sábado, 10 de março de 2012

TECNOLOGIA - O ano da infidelidade

Com tantas alternativas no mercado de entretenimento eletrônico, o melhor é provar um pouco de cada antes de eleger quem vai ganhar a sua aliança

MAIS:_A hist
Diversificação das plataformas foi a tônica da Consumer Electronics Show 2012
ória da Microsoft na CES em fotos
"A web está morta, vida longa à internet." O título do provocativo artigo do editor da revista Wired, e um dos mais influentes pensadores do mundo digital, Chris Anderson, fez marola em setembro de 2010. A tese: em vez de uma rede aberta, a tendência dominante para o próximo período seria o investimento em apps, e em ambientes fechados, proprietários, com integração profunda de software, serviços, e em alguns casos hardware.
Demorou quase um ano e meio para termos a confirmação definitiva da hipótese. Foi nesta Consumer Electronics Show, no dia 10 de janeiro de 2012, com as conferências da Sony e Microsoft. A tônica da mensagem das duas gigantes foi: integração dos serviços, diversificação das plataformas, entrada pra valer nos ambientes móveis, batalha pela sala de estar.
A Sony, grande referência de Steve Jobs na sua revitalização da Apple, parece finalmente ter dado o passo que faltava para mostrar as vantagens de ser uma gigante de hardware, software e conteúdo. O PS Vita já tem meio milhão de unidades vendidas. Com isso, o Vita vira uma máquina multimídia irresistível. Mais importante é a entrada pra valer da Sony no mundo móvel, com a integração da antiga Sony Ericsson como Sony Mobile, e o anúncio de objetos do desejo como o Xperia Ion, com certificação PlayStation e processador Bravia.
E a Microsoft, que por muito tempo amargou a imagem de tradicionalista, sepultou o ranço de vez com dois megahits para o consumidor (Xbox, 66 milhões de unidades vendidas, e Kinect, 18 milhões), com mais um a caminho (Kinect para PC, com potencial para chegar a centenas de milhões de consumidores rapidamente), uma nova dashboard e serviços para a Xbox Live, Windows 8 reafirmando a dominância da MS nos computadores. Sem falar no acordo com a Nokia, nem no Windows Phone, sistema operacional para celular que parece, francamente, mais “cool” do que Android ou iOS.
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CHEGOU A HORA
Chegou, finalmente, o ano em que o consumidor vai se sentir obrigado a escolher a que sistema vai entregar a sua lealdade. Muito poucos de nós terão paciência, tempo ou recursos para manter relacionamentos profundos com os ecossistemas da Microsoft e Sony simultaneamente, para não falar da Apple, ou mesmo Google/Android e Facebook e Amazon/Kindle; sem falar nos ambientes das diversas SmartTVs, e nas tantas redes sociais que exigem nosso cadastro.

Há que escolher, no máximo duas amantes - digamos, a oficial e filial, como aqueles maridos de antigamente. A Nintendo, neste momento, não está nesta briga de verdade. Pode entrar, com o WiiU. Improvável.
E aí é que Chris Anderson errou um pouquinho. Porque, no final, vamos acabar batendo o martelo pesando não somente os serviços e conteúdos exclusivos de cada ecossistema, mas principalmente os não-exclusivos, a que já temos lealdade.
Para fãs de Netflix, por exemplo, a notícia de que ele estará presente desde o primeiro dia no PS Vita é extremamente relevante - esperemos que no Brasil, também. Se o Spotify está integrado na sua vida, você fará questão que ele esteja integrado na Live. E quem não está no Facebook? Quem não usa Google?
Entramos em um período de extrema riqueza de alternativas - uma espécie de adolescência do mercado de entretenimento eletrônico. É cedo para casar. Recomendo que em 2012 você experimente um pouco a promiscuidade, antes de eleger quem vai ganhar a sua aliança.

Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
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LEI E JUSTIÇA - Divulgação de calúnia pode ter pena maior

Por BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 10/3/2012 3:04

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No anteprojeto de reforma do Código Penal sob análise dos juristas nomeados pelo Senado, a comissão sugeriu dobrar as penas para quaisquer veículos de comunicação que facilitem a divulgação de calúnias, injúrias e difamações contra os atendidos. Pela proposta, as penas máximas para quem praticar esses três tipos de crimes contra a honra foram aumentadas.
O crime de calúnia, que atualmente tem punição de 6 meses a 2 anos de detenção, além de multa, passaria para 1 ano a 3 anos (com a multa mantida).
No caso da difamação, hoje o delito tem pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa. Se a proposta formulada pela comissão for aprovada, a pena passaria para de 1 a 2 anos, além da multa. Por último, o delito de injúria, cuja pena foi elevada de 1 a 6 meses, e multa, para 6 meses a 1 ano, e multa.
Injúria. O crime de injúria, aliás, recebeu dos integrantes da comissão dois novos capítulos.
Primeiro, está prevista a injúria qualificada, quando a ofensa se refere a raça, cor, etnia, sexo ou orientação sexual ou identidade de gênero, idade, deficiência, condição física ou social, religião ou origem. Nessas hipóteses, a pena seria de 1 a 3 anos, e multa.
Há também a injúria real, quando está ligada à violência ou vias de fato (brigas) quando se é considerada aviltantes. Nesse caso, a detenção é de 6 meses a 1 ano e 6 meses, e multa, além da pena correspondente à violência empregada.
A avaliação dos integrantes é a de que somente com o aumento da pena para os delitos contra a honra é que pode se inibir pessoas e veículos de comunicação de fazerem divulgações sem qualquer receio de punição para o que divulgam.
Outra inovação feita pelos juristas é para agilizar o trâmite na Justiça dos processos que envolvem os crimes contra a honra. Atualmente quem se sente ofendido pode recorrer ao juiz para cobrar a resposta do ofensor, cabendo ao magistrado avaliar se elas forem satisfatórias.
A comissão propôs que esse pedido de explicação possa ser feito extrajudicialmente - em um cartório, por exemplo. Aquele que se negue a dá-las ou as dá de forma satisfatória, responderá pela ofensa. / R.B

Olimpia Pinheiro
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INTERNET E A LEI - A derrota (ainda) parcial da ditadura na internet
Projetos de lei dão poderes de Santa Inquisição para instauração de censura absoluta na internet. E o perigo ainda não passou!
 

Casa Branca se mostrou contrária ao projeto por reduzir a liberdade de expressão
Casa Branca se mostrou contrária ao projeto por reduzir a liberdade de expressão
MAIS:_Wikipedia sai do ar e Google protesta contra lei antipirataria
Nas últimas semanas de janeiro, o mundo viu o nascimento e a barulhenta morte de mais um capítulo político da guerra contra a pirataria online: o Stop Online Piracy Act (S.O.P.A. - sigla que no Brasil gerou piadas óbvias), uma espécie de Solução Final na guerra contra violações de direitos autorais na internet.

O projeto, de autoria do deputado republicano norte-americano Lamar Smith, tramitou na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos desde outubro de 2011 e foi mantido em segredo durante sua elaboração.
Pelo conteúdo, não é difícil saber porquê: em sua concepção original, o cerne da lei previa a paralisação de serviços de internet que têm qualquer link ou possível quebra de direitos autorais - e isso inclui vídeos, fotos, textos e até trechos de códigos. Usuários que insistissem em piratear poderiam ir pra cadeia sem choro.
A cereja do bolo é que a lei eliminava a necessidade de processos judiciais de qualquer espécie. Em outras palavras, ela colocaria corporações no controle indireto da internet - algo similar à clássica comparação da raposa que protege o galinheiro.
A resposta dos mais poderosos players da internet - Google, Facebook, Amazon, Yahoo!, Wikipedia, PayPal, Twitter e outros - foi praticamente unânime: eles consideraram a lei uma forma grave de censura que acabaria com a liberdade da rede.
Algumas dessas empresas foram além de meramente condenar publicamente a iniciativa jurídica e paralisaram seus serviços como forma de protesto.
A Wikipedia liderou a maior manifestação contra a lei e no dia 18 de janeiro substituiu sua homepage por uma página negra com a frase "Imagine um mundo sem conhecimento livre".
Vários sites aderiram ao protesto - Boing Boing, Reddit, WordPress, TwitPic e uma multidão de outros - e o resultado foram acusações de "abuso de poder" por parte da Associação de Cinema dos EUA, a MPAA, que não ficou muito satisfeita com a força que o movimento conseguiu.
Uma das poucas grandes de internet - a GoDaddy, a maior empresa de registro de domínio e hospedagem do mundo - a se manifestar a favor da lei, foi obrigada a voltar atrás na decisão, após mais de 40 mil domínios serem migrados para serviços concorrentes como forma de protesto.
Mesmo depois de mudar de lado, as migrações em massa continuaram, pois pelo visto os usuários não querem dar dinheiro para quem apoia o conjunto da lei.
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ATÉ O OBAMA...
Até a Casa Branca se mostrou contrária ao projeto. Em um comunicado oficial, afirmou que não apoiará "um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da internet global".
Do outro lado do ringue, reuniram-se titãs da indústria do entretenimento que dependem da manutenção de regras ferrenhas na internet para combaterem um inimigo cada vez mais forte e manterem os próprios lucros. São empresas da envergadura da Time Warner, News Corp e Fox.
Colunistas de tecnologia, como Richard Bennett, do New York Post, argumentaram que a nova legislação busca tirar do ar somente sites que vendem produtos falsificados, como é o caso dos remédios, mas o buraco legislativo da lei com certeza seria usado para outros fins e o forte lobby criado no Congresso americano para que ela fosse aprovada demonstra que essa opção está correta.

Seja como for, o texto da lei abriu um precedente perigoso e ditatorial, que tinha o poder de mudar a forma como usamos a internet - que levaria ao indiciamento do próprio Lamar Smith, que viola direitos autorais ao usar uma foto protegidas sem autorização em seu site.

ABUSO DE PODER
 
Um dos pontos mais controversos da legislação é dar aos criadores de conteúdo (leia-se estúdios de cinema e gravadoras de música, os maiores interessados na aprovação) o poder de tirar do ar qualquer site sob acusação de pirataria sem qualquer tipo de ordem judicial.
Quando o servidor do site estiver fora da jurisdição da lei americana, o Google seria obrigado a retirar o determinado site das buscas, o PayPal bloqueará pagamentos ou transações na conta de seus donos (lembra do WikiLeaks?), entre outras inúmeras possibilidades de sanções das mais arbitrárias sobre empresas com negócios na internet.
Estaria também sob o poder governamental classificar um site como infrator, mais uma vez sem a necessidade de instaurar um processo na Justiça. Após cair nessa lista negra, um site ficaria inacessível para o mundo, através de tecnologias de bloqueio similares aos utilizados em países como Irã, China e Arábia Saudita.
 
 
Caso entre com um processo, o dono do site teria de enfrentar uma situação que inverte uma das regras áureas da justiça: provar que não infringiu qualquer direito autoral, e não seus acusadores.
 
Para jogar um site nesse inferno virtual basta uma mera "carta de boa fé" enviada aos provedores. Um estúdio de cinema americano só precisaria listar numa correspondência que um site qualquer contém um trecho de filme seu e a envia ao Google, por exemplo.
 
E isso é tudo! O poder dos provedores era ainda maior: eles ganham imunidade caso derrubem algum site que considerem infrator. Nesse caso, até as infames cartas de boa fé seriam absolutamente desnecessárias.
Redes sociais passariam a ser responsáveis por todo o conteúdo publicado dentro de suas páginas, por exemplo. Se alguém postou um link de download ilegal do último lançamento dos cinemas no Twitter e o estúdio detentor dos direitos do filme o vir, o Twitter poderia ser responsabilizado e retirado do ar. O mesmo vale para o Facebook, LinkedIn e toda e qualquer página da internet.
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EMPINANDO A P.I.P.A.
Como se não bastasse, correu paralelamente no Senado americano outra lei com nome gerador de piadas aqui no Brasil: P.I.P.A. (Project IP Act). O projeto não possuía grandes diferenças em relação ao S.O.P.A. e foi criado unicamente para aumentar as chances da censura na internet ser desencadeada de qualquer forma.
É até irônico imaginar que um dos principais alvos do projeto, o Pirate Bay, não pode ser enquadrado pelo retrocesso legislativo do S.O.P.A. e nem do P.I.P.A.: todos os parceiros comerciais do site estão fora dos EUA. E o mesmo vale para a hospedagem, espalhada em diversos pontos do globo.
Obviamente, que algo tão grande e controverso gerou reações ainda mais fortes por parte do público em geral. Os protestos contra o S.O.P.A. atingiram seu ápice em 19 de janeiro, quando o FBI fechou o maior site de compartilhamento da internet, o MegaUpload.
Na mesma operação - ocorrida em em mais oito países, além dos EUA - foram presos diversos funcionários da empresa, inclusive seu fundador, o alemão Kim Schmitz. O site foi acusado de ser a ponta de uma rede gigantesca de pirataria e extorsão que "deu prejuízos de mais de US$ 500 milhões em direitos autorais".
O grupo de hackers Anonymous saiu da toca onde estava escondido desde que foi responsabilizado por uma série de quebras graves de segurança da PlayStation Network e iniciou um protesto próprio contra a lei e a ação do governo.
Ao utilizar um sistema de ataque chamado DDoS (Distributed Denial of Service), o grupo, auxiliado por uma multidão de voluntários que se juntaram de última hora, tirou do ar diversos sites de entidades envolvidas com a prisão de Schmitz e o apoio ao S.O.P.A.
As páginas do Universal Group, do Departamento de Justiça e do FBI foram imediatamente retiradas do ar. Sites de senadores dos EUA também foram alvos fáceis. Até o próprio MegaUpload voltou à vida (desta feita, na Rússia) com uma mãozinha do Anonymous.
 
Enquanto o FBI anunciou que responderia à audácia do Anonymous com mais investigação e prisões, a S.O.P.A. esfriou no cenário político. No mesmo dia, a Câmara dos Deputados anunciou oficialmente que a votação da lei havia sido postergada de 25 de janeiro para uma data futura a ser escolhida.
 
No dia 20 de janeiro, Lamar Smith, pai do S.O.P.A., anunciou que o projeto não seria votado "até que haja um consenso maior em torno de uma solução". O P.I.P.A. teve um destino semelhante: estava com a votação marcada para dia 24 de janeiro, mas foi "adiado indefinidamente".
Algumas poucas horas antes da morte informal dos dois projetos, a ESA publicou um anúncio constrangedor em que pulava fora do barco de apoio às duas leis, ao dizer que nem o S.O.P.A. nem o P.I.P.A. eram "devidamente equilibrados" e como isso contradizia a política da associação de incentivar a inovação.
Mesmo com o temporário final feliz, o crescimento do poder das duas propostas de lei mostrou que a liberdade presente na internet deve ser constantemente reivindicada pelos seus usuários e que o perigo de projetos desastrados e ditatoriais está sempre à espreita.
Um desses novos projetos é o A.C.T.A. - Acordo Comercial Anticontrafação -, que já está em sua gestação sigilosa desde outubro de 2007 e teve alguns de seus artigos e acordos secretos divulgados pelo WikiLeaks.
Os princípios são bem similares ao S.O.P.A.: de responsabilizar sites com relação a seu conteúdo e dar o poder indireto a provedores e grandes corporações de tirar essas páginas do ar através de mecanismos que passam por cima da Justiça. A grande diferença é que o acordo é mundial.
Além disso, coloca um carimbo comercializável em "qualquer produto de grande amplitude", o que inclui softwares livres. Em outras palavras: esses sistemas, mesmo sem caráter comercial, pode ter seu copyright reivindicado por grandes corporações.
Portanto é bom ficar de olhos abertos, nunca se sabe quando leis como o S.O.P.A. podem surgir e o perigo voltar à tona.

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GESTÃO INOVAÇÃO - Você é mais criativo quando está distraídoPor Pedro Sirna, Atualizado: 9/3/2012 15:12
Pesquisa mostra que nossas melhores ideias surgem quando não estamos fazendo nada




Paradoxo: seu momento de maior inspiração não é quando você pensa

MAIS:_Pessoas são mais propensas a mentir em mensagens de texto, diz pesquisa
Pode parecer espantoso, mas as nossas melhores idéias vem quando não estamos empenhados em tê-las. A descoberta foi feita pelos pesquisadores Mareike Wieth e Rose Zack, que examinaram 428 universitários para saber em qual parte do dia cada um deles era mais produtivo no trabalho.
Segundo o estudo, 195 dos candidatos examinados eram mais ativos no período noturno, enquanto apenas 28 produziam mais na parte da manhã e tarde. O restante foi classificado como neutro. A partir dos resultados, a dupla de pesquisadores dividiu os universitários em dois grupos e entregou seis tarefas de resolução de problemas – metade composta por problemas de percepção e metade por questões analíticas.
As perguntas analíticas necessitavam de um trabalho duro para chegar à resposta, enquanto as intuitivas precisavam apenas de um momento de inspiração para serem decifradas. O resultado foi que perguntas intuitivas foram respondidas com mais eficiência quando os participantes estavam em seu período menos produtivo.
Ou seja, as melhores respostas dos noturnos foram dadas pela manhã enquanto os diurnos demonstraram melhores resultados durante a noite. De acordo com Mareike Wieth e Rose Zack, isso ocorre porque, durante as pausas na produtividade, as pessoas ficam distraídos com mais facilidade. E essas distrações podem ajudar na criatividade.
Aparentemente, o ato de não fazer nada nos deixa mais distraídos, o que estimula a parte criativa do cérebro. “Sem se preocupar com o teor das perguntas e sua complexidade, os participantes sentiam-se mais a vontade para explorar pontos que surgiam à medida que eles falavam”, disse a dupla de cientistas.
Então fica a dica: está com um problema que precisa de criatividade para ser resolvido? Pare o que está fazendo e se distraia. O ato vai cortar a sua linha de raciocínio atual e fará você iniciar outra, abrindo novas possibilidades para poder concluir a tarefa.
O estudo foi publicado originalmente no Scientific American, sob o título “Time of day effects on problem solving: When te non-optimal is optimal”. Em tradução livre: “Efeitos da hora do dia na resolução de problemas: Quando o não ideal se torna ideal".
Fonte: Scientific American


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