quinta-feira, 21 de março de 2013

O MAL NA OBRA DE LARS VON TRIER
10/03/2013

Nivaldo Cordeiro

Quem quiser se divertir no cinema não vá ver os filmes de Lars von Trier. Mas quem quiser discutir antropologia filosófica e a questão do mal no mundo é lá que deve ir. A coragem artística do diretor norueguês não tem limite. Sua habilidade com a câmara é digna de um Kubrick. Penso que ele fez (faz) a mais correta e completa crônica de nossos tempos, a fisiologia da alma nesse maldito século XXI. Não por acaso nos filmes a questão psicológica (e psiquiátrica) tem relevo. Psiquiatria: ciência da alma.

Digo isso porque venho de ver quatro peças do diretor. Sim, aguentei por dias seguidos o mergulho no mal, por Lars von Trier. Fico imaginando o custo psicológico de escrever e dirigir esses roteiros alucinantes. É extenuante. Comecei no Dogville (2003), essa afirmação exaltada da visão agostiniana do mal. Depois Manderlay (2005), sua continuação. Em seguida o Anticristo (2009) e Melancolia (2011). Iria ver outros antes de tecer estes comentários, mas me dei por satisfeito. O diretor varia a história, mas não varia o tema. É sempre o Mal na tela grande, visto com requintes filosóficos.

Dogville, que tem no elenco a fantástica Nicole Kidman, é um ensaio antropológico que reproduz a visão de Santo Agostinho sobre o mal. A bela mulher que chega desamparada a uma pequena povoação, num ermo, um fim de mundo. A convivência vai revelar a verdadeira natureza humana, que escraviza, que esmaga o outro (a garota nem é fraca e nem desamparada, foge de outro mal, o da posse do poder), que explora, que pratica gratuitamente o mal. De crianças a velhos. Mulheres e homens. Estes a forçam ao sexo, estupram, humilham. Elas a submetem, humilham, negam a sua liberdade. No final, todos merecem morrer, pois todos são culpados, lembrando a visão de Santo Agostinho sobre os acontecidos na invasão dos bárbaros sobre Roma. Não há justo onde habitam os homens. É a mais sensacional representação cinematográfica sobre o tema que já vi.

Por ambientar a história nos EUA dos anos 30 Lars von Trier foi hostilizado por seu suposto antiamericanismo. Uma tolice imensa. O filme poderia ter sido rodado no sertão do Cabrobó e faria todo sentido. O tema é universal.

Aqui é uma visão radicalmente oposta a de Rousseau sobre o mal. O genebrino ensinou que o homem nasce bom e é a sociedade que o corrompe. Lars von Trier desmente esse conto de fadas falsificado. O homem é mau porque nasce mau. Pensar em contrário é falsa ciência, que leva a conclusões e ações erradas. Toda a ciência política que se pratica desde o século XIX usa dessa falsificação para alicerçar as utopias transformistas e perfectibilizadoras do homem. Deu no que deu, nos genocídios. Nos fornos crematórios.

Manderlay é sua continuação, agora tratando do tema da escravidão. Não é um filme tão brilhante, pois não se sabe se o autor, de fato, endossa a tese de que há uma hierarquia natural. O tema da escravidão é de difícil abordagem. Eu penso que Lars von Trier defende alguma coisa próxima de Aristóteles sobre o tema, mas o resultado final demonstra muita hesitação. Destaque para o ator Danny Glover. A atriz principal agora é Grace Margaret Mulligan.

O filme O Anticristo é uma obra prima . Desde o título, estilizado com o símbolo feminino de Vênus, vemos que o mergulho no mal aqui é feito em escala bíblica. A música de Handel, cantada por Cecília Bartoli, é espetáculo à parte (Deixa-me chorar – Lascio ch’io pianga) dá o tom dramático do desespero de uma madona depois do sacrifício. O ato sexual cru, brutal, explícito da abertura mostra que o diretor não faria rodeios. O drama da alma começa no drama do sexo, da reprodução, que é natureza que devora. Que é feminino. A mulher, levada ao desespero, faz a excisão do clitóris, depois de castrar o homem. Tentativa desesperada de se libertar. Mas é ela mesma que põe uma mó nos pés do homem, para subjuga-lo. Para tomar a sua liberdade. O homem é seu reprodutor. Natureza é o outro nome do mal. As cenas são fortíssimas. A atriz Charlotte Gainsbourg dá vida à personagem principal, com esmero. Willian Dafoe, ator de quem não gosto muito, mas Lars von Trier o pôs em todos os filmes, faz a sua parte.

É um filme duro, cruel, que comunga com a ideia da maldade inerente a esse mundo cão que vivemos, à condição humana. Tudo que tem no filme está nos jornais do dia e o femicídio tem sido prática frequente por aqui. Uma debalde tentativa de rebelião do masculino contra o feminino? Uma fuga impossível da condição imposta pelo mal? Os jornais não nos permitem esquecer o mal cotidiano. É um filme verdadeiro, que não esconde a realidade das coisas. O sexo explícito é integrante dessa condição natural, sublinhada pela gazela em trabalho de parto de um aborto. As mães sempre dão à luz filhos para a morte. O anticristo é a natureza, é o feminino. A natureza é feminina, cria, procria. Esse ponto de vista é assustador, mas é tudo como está no Gênese, em Adão e Eva.

O cenário onde o epílogo acontece é justamente um sítio chamado de Éden. Eis o Éden da natureza. Evidentemente os ambientalistas mais radicais não perceberam a dureza da crítica a eles dirigida.

As referências astrológicas são múltiplas. O trinômio dor, luto e desespero ligado a uma fictícia constelação dos Três Mendigos, em cujo trânsito se dão os acontecimentos. O homem racional, que descrê na psiquiatria, é envolvido na trama desesperada da mulher no cio, provocado pelo desespero da perda trágica do filho. Quer engravidar a todo custo. O menino morto, que sempre era vestido com sapados com pés trocados, faz uma referência ao Cujo, aquele que é aleijado. O filme tem manancial inesgotável de símbolos.

Outro animal que está em destaque é o corvo, que estranhamente, vivo, está semienterrado na caverna e denuncia o homem que foge da mulher tomada por fogo sensual alucinado. O corvo é o animal totêmico de satã, outra acabada representação simbólica do mal.

Por fim, o filme Melancolia. Uma trágica representação do mal que emerge irresistível do interior do ser, não está relacionado a fatos externos. No céu surge esplêndida a constelação de Escorpião, residência de Plutão, o pai e a mãe de todas as depressões. A estrela Antares brilha. A história de duas irmãs, uma se casando. No dia supostamente mais feliz de uma mulher ela vai se entristecendo e no limite da tristeza, rejeita o casamento e faz amor com um desconhecido, humilhando o agora marido, depois de larga-lo no leito nupcial, à vista de toda gente. Depois a própria irmã também entra em paranoia e todos da casa enxergam que um planeta está para se chocar contra a terra. Uma imagem alucinante, sobretudo para mim, que certa vez tive uma sequência de sonhos nos quais a lua desabava sobre a terra. O filme acaba com a colisão entre os astros, que bem pode ser compreendida como o mergulho na loucura.

Quer entender a obra de Lars von Trier? Leia Santo Agostinho. E Nietzsche. E Rousseau, esse louco que enlouqueceu a humanidade com suas mentiras filosóficas sobre o homem.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Meu adicione no facebook 

O ENSINO FALIDO E JOSÉ MONIR NASSER





03/01/2013
Leandro de Souza

Para onde vai nosso ensino? Para a lata de lixo, penso. No site da UOL, há três dias atrás, foi relatado que cerca de 11 mil escolas particulares foram fechadas. O ensino privado no Brasil, claro, não é tão flor que se cheire. Muitas escolas estão cheias de “travamentos intelectuais”, ensinando muito pouco de fato aos alunos. A base é o problema. 

Se não temos base intelectual boa, como resolver isso?O MEC tem sido cada vez mais incisivo em mostrar sua cartilha para doutrinar também as escolas particulares. A criação do ENEM foi uma das ideias mais ‘brilhantes’ do PT. 

Lançaram o ENEM para o óbvio: doutrinar as escolas privadas através de sua cartilha. Muitas estão adotando parte do currículo do ENEM no Ensino Médio. Os alunos passaram a ler, estudar, pesquisar mais e assimilar as matérias dadas pelo governo, para se beneficiarem das bolsas das universidades privadas. 

Isso que dizer que, a longo prazo, os alunos dançarão a dança das matérias do MEC para produzir seu conteúdo intelectual nos vestibulares. Hitler ou Stalin estariam orgulhoso de um ensino único, ditado pelas regras do MEC em todo Brasil. Aí, de fato, a doutrinação piora.




Qual é o resultado? PUCs, Federais e outras universidades cheias de alunos que produzem “questionamentos estúpidos”, como cita José Monir Nasser (vídeo abaixo).

O vídeo de destaque é do grande educador, economista e escritor – José Monir Nasser. A diferença entre o que se vê no Brasil (Paulo Freire) e o que propõe o trivium ou quatrivium (base do modelo de muitos países desenvolvidos), é o diferencial de nossa péssima educação e, como J. M. Nasser cita, “uma escola que não educa, nem ensina”.

Aproveite da palestra de altíssimo nível sobre educação:

Por R. S. Fialho
em Brasil, Educação
Tags: Brasil,Educação1 Comentário



'Educação de Futuros Milionários' descarta necessidade de curso superior

08/11/2012 - 16h30
da Livraria da Folha

Dustin Moskovitz, cofundador do Facebook, Sean Parker, presidente fundador do Facebook, e Matt Mullenweg, criador do WordPress, são algumas das pessoas --dentre muitas outras-- que não concluíram o ensino superior e se tornaram profissionais bem-sucedidos.



Para autor, ser autodidata e apostar numa educação continuada são fundamentais
Para Ellsberg, investir em uma educação continuada é fundamental
Intrigado como o que considerou ser uma tendência para o século 21, Michael Ellsberg procurou compreender esse processo. O resultado deste estudo está em "Educação de Futuros Milionários", agora publicado no Brasil.
Descartar a necessidade de ingressar em uma universidade --e esta ideia exclui consequentemente MBA, mestrado, doutorado etc-- não quer dizer que o estudo se tornou obsoleto ou algo que pode ser negligenciado.
Para Ellsberg, ser autodidata e continuar estudando são as chaves para o sucesso profissional.
"Você foi alimentado por uma mentira que diz o seguinte: se você estudar muito na escola, tirar boas notas, entrar em uma boa faculdade e obtiver um diploma universitário seu sucesso na vida estará garantido", escreve o autor. "Isso pode ter sido verdade 50 anos atrás. Hoje não é mais."
Com curso superior ou não, o livro apresenta maneiras de aprimorar capacidades e habilidades que são fundamentais no mercado de trabalho. Ellsberg, consultor de empreendedorismo, desenvolvimento de carreira e educação, escreve para o site Forbes.com.


Pergunta 1) : quais foram os resultados positivos dos ensinamentos de Paulo Freire?
Resposta: zero. Nada!

Pergunta 2) : existem críticas contra Paulo Freire, inclusive internacionais?
Resposta: inúmeras! 

Cito-as:

“Não há originalidade no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education, Abril de 1973.)

“Ele deixa questões básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.)

“[No livro de Freire] não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias, tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.)

“A ‘conscientização’ é um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa. Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.)

“Alguns vêem a ‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New Internationalist, Junho de 1974.)

“A Pedagogia do Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.” (Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.)

“Sua aparente inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.)

“Algumas pessoas que trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.)


Outros julgamentos do mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Meu adicione no facebook 

ESQUERDA ACABOU COM AS POLICIAS!!!
Como que o governo do Estado do Pará acaba com a segurança pública?
E isso deve se repetir pelo Brasil todo.

1- Pagando aos delegados uns dos piores salários do Brasil;
2- Em 28 municípios do Pará não existe delegados;
3- Muitas regiões do estado tem um único delegado que é responsável por 5 municípios;
4- Em 19 municípios paraenses não existe sequer delegacias;
5- Varias delegacias tanto da capital como do interior, não oferecem as mínimas condições de trabalho, Estão caindo na cabeça das pessoas;
6- O governo ao invés de criar novas delegacias esta fechando as poucas que existem na periferia;
(ex. Telegrafo, Atalaia, Cabanagem, Aura); 
7- Jornada de trabalho excessiva;
8- Desvio de função quando os policias são obrigados a vigiar presos;
9- Falta de treinamento adequado na formação do policial;
10- Falta de politicas públicas para a diminuição da criminalidade;
As dez pragas que fazem a polícia pedir SOCORRO!!!!!!!!!!

1 - A VERDADE SUFOCADA PELO MAU! (aqui) 

2 - EU TE AMO MEU BRASIL!!!!
VIVA 31 DE MARÇO DE 1964! ! (aqui)

3 - QUEM SÃO OS AGRESSORES DOS GENERAIS IDOSOS (aqui)

4 - ESSA É UMA PEQUENA PARTE DA ELITE ESQUERDISTA QUE VOCÊ SUSTENTA! 
CONFIRA A EDIÇÃO REVISTA, APERFEIÇOADA E AMPLIADA DA LISTA DOS QUE ACHAM QUE MEXER COM O CHEFE SUPREMO É MEXER COM ELES (aqui)

5 - ESQUERDISMO É UMA DOENÇA MENTAL GRAVE? (AQUI) 
6 - O QUE É O MARXISMO CULTURAL? (aqui)

7 - QUEM FOI O PRIMEIRO ESQUERDISTA? (aqui)

8 - BRASIL AMA APAIXONADAMENTE BANDIDOS
Não concordo com certas igrejas, mas o brasileiro admira com amor e fé cega o:
.
Esquerdismo/Socialismo/Direitismo/Ateísmo/Obanistas/Islamismo/Humanismo/Progressismo e "militontos" de todas as matizes, assim como, todas as tralhas do mau, e esses assassinos tão amados, roubam e matam com crueldade absurda - sem nenhum consentimento das vítimas
O PT ESTÁ ISLAMIZANDO O BRASIL  (aqui)  

9 - BOLSONARO: “A MINORIA TEM QUE SE CURVAR!” (aqui)

10 - ASSASSINA FIGARISTA!!! (aqui)

ANTES DE ACIDENTE, GAROTA POSTA NO FACEBOOK: ACHO QUE VOU MORRER
20 de Março de 2013

Antes de acidente, garota posta no Facebook: acho que vou morrer

A britânica Kayleigh Lawrie, de 14 anos, publicou uma frase no Facebook poucos minutos antes de falecer. A jovem escreveu "Acho que vou morrer. Beijos. Amo vocês todos", em seu perfil na rede social.

O amigo do pai da menina, Steven Hayter, de 42 anos, era quem dirigia o veículo em que Lawrie estava. Ele foi condenado a seis anos de prisão por dirigir embriagado quando o caso ocorreu, em agosto do ano passado.

Os detalhes do acidente e a postagem da garota foram revelados durante o julgamento nesta terça-feira (19). A menina chegou a falar com o pai, que também estava no carro, que queria sair, pois tinha medo da forma como Hayter dirigia. No momento, seu pai, Scott Lawrie, disse para ela não ser boba.

Segundo ele, a postagem no Facebook foi realizada pelo celular durante uma parada em Alford, quando os adultos saíram do veículo. Além dos três, outro garoto de 13 anos estava no carro, o qual sofreu traumatismo craniano. Segundo informações, o motorista tentava pegar um cigarro quando o maço caiu e o acidente aconteceu.


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Meu adicione no facebook 
10 CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM A SAÚDE BUCAL


Fonte: site msn mulher: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/sorriso/10-cuidados-que-devemos-ter-com-a-saude-bucal-1
10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

O sorriso é nosso cartão de visitas e a saúde da boca é fundamental para mantê-lo perfeito. É indicado escovar os dentes antes do café da manhã? Devemos usar o fio dental todos os dias? E se a gengiva for sensível e sangrar ao usá-lo? Chicletes substituem a escovação?
Conversamos com Adriana Mazzoni, especialista em Odontopediatria e membro do grupo de saúde oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo, que ressaltou a importância em manter, desde tenra idade, a boca sempre higienizada com pasta de dentes, fio dental e enxaguante indicado por seu dentista, pois cada um tem uma função.


10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

É indicado escovar os dentes antes do café da manhã?

“É uma opção de cada um, o ideal é antes e depois do café da manhã. Quando você dorme a boca fica com mais acidez e a saliva é mais grossa, isso é ruim para a boca e para a digestão. Porém, na prática, essa escovação dupla não acontece devido à falta de tempo, então, o importante é não esquecer de escovar os dentes após a alimentação', afirma Adriana Mazzoni.


10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Devemos usar o fio dental todos os dias? E se a gengiva for sensível e sangrar ao usá-lo?

“O fio dental deve ser usado todos os dias, pelos menos uma vez ao dia. Algumas pessoas não usam pois dizem que a gengiva sangra, mas é aí que elas devem usar para retirar todos os resíduos de alimentos que ficam alojados entre os dentes. Quando se usa todos os dias ela não sangra. É fundamental o uso do fio dental para uma higiene completa da boca. O não uso pode provocar inflamações na gengiva”, ressalta a especialista.  


10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Quais são os principais fatores que podem fazer a gengiva sangrar?

“Placa bacteriana, formada por resíduos de alimentos que ficam alojados entre os dentes e a gengiva, é o fator mais comum que pode provocar sangramento em quem tem uma boca saudável. Existem também medicamentos que podem aumentar a chance da gengivite. Um ponto importante é que a inflamação na gengiva só se instala em uma boca que tenha placa bacteriana. Quem tem alguma doença apresenta a gentiva mais vermelha e com sangramentos. Uma gengiva sensível é rosa, durinha e tem o aspecto da casca da laranja”, explica Adriana.




10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Produtos que prometem deixar os dentes mais brancos podem deixá-los sensíveis?

“Não necessariamente, na maioria das vezes não provocam nenhuma irritação. Existem algumas opções mais fortes que servem para remover nicotina ou manchas de café, essas sim podem deixar os dentes sensíveis. Os chicletes que prometem dentes mais brancos auxiliam em 6% no clareamento dos dentes, é a mesma porcentagem, em média, que escurecem os dentes por dia segundo estudos”, explica a especialista.



10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Cárie passa de um dente para o outro? É verdade que se pode pegar no beijo?

“Cárie não passa de um dente para o outro, nem passa através do beijo. Para a cárie existir a placa bacteriana deve se instalar no dente. Existem dois tipos de placas, as que gostam mais das gengivas e outras mais dos dentes. Quando a pessoa está com uma cárie ela deixa a boca desequilibrada, o que acaba deixando a boca mais propicia para uma nova ocorrência”, ressalta a dentista Adriana.



10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Enxaguante bucal substitui a escovação?

“Não, o enxaguante deve ser indicado por um dentista, cada um tem uma finalidade específica. Ele apenas auxilia na higiene bucal, na limpeza do hálito e até no tratamento da gengiva. E dependendo da doença ele entra como coadjuvante auxiliando os medicamentos”, explica a especialista.


10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Chicletes substituem a escovação?

“Não substituem, o que acontece é que a mastigação aumenta a salivação e diminui a possibilidade de cáries, e o fluxo salivar ajuda a eliminar as partes grandes da sujeira da alimentação, mas eles não retiram as partes minúsculas que ficam alojadas entre os dentes e a gengiva. Mascar chiclete é uma opção rápida e provisória entre o momento após a alimentação e a hora de escovar os dentes”, diz Adriana.



10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Qual é a frequência ideal para ir ao dentista se a pessoa não tem nenhuma cárie?

“De acordo com cada paciente, tenho pacientes de três em três meses, outros que retornam a cada seis meses, cada um tem sua necessidade. Se a pessoa tem a gengiva saudável ela pode frequentar o consultório a cada 6 meses”, explica a especialista.




10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Como escolher a escova ideal para a sua boca?

“O ideal é sempre optar por escovas com cerdas macias para evitar machucados na escovação. As escovas com cerdas duras ou médias podem até danificar o esmalte dos dentes”, explica Adriana Mazzon.



10 cuidados que devemos ter com a saúde bucal - 1 (© Foto: Thinkstock)

Qual o poder de um sorriso?

“O sorriso tem o poder de abrir portas do mundo, do amor, da amizade e da família. O sorriso está muito ligado ao bem-estar, uma pessoa que não sorri não está bem consigo mesma”, acredita Adriana Mazzoni.


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook