Empreendedorismo & Inovação – um tributo à vida e obra de Steve Jobs’, por Irineu de Carli Junior
30/06/2012
às 9:40 \ Feira Livre
PUBLICADO NA EDIÇÃO 125 DA REVISTA DESKTOP
IRINEU DE CARLI JUNIOR
Poucos seres humanos na história, têm o privilégio de ser um divisor de águas. Recentemente tivemos os falecimento do astro número um da música Pop, Michael Jackson. Podemos dividir a música Pop mundial entre antes e depois dele. O impacto de sua criatividade mudou o mundo musical na dança e na voz. E agora foi a vez de um segundo gênio nos deixar. No dia 05 de Outubro de 2011, Steve Jobs, Co-fundador da Apple Inc. nos deixou, após uma dura luta contra um câncer no pâncreas. Da mesma forma que Michael Jackson, músico e compositor, na área musical, Steve Jobs foi um divisor de águas, primeiramente na área tecnológica, mas mais profunda e amplamente, na vida, e no dia-a-dia das pessoas. O mundo demora muito para forjar pessoas assim.
Ao criar o primeiro computador pessoal (PC), o Apple I, Steve Jobs deu forma à um sonho humano latente, o de interagir com as máquinas de pensar, os computadores. Dai para o Apple II, o Lisa, e a famosa linha Macintosh que perdura até hoje foram grandes e frutuosos passos. Mas além do início com o Apple I, e com a atual linha do Macintosh, Steve Jobs, começou a moldar profundamente o dia-a-dia das pessoas através do simples e sensacional iPod. Esse pequeno toca-musicas digital, veio para ficar. Hoje a Apple Inc., domina mais de 70% do mercado musical digital do mundo todo. A facilidade, a qualidade, o bom preço, fizeram do iPod, o desejo de consumo de toda essa nova geração de nativos digitais. Em seguida veio a onda do iPhone, que era um iPod com linha telefônica. A grande sacada da Apple no iPhone, sem sombra de dúvidas foi a tela de toque, ou touch screen. Antes do iPhone, nenhuma empresa usava isso, e depois do iPhone, todas, literalmente, todas, adotaram o benefício. Consequentemente o iPod também recebeu a tela de toque e passou a se chamar iPod Touch. Seguindo a tendência, de smart-gadgets, ou engenhoquinhas, a Apple lança então o iPad, e logo em seguida o iPad 2. Sendo este uma mistura de iPhonão com um Macintosh de toque. No Macintosh temos como Sistema Operacional o Mac OS X, agora na versão 10.7 (Lion); e nos gadgets da Apple temos o iOS, agora na versão 5.0. O iPad seduziu o mundo pela beleza, velocidade, leveza, e maneira fácil de usá-lo. É, sem sombra de dúvidas, o computador da Escolas, o computador da área médica, o computador para ser levado à todo lugar, mas principalmente para ser usado no conforto da sua cama, deitado. Mas a questão aqui à ressaltar é o profundo impacto que a genialidade de Steve Jobs, e de sua empresa a Apple Inc. tiveram, e têm na vida das pessoas. Essa parceria soube moldar a face do planeta, com gadgets práticos, bonitos, e que se adaptaram a realidade do dia-a-dia de cada um. O símbolo da Apple é uma maçã mordida, o que demonstra “sedução”; e o design, funcionalidade, beleza, e intuitividade de seus produtos vêm seduzindo as gerações, trazendo o futuro para o presente, hoje!
Pensando em tudo isso, o que fez de Steve Jobs, um empresário tão bem sucedido? Me recordo em 1996 quando a Apple Computer, sem Steve Jobs, estava a beira da falência. Quando Steve voltou para a Apple a convite de seu Board, imediatamente fez duas coisas radicais: Primeiro, focou a linha de produtos Apple. Tirou da linha: impressoras, monitores, e o Newton. E segundo, lançou o iMac original, em várias cores. Em pouco tempo a Apple se tornou novamente uma das maiores empresas de hardware computacional. Perceba a estratégia de Steve: FÓCO e OUSADIA. Eliminou produtos não prioritários, e ousou lançar computadores coloridos. Até então todos os computadores eram beges ou pretos. Steve Jobs não tinha medo de ousar, de inovar, de criar, de inventar. Além de seu impacto na Apple Inc. não podemos esquecer que Steve Jobs foi o presidente da NEXT, empresa que desenvolveu a base do Mac OS X como conhecemos hoje; foi o presidente da PIXAR, empresa revolucionária na área de Desenhos de Animação; e fez parte do Board da Disney, onde influenciou grandes mudanças em seu mundo animado. Recentemente, após o falecimento de Steve Jobs, Greg Joswiak, Vice-Presidente de Marketing de Produtos iPhone da Apple, durante uma apresentação num evento na Inglaterra, destacou 4 lições chaves que ele aprendeu ao longo de 20 anos como funcionário da Apple Inc.: FOCO » SIMPLICIDADE » CORAGEM » SER O MELHOR!Sem dúvida nenhuma estas 4 palavras espelham o caráter de Steve Jobs!
Mas existe um comercial da Apple Inc. lançado logo após o retorno de Steve Jobs à Apple, em 1997, dentro de uma nova campanha chamada:Think Different (Pense Diferente), cuja letra exemplifica de forma total a vida de ousadia, criatividade e empreendedorismo de Jobs. Veja a letra original do comercial, traduzida para o português, abaixo:
Os Malucos: (The Crazy Ones) – Think Different (Pense Diferente)
“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados.
Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordá-los, glorificá-los ou difamá-los.
A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles inventam. Eles imaginam. Eles curam. Eles exploram. Eles criam. Eles inspiram. Eles empurram a raça humana para frente.
Talvez eles tenham que ser loucos.
Como você pode olhar para uma tela em branco e ver uma obra de arte? Ou sentar em silêncio e ouvir uma música jamais composta? Ou olhar para um planeta vermelho e ver um laboratório sobre rodas?
Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucos o suficiente para achar que podem mudar o mundo, são as que de fato, mudam.”
Apple Inc., ou melhor, a vida de Steve Jobs.
Nota: 17 Malucos, personagens do Século 20, foram homenageados na campanha do comercial Think Different? Albert Einstein, Bob Dylan, Martin Luther King Jr., Richard Branson, John Lennon, Buckminster Fuller, Thomas Edison, Muhammad Ali, Ted Turner, Maria Callas, Mahatma Gandhi, Amelia Earhart, Alfred Hitchcock, Martha Graham, Jim Henson, Frank Lloyd Wright, e Pablo Picasso.
Diversas obras foram escritas sobre Steve Jobs. Logo em seguida de sua morte foi publicada sua Biografia Autorizada denominada: Steve Jobs – A Biografia: A história do homem que pôs o futuro na palma da sua mão, por Walter Isaacson. Excelente leitura. No entanto, existe um outro livro, que de forma simples e didática desenvolve 7 pontos que ilustram de forma abrangente toda a vida pessoal e obra profissional de Steve Jobs. Este livro é: INOVAÇÃO, a arte de Steve Jobs, escrito por Carmine Gallo, e publicado pela editora Lua de Papel no Brasil. O título original em inglês deste livro é: The innovation secrets of Steve Jobs: insanely diferent principles for breakthrough success. Num tradução livre seria: Segredos de Inovação de Steve Jobs: princípios insanamente diferentes para um sucesso extremamente avançado. Do qual destaco sete princípios da vida de Steve Jobs, segundo o autor:
CARREIRA – 1º Princípio: FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA.
• Siga seu coração.
• Pense diferente a respeito de sua carreira.
Steve Jobs seguiu seu coração durante toda a vida e isso, ele afirma, fez toda a diferença.
VISÃO – 2º Princípio: CAUSE IMPACTO NO UNIVERSO.
• Inspire entusiastas.
• Pense diferente a respeito da sua visão.
Jobs atraiu pessoas com ideias afins, que compartilhem sua visão e que ajudem a transformar suas ideias em inovações que mudem o mundo. A paixão abastece o foguete da Apple e a visão de Jobs cria o destino.
PENSAMENTOS – 3º Princípio: PONHA SEU CÉREBRO P/ FUNCIONAR.
• Procure novas experiências.
• Pense diferente de como você pensa.
A inovação não existe sem a criatividade, e, para Steve Jobs, a criatividade foi o ato de conectar as coisas. Jobs acreditava que um conjunto amplo de experiências ampliaria nossa compreensão da experiência humana.
CLIENTES – 4º Princípio: VENDA SONHOS EM VEZ DE PRODUTOS.
• Enxergue a genialidade na sua maluquice.
• Pense diferente a respeito de seus clientes.
Para Jobs, as pessoas que compram produtos da Apple não são “consumidores”. São pessoas com sonhos, esperanças e ambições. Jobs desenvolveu produtos para ajudá-las a materializar seus sonhos.
DESIGN – 5º Princípio: DIGA NÃO PARA MIL COISAS.
• A simplicidade é a sofisticação máxima.
• Pense diferente acerca do design.
A simplicidade é a sofisticação máxima, de acordo com Jobs. Dos projetos do iPod ao iPhone, da embalagem dos produtos Apple à funcionalidade do site da Apple, a inovação significa eliminar o desnecessário para o necessário possa falar.
EXPERIÊNCIA – 6º Princípio: CRIE EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS.
• Estamos aqui para ajudá-lo a crescer.
• Pense diferente sobre a experiência da sua marca.
Jobs converteu as Apple Stores no padrão ouro do serviço ao consumidor. A Apple Store tornou-se a melhor loja do mundo, introduzindo inovações simples que qualquer empresa pode adotar para estabelecer conexões profundas e duradouras com seus clientes.
HISTÓRIA – 7º Princípio: DOMINE A MENSAGEM.
• O maior contador de histórias empresarial do mundo.
• Pense diferente a respeito da sua história.
Jobs foi o narrador de histórias corporativo mais proeminente do mundo, convertendo o lançamento de produtos em uma forma de arte. Você pode ter a ideia mais inovadora do mundo, mas, se você não for capaz de empolgar as pessoas, sua inovação não terá importância.
Sete princípios simples e práticos para nossa vida pessoal e profissional!
MAIS UMA ÚLTIMA COISA… (One More Thing…)
Eu respiro tecnologia. Leio tudo. Sei muito do que esta acontecendo online. Quando estou parado estou em meu iPhone acessando o Twitter, o FaceBook, a Internet, etc. Tem uns 10 sites que acesso todos os dias. O maior lançamento tecnológico hoje, sem duvida nenhuma, é o iPad. Com ele a Apple esta novamente revolucionando a face do mundo tecnológico, como já fez com o iPod, e com o iPhone.
Na minha opinião, hoje, existe uma falta de curiosidade. Falta de sede de conhecimento. As pessoas querem as coisas prontas, formatadas. Não questionam. Eu questiono literalmente tudo. Sempre fui assim. Quando tenho dúvida, eu vou e pesquiso, até formar convicção. Quando leciono eu trabalho muito com conceitos. Conceitos são ensinamentos com verdades profundas encapsuladas. Meu objetivo como professor é sempre o de ensinar e fazer o aluno pensar por si mesmo, questionar, com respeito, mas sem medo de perguntar.
Eu acredito que todos nós somos um “caldo” de ideias e desafios de outras pessoas. Muitas pessoas nacionais e internacionais me influenciaram para ser hoje o que eu sou. Eu leio muito, e diversos bons autores me fizeram a cabeça. Steve Jobs, sem dúvida nenhuma foi um deles. Ele voltou a Apple quando ela estava quase falindo, e a tornou a empresa de tecnologia mais brilhante do planeta.
Empreendedorismo e inovação esta é a nossa missão profissional!
Tags: Apple, carreira, empreendedorismo, inovação, internet, iPad, iPhone, iPod,Irineu de Carli Junior, objetivos, Revista Desktop, Steve Jobs, tecnologia