Mostrar resultados e usar vocabulário da área ajudam a ser 'encontrado'.
Segundo especialistas, perfis completos e objetivo aumentam a visibilidade.
Pâmela Kometani
Do G1, em São Paulo
A procura por uma oportunidade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, com muitos profissionais buscando a mesma vaga. Além disso, a internet e as rede sociais vêm mudando a forma como as empresas recrutam seus talentos, com o uso cada vez maior de ferramentas on-line.
E como o profissional pode se destacar entre tantos? Como deixar seu perfil profissional mais atrativo e ser visto?
Especialistas ouvidos pelo G1 ressaltam que os candidatos devem manter um perfil e um currículo completo e objetivo. Destacar resultados e utilizar termos da área ajudam a aumentar as chances de ser visto.
“Os recrutadores olham muitos perfis e os mais completos e objetivos ganham mais destaque”, afirma Fernanda Brunsizian, gerente de comunicação do LinkedIn. Usar chavões, não mostrar resultados e ser genérico são os erros mais comuns dos candidatos.
Para Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, é importante destacar as realizações profissionais. “São elas que tornam um currículo muito diferente do outro, e que podem fazer a diferença entre ser escolhido ou não. Quanto maior riqueza e variedade de informações, mais chances ele tem de aparecer nas buscas por palavras-chaves”, diz.
Veja 10 dicas para destacar seu perfil profissional na web:
1 – Não copie e cole o currículo
Na internet, os recrutadores não vão ver um currículo de papel, portanto o candidato deve formatar o texto que será exibido na tela, em blocos pequenos e utilizando indicadores visuais ou textuais. “O perfil na internet oferece mais opções do que o tradicional currículo”, lembra Fernanda.
2 – Foto
Enquanto no currículo a foto não é muito utilizada, na internet ela pode ser uma boa aliada para facilitar a identificação do perfil do profissional. Segundo Fernanda, a foto deve ser da forma que o candidato gostaria de ser apresentado profissional para outra pessoa.
3 – Vincule resultados
Os profissionais não devem apenas citar o que já fizeram, é importante mostrar as realizações. Publicar um exemplo do trabalho ou um resultado expressivo, que possa ser divulgado, são boas opções.
4 – Evite jargões
É importante ficar atento ao uso de algumas palavras para definir sua marca profissional. Utilizar palavras que todos usam não vai fazer uma grande diferença para destacar o perfil. “As palavras que são muito comuns acabam não representando o que o candidato faz”, completa Fernanda.
5 – Vocabulário da área de atuação
Além de mostrar seu conhecimento na área, utilizar palavras do ramo de atuação ajudam a melhorar a visibilidade do seu perfil na internet. Os recrutadores procuram por meio de palavras-chave e quanto mais você tiver, maior a sua chance de ser visto. “Todos os termos funcionam como palavras-chave”, lembra Fernanda.
6 – Em dia com o português
Erros de português são inadmissíveis. Já que esse será o primeiro contato do recrutador com o profissional, o português correto e profissional é fundamental para uma primeira boa impressão. “Os candidatos ainda deixam muitos erros de português, especialmente quando descrevem suas próprias experiências”, comenta Abrileri.
7 – Resumo das qualificações
Informar logo no início do perfil ou do currículo quais são as qualificações e experiência pode aumentar as chances de ser visto. “A apresentação, quando é sucinta e objetiva, chama a atenção”, diz Abrileri.
8 – Perfil em redes sociais e blogs
Blogs pessoais sobre assuntos diversos podem até aparecer no perfil do profissional na internet, desde que o candidato tenha a certeza de que isso pode ajuda-lo durante um processo seletivo. Já a divulgação de perfis pessoais na internet, como Facebook, Instagram e Twitter, não é recomendada. “Você pode fazer um álbum da sua família em uma página pessoal, mas profissionalmente não tem muito a ver”, afirma Fernanda.
9 – Objetividade
“Uma das coisas que não funciona bem é ser genérico. O recrutador não consegue entender quem é o candidato é e o que ele está procurando”, diz Fernanda. Segundo Abrileri, é importante evitar textos longos, subjetivos e difíceis de entender. “É sempre por meio da descrição objetiva de suas realizações mais importantes que o profissional deve revelar seus verdadeiros diferenciais”, ressalta.
10 – Atualização constante
Fazer um perfil profissional ou cadastrar um currículo em uma plataforma de vagas e esquecê-lo é um dos erros mais comuns. Mesmo estando empregado, o profissional pode deixar seu perfil atualizado, assim quando for buscar uma oportunidade, seus dados já estão disponíveis. “Não adianta deixar informações ultrapassadas. Alguns acabam esquecendo de atualizar dados de contato, como celulares”, lembra Abrileri.
Página da Curriculum (Foto: Reprodução)
Cadastro de currículo
Para os profissionais que utilizam plataformas para cadastrar seu currículo, Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, indica o preenchimento de todas as informações pedidas, mesmo que isso leve muito tempo. “Antes de despertar o interesse do selecionador, ele precisa ser encontrado no sistema. Para isso, é importante que o currículo online seja ricamente preenchido, e o preenchimento pode se estender para mais páginas, por ter uma estrutura diferente, inclusive de layout”, diz.
Informar o cargo pretendido também ajuda a despertar o interesse do recrutador. No currículo on-line, o candidato pode incluir cargos compatíveis ao que está buscando e que estejam com as nomenclaturas mais usais no mercado.
“É por meio dos cargos e áreas mencionadas nos objetivos profissionais dos candidatos que as empresas fazem a maior parte de suas buscas”, completa Abrileri.