quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A "AMEAÇA SOCIALISTA" NOS EUA



(Imagem / Reprodução)


Dois candidatos conduzem as campanhas eleitorais socialistas mais fortes em grandes cidades dos Estados Unidos em décadas e ameaçam a hegemonia republicana/democrata
Dois candidatos da Alternativa Socialista (Socialist Alternative), Kshama Sawant, em Seattle, e Ty Moore, em Minneapolis, conduzem as campanhas eleitorais socialistas mais fortes em grandes cidades dos Estados Unidos em décadas. Os dois concorrem a assentos no conselho municipal, a câmara municipal estadunidense, onde as eleições são realizadas distritalmente. Os resultados ainda são apenas parciais, mas o desempenho em uma campanha socialista e basicamente feita com voluntários tem feito a dupla ser tema de notícias e análises.
O socialista Ty Moore está somente 130 votos atrás de seu adversário. Já Sawant, uma conhecida ativista, que participou ativamente do Occupy Seattle, está somente 7% atrás do candidato democrata – na contagem inicial, ela tinha cerca de 38% do total de cédulas, sendo que o restante dos votos a serem apurados tendem mais para ela.
Independentemente do resultado final, afirmam alguns analistas de jornais locais e sites de esquerda, os votos para esses ativistas socialistas ilustram claramente o vácuo na política dos EUA e a raiva contra o establishment controlado pelas grandes empresas. As duas campanhas se fortaleceram com a enorme desconfiança que existe em relação ao sistema político, enraizada na crise de 2008 e na lenta recuperação econômica. A recente paralisação do governo federal, quando não havia acordo sobre o orçamento, também alimentou a ira popular que permitiu que as campanhas socialistas tivessem um eco entre os trabalhadores.
Durante a paralisação do governo, o índice de aprovação do Congresso caiu para um mínimo histórico de 5%. Segundo a pesquisa Gallup, um recorde de 60% das pessoas disseram que é necessário um novo partido nos EUA, e apenas 26% disseram que os dois partidos estavam fazendo um trabalho adequado.
As campanhas demonstram que os candidatos independentes da classe trabalhadora podem desafiar oestablishment sem receber dinheiro das empresas. Ty Moore arrecadou mais dinheiro do que seu principal adversário apoiado pelas empresas, apenas em doações individuais, e Kshama Sawant levantou cerca de 110 mil dólares, em comparação com os 238 mil dólares de seu oponente.

Ideias socialistas em ascensão

Muitos, na esquerda, argumentam que as ideias socialistas não podem ganhar o apoio das massas nos EUA, mas essas campanhas mostram o contrário. Pesquisas do Pew Research Center mostram repetidamente que a maioria dos jovens e negros agora preferem o “socialismo” ao “capitalismo”. Obviamente, essa consciência é confusa, mas ilustra que as pessoas estão de saco cheio com a desigualdade crescente e com os aumentos insuportáveis no custo de vida e do próprio capitalismo.
Os adversários de Sawant e Moore se preocuparam em recorrer a um “anticomunismo” contra as ideias socialistas. Richard Conlin, que defendia seu cargo em Seattle, usou argumentos anti-imigrantes e sexistas pouco disfarçados contra Sawant, enquanto Alondra Cano, em Minneapolis, se esquivava de fazer campanha negativa, preferindo contar com seu apoio no setor imobiliário e do establishment político.

Construindo movimentos

A campanha de Ty Moore no Distrito 9 de Minneapolis foi construída ao lado de uma campanha importante e com grande visibilidade por justiça habitacional liderada pelo “Ocupe Casas Minnesota”. Moore e a Alternativa Socialista ajudou a lançar esta organização, que defendeu com sucesso muitas famílias de serem despejadas pelos grandes bancos e pela polícia. O centro “Zona livre de despejos” do Ocupe Casa foi no Distrito 9, bairro etnicamente misto habitado por trabalhadores. O “Ocupe Casas” e a campanha de Moore reforçaram mutuamente um ao outro.

