domingo, 27 de outubro de 2013

PROPAGANDA MEXICANA QUE CHOCOU O MUNDO “CRIANÇAS FAZENDO COISAS DE ADULTOS”, ASSISTAM;


antigamente era assim

Publicado em 
Nas últimas semanas, algumas redes de canais de televisões mexicanas divulgaram um vídeo que chamou bastante atenção dos telespectadores.

O vídeo relata o dia a dia dos adultos mas o pior de tudo é que o vídeo foi gravado por crianças que substituíram os adultos nas filmagens.
As crianças que vivem situações do dia a dia dos adultos. Este vídeo repercutiu por todo o mundo e gerou uma grande polêmica. No fim do vídeo uma das crianças fecha com um lindo trecho, onde aparece a seguinte frase “Se este é o futuro que me espera, não, não quero!”
Para dar resultado, tem que ser impactante !
Deixe sua opinião sobre.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

GAROTO DE 11 ANOS ENGRAVIDA MULHER DE 36

Publicado em 

Fonte: G1
Um garoto de 11 anos da Nova Zelândia engravidou uma mulher de 36 anos, mãe de um amigo seu da escola, segundo informou o jornal local “New Zealand Herald”. O caso levantou questões sobre por que as mulheres no país não podem ser acusadas de estupro. Conselheiros que trabalham na área do abuso sexual disseram que o caso destaca a falta de atenção às mulheres como potenciais criminosas, de acordo com o jornal.
A mulher e o menino, cujos nomes não foram divulgados, vivem no distrito principal de North Island, em Auckland. O diretor da escola do menino disse ao “New Zealand Herald” que ficou chocado quando a criança lhe disse o que estava acontecendo. “Você não vai ficar muito feliz comigo”, lembrou o diretor das palavras do menino no ano passado. Ele disse que tinha tido relações sexuais com a mãe do seu amigo e que “isso precisava parar”.
De acordo com o jornal, funcionários do governo, que tomaram conta do bebê há cerca de dois meses, confirmaram que eles estavam lidando com um caso na escola do menino e que isso estava nos tribunais, mas se recusaram a comentar o caso. A polícia também se recusou a comentar. O “Herald” informou que o menino, que já fez 12 anos, também está sob os cuidados do governo.

Segundo informou o jornal "The New Zealand Herald", um menino de 11 anos engravidou uma mulher de 36 anos, mãe de um amigo seu da escola. O caso levantou debate sobre por que as mulheres do país não podem ser acusadas de estupro. Conselheiros que trabalham na área de abuso sexual de crianças questionaram a falta de atenção dada às mulheres como potenciais criminosos. O garoto e a mulher, que tiveram suas identidades protegidas, vivem no distrito principal de North Island, em Auckland, na Nova Zelândia. 

A ocorrência levou a ministra da Justiça, Judith Collins, a intervir dizendo que vai buscar mais informações e revisão sobre as leis do país – que, atualmente, preveem que o crime de estupro só se aplica a homens. Em contraste, as mulheres que forçam relações sexuais com um parceiro enfrentam somente acusações de violação sexual. Ambos carregam pena máxima de 20 anos.

"Este caso levanta um ponto importante. Vou procurar aconselhamento de funcionários sobre se uma mudança na lei é ou não necessária", disse Collins.

Em depoimento ao jornal, o diretor da escola do menino declarou que ficou chocado com o caso e lembrou das palavras do aluno, que disse "você não vai ficar muito feliz comigo", ao revelar o relacionamento que manteve com a mulher desde abril do ano passado. O diretor disse que o menor era "muito consciente" da situação e acreditava ser o único que tinha agido de forma errada.

Tudo começou quando o filho da mulher teve um dia de folga da escola e convidou o amigo a visitá-lo em sua casa. A mulher teria oferecido cerveja ao menor e depois o convidou às práticas sexuais.

Porta-vozes da organização "Male Survivors of Sexual Abuse", que trata de sobreviventes masculinos de abusos sexuais, disseram que, se o caso for provado, a mulher deve ser responsabilizada por suas ações.

Funcionários do governo, que estão cuidando do garoto – que completou 12 anos -, assim como a polícia, não quiseram falar sobre o acontecido. Ambos argumentaram que não se pronunciariam, pois o caso já está sendo discutido nos tribunais neozelandeses.

