentre os autores brasileiros que tratam de administração
estratégica, este livro proporciona a quem quer saber mais sobre estratégia uma
dinâmica textual agradável, com revisão de conteúdos importantes, mas acima de
tudo proporciona adequação aos processos estratégicos à realidade nacional”,
explica o coordenador dos cursos de administração da Veris Faculdades, Francis
Regis Irineu.
Irineu ainda pontua que é uma obra fundamental para o
administrador moderno, pois trata desde a motivação estratégica das organizações
até o aprofundamento das aplicações e práticas de gestão estratégicas, passando
pelas estratégias baseadas na teoria dos jogos.