domingo, 16 de março de 2014

SEQUESTRO DO EMBAIXADOR AMERICANO - Ano: 1969




Durante a tarde de ontem, à noite e esta madrugada, foi grande a movimentação na Embaixada dos Estados Unidos, pois até então não havia a menor notícia a respeito do paradeiro de Elbrick."Tôda a Segurança Nacional encontra-se hoje mobilizada a fim de descobrir o paradeiro do embaixador norte-americano Elbrick, seqüestrado por terroristas, ontem à tarde, em Botafogo. Inicialmente os seqüestradores entraram no próprio carro diplomático - que é à prova de bala e não tem maçanetas externas - onde esta a diplomata norte-americano e depois obrigaram-no a passar para a Kombi, já distante do ponto em que efetuaram a captura do embaixador.

Por sua vez, o governador Negrão de Lima, tão logo teve conhecimento do fato, dirigiu-se ao Ministério do Exército onde se manteve durante algum tempo em conferência com o general Syseno Sarmento, num encontro que teve caráter secreto, nada sendo divulgado. A essa hora já havia sido mobilizado um sistema de segurança nunca antes utilizado, pois dele participam os Serviços Secretos do Exército, Marinha, Aeronáutica e Serviço Nacional de Informações, o Centro de Informações das três Fôrças, além da Polícia Federal e do DOPS.

No local do sequestro os terroristas deixaram dois documentos: o primeiro, um manifesto que, segundo afirmam, deveria ser divulgado para conhecimento do País inteiro; o segundo, uma espécie de instrução de resgate, pois os seus autores pretendem que 15 elementos que são partidários seus e que estão presos, deverão ser conduzidos em segurança à Argélia, Chile ou México. Afirmam os sequestradores que somente assim o embaixador Elbrick poderá ser libertado. Caso contrário o representante norte-americano no Brasil "será justiçado"." Correio da Manhã, 5 de setembro de 1969.

GABEIRA FALA A VERDADE SOBRE A GUERRILHA PELA DITADURA DO PROLETARIADO
Publicado em 06/01/2013

Fernando Gabeira, que participou da luta armada no Brasil, diz que eles lutavam para implantar outra Ditadura, a Ditadura do Proletariado. Hoje, os que participaram destes movimentos mentem que lutaram pela "democracia".

"Na tarde de ontem, no Itamarati, os ministros Magalhães Pinto e Gama e Silva revelaram oficialmente que o Govêrno brasileiro aceitava a exigência dos sequestradores, decidindo soltar todos os quinze presos políticos exigidos para o resgate do embaixador Burke Elbrick.

Os titulares das Relações Exteriores e da Justiça distribuíram nota oficial, afirmando "estarmos decididos a fazer o que estiver a nosso alcance para evitar que se sacrifique mais uma vida humana e sobretudo um representante diplomático". Grande número de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas estava aglomerado no Itamarati, quando os ministros Magalhães Pinto e Gama e Silva anunciaram a solução, depois de reunião, a portas fechadas, que durou três horas.

Dos quinze presos políticos, cuja libertação é o preço do resgate do embaixador dos Estados Unidos, 8 são de São Paulo, 5 da Guanabara, 1 de Pernambuco e outro de Minas Gerais.

São os seguintes os presos a ser colocados em liberdade e transportados para fora do País: Gregório Bezerra, Vladimir Gracindo Soares Palmeira, José Ibraím, João Leonardo Silva Rocha, Ivens Marchetti de Monte Lima, Flávio Aristides Freitas Tavares, Ricardo Villas Boas de Sá Rêgo, Mário Roberto Galhardo Zaconato, Rolando Fratti, Ricardo Zaratini, Onofre Pinto, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Agnaldo Pacheco da Silva, Luiz Gonzaga Travassos da Rosa e José Dirceu de Oliveira e Silva.

Por intermédio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o secretário de Estado norte-americano, Sr. William Rogers, enviou mensagem ao chanceler Magalhães Pinto afirmando que, "em meu nome e em nome do govêrno dos Estados Unidos da América, desejo expressar a Vossa Excelência os nossos agradecimentos pelas medidas que Vossa Excelência e o Govêrno brasileiro têm tomado para conseguir a restituição a salvo do embaixador Burke Elbrick".

Dom Umberto Manzzoni, Núncio Apostólico no Brasil, entregou ontem carta ao ministro Magalhães Pinto, manifestando "a profunda satisfação do Corpo Diplomático ao constatar que o Govêrno faz de sua parte todos os esforços possíveis para salvar a vida do ilustre colega, o senhor embaixador dos Estados Unidos.

Permito-me acrescentar que, na vida dos povos, especialmente nos tempos atuais, há casos, como o presente, em que a concessão não é sinal de debilidade, nem acarreta perda do próprios prestígio moral de quem a faz."

O embaixador Elbrick dirigiu, ontem, dois bilhetes à sua esposa, o primeiro dizendo estar bem e que poderiam ser perigosas tentativas para localizá-lo, e o segundo manifestando sua satisfação por ter o Governo brasileiro aceitado as exigências dos sequestradores, "pois significa que serei libertado tão logo os 15 prisioneiros cheguem ao México". o primeiro bilhete foi encontrado às 12h15min na caixa de donativos da Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, junto com um manifesto dos raptores, e o segundo numa caixa de sugestões do Mercado Disco, no Leblon.

Revelou-se aos primeiros minutos de hoje que já se encontravam no Aeroporto do Galeão dois aviões preparados para conduzir os presos liberados para o exterior, não se sabendo ainda para qual país seriam levados (México, Chile ou Argélia). Informou-se também que dois dos presos não desejavam deixar o País: Ricardo Villas Boas de Sá Rêgo e Maria Augusta Carneiro Ribeiro, que entretanto seriam transportados de qualquer forma.

O México concedeu asilo aos 15 presos políticos brasileiros, segundo informou ontem à noite a Secretaria de Relações Exteriores. Em Santiago do Chile, porta-voz oficial do ministério desse país anunciou, também, a disposição de seu governo em conceder o asilo. Chegou-se a informar que alguns dos presos chegariam ainda na noite de ontem a Santiago. Disse o porta-voz que "realmente ignoramos quantos virão, e quem são, mas o asilo é extensivo a todos os que chegarem". (...)" Correio da Manhã, 6 de setembro de 1969.

"A posição do Governo diante do sequestro do Embaixador Charles Elbrick será divulgada hoje em nota oficial redigida pelos Ministros Magalhães Pinto e Gama e Silva. A decisão foi tomada ontem à noite em reunião com a Junta do Governo, no Itamarati.

Nessa reunião se resolveu liberar a mensagem deixada pelos sequestradores, mas nada foi dito sôbre uma das exigências para que o Embaixador dos Estados Unidos seja pôsto em liberdade: a libertação de 15 presos políticos, ainda não nomeados, que devem ser conduzidos ao México, Chile ou Argélia como asilados.

O sequestro do Sr.Charles Elbrick deu-se depois do almoço, quando o diplomata voltava de sua residência oficial para a sede da Embaixada, no Centro. Quando seu Cadillac prêto dobrou da Rua São Clemente para a Rua Marques, em baixa velocidade, foi fechado por um Volkswagen. Logo três rapazes com revólveres renderam o motorista e o Embaixador, forçando-os a seguir até a Rua Caio Melo Franco, onde uma Kombi já os esperava. Cloroformizado, o Embaixador Charles Elbrick foi mudado de carro, enquanto o motorista, liberado, corria ao telefone mais próximo para comunicar o sequestro.

Tôda a operação dos seqüestradores, antes e logo depois da abordagem ao Cadillac, foi acompanhada pela Sra. Elba Souto maior, esposa de um capitão-de-mar-e-guerra. Desconfiada da movimentação, ela telefonara à Delegacia de Furtos de Automóveis dando a placa dos carros; o policial disse que os carros não eram roubados; pouco depois os carros foram usados no sequestro. E mais tarde confirmou-se que pelo menos uma placa era roubada.

Ainda ontem o Itamarati divulgou nota oficial afirmando que o sequestro é "um ato de puro e simples terrorismo em detrimento do prestígio internacional do Brasil." Nos Estados Unidos, o Presidente Richard Nixon convocou o Secretário de Estado, William Rogers, para uma conferência, assim que foi informado do seqüestro do Embaixador Charles Burke Elbrick."

"O Embaixador Elbrick dispensou pessoalmente há cerca de duas semanas a proteção especial que recebia de agentes da Secretaria de Segurança, alegando que estava há pouco tempo no Brasil e era pouco conhecido.

Apesar de a Embaixada americana ter seu próprio corpo de segurança, a segurança pessoal do Embaixador era feita também com a colaboração de agentes estaduais, até que êle mesmo solicitasse a sua desmobilização. O Sr. Elbrick, segundo funcionários da Embaixada, gostava de andar sozinho, principalmente quando saía pelo centro da cidade para ir ao barbeiro ou fazer compras.

Tôda a polícia carioca foi colocada de sobreaviso ontem a noite, por ordem expressa do Secretário de Segurança, General Luís de França Oliveira, através de telex enviado a todos os órgãos policiais que se mantém mobilizados intensamente na busca dos sequestradores do Embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

Ao mesmo tempo, o Secretário de Segurança determinou a mobilização dos 50 integrantes do Grupo Especial de Operações, recentemente criado, para se integrar nas investigações e busca dos raptores em cooperação com as autoridades militares. Paralelamente, todas as radiopatrulhas e o Departamento Motorizado da Secretaria recebeu instruções para informar ao comando policial qualquer informação que possa levar à prisão dos sequestradores.

O General Luís de França Oliveira não quis comentar o rapto do Embaixador Charles Elbrick, afirmando apenas que o caso estava mais no âmbito policial, e que todo o organismo policial do Estado sob o seu controle, estava mobilizado para a busca.

Por medida de segurança, 15 presos políticos que estavam no DOPS foram removidos ontem à noite para a Polícia do Exército. Policiais da Secretaria de Segurança acreditavam que os sequestradores tivessem se dirigido para São Paulo.

Todas as barreiras entre a Guanabara e o Estado do Rio estão guardadas por policiais armados, conforme determinação dada pelo diretor-geral do Departamento da Polícia Federal.

Mais de 4200 homens, em todo o país, e cêrca de 450 apenas na Guanabara, com 120 viaturas mobilizadas e em permanente contato pelo rádio - cuja estação receptora está no 4o andar do prédio 70 da Rua da Assembléia - foram mobilizados poucos minutos depois que a Polícia Federal recebeu a comunicação do sequestro do Embaixador Burke Elbrick, logo após às 15 horas. (...)" Jornal do Brasil, 5 de setembro de 1969.

"O Chanceler Magalhães Pinto caracterizou como "inominável atentado" o sequestro do Embaixador dos Estados Unidos e, em nome do povo brasileiro e do Govêrno do Brasil, manifestou a repulsa do País a esse "ato de puro e simples terrorismo".

Todos os dispositivos de segurança estavam, ontem, mobilizados para deter os subversivos que, à tarde, sequestraram o Sr. Charles Burke Elbrick, deixando no local da investida dois documentos: um de crítica ao Governo e outro fazendo descabidas e insultosas exigências, como a de libertação e da divulgação de um manifesto nitidamente subversivo. A partir das 21 horas, realizava-se, no Itamarati, uma reunião com a presença dos Ministros Augusto Rademaker, Lira Tavares, Sousa Melo, Magalhães Pinto e Gama e Silva, presentes ainda os Generais Siseno Sarmento e Jaime Portela.

O Presidente Nixon, em sua residência de verão, já tomou conhecimento do atentado e recebeu do Governo brasileiro a informação de que tudo está sendo feito para localizar o Sr. Elbrick e punir os criminosos."

"Às 13h50min de ontem. o Embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick saía, no Cadillac CD-23, da residência oficial, na Rua Sào Clemente, 288. Logo depois de passar pelo Largo dos Leões, o carro foi interceptado pelos ocupantes de dois automóveis Volkswagen - SP 40-05-61 e ES 96-35-8. Os homens, armados de metralhadoras, ordenaram ao motorista Custódio Abel da Silva que se dirigisse a uma ladeira nas proximidades. O Embaixador foi transferido para a Kombi ES 9-51-58, sendo liberado o motorista, depois de retirado o rádio e a chave de ignição do carro diplomático. Abel, mais tarde, declarou que os bandidos usaram narcóticos. Outro detalhe: um homem viu, da janela de sua casa, os primeiros lances do seqüestro. Não pôde impedi-lo.

O Cadillac CD-23 foi interceptado justamente quando atingia a Rua Marques. Os ocupantes dos dois carros entraram no automóvel de diplomata e, imediatamente, arrancaram o rádio, ordenando ao motorista que dirigisse o veículo a um dos morros vizinhos, onde já se encontrava estacionada a Kombi. Após terem retirado a chave do carro, transferiram o Embaixador Charles Elbrick para a Kombi, partindo para lugar ignorado.

O motorista Custódio Abel da Silva, depois de descer o morro a pé, telefonou para a Embaixada dos EUA, relatando a ocorrência.

Um dos automóveis utilizados para interceptar o carro do diplomata foi localizado, pela RP 8-192, estacionado na Rua Ministro João Alberto, 191. Em seu interior foi encontrado um objeto estranho, levado para exame pericial.

No carro da Embaixada, foram deixados dois documentos. O primeiro é um manifesto de crítica ao Govêrno brasileiro. O outro é simplesmente uma exigência de que o manifesto subversivo fosse entregue a um dos Ministros militares e fosse lido por autoridades constituídas, em todas as rádios brasileiras. Davam um prazo de 24 horas para a libertação de 15 presos políticos, cuja relação seria enviada posteriormente, para que fôssem entregues, pelo govêrno, nas Embaixadas do Chile, México e Argélia. Ameaçaram não libertar o diplomata a não ser que todos esses itens fossem atendidos.

Todo o dispositivo de segurança entrou imediatamente em ação. Além das autoridades estaduais, foram mobilizados a Polícia Federal e até o Corpo de Bombeiro. Foi expedida ordem para fechamento das barreiras com adoção de controle do máximo rigor.

O Chanceler Magalhães Pinto, acompanhado do General Siseno Sarmento e do Chefe da Casa Militar do Palácio Guanabara, Coronel Alcir Miranda, estêve no Laranjeiras e dirigiu-se, a seguir, à Embaixada dos Estados Unidos.

O motorista Abel da Silveira foi levado à Secretaria de Segurança e, depois de prestar declarações, foi encaminhado aos arquivos do DOPS, na tentativa de se conhecer, entre as fotos de subversivos, os autores do sequestro. Abel chegou a declarar que, pelo jeito, os bandidos usaram narcótico, durante a operação.

Mais tarde o motorista foi levado ao I Exército. Êle trabalha na Embaixada há cinco anos e foi, por sua conduta exemplar, escolhido para as funções de motorista do Sr.Charles Elbrick." Diário de Notícias, 5 de setembro de 1969.

"O govêrno brasileiro, em comunicado dado à divulgação às 13h30min de ontem, pelo chanceler Magalhães Pinto, concordou com a transferência para o exterior, dos 15 presos políticos, cuja libertação foi exigida pelos sequestradores do embaixador Charles Burke Elbrick.
Cêrca de duas horas antes, um telefonema anônimo comunicara que numa das caixas de esmolas da Igreja de Nossa Senhora da Glória existia um bilhete do próprio punho do embaixador à sua espôsa, bem como um manifesto às autoridades.

Realmente, tais documentos foram encontrados no lugar indicado e levados a quem de direito, sucedendo-se logo uma reunião de cúpula, no decorrer da qual ficou acertado que seriam aceitas as condições impostas pelos seqüestradores.

Enquanto desde a véspera todo o dispositivo de segurança do Estado da Guanabara era movimentado no sentido de se conseguir uma pista que levasse aos autores do seqüestro, com participação do Departamento de Polícia Federal e, já na manhã de ontem, com o concurso de agentes do FBI, era dado um aviso por parte dos seqüestradores a respeito da caixa de esmolas da Igreja de Nossa Senhora da Glória.

Constatou-se a veracidade da informação e, no bilhete, do próprio punho do embaixador Charles Burke Elbrick, êle avisava à sua espôsa de que estava fisicamente bem, esperando que sua libertação não demorasse muito, para poder vê-la em breve. Dizia ainda estar tentando não ficar preocupado e que as autoridades deviam tentar localizá-lo, para evitar mal maior, já que o pessoal que o havia seqüestrado era verdadeiramente decidido.

No manifesto encontrado junto, os elementos da ALN referiam-se ao bilhete e exigiam que as autoridades suspendessem as diligências no sentido de localizá-los., bem como o pronunciar-se publicamente até às 14h50min, concordando com a libertação de 15 prisioneiros, cujos nomes oportunamente fariam chegar ao seu conhecimento. Só depois que as agências noticiosas informassem que os 15 elementos já se encontravam em plena segurança no estrangeiro, é que se procederia à libertação do embaixador, mantido como refém.

Cientificado o fato às autoridades superiores, antes da hora marcada, 14h50min, o chanceler Magalhães Pinto fêz de público a seguinte comunicação:
"São do conhecimento público as circunstâncias ligadas ao seqüestro do embaixador dos Estados Unidos da América, Sr. C. Burke Elbrick, por terroristas empenhados na subversão da ordem pública nacional.

Em manifesto lançado na ocasião do delito, os terroristas exigem, sob ameaça de matar o embaixador Elbrick, que o governo faça divulgar na íntegra aquele manifesto e envie para o exterior 15 indivíduos atualmente detidos por atividade subversiva.

Convencido de interpretar com fidelidade os sentimentos profundos e autênticos do povo brasileiro, o governo decidiu fazer o que está a seu alcance para evitar que se sacrifique mais uma vida humana, sobretudo quando se trata da pessoa de um representante diplomático, ao qual o Estado brasileiro, tradicionalmente hospitaleiro, deve proteção especial.

O govêrno já autorizou a divulgação do manifesto e determinará a transferência para o exterior dos 15 detidos cujos nomes lhe forem indicados.

Dêsse modo, recairá totalmente sôbre os seqüestradores a responsabilidade por qualquer dano à incolunidade da pessoa do embaixador C. Burke Elbrick." (...)" Luta Democrática, 6 de setembro de 1969.

"Com desembarque previsto para as 14 horas (hora do Rio), chegam hoje ao México os 15 asilados cuja libertação foi exigida pelos terroristas que seqüestraram o embaixador norte-americano Burke Elbrick. O embarque no Rio, a que não tiveram acesso os reporteres, foi precedido de forte dispositivo de segurança, até que o Hércules da FAB, prefixo 2456, levantou vôo às 17,10, com destino a Recife, onde deveria recolher o ex-deputado Gregório Bezerra. O Itamarati viveu ontem outro dia de intenso nervosismo, que atingiu climax quando o chanceler Magalhães Pinto foi informado de que, contrariamente ao que êle já havia anunciado à imprensa, o avião ainda nào levantara vôo, por "motivos técnicos". O Departamento de Estado dos EUA confessou-se preocupado pela possibilidade do uprovocar uma onda de atentados similares no mundo."

"Com chegada prevista para às 17 horas (14 horas do Rio) desembarcam hoje no México os 15 ex-prisioneiros cuja liberdade foi exigida pelos terroristas que seqüestraram o embaixador norte-americano Burke Elbrick.

Às 17h05m o "Hércules" C-130.2456 da Força Aérea Brasileira decolou rumo ao México do Aeroporto Militar do Galeão levando em seu interior os prisioneiros políticos exigidos pelos seqüestradores para libertarem o embaixador norte-americano Burke Elbrick.

Soldados da Aeronáutica exerceram severa vigilância não permitindo a penetração da imprensa. Os presos foram conduzidos para o Aeroporto Militar de helicópteros e carros blindados da radiopatrulha. Ricardo Villas Bôas Sá Rêgo foi o primeiro a chegar."

"A imprensa manteve-se durante a manhã de ontem em constante expectativa esperando a chegada dos prisioneiros ao Galeão. Às 12,02 horas Ricardo Villas Bôas Sá Rêgo conduzido por policiais do DOPS e Secretaria de Segurança Pública chegou ao local de embarque. Os carros de rádiopatrulha entraram pela pista comercial e ali permaneceram durante alguns minutos.

Uma ordem dada fez com que o prisioneiro fosse transportado imediatamente para a Base Aérea. Ali a imprensa não penetrou ficando há cerca de 1.200 metros dos aviões parados na pista de pouso. Dois aviões da Força Aérea Americana estavam sendo abastecidos.

Às 12h25 minutos informava-se ter sido determinado o abastecimento do avião da FAB que levaria os presos para o México. A movimentação na Base Aérea do Galeão continuou e os repórteres permaneciam na sacada do Aeroporto Internacional utilizando teleobjetivas possantes.

Mais três carros da radiopatrulha chegavam às 12,28 horas deles desembarcando algumas pessoas. Dez minutos depois um helicóptero pousava na pista da Base Aérea e segundo as informações teria conduzido o jornalista Flavio Tavares.

A movimentação de veículos policiais foi intensa. Novas viaturas chegavam, mas, em virtude da distância em que estavam os repórteres não foi possível identificar ninguém. Dois "Hércules" permaneciam parados e já estavam abastecidos. Soldados da Aeronáutica guarneciam tôda a área adjacente. (...)

Às 16,35 horas pousava junto ao avião "Hércules" um helicóptero. Dele desceram, segundo apurou-se, quatro pessoas, uma das quais foi embarcada no avião. A partir daí os carros que ainda permaneciam na pista foram se retirando gradativamente.

Precisamente às 16,46 horas a primeira hélice da asa direita do "Hercules" começou a girar. Seguiram-se as outras e logo depois o avião acionava todos os motores. Permaneceu parado durante 2 minutos e às 16,52 horas dirigiu-se à cabeceira da pista, decolando às 17,05 horas."

"Foi encontrada na escultura localizada em frente ao edifício da revista "Manchete", na Praia do Russel, nova mensagem do embaixador norte-americano e de seus seqüestradores. São os seguintes os textos:
"Nota da Ação Libertadora Nacional e do Movimento Revolucionário 8 de Outubro -
Tomamos conhecimento das declarações do Chanceler Magalhães Pinto segundo as quais nossos 15 companheiros partiram para o México. Solicitamos às emissoras de rádio que confirmem no Ministério das Relações Exteriores e na Embaixada do México se os que partiram são os constantes na lista já divulgada. Aguardamos, como nos comprometemos, apenas a confirmação da chegada através das agências internacionais para liberar o ombaixador dos Estados Unidos, que envia sua mensagem final até o momento de reencontrar a família. Rio, 6/9/69 - ALN - MR8"

A nota dos raptores está acompanhada da seguinte carta do embaixador Burke, à sua esposa, escrita em inglês:
"Estou bem ansioso para vê-la brevemente. Li nos jornais de hoje que você recebeu minhas duas cartas de ontem e fui informado pelos que me prendem, que êles estão esperando confirmação do Govêrno brasileiro e da Embaixada mexicana sôbre o nome dos 15 presos, que foram libertados e que estão agora presumivelmente a caminho do México. Espero que receba uma confirmação para que eu possa ser libertado a qualquer momento, amanhã. Com todo o meu amor, Burke."

"Falando, cêrca das 22,30 horas de ontem, o Chanceler Magalhães Pinto confirmou que treze elementos subversivos, libertados no Rio, já haviam partido com destino ao México, além de um de Recife, devendo o outro ser apanhado em Belém.

A declaração do Ministro constituiu uma resposta a nova mensagem dos raptores do Embaixador Burke Elbrick ao Govêrno que reclamavam esclarecimentos sobre o embarque. As palavras do Sr. Magalhães Pinto foram préviamente gravadas e em seguida, irradiadas para conhecimento dos terroristas." O Jornal, 7 de setembro de 1969.

"77 horas e 55 minutos depois de haver sido seqüestrado, o Embaixador norte-americano Charles B. Elbrick regressou ontem a sua residência oficial, num táxi, apanhando inteiramente de surprêsa a Embaixada, sua família e os jornalistas de plantão na Rua São Clemente. Fora abandonado momentos antes próximo ao Largo da Segunda-Feira, na Tijuca.

Tão logo as autoridades tomaram conhecimento do regresso do diplomata, foi desencadeada uma vasta operação de cerco, na tentativa de localizar os seqüestradores. Tôdas as barreiras nas estradas foram fechadas e a Polícia passou a investigar.

O Embaixador, ao regressar, trajava terno cinza escuro, camisa azul clara, sem gravata, e apresentava um ferimento na testa, produzido por uma coronhada. Segundo seu relato, foi a única violência física dos sequestradores, que o trataram "muito bem". Eram todos jovens, segundo disse, e não usavam disfarces."

"Às últimas horas da noite de ontem, o Secretário de Imprensa da Presidência da República, Sr. Carlos Chagas, informou sobre o teor de uma carta em que o Presidente Richard Nixon agradece ao Presidente Costa e Silva e aos três Ministros militares no exercício do govêrno os esforços desenvolvidos para a libertação do diplomata: "Desejo expressar - diz a carta - a minha mais profunda gratidão, e a de meu govêrno, pelos bem sucedidos esforços a fim de assegurar a liberação do Embaixador Elbrick. Estou plenamente ciente da complexidade da tarefa e das difíceis decisões adotadas."

"Os quinze prisioneiros libertados pelo govêrno brasileiro em troca da devolução do Embaixador chegaram ao México ontem à tarde e foram encaminhados a um hotel."
"Num táxi Volkswagen, placa GB 5-11-43, o Embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick regressou à sua residência às 19h45m de ontem, exatamente 78 horas e 55 minutos depois de haver sido seqüestrado próximo à Rua São Clemente.

Cercado imediatamente pelos reporteres e fotógrafos de plantão, o Sr. Elbrick entrou imediatamente em sua casa, onde falou com a esp6osa. Quinze minutos mais tarde pelo telefone, fêz um relato completo ao Presidente Nixon, a quem disse que "felizmente acabou tudo bem".

Logo em seguida, ainda pelo telefone, foi cumprimentado pelo Ministro Magalhães Pinto, que a seguir mandou à Rua São Clemente o Secretário Geral do Itamarati, Embaixador Gurgel Valente. Em todos os relatos, disse o Embaixador que não foi cloriformizado, como se anunciara. Recebeu uma coronhada na cabeça, que sangrou um pouco.

- Mas a partir daí fui muito bem tratado. Eles até me deram charutos e lavaram minha camisa.
Revelou ainda o Embaixador que durante todo o tempo em que permaneceu seqüestrado foi mantido num quarto pequeno, com pouca luz. E tanto no trajeto de ida para esse refúgio, como quando de lá foi retirado mantiveram-no de olhos vendados. Por isso, não pode precisar onde esteve.

As primeiras palavras do Embaixador, ao chegar à sua residência, foram estas:
- Sinto-me feliz por estar de volta. Alegra-me que meus captores tenham mantido a palavra, deixando-me partir. Estou muito grato ao Govêrno brasileiro por haver tomado tôdas as medidas necessárias para levar a cabo minha libertação.

O Sr. Elbrick foi deixado pelos seqüestradores em frente ao número 40 da Rua Eduardo Ramos, próximo à Rua Conde de Bonfim e Largo da Segunda-Feira, na Tijuca. Recebeu ordens para aguardar quinze minutos, mas aproveitou a passagem do táxi para voltar à sua residência. O motorista José Mateus de Sousa, que o recolheu imediatamente, perguntou-lhe se não era o Embaixador norte-americano. E acrescentou:
- Pobrezinho... (...)"

"A notícia da libertação do Embaixador Burke Elbrick foi recebida na sede da Embaixada por volta das 20 horas. O Encarregado de Negócios, Sr. William Belton, e o Conselheiro John Mowinckel, tomaram imediatamente o carro placa CD-818 e seguiram para a residência do Embaixador, na Rua São Clemente.

Dez minutos depois, um funcionário do Setor de Informações transmitia aos jornalistas as primeiras declarações do Embaixador Burke e sua explicação para o ferimento que mostrava no lado direito da testa:

- Êles não tinham a intenção de me fazer mal algum, mas eu ignorava isto e por êste motivo resisti quando me disseram para fechar os olhos enquanto me transferiram para outro carro. Eu não estava disposto a fechar meus olhos para ninguém naquele momento.

O Embaixador resistiu e tentou afastar as armas apontadas para êle e nesse momento foi fortemente atingido. (...)" Última Hora, 8 de setembro de 1969.

AS MANCHETES 



Govêrno Faz Mobilização Geral Para Salvar Embaixador Dos EUA 

(Correio da Manhã)



Govêrno Libera Presos Políticos E Preserva Vida Do Embaixador 

(Correio da Manhã)

Govêrno Fixa Hoje Sua Posição Sôbre O Seqüestro (Jornal do Brasil)

Elbrick Dispensara Segurança Pessoal Oferecida Pelo Estado Há Duas Semanas (Jornal do Brasil)

Seqüestro De Embaixador É Inominável: País Revoltado 
(Diário de Notícias)

Govêrno Salva Vida Do Embaixador - Terroristas Atendidos - Tudo Agora Depende Dos Raptores (Luta Democrática)

Só Falta Agora A Volta De Elbrick - Asilados Hoje À Tarde No México 
(O Jornal)

Raptores Só Aguardam Chegada Dos 15 Presos (O Jornal)

Embaixador Salvo E Terror Cercado (Última Hora)

Nixon Grato (Última Hora)

Por Que Êle Foi Ferido (Última Hora)


MENSAJE DE LOS ESTUDIANTES A LA NACIÓN






Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


31 DE MARÇO DE 1964, UM MARCO FLAMEJANTE - POR MAYNARD MARQUES DE SANTA ROSA


Publicado em 21/03/2013

"Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos, mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. 

Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. 


E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe".
(Discurso de Cícero, tribuno romano, 42 a.C.)




GABEIRA FALA A VERDADE SOBRE A GUERRILHA PELA DITADURA DO PROLETARIADO

Publicado em 06/01/2013

Fernando Gabeira, que participou da luta armada no Brasil, diz que eles lutavam para implantar outra Ditadura, a Ditadura do Proletariado. Hoje, os que participaram destes movimentos mentem que lutaram pela "democracia".



INTERESSE PUBLICO: 50 ANOS DO CONTRA GOLPE NO BRASIL - TV RET

ATIVISTAS HOMOSSEXUAIS ESTÃO USANDO ARMAS E PREGANDO VIOLÊNCIA CONTRA OS CRISTÃOS





Publicado em 22/11/2012

A reportagem mostra no Distrito de Castro, São Francisco, California, EUA. 2008, uma multidão de Ativistas Homossexuais espacam gravemente a Cristãos que adoravam a Deus em via pública, em retaliação a derrota do Casamento Homossexual em referendo; ainda outro ativista gay que invade Igreja armado com pistola 9 mm e dispara, atingindo um policial sendo em seguida preso. 

Ele estava irado pelas dificuldades do casamento gay não ter sido aprovado, bem como propaganda de incitação ao ódio e a luta armada pregada em Seminário LGBT nas dependências do Congresso Nacional dirigida pelo Deputado Federal Homossexual Jean Wyllys e feita tal declaração criminosa pelo homoativista Marcio Retamero que afirmou: "...Os fundamentalistas religiosos, essses desgraçados, tem um projeto politico que está só se consolidando...mas, eu estou disposto a pegar em armas...", E agora? A guilhotina está pronta, a cadeira elétrica também. 

Os cristãos vão se entregar para morte sem reação alguma? Onde estão as autoridades? Qualquer espirro de pastor hoje é homofobia e alguns até estão sendo presos mas, e isso? É um claro crime que deve ser punido e nós iremos cobrar. Nós não iremos aceitar tais imposições, não estamos em Cuba ou Coreia do Norte, China ou no Irã. Aqui é BRASIL, O MAIOR PAÍS CRISTÃO DO MUNDO. 

Curta, Comente e Compartilhe para que o máximo de pessoas saibam o que eles tramam contra nós. 
Obs: A pontuação nos créditos não está completa por falha no Sony Vegas.

Links das Matérias:


https://www.youtube.com/watch?v=CeSEIumwYGs&index=6&list=LL5eJXKSkqzVOjKlE_30hk0Q

Multidão de Homossexuais atacando cristãos protegidos pela polícia nos EUA.
http://sarahfarias.blogspot.com.br/20...

http://zenobiofonseca.blogspot.com.br...

Vídeo completo com a violência Gay aos Cristãos:

http://www.youtube.com/watch?v=tM7eYO...

http://juliosevero.wordpress.com/2008...

Ativista Homossexual que atirou em cristãos e foi preso.
http://noticias.gospelmais.com.br/pro...

Entrem no Blogo UNIDEFAN - União Internacional de Defesa da Família Natural, que está consolidando parcerias com Autoridades Conservadoras dos EUA e RUSSIA - Anti-Comunistas e Anti-Gayzistas. A resposta que faltava. Entre, comente e divulgue, para o bem da Civilização Humana.

Link:http://resistenciacristaj.blogspot.co...

Facebook: http://www.facebook.com/ricardo1defranca

Twitter: https://twitter.com/ricardoribeiroz



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


INTERESSE PUBLICO: 50 ANOS DO CONTRA GOLPE NO BRASIL - TV RET

APÓS POLÊMICA, RACHEL SHEHERAZADE É DENUNCIADA POR APOLOGIA AO CRIME

Jornalista é denunciada na Justiça (Divulgação)

Por  | Notas TV – qui, 13 de mar de 2014 10:59 BRT

Rachel Sheherazade, 40, está sendo investigada pela Justiça por apologia ao crimedepois da polêmica na qual se envolveu ao opinar sobre um caso de violência contra um adolescente.
Segundo o site "Pure People", a deputada federal do PCdoB, Jandira Feghali, protocolou nesta terça-feira (11) uma ação contra a jornalista do SBT. Ela alega que a profissional incitou à tortura e o linchamento.
"Não se pode confundir liberdade de expressão com incitação ao crime. A gente luta pela liberdade de expressão há décadas! A jornalista fez clara menção contra os direitos humanos, propagando uma mensagem de ódio e intolerância, incitando-os na sociedade. E isso tudo com recursos públicos", afirmou a política ao veículo.
A denúncia da parlamentar se refere à opinião que Rachel emitiu no telejornal "SBT Brasil" sobre o caso de um grupo de pessoas que espancou um menor infrator no Rio de Janeiro.
Se for condenada, Rachel pode pegar detenção de 3 a 6 meses ou pagar multa, conforme prevê o Código Penal.

E quando vão denunciar rappers e funkeiros que fazem "músicas" dizendo para matar policiais e burgueses?

Quando vão denunciar defensores de "direitos humanos" que insinuam que a vítima teve culpa da violência que sofreu, porque estava "ostentando"?

Quando vão denunciar militâncias que prometem quebradeiras, e meses vermelhos de sangue?

Quando vão denunciar pessoas que ficam tentando, disfarçadamente, incitar atos agressivos de minorias?

Quando vão denunciar pessoas que falam em expropriação forçada e luta armada (mas curiosamente, defendem que o desarmamento continue)?

Esse pessoal da "esquerda caviar" pensa que nós temos que "rezar" na deles, como se não tivéssemos educação e personalidade suficiente.

Respondo: quando essa bagaça tomar rumo, quando aparecer um novo (JK) um novo (GDV) e finalmente quando o povo tiver em quem votar, pois até o momento presente tudo é uma incógnita, ninguém sabe quem é quem - discordando do Pelé que disse, que o brasileiro não sabe votar.

Temos visto em ação um expediente muito comum durante a guerra fria chamado contrainformação.
Ah, esqueci de perguntar quando vão denunciar pessoas que, quando prendem os políticos do partido deles, ficam divulgando idéias de que o poder judiciário está errado, tem que ser "reformado", desobedecido, e até fazem ameaças ao Magistrado responsável.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


A PRAÇA É NOSSA - RACHEL SHEHERAZADE CONVERSA COM PLENÁRIO. 15/09/11 - SBT





VÍDEO COM UNIVERSITÁRIAS DA UFSCAR SIMULANDO CENAS DE SEXO CAUSA POLÊMICA


Olha aqui uma Universidade Federal que BELEZA hem?, já pensei pensei, no Brasil minha filha não fica, vai estudar na França esse é o sonho da minha pequena... e vou tentar realiza-lo... aqui meninas nas federais querem mesmo é virar VADIAS desculpa a palavra e ainda formada por professores PETISTAS ou ESQUERDISTAS no minimo... olha se não tenho razão... NOTA TRABALHO DE ARTE 





Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

MENSAJE DE LOS ESTUDIANTES A LA NACIÓN







1º - APÓS POLÊMICA, RACHEL SHEHERAZADE É DENUNCIADA POR APOLOGIA AO CRIME 

(aqui)

2º - JANDIRA FEGHALI ATACA RACHEL SHEHERAZADE E A MARCHA DAS FAMÍLIAS 19-03-4 (aqui)
Sim, reaja!

CAVALGADA DAS VALQUÍRIAS








Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

VÍDEO FARSANTE #NAOVAITERGOLPE



Esse vídeo está cheio de falhas. Começa pelo uniforme até o cabelo fora do padrão.
Um sargento não tem essa profundidade de conhecimento politico.
E se tiver uma intervenção ele vai ser o ultimo, a saber.

O IMBECIL bate continência errado, é militar lá pras nega dele.

Esse vídeo tem tudo para ser uma fraude, é só observar com atenção quando assisti-lo. Inclusive os comentários no YouTube estão desativados. 
Por que?

Porque é um engodo para o povo ter medo, não esqueçamos que a Marcha pedindo o fim da corrupção vem aí (22/03/13), e várias cidades já estão confirmadas. Não compartilhem sem verificar mil vezes a veracidade.

Melhor pecar por excesso de cuidado, que repassar o que os esquerdistas querem, só para amedrontar a população. É só a formação de juízo (não só minha) de pessoas que sabem do quanto se pode ir para tirar o povo o direito a livre manifestação. Assistam com cuidado, vejam as falhas, antes de repassar Força e que Deus nos guie, pois estamos à deriva nesse barco.



#NAOVAITERGOLPE




CAI NESSA DE #NAOVAITERGOLPE , CAI!






HOW TO DISABLE AN AK-47 - COOL



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 


Aqui mais sobre farsas

UMA CONTINÊNCIA MERECIDA (aqui)