(Com informações do jornal "The New Zealand Herald")


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

INACREDITÁVEL, “GAROTO” ENGRAVIDA E CHAMA BASTANTE ATENÇÃO
Publicado em 


Uma campanha publicitária inusitada de Chicago, nos Estados Unidos, chamou atenção por publicar fotos de garoto adolescentes “grávidos”. De acordo com o jornal The Sun desta terça-feira (11), as fotos chocantes tomaram conta dos pontos de ônibus da cidade e criaram polêmica nas redes sociais.
Apesar dos comentários positivos e negativos da campanha, os especialistas em saúde disseram que os anúncios vão incentivar os adolescentes a praticar sexo seguro. Brian Richardson, porta-voz do Departamento de Saúde Chicago, explicou que a ideia era criar uma campanha publicitária que iria levar as pessoas a pensar sobre gravidez na adolescência e partos de adolescentes. Além disso, como a gestação pode afetar mais do que apenas meninas adolescentes.As filhas de mães adolescentes são mais propensas a se tornar próprios mães adolescentes. Os filhos de mães adolescentes são mais propensos a ir à prisão. Estes são desafios que vão além de uma menina ou uma mulher.”

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

INDAGAÇÕES DA RESERVA AO ALTO COMANDO DO EXÉRCITO




Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net 

domingo, 27 de outubro de 2013

Por Paulo Ricardo da Rocha Paiva

Em debate, após a palestra do CMT/CMS para "ADESGUIANOS" de SANTA MARIA, no último dia 24 de outubro, me dirigi ao General Bolívar nos seguintes termos:

Excelentíssimo SR General Bolívar/meu comandante militar de área

Não vou questioná-lo sobre o assunto de sua esclarecida exposição calcada no Comando Militar do Sul, Afinal de contas, vossa excelência é profissional das armas reconhecidamente competente, tanto pelos seus superiores como pelos seus subordinados e, como tal, só merece o reconhecimento de sua tropa por tudo que tem feito  em prol da operacionalidade de seu grande comando.  Está a me mover agora uma indagação  de caráter mais subjetivo, mais engrazada com o aspecto eminentemente subjetivo do binômio espírito militar/espírito de corpo da  nossa Força Terrestre. Em sendo assim, solicitaria a vossa excelência fossem levadas as seguintes indagações da RESERVA ao ALTO COMANDO:

 Como o alto comando do EB ainda encara esta proibição de se comemorar o "31 de março " nos quartéis? Sim, porque circula na INTERNET  que, em novembro, no RJ, está programado um estágio  de "esclarecimento" sobre a "ditadura" militar para estudantes de nível primário e secundário, com informações absolutamente distorcidas sobre a atuação das FFAA naquele dia e na sua luta subsequente contra as guerrilhas urbana e rural que ensanguentaram o País nos anos"60/70"? O alto comando vai aceitar mais esta humilhação?

 Atualmente, reconhecidos "pelegos" de longa data, notórios algozes do EB, estão mais do que de determinados a criarem um memorial em honra de comunoterroristas no quartel do 1º BPEB-Batalhão Marechal Zenóbio da Costa. O atrevimento chegou a tanto que um pobre coronel, comandante de unidade, se viu entregue, sem nenhum alento da parte de seus superiores, à sanha de verdadeiros" lobos vermelhos" dentro do seu próprio quartel!  A falta de ação de comando teria sido por relapso da 1º ou da 2ª Seção do comando militar de área? Sim porque este fato humilhante já tinha antecedente, mas com reação a altura por parte do comando da unidade. Por quais razões este mesmo comandante engoliu a afronta  na segunda oportunidade? Será que vamos aceitar também, a transformação de nossos quartéis em casa de "carpideiras de  CHE Guevara"?

 RESUMINDO:

- QUANTO À 1ª SOLICITAÇÃO, o  CMTCMS disse que "a comemoração" nos quartéis não  está proibida. O QUE ME CAUSOU ESPANTO!!!

- QUANTO À 2ª  SOLICITAÇÃO, o CMT/CMS  disse que, em absoluto, todo o apoio tinha sido/foi prestado pelo escalão superior ao comandante do 1º BPEB naquele episódio.

Em vista disso, para poder me defender, pelo menos provar a minha sanidade mental e que "não estava a inventar estórias da carochinha " (e seria fácil já que: só um idiota não sabe da proibição destas palestras-outro dia mesmo o meu irmão foi proibido de fazer uma no comando da 11ª RM-; a falta de ação de comando do CML, deixando o pobre coronel "ao  Deus dará", com imagens irretocáveis transmitidas pela TV, não poderia ser olvidada),  PEDI alto e bom para replicar, mas que desistiria de fazê-lo se esta fosse a NGA dos estágios da  ADESG.  O fato é que, de imediato foi chamado um outro debatedor e eu fiquei sem provar meu "juízo perfeito".

Na saída, calhou do General Bolívar cruzar comigo e eu esperei para ver o que ia acontecer. Encarei o chefe e ele veio e  ME ABRAÇOU COM AFETO. Não sou de tripudiar com quem não é arrogante comigo. Correspondi ao abraço mas sussurrei ao ouvido do CMT/CMS:: -"General, eu nunca vou entregar o ouro..."

Em verdade, quem ainda crê numa retomada de atitudes pelos comandantes militares está a "acreditar em Papai Noel". Quem duvidar disto deve ler o relato do General Marco Felício sobre o ocorrido por ocasião da última palestra proferida pelo Coronel Licínio no Circulo Militar/BH.

Tivesse o  então CMT/ CML  tomado uma atitude para defender a "velha guarda" do EB  no CLUBE MILITAR/RJ, em março de 2O12, quem sabe o comandante da guarnição de BH tivesse tido a mesma iniciativa?

Não vou deixar de lutar. Tenho chefes e companheiros da reserva que lutam comigo e são o meu alento. Devo dizer entretanto: até prova em contrário, não vislumbro mais nenhum horizonte de recuperação do binômio espírito milita/espírito de corpo pelas FFAA. Quando isto ocorrer, voltarei à disciplina militar prestante. Até lá só continuam a me mover o respeito, que jamais perdi pela  INSTITUIÇÃO,  e a lealdade à nossa "pobre Pátria mãe gentil".

SELVA! BRASIL ACIMA DE TUDO! PAIVA, INF/AMAN/1969.

Paulo Ricardo da Rocha Paiva é Coronel com curso de Estado-Maior, na reserva.



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 







POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE ESPANCAR CORONEL EM SP


Coronel da polícia militar recebe ajuda após criminosos travestidos de manifestantes o agredirem e roubarem sua arma, no Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero - 25/10/2013 - Gabriela Batista

Um suspeito de ter agredido o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi está preso no 2º Distrito Policial do Bom Retiro, no centro da capital paulista, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado. Segundo a PM, o coronel recebeu atendimento médico na madrugada deste sábado no Hospital das Clínicas e foi liberado.


O protesto organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) na noite desta sexta degenerou em quebra-quebra e mais uma vez deixou um rastro de destruição na região central da capital paulista. O Terminal Parque Dom Pedro II foi destruído por vândalos mascarados. Também há relatos de roubos e um ônibus chegou a ser incendiado pelos black blocs. No total, 92 pessoas foram detidas.

Nesta sexta, a manifestação reivindicando “tarifa zero” para o transporte público foi marcada por uma cena lamentável: um grupo encapuzado cercou e espancou o coronel da PM Simões Rossi, que acompanhava à distância a ação da polícia. Em nota, a PM classificou a ação como “covarde”. Além disso, o episódio teve outro fator grave: os encapuzados roubaram a arma e o rádio comunicador do coronel. Rossi é um oficial da elite da PM paulista e atua como negociador, inclusive em caso de reféns. Nesta sexta, não estava no comando da tropa – o responsável era o tenente-coronel Wagner Rodrigues. Após ser agredido – e golpeado na cabeça com uma placa de ferro -, ele foi socorrido por um policial à paisana. Teve a clavícula quebrada, ferimentos na cabeça e no rosto e deixou o local pedindo à tropa que mantivesse a calma. A agressão contra Rossi foi filmada.




Coronel da polícia militar recebe ajuda após criminosos travestidos de manifestantes o agredirem e roubarem sua arma, no Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero - 25/10/2013 - Gabriela Batista


CORONEL É AGREDIDO EM SÃO PAULO 25/10/13


Segundo a PM, os black blocs quebraram orelhões, extintores, catracas, quinze caixas eletrônicos, bilheterias, banheiros, quiosques, picharam as colunas do terminal, depredaram ônibus e instalações. Também roubaram 1.500 reais de uma cabine do terminal. Algumas pessoas que tentavam utilizar os ônibus foram obrigadas a desembarcar pelos mascarados.


Ainda de acordo com a polícia, na região da 25 de Março, portas de lojas foram depredadas e agências bancárias tiveram os vidros quebrados.

Leia a íntegra da nota da Polícia Militar:

“A Polícia Militar esclarece que na data de ontem (25), realizava o acompanhamento da manifestação “Mobilização do MPL/SP- Semana de Luta Pelo Transporte Público”, com a finalidade de garantir o direito de manifestação como também o direito de ir e vir e de preservar o patrimônio público e privado.

Desde o início da Manifestação foi percebida a presença de integrantes “Black Blocs” que gritavam palavras de ordem contra a PM, bem como tentavam provocar os PMs a alguma reação violenta para fins midiáticos.
No Parque Dom Pedro os “Black Blocs” passaram das palavras à ação e iniciaram um confronto com os policiais militares, neste episódio eles agrediram, de forma covarde, o Cel PM Reynaldo Simões Rossi, comandante do policiamento da área centro e seu auxiliar, roubando a pistola calibre .40 e o rádio comunicador do Oficial.
O Cel PM Reynaldo teve a clavícula quebrada e muitas escoriações na região da face e cabeça, sendo socorrido ao Hospital das Clínicas juntamente com seu auxiliar, soldado da PM que teve ferimentos. Passaram por atendimento médico e foram liberados.
Integrantes do Black Block, no Parque Dom Pedro, Terminal Parque D. Pedro completamente destruído. Quebraram orelhões, extintores, catracas, 15 caixas eletrônicos, bilheterias, banheiros, quiosques, picharam as colunas do terminal, depredaram vários ônibus e instalações. Também atearam fogo em cones e alguns mascarados roubaram cerca de 1.500 reais de uma cabine do terminal. 
Na região da 25 de Março, portas de todas as lojas foram amassadas na Ladeira General Carneiro X Pça Manoel da Nóbrega, a Loja Ibis os vidros quebrados e paredes pichadas. Diversos bancos como Santander, HDBC, Bradesco, Itaú e Safra, além da Defensoria Pública e Edifício Cidades também tiveram os vidros quebrados.
Na Rua Alvares Penteado quebraram os vidros da Sub Prefeitura Sé e da Magazine Luiza. Na Rua Rangel Pestana o Banco Santander também teve os vidros quebrados.
A AES Eletropaulo, na Rua Tabatinguera, foi toda pichada. Diversas lixeiras e orelhões da área central destruídos.

Diante este cenário equipes do Comando de Choque, usando de técnicas de CDC, detiveram ,92 pessoas que foram conduzidas para o 1º, 2º, 8º e 78º D.P.”


Manifestantes depredaram ônibus, caixas eletrônicos e catracas em invasão ao Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero - 25/10/2013 - Nelson Almeida/AFP


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 


GRANDE FANTASIA TRIUNFAL SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO - ARTHUR MOREIRA LIMA EM TRÊS MOVIMENTOS


http://youtu.be/bBk3VP6a-kE

ENTREVISTA ARTHUR MOREIRA LIMA ÍNTEGRA


http://youtu.be/Q_vJAezRK9I


Black Blocs cercam, espancam e roubam arma de Coronel da PM

     
Grupo cercou comandante da região central durante confusão após ato.
Um vídeo veiculado no YouTube mostra a agressão sofrida pelo coronel Reynaldo Simões Rossi, comandante do policiamento da área Centro, durante tumulto na noite desta sexta-feira (25) na região do Terminal Parque Dom Pedro II. Rossi teve a clavícula quebrada na agressão cometida por um grupo de black blocs durante uma manifestação que começou pacífica em frente ao Teatro Municipal. Ele deixou o Hospital das Clínicas neste sábado (26), segundo a Polícia Militar.
O vídeo, intitulado "Coronel Da Policia Militar é Agredido em São Paulo 25/10/13", é possível ver o coronel sendo cercado por um grupo. Mascaradas, algumas pessoas o agridem com pedaços de madeiras e chutes. O comandante tenta se desvencilhar dos agressores e corre. Não é possível identificar o nome do autor da postagem do vídeo do YouTube, que pode ser visto na íntegra CLICANDO AQUI.


A agressão ocorreu no Terminal Parque Dom Pedro após um tumulto generalizado durante a manifestação convocada pelo Movimento Passe Livre (MPL). O ato reivindicava tarifa zero no transporte públicos e a volta de linhas de ônibus extintas na periferia. O MPL disse que o ato que encerrava a "Semana de Luta por Transporte Público" reuniu 4 mil pessoas. No começo do ato, a PM estimou em 600 o total de participantes.

Roubo de arma

Durante a agressão, o coronel da PM teve a sua pistola .40 e um rádio comunicador roubados, segundo nota da PM. O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Luiz Maurício Souza Blazeck, disse ao G1 que aos menos duas pessoas foram presas suspeitas da agressão ao oficial. A Secretaria da Segurança Pública informou que um soldado que auxiliava e dirigia o carro do coronel no momento da confusão também ficou ferido. É ele que aparece em fotos (como a veiculada acima) com uma arma na mão.
O delegado-geral explicou que a agressão aos dois ocorreu durante uma tentativa de diálogo com os manifestantes. "Ele [coronel Reynaldo] parou com motorista dele e saiu da viatura com o motorista para tentar dialogar para evitar destruir ônibus no Terminal Parque Dom Pedro. Uma dúzia veio para cima, com pau. Quase lincharam os dois. Têm dois suspeitos presos como possíveis autores da agressão", disse o delegado-geral Luiz Blazeck.
Os detidos estão no 2º Distrito Policial e foram indiciados por tentativa de homicídio e associação criminosa. Segundo o comandante da PM, coronel Benedito Roberto Meira, os presos são: Paulo Henrique Santiago dos Santos e Rafael Martins de Oliveira Matta. A equipe de reportagem não conseguiu localizar os advogados dos suspeitos para comentarem o assunto. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, Paulo tem 24 anos e é comerciário.
No total, 92 pessoas foram detidas e levadas para delegacias após a confusão. Apenas os dois suspeitos de participar da agressão ao coronel continuavam presos neste sábado.


Tumulto
O tumulto começou no início da noite, após uma passeata pacífica que percorreu ruas da região central de São Paulo. Quando o grupo chegou ao Terminal Dom Pedro II, invadiu o espaço reservado aos passageiros e algumas pessoas iniciaram a depredação.
Mascarados danificaram 15 caixas eletrônicos, colocaram fogo em um ônibus e destruíram os vidros de outro. Vários coletivos foram pichados e grades e bilheterias, quebradas. O terminal precisou ser fechado por causa da confusão.

A PM divulgou nota neste sábado para informar que foram quebrados dentro do terminal: orelhões, extintores, catracas, 15 caixas eletrônicos, bilheterias, banheiros e quiosques. Mascarados roubaram cerca de R$ 1,5 mil de uma cabine que vendia cartões telefônicos.
Na região da Rua 25 de Março, portas de todas as lojas foram amassadas na Ladeira General Carneiro com a Praça Manoel da Nóbrega. Na loja Ibis, os vidros quebrados e paredes pichadas. Agências bancárias, como Santander, HSBC, Bradesco, Itaú e Safra, além da Defensoria Pública e Edifício Cidades também tiveram os vidros quebrados.
Na Rua Álvares Penteado, foram quebrados os vidros da Subprefeitura Sé e do Magazine Luiza. Na Rua Rangel Pestana, o banco Santander também teve os vidros quebrados. A AES Eletropaulo, na Rua Tabatinguera, foi pichada. Diversas lixeiras e orelhões foram destruídos.
Fonte: G1

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 



JUSTIÇA CHILENA ACUSA 79 EX AGENTES DE PINOCHET POR MORTE DE COMUNISTAS


Foto: holaciudad.com

22 OUT 2013
Da Telesur:
Tradução: Alexandre Haubrich / Jornalismo B
Um juiz chileno acusou nesta terça-feira 79 ex agentes da Direção Nacional de Inteligência (DINA), polícia política da ditadura de Augusto Pinochet, pela morte e desaparecimento de oito militantes comunistas entre os anos de 1976 e 1977. Durante sua visita à Corte de Apelações de Santiago, o juiz especial Miguel Vásquez ditou a acusação após a investigação pelos sequestros qualificados de Mario Zamorano Donoso, Jorge Muñoz Poutays, Uldarico Donaire Cortés, Jaime Donato Avendaño, Elisa Escobar Zepeda, Lenin Díaz Silva e Eliana Espinoza Fernández. Além disso, pelo homicídio qualificado de Víctor Díaz López, crimes perpetrados entre maio de 1976 e janeiro de 1977 na capital chilena durante o caso conhecido como “Calle Conferencia”.
O Poder Judiciário informou que entre os acusados está o ex diretor da DINA, Manuel Contreras (que cumpre pena de centenas de anos por outros crimes de lesa humanidade), o segundo homem da Direção, Pedro Espinoza, o oficial do Exército Carlos López Tapia, e o ex oficial operativo da DINA, Miguel Krassnoff.
Os denunciantes participares, o Conselho de Defesa de Estado e o Programa de Direitos Humanos do Ministério do Interior chileno foram notificados da imputação para que possam aderir a ela ou acrescentar ao caso acusações particulares. Com a acusação do juiz e as adesões ou acusações particulares se notificará as defesas dos acusados para dar início à etapa de plenário antes que seja ditada sentença de primeira instância.
A “Calle Conferencia” foi uma operação que ocorreu em 29 de abril de 1976, onde – de acordo com a acusação – agentes da DINA detiveram oito membros do Partido Comunista depois da instalação da ditadura de Pinochet, em 11 de setembro de 1973. O caso foi uma das primeiras denúncias judiciais apresentadas nos tribunais populares chilenos que apontavam a responsabilidade direta de Augusto Pinochet, cuja ditadura, que se estendeu até 11 de março de 1990, deixou um saldo de mais de três mil e duzentos mortos e desaparecidos e cerca de 28 mil torturados.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

‘BEAGLES E DEDOS PERDIDOS’, UM TEXTO DE FERNANDO REINACH

Manifestantes que estão acampados em frente ao Instituto Royal, na cidade de São Roque (SP), entraram em confronto com a polícia e interditaram a Rodovia Raposo Tavares na manhã deste sábado (19) - Alex Falcão/Futura Press


Publicado no Estadão deste sábado 26/10/2013 às 14:58 \ Opinião FERNANDO REINACH
Foi em Londres, no dia 13 de março de 2006. Seis voluntários entraram no hospital. Estavam felizes com os cerca de R$ 10 mil que receberiam para participar do primeiro teste clínico de uma nova droga. Mal sabiam que só sairiam do hospital meses depois, sem os dedos das mãos e dos pés. Essa é a história do pior acidente ocorrido com seres humanos durante os testes de uma nova droga.
Uma hora depois de receberem uma droga denominada TGN1412, os voluntários estavam com dores no corpo, náuseas, vomitando, e com diarreia. A pressão arterial caiu. O ritmo dos batimentos cardíacos aumentou. Manchas vermelhas apareceram em todo o corpo. Quatro horas depois veio a dificuldade para respirar. Tiveram de ser entubados e ligados a respiradores artificiais. Em 12 horas estavam na UTI. E o pior estava por vir. Múltiplos órgãos deixaram de funcionar e os voluntários foram conectados a máquinas de diálise. A circulação do sangue foi ficando difícil à medida em que o sangue parecia vazar das veias. As alterações foram rápidas e profundas e todos receberam transfusões. Estavam confusos, com a memória e o raciocínio alterados. O acúmulo de líquidos foi tão grande que familiares relataram ter sido quase impossível reconhecer o rosto dos jovens. A descrição do que ocorreu nas semanas seguintes só deve ser lida por pessoas com estômago forte. Após semanas de luta, os médicos salvaram os voluntários, que além de danos em vários órgãos, saíram do hospital sem os dedos das mãos e dos pés. Haviam necrosado e tiveram de ser amputados.
O que teria dado errado? Centenas de testes clínicos são feitos todos os anos e nunca um problema como esse havia ocorrido. Hoje, sete anos depois, sabemos o que causou o problema: os macacos não são suficientemente parecidos com um ser humano.
Esse episódio foi investigado nos seus mínimos detalhes. A causa de todos os sintomas foi uma liberação massiva de citokinas, induzida pelo TGN1412 (hoje chamamos esse fenômeno de tempestade de citokinas). Ficou comprovado que o remédio não estava contaminado e o que foi injetado nos pacientes era exatamente a mesma molécula que havia sido testada anteriormente em animais.
Mas por que essa tempestade de citokinas não foi detectada nos testes pré-clínicos, feitos em animais? Os resultados em animais foram reexaminados para verificar se teria havido falsificação ou omissão de dados pela companhia farmacêutica que desenvolveu a droga. Não houve. Todos os experimentos feitos em animais puderam ser repetidos.


Integrantes do Black Bloc se juntaram aos manifestantes durante protesto que interditou a Rodovia Raposo Tavares, no trecho em frente ao Instituto Royal em São Roque (SP) - 19/10/2013 - Gabriela Batista

O TGN1412 tinha sido testado em ratos e camundongos e este efeito colateral não tinha sido observado. Os cientistas também acharam prudente fazer os testes em um outro mamífero. Apesar de os cachorros serem muito parecidos com os seres humanos, foi decidido que o TGN1412, que agia sobre o sistema imunológico, deveria ser testado em macacos, o mamífero mais semelhante ao ser humano. Isso foi feito. De novo, nenhum problema. Finalmente, antes de injetar em seres humanos, foram feitos testes em células humanas isoladas, onde também não foi detectado o fenômeno.
Com base em todos esses testes, as agências governamentais autorizaram os testes iniciais em seres humanos. Os voluntários foram recrutados. Os resultados dos estudos pré-clínicos foram explicados a eles, que assinaram um termo de consentimento e entraram sorridentes no hospital.
Durante os últimos seis anos, os cientistas descobriram por que o TGN1412 não provoca a tempestade de citokinas em macacos ou roedores. Mas isso era impossível de prever antes do acidente. A verdade é que nunca é possível prever, com certeza absoluta, a reação de um ser humano a uma nova droga. É por isso que os voluntários são necessários. Para cada remédio que está nas farmácias existe um grupo que tomou a droga pela primeira vez.
Mas se é impossível prever, com centenas de novas drogas sendo testadas todos os anos, por que episódios como esses não ocorrem com mais frequência? A resposta é simples: eles ocorrem. Mas geralmente durante os testes em ratos, cães ou macacos. Sempre que essas reações extremas são detectadas em animais, o desenvolvimento da droga é suspenso e ela nunca chega a ser testada em humanos.
Para a maioria das novas drogas, o organismo de um rato, de um cão ou de um macaco é suficientemente parecido com o de um ser humano. O que permite aos cientistas detectar o problema antes de testar a nova droga em seres humanos. Deveríamos agradecer à evolução o fato de não sermos os únicos mamíferos a habitar o planeta.
Caso os testes em animais sejam abolidos, só restam duas alternativas: testar novas drogas diretamente em seres humanos ou abandonar o desenvolvimento de novos medicamentos.
Esse exemplo mostra quão irreal é a ideia de que esses testes possam ser feitos em computadores ou em animais menos “nobres”, como moscas ou vermes. Você aceitaria ser voluntário no primeiro teste clínico de uma droga que só tivesse sido testada em uma barata?
A verdade é que qualquer droga altera o funcionamento do organismo, e é natural que grande parte desses compostos apresente efeitos colaterais. E mesmo remédios aprovados e utilizados por todos nós apresentam riscos e efeitos colaterais (você já leu uma bula?). Quanto mais próxima do homem for a espécie animal usada nos experimentos, melhor será a chance de prever os efeitos de uma nova droga em seres humanos.
Por outro lado, quanto mais próxima de nós for a espécie utilizada nos estudos, maior será nossa ligação afetiva, e mais penosos serão os experimentos e o sofrimento por eles causados. É por isso que, apesar de necessários, esses experimentos devem ser feitos com moderação e respeito pelos animais. Mas não se iluda, dificilmente eles poderão ser abolidos.
Eu devo um agradecimento aos invasores do instituto de pesquisa que “resgataram” os beagles. Foi observando os seus dedos envolvendo os simpáticos cães que me lembrei desse evento de 2006.


Manifestantes entraram em confronto com a polícia e interditaram a Rodovia Raposo Tavares, no trecho em frente ao Instituto Royal em São Roque (SP), durante o protesto carros foram incendiados - Gabriela Batista

  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook