sábado, 26 de julho de 2014

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DE ISRAEL MOSTRA INSATISFAÇÃO COM A DECISÃO DO BRASIL DE TIRAR SEU EMBAIXADOR DE TEL AVIV



ELE EXPLICA QUE O ATUAL CONFLITO SÓ NÃO É PROPORCIONAL POR CAUSA DO SISTEMA ANTIMÍSSIL DE ISRAEL

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, rebateu em entrevista ao Jornal Nacional, exibida na noite desta quinta-feira (24), as críticas feitas pelo governo brasileiro de uso "desproporcional" da força israelense na Faixa de Gaza.
"A resposta de Israel é perfeitamente proporcional de acordo com a lei internacional. Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional e quando é 7 a 1 é desproporcional. Lamento dizer, mas não é assim na vida real e sob a lei internacional", disse Palmor.

Na quarta (23), em nota oficial, o governo brasileiro classificou de "inaceitável" a escalada da violência na Faixa de Gaza e informou que chamou o embaixador em Tel Aviv "para consulta".

A medida diplomática de convocar um embaixador é excepcional e tomada quando o governo quer demonstrar o descontentamento e avalia que a situação no outro país é de extrema gravidade.

Nesta quinta, o jornal "The Jerusalem Post" publicou reportagem na qual Yigal Palmor questiona a retirada do embaixador e chama o Brasil de "anão diplomático".

Há muitos contatos diplomáticos sendo feitos [sobre cessar-fogo]. Infelizmente o Brasil não faz parte. O Brasil se afastou de todos os movimentos diplomáticos ao convocar seu embaixador"

Em entrevista à TV Globo, Yigal Palmor afirmou ainda que desproporcional seria deixar "centenas de pessoas mortas nas ruas de Israel". O porta-voz destacou que o que desequilibrou o número de mortos na guerra foi o sistema antimísseis do país.
"A única razão para não termos centenas de mortos nas ruas de Israel é termos desenvolvido um sistema antimíssil e não vamos nos desculpar por isso. Se não tivéssemos esse sistema haveria centenas de pessoas mortas nas ruas de Israel. Isso seria considerado proporcional?", questionou.


"Há muitos contatos diplomáticos sendo feitos. [...] Infelizmente o Brasil não faz parte. O Brasil se afastou de todos os movimentos diplomáticos ao convocar seu embaixador. Mas há outros países envolvidos. Um dia desses vai haver um cessar-fogo. A questão é saber quantas pessoas vão pagar com suas vidas pela teimosia e extremismo do Hamas."

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

MOMENTO ÉPICO! EMBAIXADOR DE ISRAEL DETONA CNN NO AR! CADÊ NA MÍDIA A MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU SOBRE O HAMAS USAR ESCOLAS COMO DEPÓSITO DE ARMAS?



25/07/2014 
às 22:26 \ Cultura
Em uma das melhores performances de um porta-voz israelense desde o começo da Operation Protective Edge (Operação Margem de Proteção)* na Faixa de Gaza, o embaixador de Israel nos EUA, Ron Dermer, detonou a CNN pelo “desserviço aos espectadores” ao ser entrevistado pela âncora Erin Burnett na noite de quinta-feira. Dermer desmascarou a cobertura (esquerdista!) da emissora, que omitiu do público (assim como a imprensa brasileira!) a mensagem de repúdio do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre o Hamas usar escolas como depósito de armas e, portanto, crianças como escudos humanos. (Uma mensagem importante, sim, conquanto sonsa também, no estilo Lula “Eu não sabia de nada”, mas isto fica para outro post.) Ele também culpou a mídia não por mostrar as imagens das crianças mortas em ataques como o desta mesma quinta a uma escola da ONU, mas por não ligar os pontos quanto às responsabilidades do Hamas. Assista ao épico vídeo, que traduzo abaixo. Voltarei ao assunto no fim de semana.
Burnett: O que aconteceu foi horrível e nós não sabemos ainda quantas crianças morreram. Os relatos iniciais indicavam que pelo menos 16 estão mortas. E os relatos iniciais eram de que os ataques tinham vindo de tanques israelenses. Como você sabe, o exército israelense disse que eles podem ter vindo do Hamas em um foguete mal disparado. Você sabe, a essa altura? Você tem mais alguma certeza?
Dermer: Não, eu não sei. Mas eu sei, sim, quem é o responsável por isso. E é o Hamas. Porque eles estão usando escolas como depósitos de armas. E eu acho que seria um desserviço aos seus telespectadores que um repórter na Faixa de Gaza não mencionasse que, na última semana, tivemos duas escolas diferentes da UNRWA, onde tivemos realmente foguetes encontrados nessas escolas e entregues ao Hamas. Eu também penso que é um desserviço -
Burnett (interrompendo): Essas são duas escolas diferentes da ONU, você está dizendo?
Dermer: Correto. Essa é uma informação publicamente disponível. É uma espécie de fato importante para seu repórter mencionar. E, somando-se a isso, ele poderia ter mencionado adeclaração feita não pelo embaixador de Israel, não pelo porta-voz da IDF [da sigla em inglês para Forças de Defesa de Israel], mas pelo secretário-geral da ONU… ontem!  Eu quero ler pra você o que ele disse ontem. Não no ano passado: ontem! Ele disse isso:
O secretário-geral está alarmado de saber que os mísseis foram colocados em uma escola da UNRWA* em Gaza e que, posteriormente, estes desapareceram. Ele expressa sua indignação e pesar pela colocação de armas em uma escola administrada pela ONU. Ao fazer isso…
Agora ouça, Erin, exatamente o que ele diz:
Burnett: Uhum.
Ao fazer isso, os responsáveis ​​estão transformando as escolas em potenciais alvos militares, e pondo em perigo as vidas de crianças inocentes, funcionários da ONU que trabalham em tais instalações, e qualquer um que usa as escolas da ONU como abrigo.O secretário-geral observa que isto é inconsistente com a Resolução 1860 (de 2009) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que apela para a prevenção do contrabando de armas. Ele exige que os grupos militantes responsáveis ​​parem com essas ações e sejam responsabilizados por colocar em perigo a vida de civis desta maneira.
O secretário-geral pediu uma revisão completa de tais incidentes e de como a ONU reage em tais casos. As Nações Unidas estão tomando medidas combinadas para aumentar a sua vigilância na prevenção de tais episódios para que eles não voltem a acontecer. Para este fim, o secretário-geral das Nações Unidas determinou que o Departamento de Proteção e Segurança (DSS) e do Serviço de Ação contra Minas da ONU (UNMAS) desenvolvam de imediato e implementem um plano de segurança eficaz para a manipulação segura de quaisquer armas descobertas nas instalações da ONU. Além disso, ele orientou o UNMAS a organizar e preparar imediatamente o pessoal com experiência para lidar com esta situação.
O secretário-geral convida todos aqueles que têm alguma influência sobre os grupos militantes para enviar uma mensagem inequívoca de que isto é inaceitável.
Por fim, o secretário-geral expressa seu total apoio ao enorme trabalho do pessoal da UNRWA, que continua a operar sob circunstâncias profundamente desafiadoras.
Isto foi ontem! Você não acha que é relevante informar na CNN que o secretário-geral das Nações Unidas advertiu ontem contra o uso de escolas e abrigos da ONU para depósitos de mísseis do Hamas?
Burnett: Embaixador, isto é relevante. E deixe-me perguntar a você isto, por conta do que você disse -
Dermer (interrompendo)Erin, eu estive escutando por duas horas os relatos da CNN. Já vi telas divididas, fotos horríveis, fotos horríveis com as quais qualquer ser humano decente ficaria horrorizado. Eu não ouvi uma única pessoa dizer o que eu disse a você agora, e eu acho que isso é um desserviço aos seus telespectadores: não dar a eles o contexto de que necessitam para fazer esses julgamentos. Hamas está colocando pilhas de mísseis nas escolas, nos hospitais, nas mesquitas, e tem de haver indignação do mundo em relação ao Hamas.
Burnett: Mas aqui está a minha pergunta. A razão pela qual nós estamos mostrando essas fotos [é] porque estas são crianças mortas. Será que Israel teve tempo para confirmar que as crianças estavam fora da escola antes de disparar – mandar alguém para olhar – ou você acha que está tudo bem se você emitiu o aviso e, em seguida, simplesmente foi em frente e disparou, e, se houver crianças lá, é problema delas?
Dermer: Bem, acho que você não tem nenhuma base para fazer a afirmação que você acabou de fazer. É claro que não iríamos disparar diretamente. O que eu entendo é que demos às pessoas dias para sair da área. Isto é no norte da Faixa de Gaza. Há uma boa chance de que tenha sido um foguete do Hamas a atingi-la. Eu não sei se um combatente do Hamas disparou diretamente daquela escola contra as nossas forças armadas que estão operando lá e então nós reagimos a esses disparos. Eu não sei os fatos. Não me entenda mal. Não estou culpando a mídia por mostrar as imagens. Eu estou culpando a mídia é por não ligar os pontos. Os pontos indicam a responsabilidade do Hamas por usar escolas como depósitos de armas e esconderijos para o Hamas. É inaceitável! E a indignação do mundo tem de se voltar contra o Hamas. Este é o secretário-geral da ONU falando ontem! Ontem, avisando que isto poderia acontecer.
* Assista aos 7 fatos sobre a Operação Margem de Proteção:
** UNRWA é a sigla em inglês para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Facebook e no Twitter.
Veja também meus artigos sobre o conflito no Oriente Médio:



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook