quinta-feira, 15 de março de 2012

PROGRAMA ANUAL CINENEGÓCIOS® 


Angelina Jolie

Obs.: Adicione nosso e-mail em seus contatos para você receber toda a nossa programação sem spam. Por favor repasse aos seus contatos.

SESSÕES JÁ PROGRAMADAS:
TODAS AS TERÇA ÁS 19:00H/ ABRIL 2012 - DIAS 10, 17 E 24
- LOCAL: BABETTE EVENTOS

Veja Mais Sobre Programação na BABETTE EVENTOS:
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/#!/2012/03/terca1900habril2012dias1017e24localbabe.html

Estamos desenvolvendo parceiros para incrementação do Projeto CINENEGÓCIOS® Empreendedorismo e Qualidade De Vida - A Saga. Esse é um trabalho voluntário.

“DIVIRTA-SE APRENDENDO” os Fundamentos da Iniciativa Empresarial. Um evento centrado em três eixos vitais dos seres humanos com seus amores, paixões e dissabores: A família, o trabalho e suas crenças. 

Johnny Depp

Johnny Depp

Johnny Depp


Johnny Depp

Jovem Depp

O Projeto CINENEGÓCIOS®   terá o nome da Organização onde ele for implantado. Exemplo: CINENEGÓCIOS®BARROS BARRETO/SARAIVA/CCBEU/IAP/UNAMA

Ao Parceiro cabe: fornecer local para exibição com os equipamentos necessários e data e horário fixos semanais. Exemplo: Toda terça-feira as 19:00h.

Algumas vantagens para a Organização com a implantação do CINENEGÓCIOS®:

 I.    Divulgação da marca e dos serviços de sua Empresa junto a um público produtivo. Extensa propaganda espontânea (de graça) — recall;

II. Formação de um pólo com público de bom poder aquisitivo e fiel com relacionamento estreito com esse público-alvo (cadastro de fidelização);


Ana Paula Arósio


III. Inovações em produtos e serviços competitivos frente a hipercompetição de mercado. Dinamização de todos os negócios de sua Empresa: Lotação permanente em nossos eventos;

IV.  Treinamento da equipe de sua Empresa, assim como, fornecedores, clientes colaboradores e demais steckholders;





V.Treinamento estratégico essencial na Gestão de Pessoas — Sucessão Empresarial: A famosa frase “faça o que falo, mas não o que faço” hoje só indigna os mais jovens, ao observar que a maior parte de suas dificuldades em cumprir as orientações surge porque o chefe ou outras pessoas fazem justamente o oposto. Os jovens assim estão “demitindo” seus chefes, gestores, líderes e não mais as empresas que trabalham. Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, onde os jovens são desafiados incessantemente na direção de inovações com total foco em resultados, não há mais espaço para incoerências do contrario irão partir para novos desafios. Já é tempo de os gestores perceberem que a formação de sucessores é a maior missão e legado da liderança, a mais fundamental — A basilar. E nada atinge mais os jovens profissionais da geração Y do que a falta de transparência e coerência em suas ações. Os jovens buscam referenciais confiáveis de liderança e sabem que se não encontrarem esse tipo de atitude em seus gestores, precisarão mudar de cenário rapidamente, caso contrário, comprometerão o próprio desenvolvimento pessoal.


Abaixo encaminhamos:

1º) Síntese do Projeto CINENEGÓCIOS®  

2º) Idéia de Convite/cartaz de divulgação da programação e sugestões de 3 (três) filmes para início;

3º) O currículo de 2 (dois) dos consultores responsáveis pelo plano de ação/condução do projeto.



1º) SÍNTESE DO PROJETO

CINENEGÓCIOS® NOME DO LOCAL DE EXIBIÇÃO

Empreendedorismo e Qualidade De Vida — A Saga

“DIVIRTA-SE APRENDENDO”

Os Fundamentos da Iniciativa Empresarial




Cameron Diaz

a)   OBJETIVO PRINCIPAL:

O cinema como recurso pedagógico. Simplificando: Seria o cinema como atração com o objetivo de formar um pólo de fomento de negócios com fórum de debates focado nos temas centrais, em importância, de nossas vidas atribuladas, criando assim, um relacionamento mais "próximo" — com fidelização — de ajuda recíproca. Seria similar a um cine-clube-divã. Os enfoques dos filmes, assim como das palestras, dos debates e bate-papos seriam sobre o conteúdo dessas obras e não sobre sua forma artística cinematográfica ou sobre a arte de se fazer cinema. Conteúdos e assuntos esses aqui definidos com aplicabilidade direta na vida das pessoas, tais como: Negócio, trabalho, estudo, concursos, carreira, família, relacionamentos (intra e inter pessoal), empreendedorismo, avanços da ciência, religião, filosofia, história da humanidade, dentre outros e seus derivados, com possíveis participações de especialistas e proeminentes estudiosos dos respectivos assuntos. Portanto, o objetivo maior seria formar um núcleo para ajudar as pessoas em seus relacionamentos inter e intrapessoal, no seu dia-a-dia do trabalho, na carreira, em seus estudos e em seu próprio desenvolvimento como pessoa integra.


b)  PROGRAMAÇÃO

Como estratégia de comunicação é importante dias e horários certos, semanalmente, para que se forme um hábito desse público com o qual, ao longo do tempo, teremos mídia espontânea boca-a-boca. Nossa sugestão é, por exemplo:

ü Todas as quintas-feiras as 19:00h CINENEGÓCIOS®NOME DO LOCAL DE EXIBIÇÃO;





ü Podemos fazer também pela manhã as 9:30h ou a tarde as 16:00h em dias a combinar.

ü Após 2 (dois) meses, com o Projeto já amadurecido, sugerimos fazer, também, todos os sábados ou todos os domingos com 2 (duas) sessões diárias: As 10:00h e as 17:00h.


Zeta Jones

Desta forma propiciaríamos uma grade horária onde muitas pessoas poderiam vir a participar.

c)   PÚBLICO-ALVO:

ü Profissionais de todas as áreas: empresários, gestores, profissionais liberais, universitários, servidores públicos e outros...
ü Vale lembrar que temos longa experiência profissional em eventos pagos, portanto, teremos excelente público neste que é gratuito.



2º) ­­IDÉIA DE CONVITE/CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

NEGÓCIO É ARTE DE CINEMA!!!

UMA INICIATIVA PRÓ-INTELIGÊNCIA® CONSULTORIA

Michelle Pfeiffer




CINENEGÓCIOS®NOME DO LOCAL DE EXIBIÇÃO: Evento em Belém, com entrada franca, criado com o intuito de sedimentar um pólo dinamizador de oportunidades e trocas de experiências de vida marcantes com empreendedores, profissionais de sucesso, especialistas de destaques — das mais diversas áreas — e público inteligente. Tudo com a finalidade de levar você além do topo. Nosso objetivo é levá-lo ao seu sucesso! Para nós, cada pessoa é uma Empresa.


Kristen Stewart

Você que ininterruptamente e ardorosamente deseja aprender e trabalha seu autodesenvolvimento, você que busca criar e inovar com a intenção de conseguir a excelência e a superação na vida pessoal e profissional. Agora pode fazer tudo isso com muito mais facilidade e emoção em nossos FILMES E PALESTRAS. Toda segunda-feira as 19:00h nas sessão de filme e as 20:45h nas palestra. sSempre com entrada franca. Encerramento as 22:00hs.











a) SUGESTÃO DE FILMES PARA ESTRÉIA:

Antes das sessões um vídeo de grandes propagandas ou de pessoas que superaram provações.

                                        Richard Gere e Carolina Ferraz se encontrando em New York


Vídeo Sobre Superação


Filmes: “Em Busca da Felicidade” ou “O Vencedor” ou “O Diabo Veste Prada”

“EM BUSCA DA FELICIDADE”.

...“Em Busca da Felicidade”


CAPÍTULO 1 – Roteiro e elementos do filme

1.1 – Sinopse (Extraído integralmente da capa do disco do filme): Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. E apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno.


Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados.

Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa.

Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.



1.2 - A luta pela sobrevivência

O filme retrata a história real de Chris Gardner, interpretado pelo ator Will Smith. O personagem principal do filme enfrenta uma série de dificuldades financeiras, devido a uma manobra comercial pouco estudada com perspectivas irreais por não ter bases sólidas de possíveis compradores.


Tratava-se de um produto para um determinado exame, portanto, um produto específico para clínicas e hospitais. Chris Gardner adquiriu várias unidades do produto com objetivo de rapidamente ter retorno de seu capital. No entanto o produto não possuía potencial competitivo, por não ter preços compatíveis com sua tecnologia, sendo que este mesmo exame poderia ser feito por outro equipamento mais completo com melhor relação custo x benefício.


Rodrigo Hilbert




Cauã Reymond


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Cleo Pires e Juliana Paes


Mesmo sem sucesso nesta empreitada, notamos o perfil empreendedor de Chris Gardner que correndo riscos altos, investiu seu próprio capital em um negócio com a intenção de melhorar gradativamente a situação financeira da família e assim proporcionar mais conforto para os seus.

A falta de sucesso nas vendas levou Chris Gardner a passar por dificuldades financeiras.

David Beckham


 




 David Beckham

Essas dificuldades foram se agravando, a medida que se aproximavam o vencimento de contas básicas como aluguel, e supermercado.

Sua esposa Linda, estava cada dia mais tensa com a situação de pressão que sofriam dos credores, essa tensão crescente, abalava a união do casal que por fim acabou por levar a separação, pois Linda não suportou viver essas dificuldades ao lado de Chris.


1.3 - Versatilidade

Chris Gardner se mostrou extremamente versátil quando resolveu procurar um emprego e ao mesmo tempo precisava vender os equipamentos remanescentes de seu estoque. Administrava seu tempo de forma inteligente e se desdobrava entre os compromissos agendados, e as reuniões com clientes interessados na compra do equipamento.



1.4 – Estratégia e criatividade

Notamos que Chris Gardner fez uso de boa estratégia em diversas ocasiões.

Quando surgiu uma oportunidade de conversar com a pessoa que poderia lhe oferecer uma boa oportunidade de trabalho, Chris Gardner se empenhou em entrar no mesmo táxi e assim conseguir alguns minutos da atenção do Sr. Ononon, onde teve a possibilidade de se apresentar e demonstrar uma de suas habilidades que era a extrema facilidade que tinha de lidar com cálculos e raciocínio lógico.




Lamentavelmente nesta ocasião o Sr. Ononon desceu do Táxi antes de Chris Gardner, deixando para ele a conta da corrida. Ele precisou fugir do taxista, pois não tinha o dinheiro para pagar a corrida.

Em outra situação, que particularmente considero desesperadora e fora de controle, onde teve que passar uma noite na rua junto com seu pequeno filho Christopher, devido ao despejo por falta de pagamento do aluguel, apesar de todo o sofrimento vivido pela exposição de seu filho de apenas 5 anos a uma situação completamente desconfortável e inconveniente, mesmo com toda a angústia no coração que era denunciada por seu semblante, conseguiu reunir forças para amenizar o desconforto de seu filho diante da situação, brincando em uma estação de metrô, simulando que seu equipamento de desintometria era uma máquina no tempo que os remete à época dos dinossauros, criando um cenário de fantasia para distraí-lo enquanto aguardava ansioso o amanhecer.


Esta atitude é de fato um exemplo de bondade e abnegação, além de equilíbrio emocional.

CAPÍTULO 2 – Sonho, vontade, determinação, coragem e esperança

2.1 – Determinação em busca de um objetivo

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Quando Chris vislumbrou uma oportunidade, fixou como um objetivo e batalhou arduamente, vencendo barreiras e dificuldades até obter sucesso em seu projeto.

Este objetivo era a oportunidade de trabalho em uma empresa que lhe proporcionaria possibilidades de boa remuneração além de crescimento profissional e plano de carreira.

Com muita luta e sacrifício, passou nos testes de seleção que foi submetido pela empresa, administrando seu tempo entre levar e buscar o filho na escola, se empenhar na venda do equipamento de desintometria, estudar para a referida prova, além de ter que chegar até a porta do albergue em horário estabelecido para poderem desfrutar de um banho e passar a noite em uma cama, foi o que ocorreu inclusive no dia do exame para ingresso no período de estágio sem remuneração.




Foi realmente emocionante quando após o período de estágio sem remuneração, o qual Chris trabalhou com muito empenho e vigor, finalmente em uma reunião os diretores da companhia anunciam a sua efetivação ao cargo pretendido.

O desfecho da cena se dá com um semblante de Chris com extrema emoção e satisfação misturada com alívio por ter enfim chegado ao seu objetivo.

Ele sabia que a partir daquele momento poderia proporcionar uma vida mais confortável ao seu filho e dali em diante, os problemas financeiros seriam resolvidos, acabando as pressões de credores e outras situações constrangedoras. As lágrimas de emoção nos olhos de Chris refletem uma frase que certamente lhe incorreu em pensamento: - “Vocês não imaginam o quanto eu batalhei e o quanto sofri para conseguir chegar até aqui!” De fato ninguém poderia imaginar as dificuldades vividas por ele e o filho.

Chris procurava manter a postura, mesmo com problemas de diversas amplitudes.

Desde um atraso devido a uma pintura que deveria realizar em uma casa devido a cláusula contratual de locação até ao término precoce de uma importante prova feita as pressas para ingresso no programa de estágio sem remuneração, por conta da aproximação do horário limite para chegada até o albergue, onde deveria chegar junto com seu filho que ainda ia buscar na escola.


Luciano Szafir


Um provérbio bíblico diz que Deus não permite que um homem seja colocado à prova além do limite que pode suportar.

Neste princípio, acreditamos que Chris tem um espírito de guerreiro medieval, samurai ou algo parecido, pois suportou provações diversas que muitos não suportariam, pelo menos com tanta sobriedade, sensatez e serenidade.
                                                  Malvino Ramos Salvador

2.2 – Autoconfiança

Somente acreditando no seu potencial, será possível demonstrá-lo para as outras pessoas.



Chris acreditou em seu potencial e lutou por seus objetivos, superando todas as dificuldades que lhe foram impostas.

Se você não acredita que é capaz de realizar algo, nunca será e as pessoas a sua volta, pensarão o mesmo.

Temos que procurar cultivar os pensamentos positivos e o aprendizado. Se não se sente capaz de realizar algo que quer ou precisa, treine ou se especialize para que consiga.

Não desista de uma guerra por ter perdido uma batalha, em todas as atividades deve ter energia positiva e boa base psicológica para que não ocorra desgaste desnecessário.


2.3 – Comportamento diante das dificuldades

Notamos que Chris se mostrou extremamente sereno e determinado diante das dificuldades que surgiam.

Contas atrasadas, cobrança de credores, preocupação com o bem estar do filho, falta de parceria da companheira, fracasso nas vendas do equipamento hospitalar e falta de oportunidades, foram algumas das sérias dificuldades vividas por Chris.

2.3.1 – Honestidade



Apesar de todas as dificuldades, Chris permaneceu honesto, sem mancha em sua conduta moral e sem corromper seu caráter.

A honestidade é de extrema importância para o sucesso em qualquer área da vida; profissional, amorosa, familiar e até mesmo pessoal, pois ainda há quem não seja honesto consigo mesmo, exigindo mais do que o possível ou pior, não fazendo o melhor que pode fazer.



Com isto, espero inspirar os leitores a perseguirem o seu sonho. Exatamente como vez Chris Gardner. Em lugar de ficarem se lamentando dos azares da vida, vamos a luta, o que parece uma ameaça pode se transformar numa grande oportunidade de negócio!



Aprendi com o tempo que o futuro não cai do céu nem está escrito nas estrelas. Ele é construído com determinAÇÃO, inspirAÇÃO, abdicaAÇÃO e motivAÇÃO. Como diria Mahatma Ghadi: “Quem quer progredir não pode repetir a história, tem que fazer uma nova”.




Acredite no sonho, pense nisso e boa leitura!


CAPÍTULO 3 - Conclusão

Este artigo foi elaborado a partir do ponto de vista pessoal sobre o filme. Um filme que nos faz pensar sobre nossos valores.



Escrever este artigo proporcionou a oportunidade de analisar a interessante vida de Chris Gardner que teve uma trajetória de dificuldades, derrotas, problemas financeiros, familiares e pessoais; passou por situações humilhantes e ainda assim, perseverou e batalhou até alcançar o sucesso pessoal e profissional.



Mostrou incrível determinação e notável paixão pela vida. Não esmoreceu em nenhum momento, mesmo diante de quadros instáveis e desanimadores, aparentemente irreversíveis.



Observando a conduta de Chris Gardner, somos levados a refletir sobre a maneira que lidamos com pequenos problemas de nosso dia a dia, muitas vezes perdendo a serenidade e reclamando de tudo com extremo negativismo.



