quarta-feira, 21 de outubro de 2015

OAB aprova Novo Código de Ética. Como fica o Exame da Ordem?

Publicado por Gerson Aragão
O Novo Código de Ética foi aprovado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), dia 19 de outubro. A publicação no Diário Oficial da União ocorrerá dia 18 de novembro.
Veja a notícia dada pelo GEN:
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou, nesta segunda-feira (19/10), o Novo Código de Ética, que substituirá o atual, em vigência desde 1995. O texto será publicado no Diário Oficial da União no dia 18 de novembro. Sendo assim, ovacatio legis de 180 dias, ainda não começa a ser contado.
Dessa forma, quem irá prestar o Exame XVIII, no dia 28 de novembro, pode manter a calma. O novo texto aprovado não será cobrado no próxima prova, pois, conforme consta no edital, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), banca que organiza o Exame, só cobra conteúdo da legislação em vigência no período da publicação do edital. Com isso, o que foi estudado até aqui, continua valendo para a próxima 1ª Fase.
Entre as novidades introduzidas pelo Novo Código de Ética estão a aprovação da advocacia pro bono no Brasil, novas regras para a publicidade, especialmente na internet e telefonia, questões sobre honorários, advocacia pública, relações com clientes, sigilo profissional e dos procedimentos dos julgamentos de infrações.
No caso da publicidade, assim como nos demais meios permitidos, a apresentação do profissional em redes sociais deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. Segue vedada, por exemplo, a publicidade em rádio, cinema e televisão, outdoors e painéis luminosos, muros, paredes, veículos e elevadores.
Se você estuda para concursos e quer saber as técnicas que eu utilizei para ser aprovado em concursos como Defensor, Analista e OABclique aqui para solicitar gratuitamente o meu livro digital.

Divulgação: Acontece em Blumenau exposição da 1ª e 2ª Guerras Mundiais


Cartaz da Exposição

Está acontecendo no Shopping Park Europeu, em Blumenau-SC, a Exposição 1ª e 2ª Guerras Mundiais. A mostra é promovida pelo Museum da Guerra, que conta com de cerca de 600 objetos que revelam as condições do dia a dia das tropas, entre eles armas, uniformes, utensílios para alimentação e saúde e até documentos pessoais.

O Museum da Guerra de Joinville é considerado um dos maiores museus do Sul do país. Seu acervo veio diretamente da Alemanha e é constituído por itens de grande valor histórico, todos originais, alguns itens doados e outros estão cedidos. 


Blumenau é a primeira cidade a receber o formato itinerante do museu. A ideia é que a exposição também passe por Florianópolis e Lages, com o objetivo de dar mais visibilidade ao acervo. A peça que mais chama a atenção é o “Rádio do Povo 1933” utilizado pelos nazistas para que todos ouvissem os discursos de Adolf Hitler. Documentos secretos do exército brasileiro e a máquina de escrever utilizada por Hitler e sua secretária também fazem parte da exposição.

Vale lembrar que 2014 marcou o Centenário de início da Primeira Guerra Mundial e que neste ano de 2015 se memorizam os 70 anos do fim da Segunda Grande Guerra. A exposição ficará aberta até o dia 3 de novembro no Park Europeu. 

Fonte: 










(Fotos do autor)