segunda-feira, 2 de julho de 2012


Rato é a mãe, eu sou Tuco-Tuco!

TUCO-TUCO1

Tuco-tuco é o nome popular de um pequeno animal mamífero, roedor. Ocorre no Uruguai e no estado do Rio Grande do Sul, vivendo em galerias subterrâneas.
Nós estamos fadados, caso não nos ajudem, a abandonar nossos agradáveis costumes e ritos sexuais prazerosos, ou seja, de extinção, portanto ajudem-nos, é só o que pedimos, pois, apesar das corujas estarem sempre de olho grande em nossos filhinhos, tentamos sobreviver, aplicando nossas melhores táticas de fuga e escape, e quando tem algo pra roer, nós roemos, só comemos um pouquinho da lavoura, sempre deixamos a maior parte pra quem plantou, o resto é pura fofoca ou lenda rural. Os venenos aplicados nas plantações deveriam ser proibidos, pois fazem muito mal a saúde, humana ou ambiental. Não gostamos de fazer passeatas, mas, em uníssono e em bom tom, gritamos todos juntos: tuco-tuco, tuco-tuco,tuco-tuco,tuco-tuco, SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA!…issa!.

NOME COMUM: tuco-tuco
Nome em Inglês: Brazilian tuco-tuco
Nome em Espanhol: tucu-tucu brasileño
NOME CIENTÍFICO: 
Ctemomys brasilliensis
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodentia
FAMÍLIA: Ctenomydae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 20 cm, mais 7 cm de cauda
NINHADA: 1 a 5 filhotes 
O tuco-tuco é um pequeno roedor encontrado em toda a região meridional da América do Sul, principalmente nas estepes arenosas da Argentina. O nome vem de seu grito, que pode ser ouvido dia e noite. Entretanto, é difícil ver o tuco-tuco, pois ele vive em tocas subterrâneas de onde só sai de manhã e à tarde, depois de examinar cuidadosamente as proximidades.
Tuco-tuco
O tuco-tuco tem a cabeça maciça, com orelhas muito pequenas; os demais incisivos são fortes e proeminentes; a cor do pêlo varia do castanho ao marrom, conforme região. As patas dianteiras são providas de garras compridas, que o animal utiliza para cavar as tocas. 
A toca do tuco-tuco é constituída por galerias que ligam "salas" e celeiros, nos quais ele guarda as raízes e talos de que se alimenta. Ele costuma fazer provisões, embora nunca hiberne. Na toca ele também constrói um ninho de capim onde nascem os filhotes, que muito cedo passam a procurar eu próprio alimento e que se tornam adultos com um ano.
Tuco-tuco 2
Os tucos são roedores que pertencentem ao gênero Ctenomys, popularmente conhecidos por este nome devido ao barulho que emitem. Estes animais passam a maior parte da vida sob a superfície da terra, vivendo em galerias subterrâneas. São solitários, ou seja,vive apenas um tuco-tuco por galeria. É possível encontrá-los no campos através de montículos de areia que cobrem as entradas que levam a seus sistemas de galerias subterrâneas.
A estrutura corporal destes animais reflete as adaptações ao hábito de viver embaixo da terra, como a redução da cauda e pavilhões auditivos e maior desenvolvimento da musculatura e das unhas.
Eles se alimentam de gramíneas, que cobrem as proximidades das entradas dos túneis, e de raízes. Além de terem um tipo de vida particular e curiosa os tuco-tucos apresentam uma grande variação no número cromossômico, e por isso são organismos de interesse em estudos sobre evolução.
Atualmente são reconhecidas oito espécies no Brasil, mas uma grande "confusão" taxonômica indica que sejam apenas cinco espécies. Quatro espécies ocorrem apenas no Rio Grande do Sul, sendo que uma delas, C. minutus, estende-se até Santa Catarina, na área litorânea.
Por terem um tipo de vida tão exclusivo, como a vida subterranea, estes animais sofrem a destruição dos campos sulinos (p.ex. para plantação de soja, arroz e reflorestamento de pinus, acácia e eucalipto) e do litoral (p.ex. para construção de casas e calçadões na beira da praia).