segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A VERDADEIRA PRIVATARIA

(Des) governo petista promove "transformação ideológica" porque não tem condições financeiras (roubaram tudo) muito menos caráter e competência para resolverem porra nenhuma.
25/08/2012
 às 19:03 \ 
Política & CiaNem pacote deve impulsionar economia esse ano (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)

Nem o pacote da presidente Dilma deve impulsionar economia este ano (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República)
Amigas e amigos do blog, reproduzo mais uma boa nota publicada no blog Política & Economia na Real, do jornalista José Márcio Mendonça e do economista Francisco Petros.

PACOTE: QUEBRA DE PARADIGMA
Não importa se trata de privatização ou de concessão ou até de data maxima venia ou qualquer apelido que a paranoica política brasileira queira dar ao pacote lançado pela presidente Dilma na semana para ajudar a reativar o PIBinho que tanto incomoda ao governo.
O fato, em primeiro lugar, é que assistimos à mais fantástica transformação “ideológica” do grupo petista no poder, desde quando Lula, ainda candidato à Presidência da República, em meados de 2002, lançou a “Carta ao Povo Brasileiro” renegando a promessa de “mudar tudo que está aí”, e depois que eleito, abraçou boa parte da política econômica herdada de seu antecessor, FHC.
É um tabu sério que está quebrado, é a admissão que o governo não tem condições financeiras, nem talento, para resolver um dos maiores gargalos ao desenvolvimento nacional.

Pacote é bom, mas o passado condena…
O pacote como carta de boas intenções de conceder (ou privatizar) foi muito bem recebido.
Porém, falta o restante e o essencial – que são os leilões — até que os investidores possam a começar a trabalhar. E é uma etapa delicada, que precisa ser acompanhada com atenção, pois o governo não tem bons antecedentes nesta área.
Modelo adotado para leilão da concessão da Fernão Dias foi um desastre e está empacada (Foto: EXAME)
Modelo adotado no governo Lula para o leilão da concessão da Fernão Dias foi um desastre que é difícil de consertar sem mais gasto público (Foto: EXAME)
A primeira concessão do governo Lula, no setor rodoviário, que envolveu, entre outras estradas, a rodovia Fernão Dias (a ligação São Paulo-Belo Horizonte), está empacada. O modelo adotado foi responsável pelo desastre, difícil de consertar sem mais gastos oficiais.
A própria Dilma Rousseff ficou inconformada com o resultado do leilão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas. Sabe-se que são mais três dores de cabeça à vista.
O governo acredita que, com a criação de uma superestatal de planejamento, com poderes bem amplos, evitará outros problemas.
O interesse pelos leilões dirá se sim ou se não. Mas isto é coisa para o ano que vem.
Nada acontecerá antes de meados de 2013. Com efeitos mais visíveis apenas no PIB de 2014.

Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"


A Dilma que acena com esta “ruptura de paradigmas” é a mesma que insiste na fixação em que se tornou o famigerado trem-bala; que quer liderar a Nação com uma equipe de 38(!) ministérios – exemplo claro do que significa o termo “governança corporativa” para o executivo; que possui na sua equipe econômica gente que acredita que tem futuro administrar o país por soluços, premiando setores eleitos com incentivos efêmeros e desconsiderando as consequências em uma economia sofisticada como a nossa. Sugiro muita cautela com as promessas…

Ué, o Ministério do planejamento não é uma superestatal de planejamento?

Os gênios caídos nunca vão perceber que são as regulamentações estatais que inviabilizam investimentos sustentáveis em infraestrutura.

Uma superestatal com amplos poderes será apenas mais uma central de roubalheira e ineficiência.
Pelo texto, mais uma vez notamos que a atitude desse governo com a economia, são sempre normas abstratas, indefinidas e sem referências determinadas. Já é uma característica e fica tudo para o longo prazo. Isso que dá para entender…


Tão importante quanto – a pseudo-ideologia deles também não é capaz – mesmo que eles tivessem capacidade administrativa e dinheiro – de resolver os problemas. Pelo contrário, só os pioram. Vide exemplos pelo mundo.

Falta de caráter é o nome do problema crônico.



Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS 55 (91)8164-1073end_of_the_skype_highlighting 
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.