domingo, 29 de janeiro de 2012

CINEMA - A REALIDADE VIRA FICÇÃO. CINEASTAS TRANSFORMAM GRANDES PERSONAGENS EM FICÇÃO!


O criador do FBI J. Edgar Hoover...


Controversos e até odiados, eles renderam ótimos papéis no cinema

A vocação do cinema em retratar personagens históricos é notória e antiga. De Abraham Lincoln a John Fitzgerald Kennedy, de Nixon a Hoffa, ou, para falar nos atuais, de J. Edgar Hoover a Margaret Thatcher, a indústria cinematográfica sempre soube tirar partido do interesse despertado pelos grandes personagens da História. Entre nós, com certo atraso é verdade, não é diferente: figuras como Tiradentes, dom Pedro I, Carlota Joaquina, Lampião, o visconde de Mauá e muitos outros saíram dos livros didáticos diretamente para as telas do cinema.
Grandes personagens se tornam ficção


Leonardo DiCaprio vive o criador do FBI em 'J. Edgar', de Clint Eastwood




Margareth Thatcher deixou o poder em 1999 e tem hoje 86 anos 




Meryl Streep vive a ex-primeira ministra britânica Margareth Thatcher em 'A Dama de Ferro'



O presidente norte-americano Richard Nixon



... virou personagem central em 'Nixon', de Oliver Stone, e interpretado por Anthony Hopkins




A história do argentino Che Guevara... 




rendeu dois filmes de Steven Soderbergh e foi vivido por Benicio Del Toro 





Carlota Joaquina, mulher de d. João VI, ganhou versão "livre" nas mãos de Carla Camurati




Marieta Severo foi a escolhida para viver a protagonista de "Carlota Joaquina"



O guerrilheiro brasileiro Carlos Lamarca foi retratado em filme de Sérgio Rezende




Paulo Betti interpretou o protagonista no longa-metragem

Mesmo personagens controversos, ou francamente odiados, se revelaram ótimos personagens no cinema. São os casos de guerrilheiros de esquerda como Lamarca ou Che Guevara, ou tiranos de direita como Hitler e Mussolini. Todos podem se tornar personagens atraentes, desde que bem tratados pelos cineastas que por eles se interessam e os interpretam.

Esse é o xis da questão: quem faz o filme precisa adotar um ponto de vista sobre o personagem. Inútil pedir ao cinema que seja isento como um magistrado, exaustivo como um biógrafo ou analítico como um historiador. O cinema traça um perfil; escolhe determinado ângulo pelo qual tenta iluminar a vida do personagem e, nos melhores casos, o período em que ele vive e atua. Também nos casos mais felizes, procura fornecer um olhar flutuante, abrindo espaço para as várias interpretações de que se compõem o enigma de uma vida e, ainda mais, de uma vida pública, com atuação no espaço social.

Para voltar aos filmes que estão agora estreando no circuito brasileiro, J. Edgar (entrou em cartaz na sexta), de Clint Eastwood, e A Dama de Ferro (prometido para 10 de fevereiro), de Phyllida Lloyd. A escolha dos diretores recaiu sobre duas figuras de poder do século 20, que tiveram, em décadas distintas, grande influência sobre os rumos do mundo. Claro, a participação de Hoover foi mais local, mas o poder acumulado em país tão importante quanto os Estados Unidos não deixa de ter repercussão mundial. 

Mais global ainda é o caso de Thatcher que, em parceria com seu colega americano Ronald Reagan, foi, em boa parte, responsável pela configuração do mundo contemporâneo. Foram suas políticas coordenadas, nos anos 1980, que puseram fim, prematuramente, ao "breve século 20", na interpretação do historiador Eric Hobsbawm.

Horror à esquerda:

Hoover e Thatcher, separados pelo tempo e pela geografia, tiveram um ponto comum - o horror a tudo que pudesse parecer, cheirar ou soar, ainda que de leve, a comunismo, socialismo ou ideias de esquerda. Conservadores até as respectivas medulas, pensaram e puseram em prática seus ideários. A raiz dessa visão de mundo comum tem parte importante nos dois filmes. Em Hoover, nasce no horror dos atentados anarquistas de 1919, em Washington, que o convenceram de que os vermelhos tinham, por finalidade única na vida, a destruição da América. Thatcher, filha de um quitandeiro, via no empreendedorismo, na livre iniciativa, a solução para os problemas do mundo. Já no poder, para implantar suas ideias liberais, deu-se por tarefa quebrar a espinha do sindicalismo inglês, no que foi muito bem-sucedida.

Ambos os diretores, ainda que se preocupem em não carregar nas tintas críticas, colocam seus personagens em situações melancólicas no fim da vida. Hoover, pela miséria da vida amorosa, pelo homossexualismo não assumido, pela perda iminente do cargo no qual estava havia 40 anos; Thatcher, em sua velhice senil, tentando recordar passos de sua vida e carreira, mas parecendo não encontrar sentido para aquilo tudo em meio à névoa da memória, fragilizada pelo Alzheimer.

Mesmo muito diferentes entre si, os dois filmes adotam pontos de vista necessariamente restritos sobre os personagens. Em entrevista aos Cahiers du Cinéma, Clint Eastwood comenta que o personagem "abusou do poder, certamente muito mais do que mostramos no filme". Não demonizá-lo foi uma opção, continua Clint, "para que o espectador o visse em sua complexidade, com sua inteligência e também suas idiossincrasias". Algo semelhante poderia ser dito de Thatcher, vista por Phyllida Lloyd. Se o episódio das Malvinas é bem explorado, não se entende bem como a atuação de Thatcher contribuiu para a dissolução do campo socialista, embora as imagens da Queda do Muro de Berlim estejam presentes. Os filmes não são cursos de História.

E sempre se pode dizer que os personagens retratados na tela não necessariamente coincidem com as figuras reais nas quais se inspiram. Há uma frase muito boa do crítico francês Roland Barthes sobre as biografias literárias, que pode ser transposta palavra por palavra para as chamadas cinebiografias: "A biografia é a ficção que não ousa dizer o próprio nome". Enfim, os filmes biográficos usariam não apenas licenças ditas poéticas, mas técnicas de ficção para construir seus personagens.

Ainda que baseados em fatos "reais" e documentados, veem-se obrigados a fazer um determinado arranjo desses acontecimentos, colocar ênfase sobre uns em detrimento de outros, transformá-los para efeitos de dramaturgia. No final, o retrato é construído e produzido como um personagem fictício, simplesmente. Conta a maneira como os fatos são rearranjados para que façam sentido numa história com começo, meio e fim. História coerente, como raramente são as da vida real.

Desse modo, assumindo a ficção, às vezes parece mais confortável ao cineasta inventar de vez, para melhor se aproximar do seu retratado. Um exemplo célebre é o de Dr. Fantástico, obra-prima antibelicista de Stanley Kubrick que, sendo de ficção pura, retrata, sem muitos disfarces, alguns senhores da guerra bem conhecidos como Henry Kissinger e Werner Von Braun.

Brasileiros:

Há também o caso brasileiro de Os Inconfidentes. Joaquim Pedro de Andrade baseia-se exclusivamente nos documentos do processo, os Autos da Devassa, como prova de rigor histórico. No entanto, faz com que a rainha de Portugal, d. Maria I, visite Tiradentes na prisão, fato que jamais ocorreu, mas que, para o filme, significa uma sacada dramatúrgica de primeira linha. Filmando durante a ditadura, Joaquim tinha em mente mais a discussão de determinada ideia de liberdade e rebelião contra a tirania do que a preocupação com a veracidade factual da Inconfidência Mineira.

Opção parecida com a de Carla Camurati ao recriar a vida de Carlota Joaquina, a mulher de dom João VI, espanhola, que veio ao Brasil na fuga da Família Real, detestou o País e, antes de embarcar de volta para a Europa, bateu com os sapatos no piso do cais e disse: "Desta terra não quero levar nem a poeira". Carlota não se preocupa muito com a verdade histórica, mas com os mitos relacionados aos personagens. Um dom João VI glutão e caricato e uma Carlota desbocada e com furor uterino compõem o casal real, maneira jocosa de retratar a elite numa época (meados dos anos 1990) em que a autoestima do País não era propriamente a nossa melhor qualidade.

Por vezes, escolhe-se outra via, a do realismo, para relatar vidas tidas como exemplares. São os casos dos retratos de dois mitos da esquerda, um nacional, Lamarca, outro mundial, Che Guevara. Sérgio Rezende e Steven Soderbergh baseiam-se em biografias conceituadas dos personagens e contam com consultores sobre as trajetórias dos guerrilheiros. Soderbergh é tão minucioso que precisa de dois filmes para espremer a vida agitada do Che. No primeiro, a juventude e a Revolução Cubana, os anos de glória, enfim. No segundo, as tentativas frustradas de internacionalizar a revolução e a morte na Bolívia. Cabe lembrar que Walter Salles filmou um episódio de juventude de Guevara em Diários de Motocicleta, baseado em livro do próprio Che sobre suas andanças na América Latina quando estudante.

Muitas vezes, o cineasta escolhe preencher por sua conta lacunas deixadas pela História. É o caso de Oliver Stone ao deduzir muita coisa obscura em Nixon, sobre o presidente que caiu em virtude do caso Watergate. Em JFK, Stone vai para um lado que muitos consideram pura paranoia, ao recriar os bastidores do assassinato de John Kennedy em Dallas, em 1963. Coleta fatos conhecidos, os reinterpreta e preenche, com a imaginação, o que falta para a montagem do quebra-cabeça.

Esse pode ser um caso limite, mas toda cinebiografia tem, no fundo, a estrutura de uma construção feita a posteriori. Mesmo nos casos dos personagens mais conhecidos e documentados, existem zonas de sombras, em especial quando são figuras do poder. Nesses casos, o cineasta trabalha como arqueólogo, obrigado a refazer edifícios com base em refugos e ruínas. Nessas áreas de trevas, vale tanto o conhecimento factual quanto a intuição do artista em sua disposição de falar a verdade através da ficção. É nesse ponto que, às vezes, ele pode ir além do biógrafo convencional.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo, 29 de janeiro de 2012 | 3h 09
Luiz Zanin Oricchio - O Estado de S.Paulo


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

CIDADANIA/POLÍTICA - A farra aérea do governo Dilma

Ministros e vice gastam R$ 16,6 milhões com jatinhos
Jornal Folha de São Paulo, de 29/01/2012-08h30

Ficheiro:Paris - Eiffelturm und Marsfeld2.jpg

Em 2011, ministros de Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer gastaram R$ 16,6 milhões com viagens em aviões da FAB, informa reportagem de Lúcio Vaz publicada na Folha deste domingo.



Eles estavam em missões oficiais ou em deslocamentos para casa. A Folha teve acesso às planilhas de voo de todos os ministros, com dados inéditos sobre horário de partida, duração da viagem, custo da hora/voo, roteiros e datas.

O cruzamento de todos esses dados, que abrangem dez meses de exercício, revela que muitas aeronaves decolam em horários próximos, com o mesmo destino, cada uma com um ministro a bordo.
Não há um planejamento para evitar desperdício do dinheiro público e em muitos casos foi desrespeitada a orientação da presidente para que os voos fossem compartilhados por uma ou mais autoridade.
A maior parte dos ministros vai para casa de jatinho nos finais de semana. Dos 16,6 milhões, R$ 5,5 milhões foram gastos neste tipo de trajeto. Nesses casos, o jatinho precisa fazer até quatro viagens (normalmente a aeronave leva o passageiro na quinta ou sexta e retorna para Brasília; depois, volta para buscá-lo na segunda).

Editoria de Arte/Folhapress
MINISTROS NAS ALTURAS Equipe de Dilma gastou R$ 16,6 milhões com jatinhos








Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro
Responsável Comercial E-Commerce PDG
(91)8164-1073 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:

*Se você precisar de informações sobre imóveis:
1- Negociação e Venda de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html

*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquiteturada de Inovação - Breakthrough.

*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico.