sábado, 17 de outubro de 2015

Top 10 de filmes e séries que estranhamente previram o futuro



A vida imita a arte? Ou há algo mais complexo nas relações entre a ficção midiática e os eventos reais? O Cinegnose tenta dissecar essa questão fazendo o Top 10 dos filmes e séries que supostamente teriam previsto eventos reais como atentados, assassinatos, descobertas científicas e conquistas tecnológicas. Profecias? Coincidências? Ou contaminações sincromísticas do “continuum” midiático que envolve a todos nós?

Para o Gnosticismo a realidade é uma ilusão. Para além das considerações filosóficas, ontológicas ou cosmológicas dessa afirmação, para o Cinegnose a hipótese sincromística seria mais um argumento a favor dessa suspeita gnóstica. Pelo Sincromisticismo, as relações entre a realidade e as narrativas ficcionais midiáticas sobre a realidade são mais complexas do que o velho provérbio de que “a vida imita a arte”.

Haveria uma complexa relação entre os conteúdos midiáticos sedimentados em memes e arquétipos e os acontecimentos sociais, econômicos e políticos. A onipresença dos meios de comunicação criaria um “contínuo midiático atmosférico” que apresentaria estranhas contaminações da ficção na realidade. E o movimento contrário: a realidade contaminando a ficção, de maneira que filmes tornam-se peças de uma agenda (agenda setting) política ou econômica mais ampla.

O exemplo mais atual é o do filme de Ridley Scott Perdido em Marte(The Martian, 2015) que é lançado no momento em que a NASA e o presidente Barack Obama mobilizam esforços para aprovar orçamento no Congresso para o projeto de uma missão tripulada ao planeta vermelho. Logo depois do lançamento do filme, a NASA anuncia a descoberta de água em Marte.

Nesse caso temos uma visível estratégia de relações públicas chamada de agenda setting, tática de criar uma suposta pertinência de uma pauta para a opinião pública.
Mas o caso mais intrigante é como a ficção é capaz de contaminar a realidade, como se fosse uma espécie de neo-platonismo realizado: memes e arquétipos baixam à Terra provenientes do Mundo da Ideias Midiáticas e materializam-se. Algumas vezes de forma trágica.

Vamos examinar dez casos de contaminação da realidade pela ficção - coincidências, profecias, efeitos de imitação (copycat effect) ou eventos sincromísticos.


10. Team America (2004) e o ataque ao hospital dos Médicos Sem Fronteiras



Team America: Detonando o Mundo (Team America: World Police, 2004), é uma comédia politicamente incorreta onde os personagens são marionetes em cenas explicitamente violentas com mísseis, artes marciais e tiroteios associados à luta de heróis americanos contra o terrorismo internacional. O Team America (a polícia mundial do título cuja missão é proteger o mundo dos terroristas) é comicamente catastrófica em seus rompantes de heroísmo.

A sequência inicial é impagável. Terroristas muçulmanos aparecem em uma praça em Paris onde estão muitas crianças, mulheres e idosos. Um deles carrega uma mala-bomba. Derrepente, aparece o Team America numa blitz com mísseis e bazucas. Para derrotar os terroristas, o Team America manda Paris literalmente para os ares. Diante dos parisienses atônitos, o Team America brada: “derrotamos os terroristas”, ao custo de vidas civis. Os Americanos destruíram Paris para deter os terroristas… que planejavam destruir Paris! - veja a cena abaixo.

O bombardeio da força aérea Americana a um hospital no Afeganistão onde atuava a organização Médicos Sem Fronteira, matando 22 pessoas, foi uma mórbida semelhança com a ficção. A resposta inicial das autoridades militares: havia a suspeita de o hospital “abrigar terroristas”. Uma tragicômica repetição do heroism cego do Team America.

Depois a versão mudou para “danos colaterais”. E depois o ataque foi qualificado como “erro”. A amoralidade dos cômicos herois da ficção repete-se de forma trágica no chamado “destino manifesto” a que se arrogam os EUA: de proteger o mundo das “forças do Mal”.

X




9. As estranhas profecias de Americathon (1979)



Em 1979, um filme estranhamente profético foi escrito por Phil Proctor e Peter Bergman, estrelado por John Ritter, Fred Willard, e Harvey Korman.

John Ritter interpreta o presidente de um futuro EUA (1998) imerso na crise financeira e energética. Entre as hilariantes previsões 20 anos no futuro estava que a China iria abraçar o capitalismo e se tornar uma superpotência econômica global. A Nike, à época uma incipiente empresa de calçados no Oregon, iria se tornar um conglomerado multinacional. A URSS entraria em colapso e o Comunismo acabaria. As pessoas iriam pagar bem caro por bebidas de cafés especiais. E os EUA estariam imersos em dívidas com investidores estrangeiros.

Depois da queda do Muro de Berlim em 1989, a atual liderança econômica mundial da China e a crise econômica dos EUA pós explosão da bolha especulativa imobiliária de 2008, será que tudo que Americathon mostrou em 1979 foi mera coincidência?


8. Síndrome da China (1979): o vazamento de uma usina nuclear



O ano de 1979 parece ter sido pródigo em profecias. Síndrome da Chinaé a história de dois jornalistas (Michael Douglas e Jane Fonda) que descobrem falhas de segurança em uma central energética nuclear. Depois de testemunharem um quase colapso, Douglas e Fonda convencem Jack Lemmon a expor a riscos da energia nuclear para o mundo.

O filme foi lançado em 1979 e muito criticado pela indústria de energia nuclear como um ato irresponsável e sensacionalista por lucrar com o medo. Porém, apenas 12 dias depois do lançamento do filme uma estação de energia nuclear na Pensilvânia teve um superaquecimento em um dos reatores, levando os técnicos nucleares ao pânico.

Dentro de poucas horas altos níveis de radiação foram encontrados na localidade e uma evacuação foi rapidamente ordenada. Os efeitos foram devastadores para a saúde mental da comunidade local, mas para Hollywood foi uma feliz coincidência: Síndrome da China aproveitou as semelhanças entre os dois eventos e faturou um enorme sucesso de bilheteria.


7. Super Mario Bros. (1993) e o atentado do WTC de 2001



Em 1993 deu-se o início dos filmes de videogames: o filme Mario Bros., uma adaptação do game da Nintendo, foi estrelado por Bob Huskins como o Mario, John Lenguizamo como o Luigi e Denis Hopper como o ditador King Koopa. A certa altura do filme quando o nosso universo e o do vilão Koopa começam a se fundir, pessoas e prédios em Nova York começam a desaparecer e passar para o outro universo. O mais notável são os desaparecimentos das torres gêmeas do skyline da cidade.

Claro, não há colisões de aviões, mas a maneira como desaparece é muito sugestiva. A torre sul vai em primeiro lugar e um grande buraco abre na segunda torre. Cria-se uma imagem muito estranha, criando-se um imediato paralelo com a tragédia de oito anos depois.

O que só levantou teorias conspiratórias sobre ligações entre a Al Qaeda, Bin Laden não só com o filme, mas com o próprio videogame da Nintendo.

Mas uma coisa é certa: de tanto verem Nova York ser destruída por Hollywood, os terroristas tivera uma inspiração e tanto.


6. Série Os Simpsons previu Donald Trump presidente e a partícula Higgs-Boson



A ascendência nas pesquisas da candidatura do midiático Donald Trump para a Casa Branca nos EUA tem surpreendido a muitos. Mas não para os redatores de Os Simpsons: há 15 anos um episódio previu um Donald Trump presidente e as devastadoras consequências – um país de joelhos pela má gestão financeira e dependente da China.

O episódio Bart to The Future foi ao ar em março de 2000 onde vemos uma cartomante que dá a Bart um vislumbre de 2030 algumas semanas depois de Trump ter desocupado a Casa Branca. Além do país estar dependente da ajuda externa da China, os EUA estão à mercê de bandidos geneticamente melhorados por um programa projetado por Trump para ajudar a juventude da nação sua pureza racial – lembremos que a campanha atual de Trump é “Fazer a América Grandiosa Novamente”, além de recentemente ter chamado os mexicanos de “estupradores” e “traficantes de drogas”.