Problemas financeiros, familiares, profissionais e pessoais, ocorrerão ao longo de toda a vida e devem ser encarados com naturalidade e a solução deve ser buscada com empenho, determinação e criatividade.

“O VENCEDOR”



O ator Mark Wahlberg posa para os fotógrafos no tapete vermelho da première de "The Fighter"






POR CAIO PIMENTA
Diretor-Geral do SET UFAM

Fazer um filme sobre o mundo do boxe é algo simples e difícil ao mesmo tempo.

Histórias de superação não faltam no esporte como o caso de Jim Braddock que inspirou o fraco "A Luta Pela Esperança" com Russell Crowe ou de Jake La Motta do qual Martin Scorsese fez um de seus clássicos, "Touro Indomável" em uma atuação inesquecível de Robert De Niro.

Sylvester Stallone talvez tenha realizado o mais popular clássico do gênero com "Rocky", personagem da vida do ator.


Já Clint Eastwood trouxe um "sopro" de inovação com "Menina de Ouro", capaz de trazer o ambiente do boxe feminino para as telonas, além de discutir o polêmico e sensível tema da eutanásia.

Por tudo isso, David O. Russell, diretor de "O Vencedor", tinha inúmeros exemplos de como fazer um filme sobre este esporte de maneira competente. Bastava seguir as regras colocadas e uma boa obra seria feita.

Porém, como seria possível se destacar?

Simples: bastou se juntar a atores dispostos a entregar atuações complexas e sem nenhum tipo de vaidade, como Christian Bale e Melissa Leo, e Russell conseguiu tornar seu filme acima da média da maioria das histórias sobre boxe feitas para o cinema.
Passado na década de 90, "O Vencedor" mostra a trajetória de Micky Ward (Mark Wahlberg), talentoso boxeador que vive sob as influências do irmão e treinador Dicky Eklund (Christian Bale), lutador de desempenho modesto durante os anos 70 e 80 e da mãe e empresária, Alice Ward (Melissa Leo). Porém, a família de Micky é um verdadeiro peso na vida dele: viciado em crack, o irmão falta em treinos, o coloca em confusões com a polícia, além de desgastá-lo psicologicamente; já a mãe parece mais preocupada em mimar Eklund, apoiando o filho sempre que preciso, mesmo que isso signifique colocar Micky em uma luta contra um boxeador 10 quilos mais pesado. Somente quando Micky conhece Charlene Fleming (Amy Adams), garçonete pela qual o boxeador se apaixona e capaz de enfrentar Eklund e Alice, que o ele começa a se destacar no mundo do boxe.

Não lembrando nem um pouco o diretor do ótimo “Três Reis” e do péssimo “Huckabees – A Vida É Uma Comédia”, David O. Russell opta por conduzir "O Vencedor" sem nenhuma grande ousadia, mostrando através de planos simples a difícil história de Micky Ward. Confiando extremamente no talento de seus astros, o diretor deixa a câmera fluir com elegância durante as discussões familiares que são o ponto-chave da obra. Uma decisão acertadissíma e que serve para mostrar quem manda no filme: Christian Bale e Melissa Leo.
Bale domina a cena em todas as sequências em que aparece. Vivendo um sujeito afundado nas drogas e nas lembranças de uma luta da qual teve apenas um bom momento contra Sugar Ray Leonard, uma das lendas do boxe, o ator constrói um homem incapaz de perceber o mal que faz ao próprio irmão, mesmo sabendo do possível potencial dele e do amor que nutre por Micky. Não enxergando a realidade, ele anima-se com a possibilidade de aparecer em um documentário da HBO como possibilidade de retomar a carreira. O problema é que as filmagens procuram mostrar o que vício do crack faz com as pessoas. Completamente entregue ao personagem, Bale mal lembra o ator que interpreta o Homem-Morcego, estando completamente magro e sem pudores.


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Já Melissa Leo faz uma mãe possessiva que gosta de todos os filhos sob o seu comando, fazendo o que ela quer. Por isso, sua luta em manter o controle da carreira de Micky é tão feroz, mesmo quando parece ser tão óbvio o quão danoso é para a carreira do personagem de Mark Whalberg. Para isso, Melissa se impõe em cena de maneira estupenda: quando a personagem dela, Alice Ward, aparece vemos uma mulher forte, capaz de enfiar a mão no rosto do primeiro que a contrariar.

Porém, a atenção e preocupação principal de Alice recaem, acima de tudo, no estado de saúde de Eklund. Uma mistura de fracasso e impotência ao ver o filho cair sistematicamente da janela do quarto onde se droga com os amigos toma conta da mãe do lutador. Como forma para tirá-lo das drogas, ela enxerga na carreira de Micky um foco no qual o personagem de Bale pode encontrar para sair das drogas.

Não é à toa que uma das cenas mais bonitas do longa envolva justamente Bale e Melissa dentro de um carro cantando uma música triste e que diz muito sobre o mundo em que vivem.

Já Amy Adams mostra estar mais madura e usa de sensualidade ao interpretar a garçonete que se apaixona pelo protagonista. Surpreendente, visto que ela se caracterizou por personagens meigos e sensíveis, como nos filmes “Encantada” e “Julie & Julia”.
Infelizmente, Mark Whalberg não consegue em momento algum de “O Vencedor” se destacar, tendo uma atuação robótica e sem vida. Durante os 115 minutos do filme, Whalberg é incapaz de desenvolver seu personagem e quando se coloca ao lado dos outros três atores ele se apaga de tal maneira que chega a ser constrangedor, diminuindo, de certa forma, a força do filme.

Outro problema grave de “O Vencedor” são as patéticas cenas de luta. As trocas de soco são risíveis (reparem que quando os lutadores apanham, eles abrem a guarda de maneira impressionante, como se pedissem para apanhar) e a primeira vitória da arrancada de Micky rumo ao título mundial vem com um dos nocautes mais toscos que o cinema já viu.

Só vendo para acreditar.


Por outro lado, a trilha sonora é sensacional. Apostando no rock´n´roll, o desfile de astros da música como The Rolling Stones, Red Hot Chilli Peppers, Aerosmith e Led Zeppelin é de fazer qualquer fã de boa música ficar louco para comprar o CD do filme.

No fim das contas, “O Vencedor” é mais um filme sobre personagens do que propriamente de boxe e explora o talento de seus atores ao máximo, destacando-se nesse mundo de produções que abordam o esporte.

“O DIABO VESTE PRADA”
                                                      Miranda Priestly (Meryl Streep)

Ficheiro:Gisele Bundchen2 cropped.jpg
Gisele na Fashion Rio Verão 2007.

Comentários do filme: Este filme é excelente para quem parte para o mundo do trabalho e continua a árdua e eterna busca de qual é a nossa verdadeira vocação, ou seja, para o que Deus o chamou a este mundo. Andy é uma jovem jornalista que sonha trabalhar numa conceituada revista de notícias, a New Yorker(*). Porém, acaba conseguindo emprego como assistente da "Runway", uma revista especializada em moda. Andy consegue um emprego ao lado de Miranda Priestly (Meryl Streep), a badalada e “impossível” editora-chefe dessa revista de alta costura. A dedicada Andy, predestinada a superar obstáculos, tem como sua chefe essa invencível executiva apelidada de ‘Mulher Dragão’ que apesar de causar “medo” em todos, é uma profissional exemplar e tem o cargo mais desejado do setor de alta costura. Priestly abre mão de sua felicidade pessoal pelo sucesso da Revista Runaway. Sua atitude obsessiva e paranóica é uma aula de vida e estilo gerencial em vários aspectos. Para ela, se está tudo bem na carreira, o resto pode passar sem. Será mesmo? E as semelhanças entre personagens e situações com a vida real não são, em nada, coincidência.

A Runaway é inspirada na revista Vogue americana e, obviamente, a toda poderosa Miranda Priestly, é inspirada em Anne Whinston uma grande executiva responsável por essa revista máxima do ramo da moda.

Meryl Steep - a personagem                                   Anne Whinston - a verdadeira


(*) The New Yorker: É uma revista editada nos Estados Unidos que publica críticas, ensaios, reportagens investigativas e ficção. Anteriormente de periodicidade semanal, a revista é agora publicada 46 vezes por ano. Ainda que ostensivamente focada na vida cultural da cidade de Nova Iorque, a The New Yorker tem uma ampla audiência fora da cidade devido a qualidade de seu jornalismo.

Uma curiosidade a ünbermodel Gisele Bündchen esta no filme e ainda outra curiosidade — extra filme, a menina de 15 anos Karina Sangalli venceu concurso como uma das meninas mais bonitas do sul do Brasil ela tem mais 3 irmãs, Karol Sangalli, Kelly Sangalli e Ketelem, e é apadrinhada de nada mais nada menos que Gisele Bündchen.


Karina Sangalli




Bündchen em 2006.


Miranda Priestly (Meryl Streep) e Andy (Anne Hathaway).

Como já dissemos nosso evento é aberto ao público em geral, com a apresentação de filmes seguido de palestras e comentários, reflexões, dinâmicas de grupo e/ou exercício de 'falar de si'. Podemos dizer assim também: O objetivo máximo é que através da observação e experimentação de sentimentos e comportamentos de vários personagens de filmes populares, procura-se estimular e facilitar a reflexão sobre os nossos próprios sentimentos e comportamentos buscando uma maior conscientização e possível superação do que nos possa esta incomodando é quase como se fosse um milagre.

Bom, aqui fica um a parte como disse Albert Einstein: “Há apenas duas maneiras de se ver a vida: Uma é pensar que não existem milagres e a outra é acreditar que tudo é um milagre."

Em meio a grifes como Chanels e Laboutins de um mundo deslumbrante e espetacular, posso resumir toda a película em uma pergunta: Vale mesmo apena abrir mão de certas coisas para conseguir o sucesso?

Sempre que tenho um trabalho em mãos, meu perfeccionismo faz com que eu transforme essa tarefa em minha vida e não consigo acreditar que ninguém faça aquilo como eu. Resultado: Acúmulo excessivo de tarefas.

— Ser workaholic assumido é tudo???...

Vale as varias reflexões de vida que não são exclusivas para o mercado de alta costura.


Desfilando no Fashion Rio Inverno 2006.



   Anne Hathaway
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3º) BREVE CURRICULO DOS CONSULTORES

Olimpia Maria Pinheiro de Melo, Administradora, casada, sem filhos - (091) 8164-1073
Rua Henrique Gurjão, 59 – Reduto – 66053-360 – Belém-Pará – olimpiapinheiro@hotmail.com

1.     FORMAÇÃO ACADÊMICA   

×   MBA Internacional em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas – 2006 – Trancado

×   Pós-Graduação em Recursos Humanos – Universidade da Amazônia - UNAMA – fev/1993 - Concluído

×   Administração de Empresas – Universidade Federal do Pará – UFPa -  Junho/1986 - Concluído 

×   Filosofia – Bacharelado – Universidade Federal do Pará - 1988 - Incompleto

×   Técnico em Transações Imobiliárias – CETREP – Julho/2011 - Concluído

   

2.     ATUAÇÃO PROFISSIONAL

a.     PRO-INTELIGENCIA – Consultora Organizacional – 2000/Atual

×   Gestão de Pessoas/RH: Faço recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, cargos e salários, remuneração e benefícios e administração de pessoal. Minha obrigação moral é atrair, selecionar e manter TALENTOS para a Empresa. Este é o meu foco vital - tudo alinhado ao mercado.

×   Gestão Organizacional (pela meritocracia e importância de transformação na cultura organizacional): Estruturação e reestruturação administrativa; treino e procedo à informatização total de empresas; elaboração com implantação de processos para a excelência; formulo e implanto manuais de normas para melhoria geral do padrão de qualidade almejado pela Empresa com vista ao mercado de seus produtos/serviços etc...

×   Elaboração e Implantação de Projetos: Elaboro, implanto e acompanho projetos e programas nas áreas de RH/Gestão de Pessoas, Gestão Organizacional, 5’S (Programa de Qualidade) e Vendas E-commerce.

DESAFIOS INTERESSANTES RECENTES:

I) Projeto de reestruturação total administrativa em todas as áreas de um Hotel Eco-lazer: Contabilidade (abertura de novas empresas para o grupo); Marketing (novo posicionamento de mercado), Sucessão (profissionalização administrativa) e Informatização da Empresa em todas as suas áreas (pesquisa e aquisição do soft e configuração com as devidas edificações civil necessária para 15 hectares); Elaboração de Manuais de Processos e Procedimentos para todas as áreas da Empresa.

II) Encerramento das atividades de loja física de Venda e Locação de CD e DVD para transferência de seus negócios 100% para a internet  (e-commerce) com exploração de novo segmento, aquisição e abertura de uma loja de jóias no Shopping Doca Boulevard com vendas também pela Internet sendo que, hoje, é dominantemente a maior vendedora de CD e DVD do site Mercado Livre.


b.    PDG/LEAL MOREIRA IMOBILIÁRIA – Consultora E-Commerce – 15/08/2011 - Atual

- Prospect e Suspect com dinamismo de novos clientes fisicamente e pela internet e venda de lançamentos e  imóveis usados de alto e médio padrão e padrão econômico; negociação; preparação de documentos e acompanhamento até assinatura do contrato; pós venda (como metodologia própria) até a satisfatória entrega do produto.


c.     CYRELA BRAZIL REALTY S.A. – Consultora Imobiliária E-Commerce – 22/11/10 a 30/03/11

×Participei na Implantação da equipe de Vendas Pontocom do Estado do Pará.

×Implementei o CRM no Estado do Pará.

×Estudei e melhorei o CRM junto a área de TI (São Paulo).

×Incrementei a equipe de Consultores de Vendas do Pará;

×Fiz pesquisa de Mercado Permanente de Concorrentes, Produtos/Serviços e Operadores – construtoras, incorporadoras, imobiliárias, administradoras de condomínio e seus fornecedores no geral.

×Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM): Busquei novos Prospect e Suspect com dinamismo, negociação, preparação de documentos, acompanhamento até a assinatura dos contratos e pós venda;


d.    URANO PROMOÇÕES E EVENTOS LTDA – Gerente Geral (sócia) - 01/02/96 a 30/10/2010

×   RH/Gestão de Pessoas: Responsável pelos processos de recrutamento, seleção, treinamento  desenvolvimento, admissão, demissão, folha de pagamento, encargos sociais, rescisão, relações sindicais, relações trabalhistas, PCMSO, represento a Empresa junto à Justiça do Trabalho (sem necessidade de Advogados), profundos conhecimentos de legislação trabalhista; organizo e ministro treinamentos operacionais e administrativos;

×   Órgãos Oficiais: Represento a Empresa na SRT (Superintendência Regional do Trabalho); TRT/Justiça do Trabalho; Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Regional do Trabalho), Receita Federal; Receita Estadual; Órgãos Municipais (SEFIN); Sindicatos Patronais e Laborais e outros que se fizerem necessário;

×   Indicadores de Desempenho: Acompanhava e mensurava os indicadores de desempenho da Empresa de acordo com os índices dos órgãos oficiais do setor;

×   Comercial: Planejamento, desenvolvimento e execução de campanhas comerciais (mídia impressa; web; radiodifusão: TV e rádio), exploração de novos mercados e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

×   Vendas/Atendimento de Clientes/Negociação/Pós-Venda: Atendimento e prospecção de clientes; identificação do produto mais adequado ao perfil e necessidade de cada cliente; formulação de propostas escritas; negociação até a concretização da venda/assinatura do contrato e entrega do produto/serviço e acompanhamento do grau de satisfação do cliente até o pós-venda.

×   Gestão Administrativo-Financeira-Contábil: Elaboro e implanto organogramas, departamentalização; fluxogramas; faço os controles financeiros: Gerencio contas a pagar/a receber; balancetes; fluxo de caixa; livro-caixa; venda, faturamento, recebimento; contrato e gerencio os serviços de contabilidade (quando terceirizado).

×   Fechamento e Gestão de Contratos da Empresa: Negocio, elaboro, assino e gerencio contratos e termos aditivos com clientes, parceiros e fornecedores; gerencio a operacionalização, elaboro relatórios para acompanhamento e controle de atividades; controlo custos e acompanho o cronograma físico-financeiro.

×   Start-up e gestão de novos negócios: Participei da abertura e gestão de novos negócios da Empresa nos segmentos de casa noturna; restaurante a la carte e delivery; casa de recepção;

×   Gerenciamento de Banco de Dados de Clientes: Gerencio e atualizo banco de dados de clientes e prospecto.

×   Gestão da Qualidade com Melhoria Contínua: Elaboro, implanto e acompanho Programa de Qualidade e 5’s; definindo e implantando processos e seus respectivos Manuais de Normas e Procedimentos assim como seus instrumentos de operacionalização, acompanho e melhoro contínua e inteiramente esses processos, os produtos e serviços sendo todos plenamente voltados ao mercado e clientes.

×   Suprimentos/Compras: Faço permanentes negociações junto aos fornecedores e prospecto novos visando eliminação de custos com a melhora da qualidade transformando fornecedores em parceiros; gerencio controle de estoque; faço visita nas instalações dos fornecedores e dos novos para obter melhores preços e condições.

×   Gestão Permanente dos Custos Visíveis e Invisíveis: Com melhorias da performance geral da Empresa.

×   Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): Responsável por toda a área de Tecnologia da Informação e Comunicação da Empresa e treinamento de toda a equipe. Pesquisa e implantação de novos sistemas. Domínio de Excel, Word, Power Point, Internet; conheço vários sistemas de atendimento de clientes; delivery; folha de pagamento; informatizei a área de atendimento de clientes e a área financeira da empresa; conheço Corew Draw (programa gráfico/imagens) e Photoshop: Criação de arte publicitária.

×             Chef de Cozinha: elaborei cardápios novos; pesquisei, estudei, testei e implantei novos pratos, sobremesas e outros produtos no cardápio todos abalizados pelo mercado da alta gastronomia através de visitas a concorrentes e fornecedores; implantação de normas, manuais e procedimentos de acordo com as normais legais vigentes.


e.     MARIZA ALIMENTOS (Castanhal-Pa) - Gestão Interina de RH/Interim Manager 01/04/2009 a 15/05/2009.

×   Implantação do Programa Menor Aprendiz junto a Superintendência Regional do Trabalho;

×   Representei a Empresa junto a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), negociei e encerrei processo de fiscalização trabalhista;

×   Os 2 (dois) itens acima reduziram o custo da Empresa em mais de R$100.000,00 (Cem Mil Reais);

×   Gerenciamento/treinamento/capacitação da equipe de RH junto ao novo sistema de ponto e folha de pagamento;

×   Gerenciei e inclui a equipe de RH no treinamento do novo Sistema de ERP que estava sendo implantado na Empresa;

×   Iniciei a sistematização e treinamento de toda a equipe nos processos da área de RH;

×   Iniciei o sistema de job rotation em toda a equipe de RH;

×   Selecionei 1 (um) técnico para iniciar a elaboração e o desenvolvimento dos projetos da área acordados e com a Direção da Empresa e melhoria dos processos da área de RH;


f.       GESTOR CONSULTORIA ORGANIZACIONAL – Consultora Organizacional - Mar/08 a Fev/09

×   Em 2008/2009 planejei, organizei e Implementei o Projeto da Pesquisa “Prazer Em Trabalhar 2008 – As Melhores Empresas para Trabalhar no Pará” onde conheci a realidade de muitas Empresas bem como as Empresas Tops locais;

×   Ministrei treinamentos para equipes internas e de clientes da GESTOR CONSULTORIA ORGANIZACIONAL;

×   Atendi clientes e elaborei propostas comerciais;

×   Elaborei serviços técnicos para a GESTOR e seus clientes;

×   Fiz pesquisas ”‘cliente oculto” sobre satisfação de atendimento, produtos e serviços para clientes da GESTOR;


g.    SEBRAE-Pará – Consultora Organizacional - 1998/1999

×   Realizei levantamentos de campo de micro e pequenas empresas formais e informais no interior do Estado do Pará;

×   Realizei treinamento e palestras para formalização de micro e pequenas empresas do interior do Pará;

×   Elaborei, implantei, avaliei, melhorei processos e serviços de micro e pequenas empresas nas áreas de Gestão de Pessoas (recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, cargos e salários, administração de pessoal) e Gestão Organizacional no interior do Pará e treinei suas equipes e gestores;

×   Fiz acompanhamento, controle e melhoria das ações implantadas;


h.    CONSÓRCIO NOVO GUAMÁ/PONTE ALÇA VIÁRIA) - Consultora Organizacional - 1998

×   Planejei, organizei e executei pesquisa salarial das áreas administrativa e operacional em Belém;

×   Elaborei estrutura de cargos e salários e manual de normas e procedimentos;

×   Planejamento, organização e execução de pesquisa de cargos e salários.

×   Elaborei normas, fiz e implantei manual de normas e procedimentos;

×   Treinei os gestores e equipes para manutenção e multiplicação dos serviços e processos implantados


i.       ESTACON ENGENHARIA S.A. - 01/06/1988 a 18/04/1996 – Analista Cargos e Salários e Analista de RH.

×   Atuei nas áreas de R&S, T&D, Cargos e Salários e Remuneração, Administração de Pessoal e Custo de Pessoal;

×   Atuava como Consultora Interna para todas áreas de RH a aos gestores locais, regionais e nacionais referente aos acordos, convenções coletivas e termos aditivos de trabalho;

×   Atuei como consultora interna de RH dando suporte, orientação e acompanhamento a todos os gestores da Empresa quanto às práticas, políticas, normas e procedimentos de RH da Empresa;

×   Recrutei e selecionei pessoal administrativo e operacional;

×   Fiz Levantamento de Necessidades de Treinamento-LNT, planejei e executei programação de treinamento;

×   Planejei, organizei, executei e tabulei pesquisas salariais com abrangência local, regional e nacional;

×   Participei da Implantação do Plano de Cargos e Salários;

×   Participei da elaboração e implantação de políticas de remuneração;

×   Elaborei Perfis e descrição e análise de cargos por resultado sob a Consultoria direta de Ênio Resende – Maior especialista da área no Brasil;

×   Participei da Implantação e fui treinada como multiplicadora do Programa de Qualidade conduzido pela consultoria PricewaterhouseCoopers;

×   Participei da reestruturação organizacional conduzida pela PricewaterhouseCoopers, Reengenharia/Downsizing

×   Implantei a área de custos de pessoal, visando controle, melhorias e redução de custos;

×   Participei da elaboração e implantação do novo Sistema Informatizado de RH/Cargos e Salários;

×   Participei como assessora técnica do Sindicato Patronal em negociações coletivas de trabalho;

×   Era responsável pela elaboração, impressão e distribuição do jornal interno da Empresa;

×   Participava da organização de atividades sociais da Empresa.


j.      ALBRÁS–ALUMÍNIO BRASILEIRO S/A - Barcarena/PA – Part Time - 16/06/1987 a 30/12/1987 

* Departamento de Treinamento e Desenvolvimento (Projeto reestruturação do Departamento)

- Participei do levantamento de necessidades de treinamento das áreas administrativas e operacional;

- Participei da elaboração de material didático para treinamentos administrativos e operacionais;

- Dei apoio na realização de treinamentos administrativos e operacionais da Empresa;

- Participei da reestruturação do Programa de Integração da Empresa;

- Participei da organização e realização dos Programas de Integração da Empresa aos novos empregados;

* Departamento Jurídico (Projeto Informatização do Departamento)

- Inclusão dos Processos Trabalhistas no Sistema Informatizado;

- Digitação dos Processos/Defesas Trabalhistas;

- Participei como ouvinte nas audiências trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho (iniciativa própria) — Tenho experiência em mais 150 audiências;


k.     SEDUC-SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ - 1988 – Professora Ensino Médio

l.      EMPRESA DE SEGUROS DE VIDA – 01/03/1985 a 30/05/1987 – Vendedora Autônoma

m.   SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – 03/01/1985 a 12/02/1986-Estagiária

n.    CORAMA - Cozinha Regional da Amazônia – 01/06/1984 a 01/10/1984 – Auxiliar de Escritório

o.    CAIXA ECONÔMICA FEDERAL –  18/10/1983 a 30/05/1983 – Estagiária

p.    PROFESSORA PARTICULAR E VENDEDORA AUTÔNOMA – 1975 a 1982


3.     APRIMORAMENTO PROFISSIONAL (mais recentes e relevantes)

×   Crítica Cinematográfica II – SESC Boulevard – dez/2011

×   Crítica Cinematográfica I – SESC Boulevard – Set/2011

×   O Cinema Como Recurso Pedagógico – Caiana Filmes – Jul/2011

×   Matemática Financeira – Cyrela Brazil Realty - Fev/2011.

×   Feira de Imóveis ADEMI-PA – Estação das Docas – Set/2010.

×   Coaching para Executivos – Gestor Consultoria Organizacional – 2008.

×   Formação Didática de Instrutores Básica – SEBRAE/PA – Ago/2006.

×   Formação Didática de Instrutores Avançada – SEBRAE/PA – Dez/2006.

×   EMPRETEC - Formação e Vivência em Empreendedorismo - ONU/SEBRAE/Pará – Jul/2006.


4.     OUTRAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E APLICADAS NAS EMPRESAS ONDE ATUO

- Direito: Possuo bons conhecimentos de Direito do Trabalho.

×   Inteligência de Mercado: Possuo bons conhecimentos do mercado de Belém e de parte do Interior do Pará, resultante de minha atuação como consultora em diversas empresas dos mais diferentes segmentos econômicos;

×   Hand on:  “ponho a mão na massa”, isto é, aprendo, executo e ensino/repasso conhecimento/formo pessoas;

×   Eventos: Planejamento, organização e execução customizada de eventos sociais e empresariais e  show, desfiles, feiras, exposições com buffet completo com elaboração, impressão e distribuição de convites até o pós-venda;

Belém, Pará, Amazônia, Brasil, 15 de Março de 2012

Olimpia Maria Pinheiro de Melo - Administradora e Consultora Organizacional – CRA/PA/AP 3698 – CRECI/PA/AP 6312



- Osvaldo Rodrigues Aires Junior, casado, sem filhos (091) 81267310. Dois filhos de casamento anterior

Rua Henrique Gurjão Nº59 – Reduto – 66053-360 – Belém-Pará – piconsultoria@hotmail.com

1.     Experiencia Profissional

  1.1. URANO PROMOÇÕES E EVENTOS LTDA – Diretor de Estratégia e Inovação– 1996 - atual

×   Comercial, Vendas e Pós-Venda: Planejamento, organização e execução de campanhas publicitárias: Mídia impressa, eletrônica e web; venda e pós-venda de produtos e serviços diversos;

×   Atendimento Direto de Clientes: Atendo direto os clientes desde o primeiro contato/prospecção, identificando o produto mais adequado ao perfil e necessidade de cada cliente até a concretização da venda/assinatura do contrato/entrega do produto, acompanhando seu grau de satisfação até o pós-venda;

×   Start-up e gestão de novos negócios: Participei da abertura/início e gestão de diversos novos negócios da Empresa, nos segmentos de: Casa noturna, casa de recepção, organização e realização de eventos sociais e empresariais com buffet (café da manhã, brunch, almoço, coffee break, jantar, etc); restaurantes a la carte e delivery assim como em joint venture;

×   Gestão Estratégica: Alinho os objetivos estratégicos da Empresa aos da equipe e traço metas, planos de ação e cronogramas para alcançá-los e superá-los com sinergia e entusiasmo de todos;

×   RH/Gestão de Pessoas: Recruto, seleciono, treino, desenvolvo e formo permanente e continuamente equipes; organizo e ministro treinamentos operacionais e administrativos para toda a equipe;

×   Gestão Permanente dos Custos: Visíveis e invisíveis, com melhoria dos processos e da equipe, visando melhorar permanentemente a performance geral da Empresa;

×   Informática: Conhecimentos básicos de Word e Internet;


1.2. BOATE FLAP/RESTAURANTE LÁ EM CASA – Gerente Geral – 1994 a 1995

1.3. PERÍODO SABÁTICO E ESTUDO INTENSIVO COMO AUTO-DIDATA – 1990 a 1995

1.4. ENCOL S/A – Corretor de Imóveis - 1986 a 1990

×   Atuação como Executivo de Venda de Imóveis e como Analista Estratégico de Empreendimentos
                  Imobiliários (Inteligência de Mercado).

1.5. PRÓPRIETÁRIO DE BAR-RESTAURANTE – 1985 a 1986

1.6. ENEL CONSTRUTORA – Corretor de Imóveis - 1984 a 1985

1.7. ÉTICA IMOBILIARIA – Corretor de Imóveis 1983 a 1984

1.8. ESCRITÓRIO RIBAS-PEREIRA – Corretor de Imóveis de Loteamentos - 1982 a 1983

1.9. ESCRITÓRIO URUBATAN D’OLIVEIRA -  Corretor de Imóveis – 1981 a 1982

2.10. ATACADISTA E DISTRIBUIDORA DE GENEROS ALIMENTÍCIOS – Sócio-Proprietário - 1979 a 1981

2.11. NOSSA LIVRARIA DE BELÉM DISTRIBUIDORA DE LIVROS – 1977 a 1979

×   Divulgador de livros didáticos (22 editoras) a serem adotados pelas Escolas e Faculdades.


2.     ESPECIALIZADO NOS SEGMENTOS

×          Mercado imobiliário (análise estratégica de empreendimentos);

×          Produtos de necessidade básica, higiene, limpeza e alimentação;

×          Eventos: Educativos, culturais, esportivos e sociais (casamento, 15 anos, bodas, etc;);

×          Gastronomia;

×          Diversões noturnas (festas, shows e boates), bares e restaurantes diferenciados;

×          Empresário artístico, promotor musical e critico de cinema;

×          Publicações e livros didáticos;

×          Logística local (delivery e distribuição).


Belém, Pará, Amazônia, Brasil, 15 de Março de 2012

Osvaldo Rodrigues Aires Junior


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CONSIDERAÇÃO SOBRE

O PROJETO CINENEGÓCIOS®


"É poderosíssima a idéia de que ninguém pode me impedir de abrir uma empresa na minha garagem. Mercados livres é um poderoso remédio contra as tiranias"


Meu trabalho é discutir idéias em ambientes apropriados para essa atividade. Ambientes esses pautados em valores judicos-cristãos como: liberdade, democracia, direitos individuais, respeito aos contratos, a lei, a ordem e etc e etc...


Buscamos mostrar como os grandes líderes empresariais mundiais e pessoas comuns estão enfrentando os tempos atuais de “tremenda incerteza” solidificados pela liberdade com responsabilidade. Com esse enfoque primário motivamos as pessoas a assumirem cada vez mais responsabilidades e assim superar dificuldades.


O capitalismo é sempre sinônimo de risco. O que há de peculiar nos atuais tempos de instabilidade? Existem várias forças que contribuem para a instabilidade. O mundo está mais complexo e mais interdependente. As empresas não são as únicas forçar globalizantes. Estamos nos globalizando em vários aspectos, nos bons e nos ruins, na cultura e na doença, por exemplo. Temos ainda a marcha ultra veloz e contínua da mudança tecnológica: Na medicina, na eletrônica, na bioengenharia, na computação, criando coisas que nem imaginamos. Não há nada que sugira que esse processo vá parar. Por fim, no tempo recente da Guerra Fria, vivíamos em um mundo perigoso, com a ameaça nuclear estável. Agora as turbulências são de múltiplas origens.

- A não paralisia diante do risco explica o inigualável sucesso empresarial dos Estados Unidos, correto?

Correto. Os americanos têm qualidades extraordinárias, a mais notável delas, o arraigado espírito empreendedor. Pretendo lecionar empreendedorismo a ainda pequenos negócios, pretendo tratar e falava de coisas que caíam bem na alma dos “alunos”. Essas idéias funcionam bem melhor em locais de imigrantes, de gente que deixou sua terra natal para começar, do nada, do outro lado do Atlântico ou do mundo. Uma família veio da Islândia por exemplo. A motivação de mudar de país, sem saber exatamente o que se vai encontrar e sem ter nada para recomeçar, é essencialmente empreendedora. Os imigrantes não vêm para começar uma nova empresa, mas para recomeçar toda uma vida — nova.
- O Brasil é um país de imigrantes e, no entanto, não tem esse espírito empreendedor comparado com os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, a imigração somou-se a fatores de ordem políticas religiosas: A facilidade com que se abre um negócio. Isso não é de hoje. Não é preciso pedir permissão para ninguém para abrir uma empresa. Ninguém poderá impedir você de acordar amanhã de manhã e resolver pegar metade de uma peça de sua casa e começar uma empresa. Em Stanford e em muitas outras universidades são celeiros de grandes negócios, Jim Gentes, fundador da Giro Sport Design, convidava pessoas para visitar uma empresa. Era a casa dele. No quarto ficava o estoque. Na garagem, havia uma pequena linha de montagem. Ele estava fabricando novos capacetes para ciclistas e muitas lojas de bicicleta já estavam vendendo o produto. Hoje, metade do mundo usa os capacetes criados por Gentes. É poderosíssima a idéia de que ninguém pode me impedir de abrir uma empresa na minha garagem.

- Se o Brasil quisesse reproduzir esse espírito empreendedor, o que deveria fazer?

Em primeiro lugar, é preciso eliminar todo obstáculo para quem quiser começar uma empresa amanhã de manhã. Não pode haver papelada, burocracia, licença, coisas que atrapalham. Claro que, mesmo nos Estados Unidos, um pequeno empresário, se tiver empregados, terá de pagar imposto sobre a folha de pagamento, entre outras obrigações, mas não terá de pedir permissão a ninguém para começar. A segunda providência é criar mecanismos que sistematizem o processo de empreendedorismo: Escolas de administração, capital de risco, investidores, fundos de pesquisa. O empreendedorismo não é uma questão de personalidade. É um processo sistemático e replicável, que pode ser ensinado a qualquer pessoa que tenha disciplina. Não é coisa exclusiva de visionários ou malucos aventureiros. Empreendedorismo se ensina. Em terceiro lugar, é necessário valorizar elementos de uma cultura em que a falência honesta seja respeitada. Nos Estados Unidos, se você agir corretamente, com ética e decência não será criticado. Será elogiado por ter tentado caminhar com as próprias pernas. Celebrar a falência honesta é fundamental. Só não sei como se instiga isso numa sociedade.

- Como identificar um líder?

O líder canaliza tudo para a causa, a empresa, o país. Para salvar a Xerox, Anne Mulcahy demitiu e fechou divisões que ela mesma criara. São decisões duríssimas. Como diz Darwin Smith, artífice do crescimento de Kimberly-Clark, se você tem câncer no braço, tenha coragem de cortar o braço fora.

- Quais são os maiores mitos sobre os empresários?

O primeiro mito é que são motivados principalmente pelo dinheiro. Gordon Moore e Robert Noyce, fundadores da Intel, não viviam calculando como maximizar o valor das ações. Viviam calculando como duplicar o número de componentes num chip semicondutor e produzi-lo a um custo razoável, e assim revolucionaram o mundo. Os melhores líderes empresariais se movem quase do mesmo modo que os artistas. Eles querem criar, construir algo verdadeiramente excepcional, que tenha impacto no mundo. Steve Jobs, da Apple, é um exemplo. Fazer o iPad é como pintar um quadro. É uma criação. O segundo mito é que os melhores empresários americanos são caubóis indisciplinados, franco-atiradores, que fazem apostas pesadas sem maiores reflexões, e que os melhores empreendedores são malucos criativos. Na verdade, eles são construtores. Disciplinados e sistemáticos. Eles canalizam a motivação inovadora e criativa na construção de uma empresa, o que multiplica seu impacto.

- Os malucos criativos não vão longe?

A criatividade serva para começar, mas, se o maluco criativo não tiver um lado de construtor, de organizador, ele ficará no meio do caminho. Sam Walton, fundador do Walmart, começou com uma loja de esquina. Após sete anos, abriu uma segunda loja. Depois, mais sete. Em 25 anos, tinha centenas de lojas. Era disciplinado e sistemático. Sam Walton dizia que tinha personalidade de um promotor de vendas e de um criador, mas a alma de um operador. A habilidade de operar, de construir, de organizar um sistema é que o levou tão longe. Não se fala muito disso porque é chato, requer disciplina, paciência, esforço, mas essa é a verdadeira história do sucesso americano.

- Qual seria então a melhor empresa da história do capitalismo?

Procter & Gamble ou Johnson & Johnson. Ambas têm um histórico excepcional de crescimento, criação de uma cultura própria, de evolução, e tudo durante longo tempo. A Proctor & Gamble foi fundada em 1837 e está hoje, mais de um século e meio depois, no auge. É formidável.

- As empresas longevas não são um contrassenso à luz do conceito da “destruição criativa”?

É inevitável que, com o tempo, a maioria das empresas acabe falindo, mas não é necessário que isso aconteça. Pelo menos num período de 100 a 200 anos. Depois disso, não sei dizer. Nesse período, uma empresa deve infligir a destruição criativa sobre si mesma, renovando-se. E evitar que a destruição criativa seja infligida sobre ela. Mas, de um jeito ou de outro, o capitalismo avança.


Abraço a Todos
Osvaldo Aires


GENTE QUE FAZ


Terça-feira, Dezembro 06, 2011




As cinco mil famílias mais ricas do Brasil possuem um patrimônio equivalente a 40% do PIB do país. Em números de 2010, equivale a R$ 1,65 TRILHÕES de reais. É uma média de R$ 294 milhões por família. Em 2012 alguns já dobraram a fortuna.
O estudo foi realizado em 2004 pelo economista Márcio Pochmann, atual presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e atualizado este ano.
Os 18 mais ricos do Brasil:
1 – Eike Batista Fortuna: US$ 27 bilhões
Setor: Mineração e petróleo

Eike é um dos sete filhos do empresário Eliezer Batista, ministro das Minas e Energia no Governo João Goulart e, ao longo de boa parte da ditadura militar, presidente da Companhia Vale do Rio Doce, então uma empresa estatal. É um empresário brasileiro que atua em várias áreas, com destaque para o setores de mineração e petróleo. É conhecido por sua ousadia nos negócios, a ponto de ser tachado às vezes de aventureiro. Antes conhecido por ser ex-marido de Luma de Oliveira e filho de Eliezer Batista, tornou-se ainda mais conhecido para o público em geral ao conquistar a maior fortuna do país.












2 - Jorge Paulo Lemann Fortuna: US$ 11,5 bilhões
Setor: Bebidas

Um dos maiores acionistas da Anheuser-Busch Inbev, foi um dos controladores de empreendimentos como o Banco Garantia, vendido em 1998 ao Credit Suisse. É um dos controladores da InBev, a fabricante de cervejas e refrigerantes resultante da fusão entre Brahma e Antarctica e posteriormente fundida com a belga Interbrew, formando a segunda maior cervejaria do mundo. Após a compra da Budweiser pela Interbrew, Jorge Paulo Lemann é um dos donos da maior cervejaria do mundo. Sua maior concorrente é a SABMiller. Foi fundador da GP Investimentos, administradora de fundos de investimento privados com participações expressivas na Telemar, no Playcenter ,Gafisa, ALL, entre outras grandes empresas. Vendeu a GP investimentos à antigos funcionários, entre eles Antônio Bonchristiano, no começo da década.













3 – Joseph Safra Fortuna: US$ 10 bilhões
Setor: Bancário

José Safra é um banqueiro e empresário libanês, fundador do Banco Safra. Originário do Líbano, onde a família tem tradição no mercado bancário, José Safra estabeleceu-se no Brasil, onde adquiriu cidadania e fundou o Banco Safra, ao lado de seus irmãos Edmond e Moisés. Atualmente, ao lado de seu irmão Moisés, toma conta de diversos negócios, entre eles as participações na Aracruz Celulose SA (papel e celulose), uma empresa telefônica em Israel e diversos bancos espalhados pelo mundo.Joseph Safra adquiriu recentemente a parte do irmão Moisés Safra, tornando-se o único proprietário.













4 – Dorothéa Steinbruch e família
Fortuna: US$ 5,5 bilhões
Setor: Siderúrgica

É a viúva de Mendel Steinbruch, co-fundador do Grupo Vicunha e figura na lista da revista Forbes como uma das pessoas mais ricas do mundo. É mãe de Benjamin Steinbruch (foto) diretor executivo da CSN. Recentemente Dorothéa Steinbruch foi anunciada como 160ª pessoa mais rica do mundo. Mãe de três filhos é dona da maior empresa de aço do Brasil, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).Sua família também é dona do Grupo Vicunha que hoje tem fábricas até na Ásia e, também são proprietários do Banco Fibra que hoje tem ativos de US$ 5,7 bilhões.













5 – Marcel Herrmann Telles Fortuna: US$ 5,1 bilhões
Setor: Bebidas

Em parceiria com outros brasileiros bilionários, Telles investiu e ajudou a tornar a AmBev a terceira maior empresa de cerveja do mundo antes de se juntar a Interbrew em 2004 formando a InBev. Telles comanda a InBev que está se expandindo e desenvolvendo-se em países como a China.

6 – Carlos Alberto Sicupira Fortuna: US$ 4,5 bilhões
Setor: Bebidas

Participante do trio de investidores e banqueiros que criaram a AmBev, uma das maiores empresas de cerveja do mundo. Sicupira tem grande participação nas Lojas Americanas. Ele se diverte praticando caça submarina, que inclusive possui diversos recordes mundiais.

7 – Aloysio de Andrade Faria Fortuna: US$ 4,2 bilhões
Setor: Bancário

Aloysio de Andrade Faria (Belo Horizonte, 9 de novembro de 1920) é um banqueiro e empresário brasileiro Formou-se em Medicina, mas pouco exerceu a profissão. Tornou-se banqueiro com a morte do pai, Clemente Faria, e levou o antigo Banco da Lavoura, um banco de médio porte do estado de Minas Gerais, a tornar-se o Banco Real, um dos maiores bancos do Brasil. Após vender o Real para o grupo holandês ABN Amro, Faria fundou o Grupo Alfa. Além do Alfa, é proprietário de mais dezoito empresas, entre elas, a rádio Transamérica, a rede de Hotéis Transamérica e a rede de sorveterias La Basque.

8 – Abílio dos Santos Diniz Fortuna: US$ 3 bilhões
Setor: Varejo

É um empresário brasileiro, dono da Companhia Brasileira de Distribuição, que inclui a rede de supermercados Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, Sendas e Ponto Frio (Globex). Tornou-se também sócio majoritário das Casas Bahia, através da sua controlada Globex S/A.

9 – Antônio Ermírio de Moraes Fortuna: US$ 3 bilhões
Setor: Diversos

É um empresário , engenheiro e industrial brasileiro formado em engenharia metalúrgica em 1949 na Colorado School of Mines.Presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio é a terceira geração que comanda o grupo fundado por seus ancestrais: o avô, imigrante português António Pereira Inácio, e seu pai, o senador José Ermírio de Morais, que ampliou a empresa em sua época.




10 – Moise Safra Fortuna: US$ 2,3 bilhões
Setor: Bancário

Moisés Safra é um banqueiro e empresário libanês, fundador do Banco Safra.Originário do Líbano, onde a família tem tradição no mercado bancário, Moisés Safra estabeleceu-se no Brasil, onde adquiriu cidadania e fundou o Banco Safra, ao lado de seus irmãos Edmond e José.Atualmente, ao lado de seu irmão José, toma conta de diversos negócios, entre eles as participações na Aracruz Celulose SA (papel e celulose), uma empresa telefônica em Israel e diversos bancos espalhados pelo mundo. Recentemente Moisés vendeu sua parte no Safra para seu irmão José que se tornou o único propietário.

11 – Elie Horn Fortuna: US$ 2,2 bilhões
Setor: Imobiliário

Trabalha no ramo imobiliário desde os 17 anos. É controlador da Cyrela, a maior contrutora e incorporadora do Brasil. Nascido em Alepo, na Síria (curiosamente, assim como Joseph e Moise Safra) ele chegou ao Brasil na década de 50, ainda garoto. O empresário confidenciou que também estuda a possibilidade de deixar parte de sua fortuna para uma fundação, a exemplo do que fez Bill Gates e Waren Buffet (primeiro e segundo homens mais ricos do mundo, respectivamente) que doaram grande parte de suas fortunas para a Fundação Bill & Melinda Gates. Essa entidade, porém, não poderia levar seu nome ou a marca Cyrela. A explicação para essa iniciativa iria além da filantropia. “Não quero tirar dos meus filhos o prazer de construir algo com as próprias mãos”, disse Horn.

12 – Antônio Luiz Seabra Fortuna: US$ 2,2 bilhões
Setor: Cosméticos

Seabra fundou a Natura Cosméticos em 1969 com uma única loja em São Paulo. Nos anos 70 adotou o modelo da pioneira Avon de vendas porta-à-porta. Hoje a empresa conta com mais de 519.000 consultores vendendo cremes e maquiagem no Brasil, Argentina, Chile, México e Peru. Seabra controla a Natura juntamente com seu co-fundador, Guilherme Peirao Leal.

13 – Guilherme Peirão Leal Fortuna: US$ 2,1 bilhões
Setor: Cosméticos

É co-presidente do Conselho de Administração e dono de 25% das ações da Natura.Leal estreou em 2006 no ranking da revista Forbes que lista as 1000 pessoas mais ricas do mundo ao ter uma fortuna avaliada em US$ 1,4 bi. Em 2010, chegaria ao posto 463º com US$ 2,1 bi e integrar o grupo de 18 brasileiros da lista.

14 – Rubens Ometto Silveira Mello Fortuna: US$ 2,1 bilhões
Setor: Diversos

Rubens Ometto Silveira Melloé um empresário brasileiro formado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP. É o dono da empresa Cosan (IBOVESPA: CSAN3), a maior exportadora mundial de açúcar e etanol e detentora da marca Esso no Brasil, no segmento de varejo de combustíveis.

15 – Liu Ming Chung Fortuna: US$ 1,7 bilhões
Setor: Papel/Celulose

Liu Ming Chung só ficou conhecido no Brasil um ano antes da crise, ao entrar pela primeira vez na lista dos bilionários da revista Forbes, em 2006, ano em que lançou a Nine Dragons na Bolsa de Hong Kong. Embora seja chinês de origem e viva fora do país desde 1990, Liu se naturalizou brasileiro quando morou aqui por cerca de 15 anos, nas décadas de 70 e 80. Após a abertura de capital, despontou como o sexto homem mais rico do Brasil, entre Moise Safra, ex-dono do banco Safra, e Marcel Telles, um dos sócios da cervejaria InBev. No mesmo ano, sua mulher tornou-se a pessoa mais rica da China, com uma fortuna estimada em US$ 3,6 bilhões.

16 – João Alves de Queiroz Filho Fortuna: US$ 1,6 bilhões
Setor: Diversos

A primeira grande idéia que o goiano João Alves de Queiroz Filho, o Júnior, de 49 anos, teve rendeu-lhe 500 milhões de dólares. Aos 21 anos, Júnior trabalhava na empresa atacadista do pai quando começou a produzir e vender um tempero embalado contendo sal, pimenta-do-reino, cebolinha e alho que o Brasil inteiro ficou conhecendo com o nome de Arisco. Há três anos, a Arisco foi vendida pela fortuna mencionada acima à americana Bestfoods, que seria incorporada logo em seguida pela anglo-holandesa Unilever. Com meio bilhão de dólares no bolso, Júnior – que foge das câmeras fotográficas por temor de seqüestro – poderia exilar-se numa ilha do Caribe ou em outro cenário paradisíaco qualquer e viver como um rei pelo resto de seus dias. Ocorre que ele teve outra idéia e, talvez não por coincidência, mais uma vez ela vem da cozinha. Com seu braço direito, Nelson Mello, Júnior agora se lançou na conquista das donas-de-casa consumidoras de lãs de aço. Uma espécie de reduto tradicional da Bombril, esse é um mercado de 300 milhões de reais por ano no Brasil.

17 – Jayme Brasil Garfinkel Fortuna: US$ 1,2 bilhões
Setor: Seguros

Jayme Brasil Garfinkel é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1975). Ingressou na Porto Seguro em 1972 como Assistente da Diretoria, assumindo o cargo de Diretor Vice-Presidente em 1978.Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Porto Seguro S.A., exercendo, ainda, cargos de Diretor Presidente em controladas e controladoras. Foi membro do CNSP de 1987 a 1991 e Presidente do Sindicato de Companhias de Seguro e Capitalização do Estado de São Paulo de 1989 a 1990.

18 – Júlio Rafael de Aragão Bozano Fortuna: US$ 1,1 bilhões
Setor: Seguros

Nos anos 60 fundou com o economista e ex-ministro da Fazenda Mário Henrique Simonsen aquele que viria a ser o maior banco de investimentos do país, o Bozano, Simonsen – modelo para outras instituições, como o Banco Garantia e o Banco Pactual.
Nos anos 90 revelou seu caráter arrojado quando adquiriu numa só tacada várias participações em empresas nos leilões de privatização – Usiminas, Companhia Siderúrgica Tubarão, Cosipa, Banco Meridional e, a maior estrela, Embraer. O feito lhe rendeu o apelido de “barão das privatizações”, e Bozano entrou para a história como o homem capaz de identificar oportunidades em negócios aparentemente arruinados e de transformá-los em geradores de dinheiro. A maioria das empresas foi vendida por Bozano por valores superiores aos da compra, e entre as poucas que restaram está a Embraer, comprada por 118 milhões de dólares e hoje avaliada em mais de seis bilhões.

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