segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

GESTÃO DE PESSOAS - 10 carreiras que vão bombar em 2012


Mudar de ramo ano que vem pode ser uma aposta interessante se você deseja respirar novos ares profissionais. Veja quais as carreiras que estarão em evidência e aposte.


10 carreiras que vão bombar em 2012 /ThinkStock
10 carreiras que vão bombar em 2012

Mudar de carreira pode ser uma aposta interessante se você não está feliz no trabalho. Mas para qual área? O Tempo de Mulher conversou com Othamar Gama Filho e Washington Peixoto, diretor comercial e diretor executivo, respectivamente, da Recruiters, para saber quais carreiras vão estar em evidência no ano que vem.

Algumas são específicas e podem ser consideradas uma aposta interessante. Se você já tem o nível superior, melhor ainda. As carreiras estão numeradas, mas não por ordem de importância.

1. Engenharia Civil
Por que vai bombar?
O governo brasileiro está investindo pesadamente em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o setor imobiliário está em forte expansão, explicam os especialistas. Com a proximidade com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, as obras para esses dois eventos estão aceleradas. A expectativa é que este setor continue bastante aquecido até porque sobram obras e falta mão-de-obra qualificada. Algumas empresas brasileiras têm, inclusive, ido ao exterior em busca de profissionais especializados.
O que faz este profissional?
Um engenheiro civil faz projetos de obras, calculando e especificando as estruturas de gás, luz, hidrosanitárias e materiais a serem utilizados, bem como supervisiona todas as etapas de uma construção. Gerencia as equipes que trabalharão na obra, os prazos, controla os custos e o cumprimento das normas técnicas e de segurança do ambiente de trabalho, bem como das regras ambientais.

2. Engenharia Química
Por que vai bombar?
O setor de óleo e gás está cada vez mais importante no Brasil. O país é também um dos maiores consumidores de cosméticos do mundo. Por essa razão, alertam os diretores da Recruiters, a indústria farmacêutica e cosmética têm crescido vertiginosamente.
O que faz este profissional?
Este tipo de profissional é bastante versátil e participa de todas as etapas de um projeto, desde sua concepção até a operação, controle e otimização do processo produtivo.

3. Tecnologia da Informação
Por que vai bombar?
Com a evolução e a velocidade da informação, este profissional está sendo cada vez mais requisitado pelas empresas. São responsáveis por soluções, novas ideias, inovações e modernizações de todo o processo comunicativo.
O que faz este profissional?
O responsável pela área de TI em uma empresa tem amplo conhecimento sobre várias áreas. É uma peça fundamental para a empresa alcançar maior produtividade e competitividade no mercado, já que esta área pode alavancar e interferir diretamente no resultado.

4. Gestor de Riscos
Por que vai bombar?
Esse profissional atua em todo o ciclo de vida do crédito, desde o planejamento do produto, planejamento da concessão de crédito, na gestão de carteira, na cobrança, em modelagem estatística desenvolvendo modelos estatísticos de crédito e cobrança.
Será uma função-chave pelo vertiginoso aumento do crédito pelas empresas, principalmente no Brasil (o que continuará acontecendo nos próximos anos). Em consequência, os riscos também aumentarão sendo fundamentais profissionais avaliar e mensurar esses riscos.
O que faz este profissional?
No mercado, pode atuar em quaisquer instituições que possuam crédito como principal negócio ou como instrumento de vendas. É o caso de bancos, financeiras, administradoras de cartão de crédito, lojas de varejo, supermercados, montadoras, construtoras, callcenter, escritórios de cobrança e consultorias.

5. Profissionais de novos negócios
Por que vai bombar?
O mercado brasileiro está mudando de cara com a expansão da Internet e a ascensão da nova classe média. Por isso, está precisando de um profissional que consiga perceber e otimizar essas mudanças em novos produtos e estratégias mercadológicas.
O que faz este profissional?
Este profissional terá como desafio modelar os devidos produtos de acordo com as especificações adequadas as novas demandas e mudanças drásticas de um novo cenário. Será responsável por avaliar as variáveis vitais que impactam na decisão de compra dos clientes e quais as estratégias para serem tomadas no planejamento.
Seu principal objetivo será estudar o público e suas respectivas variáveis, estudar a tendência do mercado dentro do segmento que ele está atuando e utilizar todo o seu networking para o desenvolvimento e sucesso dos novos projetos.

6. Engenharia de Produção
Por que vai bombar?
O Brasil está recebendo muitas indústrias estrangeiras que demandam esse tipo de profissional. Além disso, o governo brasileiro tem dado incentivos para a fabricação nacional de produtos industrializados, como carros, por exemplo. Segundo especialistas, a expectativa de crescimento desta carreira é muito grande.
O que faz este profissional?
Esse profissional busca sempre melhorar processos, ter uma ótima capacidade de raciocínio lógico e espacial, além de cultivar a curiosidade por novas tecnologias e metodologias de trabalho.

7. Logística
Por que vai bombar?
A demanda aquecida em todo o país faz com que o setor de logística se mantenha aquecido, afinal, o consumo continua crescente e a entrega dos produtos e componentes destas mercadorias precisa ser bem planejada. Além disso, o Brasil tem problemas de infraestrutura e possui um território com dimensões bastante extensas, o que faz do profissional de logística ser bastante disputado pelas empresas.
O que faz este profissional?
O profissional precisa ter pensamento rápido, alta capacidade de organização e apresentar soluções que resolvam os gargalos citados acima.

8. Recursos Humanos Estratégico
Por que vai bombar?
O Brasil sofre com escassez de mão-de-obra em boa parte das profissões. Em algumas é mais crítico, como Engenharia. Isso se deve, em boa parte, pelo déficit educacional no país. Com a falta de profissionais, algumas empresas acabam sofrendo com a desaceleração de seu crescimento. Para continua a crescer, essas empresas já perceberam que precisam de outra abordagem e de um profissional de RH capaz de pensar estrategicamente, que estude e entenda o core business de sua empresa e pense criativamente em como manter os talentos que já estão na empresa.
"É importante também ter um profissional que pense em novas maneiras de engajar candidatos. Este tipo de pessoa tem sido muito procurado pelas empresas", explicam os especialistas da Recruiters.
O que faz este profissional?
O profissional de RH estratégico deve conhecer ferramentas diversas, entender conceitos de administração e gestão, pensar de forma criativa e ter pensamento ágil.

9. Gerente de Sustentabilidade
Por que vai bombar?
As empresas começaram a perceber que seus clientes desejam fazer negócio com companhias sustentáveis, isto é, que tenham leis rigorosas de preservação ambiental, além de um cuidado social empregado em todas as suas ações. Por isso,estão demandando profissionais com carreira na área de sustentabilidade para ajudá-las a se adequar a este novo cenário.
O que faz este profissional?
O profissional que lida com este segmento deve ser criativo e capaz de perceber não apenas os desperdícios e agressões ao meio ambiente que a sua empresa possa estar gerando, mas ser capaz também de imaginar soluções que muitas vezes são mais eficientes que o método atual.

10. Desenvolvedores de Plataformas Mobiles Android e iOS
Por que vai bombar?
Todas as grandes empresas do mundo já possuem ou devem estar desenvolvendo nesse instante suas estratégias de presença mobile e logo mais as pequenas e médias não poderão ignorar essa presença.
O que faz este profissional?
Esse tipo de profissional deve possuir alguma experiência em linguagem de programação, entender bem inglês e ter um estilo de pensamento que case bem com o tamanho e objetividade da tela dos celulares.