Lisa Simpson é eleita para suceder Trump e herda a incontrolável dívida nacional.

A série tem surpreendido com previsões de eventos mundiais nos mais variados campos como política, medicina e até física teórica. Em 1997 um episódio previu um surto de Ebola que em 2015 devastou a África Ocidental. Em 1998 no episódio The Wizard of Evergreen Terrace vemos Homer Simpson rabiscando em uma lousa uma complicada equação. Físicos experientes disseram que a equação apresentava uma aproximação aparentemente funcional de uma teoria sobre a massa da chamada “partícula de Deus”, a Higgs-Boson.  A série antecipou-se em década à descoberta recente por especialistas do acelerador de partículas europeus do CERN.

Além disso, aparentemente a série previu a queda política da Síria provocada pela Primavera Árabe em um episódio de 2001 chamado New Kids on The Blecch: mostra uma guerra em um país não especificado do Oriente Médio. Os inimigos dos EUA estavam em um jipe com a marca de uma bandeira que não era usada por nenhum movimento naquele momento – mais de uma década depois a mesma bandeira passou a ser usada por um grupo de rebeldes sírios.

Os teóricos da conspiração surtaram!



5. Série Family Guy e o atentado na Maratona de Boston



Em 2013 bombas foram detonadas junto à linha de chegada na Maratona de Boston, nos EUA, matando três pessoas e ferindo outras 264. O episódio Turban Cowboy da animação Family Guy teria previsto o incidente onde o protagonista Peter ganha a maratona depois de matar o resto dos participantes (é mostrado muito sangue e corpos desmembrados) e, sem querer, detona duas bombas com um telefone celular (veja sequência abaixo).

O enredo é tão semelhante aos trágicos acontecimentos de Boston que as cenas foram excluídas das retransmissões, assim como foram retirados vídeos do YouTube onde se comparam imagens do atentado com as cenas de “Family Guy”. Para alimentar os teóricos da conspiração, muitos links do site “Infowars” do jornalista Alex Jones e do blog “Gamba” com “evidências da operação “False Flag” foram estranhamente bloqueadas no Facebook. Eu mesmo postei links de ambos os sites que logo vieram com a seguinte mensagem “Forbidden You don't have permission to access on this Server”. O que só alimenta a espiral conspiratória de interpretações.


4. The Lone Gunmen (2001): profecia ou denúncia?



Em março de 2001 foi ao ar o episódio piloto da série The Lone Gunmen, um spin-off da série Arquivo X. Os chamados “Pistoleiros Solitários” são três hackers de computadores que dedicam suas vidas para descobrir segredos do governo. No episódio uma fação do governo finge ser terroristas e assume remotamente o controle de um avião e pretende lançá-lo contra as torres gêmeas do WTC em Nova York. O propósito da conspiração é usar o ataque como justificativa para iniciar uma Guerra contra o terrorismo internacional, ao mesmo tempo criando um bode expiatório externo para os problemas nacionais e aumentando os lucros da indústria de armamentos.

Teorias similares foram invocadas após a estranha coincidência do atentado real em Nova York. A série produzida pelo canal Fox foi pouco depois cancelada sob a alegação de “baixos índices de audiência”.

x

3. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança (2004) previu a “Engenharia dos sonhos”?


No filme Brilho Eterno... Joel e Clementine submetem-se a um procedimento neuro-eletrônico oferecido pela empresa Lacuna Inc. (o nome é bem sugestivo): apagar as lembranças de ser relacionamento amoroso depois de uma dolorosa separação. Isso foi em 2004. Recentemente, neurocientistas holandeses divulgaram um estudo que abre a possibilidade de apagar a memória de fatos desagradáveis: uma eletroconvulsoterapia (ECT) para “alvejar e despedaçar a memória de um episódio perturbador dos pacientes”.

Essa ainda é uma terapia dolorosa porque envolve convulsões por impulsos elétricos. Mais próximo à cartografia da mente através de uma interface na tela de um computador está na experiência da engenharia dos sonhos dos ratos realizada pelo MIT, publicado pela Nature Neuroscience em 2012 – sobre isso clique aqui.


2. Game of Death (1978) – Bruce Lee previu a morte do filho?



Game of Death é um filme estrelado por Bruce Lee sobre uma estrela de filmes sobre artes marciais que é forçado a fingir a própria morte para descobrir quem está tentando matá-lo. Uma cena crucial no filme mostra um golpe que dá errado quando uma arma cenográfica é carregada com uma bala real e atira no personagem de Lee. O que torna esta cena tão perturbadora é o evento que pareceu prever. Em 1993, Brandon Lee, filho de Bruce Lee estava filmando The Crow, quando uma arma cenográfica foi acidentalmente carregada com uma bala real e disparou em cena, matando Brandon Lee. Em outras palavras, Brandon Lee morreu exatamente da mesma forma como o personagem de Bruce Lee fez no filme de 1978.

1.     Mulher na Lua (1929) – NASA realizou sonho nazista?



Décadas antes da NASA sequer sonhar em colocar o homem na Lua, este filme alemão do diretor Fritz Lang (Metrópolis) faz previsões surpreendentemente precisas sobre o futuro da exploração espacial. Não só apresenta a tecnologia do foguete de vários estágios para escapar da atmosfera, a utilização de combustível sólido, a contagem regressiva no lançamento, os efeitos da gravidade zero, roupas espaciais e o efeito orbital de “estilingue” aplicado ao foguete pela proximidade Terra-Lua.

Viagens espaciais era uma verdadeira febre popular na Alemanha pré-nazi. O filme ganhou apoio da Sociedade Alemã para Viagem Espacial (VfR), formado por Werner Von Braun que mais tarde lideraria o projeto dos foguetes nazistas como também o programa espacial da NASA que levaria o homem na Lua.

Os EUA acabaram concretizando um antigo projeto nazista apresentado de forma seminal em Mulher na Lua? Essa talvez seja a origem das teorias conspiratórias que narram a espetacular fuga da elite nazista para uma base no lado oculto da Lua como mostra de forma cômica o filme Iron Sky (2012) – sobre o filme clique aqui.

COMENTÁRIOS DO BLOG:


O primeiro episódio do filme Relatos Selvagens e a queda do avião provocada pelo próprio piloto? uma sincronicidade?

Seven Days. Em meados de 98 foi lançada uma série de TV onde, através de tecnologia alienígena, os americanos conseguiam enviar um crononauta de volta no tempo para evitar desastres e atentados. Um deles foi justamente com um avião sendo jogado contra... as torres gêmeas. O seriado foi cancelado em 2001, provavelmente por causa do atentado.

No quesito de invenções, o hoje popular tablet foi mostrado pela primeira vez em "2001, uma odisseia no espaço", filme de 1968 de Stanley Kubrick. E o nosso celular foi usado pela tripulação da Enterprise já em 1966, no seriado de sucesso de Gene Rodenberry. Outras pérolas do seriado foram o primeiro beijo inter-racial da TV americana, russos e japoneses trabalhando juntos com americanos, em plena guerra fria, sem contar mulheres em postos de comando, de igual para igual com seus pares masculinos.

O último filme do ator Christopher Reeve antes do acidente que o deixou tetraplégico merece estar nesta lista. Trata-se do filme Sem Suspeita (Above Suspicion - 1995). Reeve faz o papel de um policial que foi alvejado em serviço e fica paraplégico e aparentemente se recupera, mas para se proteger da acusação de homicídio precisa fingir ser cadeirante... PARA O RESTO DE SUA VIDA!!!

Confiram o filme e a página de tributo (aqui)




Quanto a questão da possibilidade de criação de uma "forma pensamento" ou "meme" arquetípico você já estudou sobre a teoria dos campos mórficos do Rupert Sheldrake? Acredito que é uma forma bem plausível de corroborar com o que você propõe e sem cair numa metafísica. Ao invés de arquétipos o que ele propõe é que campos mórficos ou também chamado morfogenéticos são constituídos através de "hábitos do passado" que conforme reincidem tendem a reforçar a existência do próprio campo e influenciar eventos seguintes. Isso vai desde o comportamento das leis da física (que pra ele não são invariáveis, tem um TED "A desilusão da ciência que ele fala sobre isso) até os hábitos de ação das pessoas que ficou famoso com a história do centésimo macaco. Acho que é uma campo de estudos legal pra você visitar.

Brasil, o país que bandido escolhe o seu juiz. TSE vai ouvir Dilma sobre escolha de relator para ação de impugnação

Dias Toffoli, presidente do TSE: “primeiro é preciso julgar pra depois condenar”.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, determinou que a presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer, sejam ouvidos sobre a eventual designação do ministro Gilmar Mendes para relatar as quatro ações que pedem a cassação dos dois mandatos. Na semana passada, o tribunal decidiu reabrir uma dessas ações, que tinha sido arquivada. A relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, queria que o caso continuasse encerrado, por falta de provas. Como ela foi derrotada no julgamento, pediu que esse processo e os outros três semelhantes fossem relatados por Gilmar.
A sugestão de Maria Thereza, que é vista como uma aliada pelo Palácio do Planalto, se baseia no fato de que Gilmar foi o primeiro a defender, em plenário, a reabertura da ação de impugnação de mandato eletivo. A posição dele acabou vitoriosa na votação. Toffoli poderia ter determinado quem será o novo relator das ações em decisão individual, mas preferiu consultar antes as partes envolvidas. Além de Dilma e Temer, ele mandou oficiar o PSDB, o PT e o PMDB sobre eventual relatoria de Gilmar. O prazo para as respostas chegarem ao tribunal é de três dias.
Eventual designação do ministro para a relatoria do caso já é uma derrota para o governo federal. Gilmar tem sido o ministro do TSE que defende com mais fervor a necessidade de investigação dos supostos ilícitos cometidos na campanha de Dilma. Ao fim do julgamento que decidiu reabrir o caso, no dia 6, ele reforçou sua posição.
“O tribunal está cumprindo uma função importante, diante de um quadro de aparente abuso nas eleições, dando uma resposta. É como se diz na música: “primeiro é preciso julgar pra depois condenar”. Não se trata de uma condenação prévia, mas é preciso investigar, diante dos fatos que, ao meu ver, eram robustos. Independentemente do resultado [do processo], é fundamental que a gente vá até o limite nessa questão, para que isso não mais se repita, para que haja uma inibição nesse tipo de prática. As pessoas perderam todo o freio”, declarou o ministro na ocasião.
A ação de impugnação de mandato eletivo foi reaberta no dia 6. O processo tinha sido arquivado em março por decisão da relatora. Diante da análise de um recurso do PSDB, o processo foi desarquivado. Cinco integrantes do tribunal votaram pela reabertura da ação. Apenas a relatora e Luciana Lóssio queriam que o caso continuasse encerrado.
No mês passado, o ministro Luiz Fux sugeriu que as quatro ações que tramitam hoje no tribunal pedindo a cassação dos mandatos de Dilma e Temer sejam processadas em conjunto, para evitar que o TSE tome decisões diferentes sobre um mesmo assunto. Nesse caso, haveria apenas um relator para as ações. O assunto chegou a ser debatido na semana passada, mas não se chegou a uma conclusão. Toffoli informou que ele definiria o nome do relator dos processos em breve.
Durante o julgamento, Maria Thereza explicou que votou pelo arquivamento da ação porque o PSDB deveria ter apresentado fatos concretos contra a presidente no momento em que ajuizou o processo. Ela rebateu os argumentos de que haveria indícios de irregularidade no pagamento, por parte da campanha, a empresas supostamente fantasmas. A ministra lembrou que essas suspeitas foram levantadas depois que o processo já estava no TSE.

FORO DE SÃO PAULO: LULA DIZ QUE ESTÁ DISPOSTO A TUDO PARA SALVAR O COMUNISMO NA AMÉRICA LATINA



LULA E DiLMA NO FORO DE SÃO PAULO!
FORO DE SÃO PAULO: LULA DIZ QUE ESTÁ DISPOSTO A TUDO PARA SALVAR O COMUNISMO NA AMÉRICA LATINAhttp://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/08/foro-de-sao-paulo-lula-diz-que-esta.html.
Posted by Osvaldo Aires Bade on Sexta, 17 de outubro de 2014


- FORO DE SÃO PAULO: LULA DIZ QUE ESTÁ DISPOSTO A TUDO PARA SALVAR O COMUNISMO NA AMÉRICA LATINA (aqui)

MAURO IASI - COMUNISTA SAFADO LANÇANDO AMEAÇAS AO POVO BRASILEIRO


COMUNISTA SEMPRE QUERENDO MATAR
Mauro Iasi (PCB) defende em público o assassinato de Conservadores.
Posted by Osvaldo Aires Bade on Domingo, 15 de novembro de 2015
Professores da PUC-SP se solidarizam a comunista que deseja “fuzilar” direitistas



É inacreditável.
Um grupo de professores igualmente comunistas da PUC-SP resolveu defender Mauro Iasi. O ex-candidato a Presidente da República que deseja “boa bala” e “boa cova” para conservadores é apresentado pelos professores como um “intelectual de grande porte” com “uma vasta produção acadêmica“.
Embora a nota fale em nome dum  “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUC São Paulo”, ela traz apenas a assinatura de Bia Abramides, coordenadora de tal entidade.
O objetivo do NEAM é uma daquelas asneiras que somente nosso meio acadêmico poderia levar a sério – e é tão inútil e desconectado da realidade que ninguém normal ou de fora o lê para avisá-los da total falta de sentido da descrição e de seu linguajar precário:
Aprofundar o legado marxiano e a tradição marxista  no âmbito da ontologia do ser social, enquanto totalidade da vida social, para responder teórica e politicamente aos desafios postos na contemporaneidade na horizonte da emancipação humana. Tratando-se, portanto, de um projeto de construção coletiva que pressupõe uma sólida fundamentação teórica e uma direção política.
O site da entidade explica assim os objetivos de pesquisas do NEAM:
O NEAM se centra na linha de pesquisapor tratar do aprofundamento dos fundamentos que norteiam a formação profissional referentes ao legado marxiano e a tradição marxista na direção da totalidade da vida social e que será amplamente desenvolvida a seguir. De outro lado o NEAM se articula a linha 6.2 no que tange `as respostas dos trabalhadores mediante os ataques do capital que se expressam nas lutas e movimentos sociais. Estrutura e conjuntura se articulam pelas múltiplas determinações postas na realidade e dizem respeito ao pensamento e ação do projeto profissional dos assistentes sociais de ruptura com o conservadorismo.
A nota não deixa claro se os apoiadores de Mauro Iasi também desejam fuzilar os direitistas. Não precisava mesmo. Ela pode ser lida na íntegra neste link.
O deputado Jair Bolsonaro anunciou no Twitter que entrará com representação junto ao Ministério Público contra Mauro Iasi.
P.S.: Mais professores comunistas têm manifestado apoio a Mauro Iasi. Agora foi uma tal “Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo

US Air Force




How the US Air Force reloads the largest combat jet gun on the planet...http://bit.ly/zg-zero-playVideo by YouTube Channel Sploid
Posted by Zombie Gunship on Terça, 13 de outubro de 2015




How the US Air Force reloads the largest combat jet gun on the planet...

Bingo! Novos uniformes do Exército entram em vigor em 2017


Confirmando informação divulgada pelo blog no dia 9, o Boletim do Exército de ontem (16) publicou  portaria assinada pelo Comandante do Exército em 8 de outubro, que institui o novo Regulamento de Uniformes do Exército. A adoção dos novos uniformes seguirá o cronograma abaixo:
A partir do dia 1º DE JANEIRO DE 2017:
- insígnias plastificadas de postos e graduações e distintivos plastificados do Grupo A, utilizados nos 9º e 13º uniformes (blusa de combate camuflada) e na japona de campanha;
- distintivos de cursos e estágios que foram criados ou modificados nos Centros de Instrução e nos Estabelecimentos de Ensino;
- distintivos para o Quadro Técnico Temporário, Quadro Especial e Taifeiros;
- gravata bege;
- alamares;
- coturno de couro e lona marrom para o Comando de Operações Especiais; e
- boina bordô para o Comando de Operações Especiais.

A partir do dia 1º DE JANEIRO DE 2018:

- conjunto para frio “segunda pele” (preto ou branco), incluindo a balaclava e as luvas de frio;
- coturno de couro preto e lona verde; e
- boina camuflada, boina azul-ferrete e boina azul-ultramar.
Acesse a página da Secretaria-Geral do  Exército para saber mais detalhes. Aproveite o aplicativo disponibilizado para montar seu uniforme virtual. 

POR QUE SENTIMOS MAIS DOR NO FRIO?






Sabe aquele seu parente que é quase um meteorologista?  Quando ele começa a sentir dores musculares ou nas articulações, já sabe que uma onda de frio está para chegar.  A bancária Ana Paula Rodrigues é uma dessas pessoas. Depois de um acidente, precisou colocar um pino na coluna. Agora, toda vez que o tempo muda de repente ou a temperatura cai bruscamente, ela sente bastante dor na região da lombar. “A gente até brinca que pode ir trabalhar com previsão do tempo”, diz ela.
Silvia Ferreira Andrusaitis, fisioterapeuta do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, explica que os estudos nessa área ainda são muito controversos. Mas, ao observar o dia a dia dos pacientes do hospital é notório que as dores costumam aumentar, principalmente em pessoas com doenças crônicas como artrite e fibromialgia. “Cientificamente não tem muita comprovação, mas é fato. Pra gente que vê os pacientes e acaba acompanhando as pessoas ao longo do tempo, normalmente elas falam isso mesmo”, conta Silvia.
Ainda de acordo com a Dr. Silvia, existem fatores que são provocados pelas baixas temperaturas e que podem deixar as pessoas mais sensíveis à dor.  Um deles é o aumento da contração muscular, uma reação do corpo que visa produzir calor. É o que acontece quando trememos de frio.  Além disso, a diminuição do volume de sangue nas articulações também pode aumentar a sensação de frio.
A fisioterapeuta também cita fatores psicológicos como responsáveis pelas dores, “a gente sabe que os países mais frios têm uma incidência maior de depressão, de suicídio. Então eu acho que o humor acaba influenciando também os casos de dor. As pessoas se sentem mais introspectivas, mais tristes, e acabam se mexendo menos. E isso acaba alterando de alguma forma a parte fisiológica”.
Outro elemento que contribui para o aumento das dores é a falta de atividade física, que acaba diminuindo no frio. Como trocar um dia inteiro debaixo do cobertor por uma ida ao parque ou à academia? Mas é um esforço necessário. A Dr. Silvia explica, “quanto menos você se movimenta, menos seu corpo produz calor, e a sensação de frio pode até aumentar. Por isso que muitas vezes a gente fala para os pacientes se movimentarem e andarem um pouquinho pra aquecer o motor”.
Então, para evitar as dores, a orientação é simples: Não passe frio! Procure usar roupas adequadas para a temperatura e se manter aquecido ao longo do dia. “O ideal é manter sempre o nível de movimentação com um pouco de atividade física todos os dias, que pode ser um alongamento ou uma atividade aeróbica. E esperar o verão chegar”, complementa a Dr. Silvia.
E claro, sempre ficar de olho na previsão do tempo para se prevenir!