(Cartaz da campanha de Swant / Reprodução)


Da mesma forma, em Seattle, a campanha de Sawant ajudou a colocar a “Luta por 15″ – as greves e protestos de trabalhadores de baixa renda pelo salário mínimo de 15 dólares por hora – no centro do debate político. A candidata construiu energicamente este movimento, auxiliando grevistas criminalizados e combatendo os argumentos contra o aumento do salário mínimo. Quando as organizações de trabalhadores conseguiram incluir um plebiscito sobre o aumento do salário mínimo a 15 dólares na votação no subúrbio de Seattle de SeaTac, a campanha de Sawant energicamente apoiou este movimento, contribuindo para a vitória histórica no plebiscito.
Os dois candidatos a prefeito, que não tinha mencionado o salário mínimo no início de suas campanhas, saíram vagamente em apoio de um salário mínimo 15 dólares por hora. O sucesso da Sawant em deslocar o debate político levou o Seattle Times, o maior jornal de Seattle, a dizer antes da eleição que “o vencedor da eleição de Seattle já é a socialista Kshama Sawant”.
Caros Amigos, com informações da Liberdade, Socialismo e Revolução, Socialist Worker e Seattle Times

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 


13/11/2013
 às 18:53 \ ComunismoEducaçãoHistóriaSocialismo

A doutrinação marxista é mundial

Tenho exposto aqui no blog vários casos de gritante doutrinação marxista nas faculdades brasileiras, especialmente as federais. Não é o simples fato de Marx ser estudado como pensador, como alegam os bobinhos marxistas. Claro que isso faz parte, mesmo sabendo-se que o sujeito errou em praticamente tudo e foi responsável pela utopia revolucionária mais nefasta da história da humanidade.
O problema é o viés mesmo, a reverência, o foco excessivo, a lavagem cerebral, os seminários e palestras que tratam o marxismo como uma doutrina louvável, e não como o retumbante fracasso que é. Para cada vez que o nome Adam Smith é mencionado numa dessas universidades, o nome Marx deve ser citado umas cem vezes!
Mas se no Brasil essa doutrinação marxista está em estágio assustador, vale notar que não é exclusividade nossa (ainda que a pregação marxista renda mais frutos abaixo da linha do Equador, onde há mais miséria e ignorância). Como prova, um leitor me mandou esse cartaz de sua faculdade… na Alemanha!


Você, como eu, deve pensar que o Muro de Berlim foi derrubado em 1989, que o rastro evidente de desgraça que o marxismo deixou do lado oriental seria suficiente para que a simples menção de seu nome fosse motivo de briga e revolta, que nenhum alemão jamais ousaria citar essa doutrina novamente. Mas, assim como eu, estaria enganado.
Quando pensamos que há até nazistas alemães ainda hoje, essa constatação do viés marxista parece menos espantosa. Mas o triste fato é que muitos não aprendem nem mesmo com a experiência! O mais inteligente, claro, é aprender com a lógica, a observação, e jamais flertar com essas doutrinas bizarras e coletivistas. Mas não aprender nem mesmo com o passado recente? Isso é incrível sim.
“Marxismo Revolucionário – Teoria para ação”, diz o cartaz. O leitor escreve na mensagem: “Por ser uma faculdade de tecnologia, a maior parte do pessoal está mais preocupada em estudar do que filosofar. Por isso esse tipo de propaganda não pega muito por lá. Mas dar uma volta na Humboldt e na Freie Universität é como voltar ao tempo do entre-guerras”.
É isso, gente. A praga marxista não morre, nem mesmo após cem milhões de inocentes sacrificados no altar de sua utopia igualitária. Quantos mais precisam morrer, viver na miséria ou ser escravizados para que esse povo entenda que o “fim dos meios privados de produção” e a “ditadura do proletário” significam sempre, inexoravelmente, morte, miséria e escravidão?

CANDIDATA DO DF É FINALISTA EM CONCURSO QUE PREMIA O BUMBUM MAIS BONITO DO BRASIL



Miss Bumbum 2013 reúne representantes de todos os Estados 10/11/2013 às 00h15

A modelo Juliana Guerin tem 26 anos, nasceu em Florianópolis (SC) e pode receber o título de bumbum mais bonito do Brasil representando o Distrito Federal. Ela está entre as 15 finalistas do concurso nacional Miss Bumbum 2013 que selecionou candidatas dos 26 Estados e do DF



Juliana agradou o público internauta do concurso que elegerá a vencedora em 13 de novembro em um hotel de São Paulo. A primeira colocada deve ganhar R$ 5 mil em dinheiro e R$ 50 mil em contratos publicitários




Apesar de ser catarinense, Juliana vem com frequência a Brasília visitar amigos. 
Inclusive, se inscreveu no Miss Bumbum 2013 por influência da amiga Rafaela Ravena, que representou o DF no ano passado.

Juliana disse que adora vir a Brasília e considera os brasilienses gentis e simpáticos.

