terça-feira, 2 de julho de 2013

MONUMENTO ÁS VÍTIMAS DO COMUNISMO


"o objetivo deste memorial encontra-se expresso na sua respectiva inscrição: "para os mais de cem milhões de vítimas do comunismo e para os que amam a liberdade."

COMUNISMO POR QUEM VIVEU NA PRÓPRIA CARNE!

No dia 22 de maio de 2002 era inaugurada esta polêmica escultura de homenagem às vítimas do regime comunista que controlou o país entre 1948 e 1989. O trabalho, da autoria do escultor Olbram Zoubek e dos arquitectos Jan Kerel e Zdenek Hoelzel, era inicialmente constituído por um grupo de sete estátuas - uma delas foi destruída por um ataque à bomba em 2003 - representando a degeneração que um regime daquele tipo provoca no ente humano. 

O monumento, designado em Theco de Pomník Obětem Komunismu, encontra-se disposto numa plataforma em escada, onde se pode ler uma placa explicativa: 205,486 prisões, 170,938 exilados, 4,500 mortos nas prisões, 327 abatidos enquanto tentavam fugir, 248 executados.

Para além dos números, consta a frase: "este memorial é dedicado a todas as vítimas: não apenas aos que foram emprisionados e perderam a vida, mas também aos que viram a sua existência arruinada pelo despotismo totalitarista".

A inauguração foi marcada por alguma controvérsia. Alguns notaram a inexistência de figuras femininas entre as esculturas. e a confederação dos prisioneiros políticos, que basicamente coordenou todo o processo, realçou a inexistência de apoios por parte do governo central: a disponibilização do local e a maioria dos fundos necessários provieram daquilo a que podemos chamar de junta de freguesia de Praga 1, na altura controlada pelo partido democrata cívico, liderado então pelo atual presidente, Vaclav Klaus, que contudo decidiu não estar presente na cerimônia de inauguração.

O conjunto de estátuas de bronze representa de forma bastante gráfica a decomposição humana. da primeira para a última o avanço da malevolência é notada pela queda de "bocados". A primeira figura, apesar da expressão de sofrimento facial e da postura corporal, mostra um corpo completo, enquanto a segunda mostra aparentemente a mesma pessoa, parcialmente amputada... e a degeneração prossegue, mal se reconhecendo a morfologia humana da última escultura.

O monumento é interessante durante o dia, porque os pormenores podem ser observados nas melhores condições, mas é à noite, em virtude de um dramático sistema de iluminação, que o impacto é maior. Se a zona estiver coberta de neve, o efeito é ainda mais intenso.



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Ocupação Amarildo de Souza - Florianópolis

.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 


MONUMENTO AO GENOCÍDIO DE INOCENTES VÍTIMAS DO COMUNISMO



1º - MONUMENTO ÁS VÍTIMAS DO COMUNISMO (aqui)

2º - HOMENAGEM AOS MORTOS NA INTENTONA COMUNISTA DE 1935 (aqui)

3º - A FOME NA UCRÂNIA - UM DOS MAIORES CRIMES DO ESTADO FOI ESQUECIDO (aqui)

4º - O FASCISMO Foi durante muitos anos, o mais sólido interlocutor do comunismo (aqui)

OPERÁRIO SER ATINGIDO POR VERGALHÃO E NÃO TER SEQUELA É UM MISTÉRIO PARA A CIÊNCIA, DIZ MÉDICO

OPERÁRIO SER ATINGIDO POR VERGALHÃO E NÃO TER SEQUELA É UM MISTÉRIO PARA A CIÊNCIA, DIZ MÉDICO
Do UOL, no Rio




Imagem mostra como o vergalhão atravessou o crânio de Eduardo Leite
Operário se recupera após retirar vergalhão que atravessou sua cabeça
Crea fiscaliza obra onde operário foi atingido por vergalhão e aponta falhas na segurança
MP-RJ interdita obra onde homem teve crânio perfurado por vergalhão; operário segue na UTI
Após 2 semanas, operário atingido por vergalhão deixa hospital

Casos como o do operário carioca Eduardo Leite, de 24 anos, que teve o crânio perfurado por um vergalhão de quase dois metros de comprimento, no último dia 15 de agosto, ainda desafiam os limites da ciência e mostram que o cérebro é ainda muito mais resiliente do que médicos imaginavam.
“O cérebro ainda é um desconhecido, representa a última fronteira do conhecimento”, disse ao UOL o diretor do hospital municipal Miguel Couto no Rio de Janeiro, o médico Luiz Alexandre Essinger, que cuidou do caso de Eduardo.

“Ele teve sorte, pois o vergalhão não atingiu a área responsável pelos movimentos chamada de giro pré-central (principal área motora do cérebro, o córtex motor) em nenhum dos dois lados, não pegou nenhum vaso sanguíneo que gerasse hemorragia ou algum coágulo que poderia tê-lo levado à morte antes de chegar ao hospital. O vergalhão atingiu apenas pequenas artérias, não afetou a fala ou a visão, nem a consciência”, resume Essinger.


O diretor do hospital garante que, por enquanto, Eduardo Leite se encontra psicologicamente bem. “O acidente não afetou as áreas do raciocínio ou conexões entre neurônios. A área atingida foi praticamente compensada pelas outras partes do cérebro, o cérebro foi se adaptando. O cérebro é gelatinoso e se acomodou”, explicou.
Essinger comentou ainda que é possível que pessoas com acidentes desta complexidade possam ter sequelas de comportamento, mudança de personalidade ou alteração do humor, como um caso registrado em 1848 com o americano Phineas Gage que, numa explosão, foi atingido por uma barra de 20 centímetros que perfurou sua bochecha esquerda e saiu pelo topo de seu crânio.

Naquela época, segundo registros, ele ainda conseguiu andar mais de um quilômetro até um posto médico. Ele perdeu o olho esquerdo e teve a parte frontal do cérebro totalmente comprometida, além de ter o temperamento alterado.
Até agora,  não foi observada nenhuma mudança no comportamento do operário, admitiu o diretor do hospital. O paciente recebeu alta médica no fim da manhã desta quinta-feira (30) e já pôde voltar para casa.


Entenda o caso
O jovem deu entrada por volta das 10h30 no hospital municipal Miguel Couto, na Lagoa, zona sul do Rio, no último dia 15, após ser atingido por um vergalhão que estava sendo içado na obra em que trabalhava, no bairro de Botafogo, e que despencara de uma altura de 15 metros.
A barra de ferro perfurou a região parietal direita de cima para baixo e de trás para frente do cérebro, atravessando o crânio e saindo no meio dos olhos, um pouco acima do nariz, descreveu Essinger, que estava presente naquela manhã de quarta-feira.

“Ele chegou no hospital acordado, falando e consciente. Os bombeiros tiveram que serrar o vergalhão para que o paciente fosse transportado para o hospital; ele veio imobilizado com proteção no pescoço”.
Ainda lúcido, o paciente passou por uma tomografia computadorizada e seguiu direto para a sala de cirurgia para uma operação que levou cerca de cinco horas para a retirada do vergalhão.
O importante, destacou o médico, “foi a agilidade no atendimento inicial, em meia hora ele já estava no centro cirúrgico”.
A equipe médica era composta de três neurocirurgiões, dois anestesistas e dois cirurgiões bucomaxilofacial para, em seguida da retirada da barra, reconstruírem a face do operário.
A cirurgia 
“A equipe fez uma abertura do lado direito do cérebro, foram 15 centímetros de diâmetro de osso retirados do crânio para expor todo o cérebro do lado direito. O vergalhão foi retirado pela região do nariz no seio frontal. Se tivéssemos retirado pela outra direção, por cima do cérebro, poderia ter causado contaminação. A parte que estava fora foi limpa com uma solução antisséptica”, detalhou.
Na cirurgia, o paciente estava desacordado e com anestesia geral. “O vergalhão foi puxado com o crânio aberto para que os médicos monitorassem qualquer atividade ou impacto sobre o cérebro. Ainda com o crânio aberto fizeram uma limpeza do cérebro com soro, depois o osso foi fixado com quatro pinos permanentes”.
A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe. Depois de cinco dias no CTI (Centro de Terapia Intensiva), o operário foi para a enfermaria onde ficou até esta quinta ao levar alta.
Caso único
Apesar de o hospital ser uma unidade de referência para emergência de traumas, o diretor do Miguel Couto admitiu que um caso desta envergadura foi uma “novidade” para toda a equipe.
“A gente recebe o tempo todo pacientes encaminhados por bombeiros com trauma. Estamos acostumados, recebemos um volume contínuo de pacientes com traumatismo, acidentes de trânsito e vítimas de tiros”, disse.
O hospital tem diariamente equipes a postos para receber casos de alta complexidade com médicos de neurocirurgia, ortopedia e cirurgia vascular, além de cirurgia geral.
Houve épocas que a unidade municipal chegou a receber 540 casos por ano de traumas oriundos de tiros. O mais comum, hoje, são traumatismos cranianos de pessoas que se envolvem em acidentes de trânsito, uma média de dois por dia. Só casos de acidentes com moto contabilizam 1.100 por ano.
Mas Leite foi o primeiro na história do hospital a ser vítima de um impacto tão grande e a sobreviver sem nenhuma sequela.
O operário está agora em casa e, em 15 dias, terá que retornar ao Miguel Couto para fazer uma revisão médica com testes neuropsicológicos para avaliar seus reflexos, reações, raciocínio e todos os sentidos. Em casos de trauma, os pacientes são acompanhados pelos médicos por um ano.
APÓS 2 SEMANAS, OPERÁRIO ATINGIDO POR VERGALHÃO DEIXA HOSPITAL
30/08/2012 - 12h09 MARCO ANTONIO MARTINS DO RIO
O operário Eduardo Leite, 24, recebeu alta do hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, no Rio, após ficar duas semanas internado na unidade.

O operário Eduardo Leite, 24, atingido na cabeça por um vergalhão numa obra, na zona sul do Rio, deixou o hospital na manhã desta quinta-feira. Caminhando e de boné, o operário teve alta após duas semanas de internação.



Apesar de ter tido alta, o operário continuará a ter acompanhamento médico e, em alguns meses, fará um exame neuropsicológico para verificar se teve alguma sequela em decorrência da perfuração. Ao deixar o Hospital Miguel Couto, na região do Leblon, o operário apenas acenou e não falou com os jornalistas.

Antes de ser liberado, Eduardo Leite passou por exames em uma clinica particular onde mediu as funções do cérebro, além de capacidade de raciocínio e da memória. A barra de ferro da grossura de um dedo polegar entrou pela parte posterior do crânio e saiu entre os olhos.


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook