domingo, 3 de fevereiro de 2013


Emergentes do cinema nacional concorrem no Festival de Berlim

Da Redação



O curta “O caminhão de meu pai”, de Maurício Osaki concorre na mostra Geração. Foto: Divulgação

Apesar de não ter longa-metragem no 63º Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Brasil está concorrendo com três curtas-metragens, entre eles a inédita coprodução brasileiro-vietnamita “O caminhão de meu pai”, de Maurício Osaki. Os outros dois curtas – “Desestimação”, de Ricardo de Podestá, e “O pacote”, de Rafael Aidar – revelam uma nova geração emergente de cineastas brasileiros, preparando-se para ocupar o espaço deixado vazio pelos veteranos do cinema nacional.
Esse mesmo quadro se revela, de maneira mais marcante, na competição internacional, onde cineastas e atores internacionais consagrados concorrem com realizadores em início de carreira. É o caso de Gus van Sant, Steven Soderbergh e o iraniano Jafar Panahi fazendo frente a jovens realizadores, cujos nomes começam a ser conhecidos.
Se na Berlinale anterior foi uma jovem negra congolesa, pouco mais que estreante, a ganhadora do Urso de Ouro como melhor atriz, este ano participam da disputa Juliette Binoche e Catherine Deneuve face às emergentes.
A abertura do festival será com o filme “O Grande Mestre”, do chinês de Shangai que vive em Hong-Kong, Wong Kar Way, também presidente do júri da competição internacional e ganhador do prêmio de melhor diretor em Cannes, em 1997, com “Felizes Juntos”, história de dois homossexuais chineses que buscam aventura em Buenos Aires. O novo filme de Wong Kar Way, com projeção na noite do dia 7 de fevereiro quando os convidados pisarão pela primeira vez na passarela de tapete vermelho, trata da vida do mestre chinês de artes marciais Wing Chun Kung Fu, Ip Man.
Na mostra Panorama Especial estão dois filmes brasileiros: “Flores Raras”, de Bruno Barreto, e “Hélio Oiticica”, de Cesar Oiticica Filho. Outra atração do festival será a coprodução argentino-brasileira “Habi, a estrangeira”, da cineasta de Buenos Aires, Maria Florência Alvarez.
O 63º Festival Internacional de Cinema de Berlim ocorre entre os dias 7 e 17 de fevereiro.

Informações do Brasil de Fato


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Aqui meu facebook 
CONSCIÊNCIA NEGRA!!!????

Neste 20 de novembro, dia em que o Brasil celebra a “consciência negra”, compartilho com vocês dois vídeos muito interessantes:
1) Morgan Freeman, ator americano, negro, fala sobre o mês da consciência negra, nos EUA:


2) Walter Williams, professor universitário americano, também negro, explica por que é contra as cotas raciais:

_____
P.S.: O primeiro vídeo eu surrupiei lá no bqeg.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Aqui meu facebook 




1º - CRUZANDO A LINHA: O “ESTADÃO” PUBLICA TEXTO QUE FAZ A DEFESA DO TERRORISMO COMO PRINCÍPIO POLÍTICO. NADA SERÁ COMO ANTES (aqui)


2º - CONSCIÊNCIA NEGRA!!!???? (aqui)


3º - NO BRASIL OS ÍNDIOS ENTERRAM RECÉM-NASCIDOS VIVOS!
Menino Albino tem a mão cortada para servir de amuleto (aqui)



4º - CARECAS DO ABC, O VERDADEIRO MOVIMENTO ESQUERDISTA NAZIFASCISTA
Já fui um deles (aqui)


5º - SOBRE COTAS E OUTROS BICHOS! (aqui)


6º - RELIGIÕES PERCENTUALMENTE "MAIS BRANCAS"(AQUI) 

7º - A FARSA DO VITIMISMO AFRO-DESCENDENTE (aqui)