— Eu adoro andar de patins no Parque da Cidade e caminhar na orla do Lago Paranoá. Brasília é uma cidade muito organizada e com pessoas gentis



Para manter o corpaço com apenas 14% de gordura, Juliana Guerin enfrenta uma dura rotina da malhação que envolve musculação e a prática de krav magá, técnica de luta israelense. São pelo menos quatro horas de prática de exercícios físicos diários 



Apesar da exposição do corpo gerar preconceito, Juliana está muito segura do que faz e não se importa com comentários maldosos. A família aceita e elogia o trabalho dela e até incentiva em novos projetos



A alimentação balanceada é outra preocupação de Juliana que é acompanhada por nutricionista, endocrinologista e personal treiner. A dieta da modelo é rigorosamente preparada para manter as curvas e eliminar a gordura



No dia 13 de novembro ela pode ser eleita a dona do bumbum mais bonito do Brasil. E você o que acha?



De acordo com Juliana, a participação no concurso lhe proporcionou muitas coisas boas.
— Por causa do concurso eu viajei para a Europa, conheci Paris e estou muito feliz em ser uma das finalistas.



Após participar do concurso, Juliana continuará sua carreira de modelo e sonha em ser apresentadora de TV

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 


MODELO GOIANA DISPUTA FINAL DO MISS BUMBUM 2013: ‘QUERO SER FAMOSA’

Dai Macedo, 25 anos, é uma das 15 finalistas escolhidas por internautas.
Concurso acontece nesta quarta-feira (13), em um hotel de São Paulo. 


13/11/2013 06h41 - Atualizado em 13/11/2013 06h41
Fernanda BorgesDo G1 GO



Dai Macedo, 25 anos, representa o estado de Goiás na disputa (Foto: Divulgação/Miss Bumbum)
A modelo goiana Dai Macedo, 25 anos, está entre as 15 finalistas do concurso nacional Miss Bumbum 2013. Em votação no site oficial do concurso, ela foi classificada para a decisão em segundo lugar. “Estou tranquila para a final, pois me preparei muito para estar na competição, que é a minha oportunidade de ganhar visibilidade. Quero ser famosa”, disse a candidata ao G1.

No total, foram escolhidas representantes de 26 estados e do Distrito Federal. Depois, internautas selecionaram as finalistas. A final acontece na noite desta quarta-feira (13), em um hotel na região central de São Paulo. Dez jurados farão a escolha da vencedora.

Além da sonhada visibilidade, a modelo goiana também quer faturar o prêmio de R$ 5 mil em dinheiro e R$ 50 mil em contratos publicitários. “Com certeza, o dinheiro ajuda, mas poder representar o Brasil no exterior como a representante com o bumbum mais bonito será sensacional”, afirmou Dai. Já a vice-campeã do concurso levará o prêmio de R$ 3 mil e a terceira, R$ 2 mil.
Dai Macedo nasceu e cresceu em Goiânia, mas está na capital paulista há seis meses, em função do concurso. Para ela, representar o estado de Goiás é um privilégio. “Eu já trabalho como modelo há algum tempo e sempre quis investir de vez na carreira artística. Um amigo me falou sobre o Miss Bumbum e enviou minhas fotos para a organização. Eles gostaram e me convidaram para concorrer. Fiquei muito feliz”, lembra.
A modelo, que tem 107 cm de bumbum, 67 kg, 89 cm de busto, 65 de cintura e 1,75m de altura, diz que seu ponto forte é o corpo malhado. “Para concorrer, é fundamental ter um bumbum bonito, redondo e lisinho. Mas acho que todo o físico da candidata conta na hora em que os jurados votam. Malhei bastante e me sinto confiante”, relata.
Após o concurso, candidata quer investir na carreira artística (Foto: Divulgação/ Miss Bumbum)
Após o concurso, candidata quer investir na carreira
artística (Foto: Divulgação/ Miss Bumbum)
Além de treinar em uma academia por 1 hora e 30 minutos durante seis dias da semana, a goiana também faz acompanhamento com um endocrinologista e muitos tratamentos estéticos. “Só malhar não basta. É preciso um conjunto de fatores para atingir o resultado esperado”, destacou Dai. Ela ressaltou ainda a importância de uma alimentação balanceada: “Tem gente que acha que a academia fará milagres e aí pode comer de tudo. Infelizmente, para conseguir o corpo definido e um bumbum durinho, sem celulite, é preciso abolir os doces e frituras. É um sacrifício que vale a pena no final.”
Apesar de ser adepta do modo de vida “saudável”, ela admite que já passou por cirurgias plásticas. “Fiz uma lipoescultura e coloquei implantes de silicones nos seios, há dois anos. Mas foi só isso. Todo o restante é fruto de muita malhação. E meu bumbum é 100% natural”, garante.

A família da modelo continua em Goiânia e acompanha de longe a preparação dela para o concurso. “Eles me apoiam muito e estão na expectativa. Vamos torcer para dar certo”, disse Dai.

Segundo ela, a participação no Miss Bumbum pode abrir muitas portas para a carreira que pretende seguir. “Por enquanto, por causa da competição, estou correndo muito. Mas quando acabar, vou me matricular em um curso de teatro. Eu já faço algumas figurações em novelas e quero investir de vez na profissão. Quem sabe, no futuro, poderei realizar o sonho de ser apresentadora de TV”, contou a jovem.


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

PRIMEIRO CULTO ATEU REÚNE CENTENAS DE PESSOAS EM LOS ANGELES

Primeiro culto ateu reúne centenas de pessoas em Los Angeles


Os comediantes britânicos que fundaram as “Assembleias de Domingo” estão viajando pelo país abrindo “novas igrejas”

Neste domingo (10) um grupo de ateus realizou a primeira “Celebração Dominical” em Los Angeles, Estados Unidos, atraindo centenas de pessoas.
A reunião é uma espécie de culto para ateus que mistura música, momentos de reflexão, palestra motivacional e até apresentações de stand-up comedy.
O encontro de Hollywood segue o estilo de “culto ateu” que se iniciou no Reino Unido e tem se espalhado pelo mundo. Outras cidades americanas já estrearam a reunião que prega a “crença na não-crença” entre eles Nova York, Nashville e San Diego.
As reuniões são inauguradas pelos idealizadores do culto ateu, os comediantes britânicos Sanderson Jones e Pippa Evans que estão viajando pelos Estados Unidos para promover as assembleias de domingo.
Nesses cultos também são recolhidas ofertas voluntárias, os comediantes estão esperançosos em conquistar mais de US$ 800 mil para poder implementar a igreja ateia em outros países do mundo, mas até agora eles conseguiram apenas US$ 50 mil.
Além do Reino Unido e Estados Unidos, a Austrália também já conta com uma sala de reuniões para ateus. O objetivo desses encontros não é atacar os crentes, como dizem os fundadores, mas reunir aqueles que não possuem uma religião. Com informações G1.
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 


ISSO É UMA BICHONA



.


Eu particularmente, entendo que a hierarquia atualmente no Brasil, seja integrada infelizmente pelo comandante supremo general Fidel Castro - Vice comandante o metalúrgico e sindicalista Lula da Silva e primeira rainha a moça da colina Dilma Rousseff e o resto são as autoridades "faz de contas" da república das bananas com as batatas. Acorda Brasil!

Enquanto isso na América Latina!
Tudo não passa de armação esquerdista para destruir a moral (polícia e etc) dos países Livres Ocidentais.
.
- PORQUE “MÉDICOS” CUBANOS?
R: Aborto, o número de estupros no Brasil já ultrapassou o número de homicídios dolosos

SUÉCIA X OSASCO


E então, o que você acha de morar nesse lindo ap de 2 quartos  em Malmö  - Suécia, não é uma mansão... mas é na SUÉCIA!!!






passeadinha na vizinhança...



Exibir mapa ampliado 

quanto custa??? 1 milhão?? 2 milhões???

Não... 500 mil coroas suecas -> R$ 175 mil reais!!!

Mas já que estamos ricos você pode comprar por 10 mil reais a menos esse lindo imóvel em Osasco, ao lado do RODOANEL!!!







se tiver alguma comparação legal mande para: estamosricos.blogspot@gmail.com

http://www.hemnet.se/bostad/bostadsratt-2rum-rosengard-kryddgarden-malmo-kommun-widells-vag-3,-van-5-5347179

http://osasco.olx.com.br/casa-simples-em-osasco-ao-lado-do-rodoanel-parque-dos-palmares-iid-565750153


Crédito: Amadeus de Sampa do www.bolhaimobiliaria.com


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

URUBU AFRICANO MATA TIGRE E VIRA LÍDER DE ALCATÉIA



13/11/2013 | Categoria: Noticias

A União Internacional de Proteção aos Animais da Savana Africana relatou na última semana um comportamento incomum dos Tigres Siberianos: eles começaram a obedecer um urubu.


A União Internacional de Proteção aos Animais da Savana Africana relatou na última semana um comportamento incomum dos Tigres Siberianos: eles começaram a obedecer um urubu.
Tudo aconteceu após um urubu, de raça comum na África, atacar o líder de uma alcatéia de tigres siberianos. Depois da briga, o urubu saiu vencedor, ganhando respeito de todos. O animal começou a ser venerado pelos integrantes do grupo, sendo acolhido como membro líder.

Imagens feitas pelo canal Discovery mostram momentos de diversão entre a alcateia e a ave.
Especialistas da área dizem que isso se deve ao fato dos tigres sempre obedecerem ao “macho alpha”, e que, por ironia do destino esse macho alpha ser uma ave, não interferiu no comportamento dos felinos.
Com informações do Animal Planet
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

SUPREMO DETERMINA PRIMEIRA PRISÃO DE RÉU CONDENADO NO MENSALÃO

13/11/2013 15h26 - Atualizado em 13/11/2013 17h06

Tribunal entendeu que Henrique Pizzolato não tem mais direito a recursos.
Ele foi condenado a 12 anos; ainda será definido o momento da prisão.


Mariana Oliveira e Rosanne D'Agostino

Do G1, em Brasília
Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (13), por maioria de votos, determinar a prisão imediata do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e 7 meses pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Foi a primeira decisão sobre prisão no processo do mensalão.
O único ministro que foi contra a execução imediata da pena de Pizzolato foi Marco Aurélio Mello. Ele entende que é preciso esperar a publicação da decisão.
O tribunal negou o último recurso possível e decidiu que, para Pizzolato, o processo do mensalão terminou. A pena de Pizzolato deve ser cumprida em regime fechado, em presídio de segurança média ou máxima. Ainda será definido pelo tribunal como será a prisão e em que momento será expedido o mandado que fará com que ele seja conduzido à prisão.

O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, destacou que Pizzolato tentava, no recurso, apenas retardar o fim do processo. "Diante de mera reiteração dos argumentos dos primeiros embargos para impedir o trânsito [em julgado da sentença, ou seja, o fim do processo], tem de se adotar o procedimento que esta Corte vem adotando para o reconhecimento do trânsito em julgado e início imediato da execução", afirmou.
Novos recursos
O Supremo iniciou nesta quarta o julgamento de novos recursos no processo do mensalão, os chamados segundos embargos de declaração. No julgamento, o STF vai avaliar também a situação de condenados que não recorreram e o caso de quem não tinha direito a infringentes, mas protocolou mesmo assim. Dos 10 segundos embargos de declaração apresentados, nove já foram analisados e oito negados.

Antes de julgar o recurso de Pizzolato, o Supremo decidiu converter a pena de prisão em pena alternativa para o ex-sócio da corretora Bônus-Banval Breno Fischberg e também rejeitou o recurso de Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do extinto PL.
Depois do caso de Pizzolato, também foram rejeitados o recursos dos ex-deputados Bispo Rodrigues, José Borba, Pedro Corrêa e Roberto Jefferson, delator do mensalão, além dos recursos dos deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
Lamas, Bispo Rodrigues, José Borba, Pedro Corrêa, Jefferson, Valdemar e Henry foram condenados no regime semiaberto (quando se pode deixar o presídio para trabalhar) ou a penas alternativas. No caso deles, o Supremo considerou os segundos embargos como protelatórios não chegou a decidir sobre a execução da pena de prisão. Segundo Barbosa, isso será tratado posteriormente.
Breno Fischberg
Na análise dos segundos embargos, o tribunal decidiu converter em pena alternativa a punição de 3 anos e 6 meses de prisão para Breno Fischberg, ex-sócio da corretora Bônus Banval.

No julgamento, Fischberg foi condenado por lavagem a mais de cinco anos, mas teve a pena reduzida para 3 anos e 6 meses na análise dos primeiros recursos. Nos segundos recursos, a defesa afirmou que não ficou claro se ele teria ou não a pena convertida.
O Supremo decidiu que ele terá duas penas restritivas de direito, sendo uma de multa de 300 salários mínimos a serem pagos para entidade sem fins lucrativos e outra de prestação de serviços à comunidade por uma hora por dia pelo tempo da pena.
Jacinto Lamas
O ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) Jacinto Lamas foi condenado a 5 anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro. Nos segundos embargos de declaração, ele voltou a alegar que ficou com pena equivalente à punição do então presidente do PL Valdemar Costa Neto, a quem era subordinado.

Joaquim rejeitou afirmando que há caráter meramente protelatório no recurso. “Nós não vamos nunca terminar esse julgamento”, disse o presidente do STF, que  foi acompanhado por sete ministros. Para Teori Zavaski, Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, havia uma contradição na pena.
Gilmar Mendes discordou. Para ele, o erro foi não ter fixado uma pena maior para Valdemar Costa Neto. "Se houve erro, foi na pena de Valdemar. O que gerou essa anomalia."
Roberto Jefferson
O Supremo rejeitou, por unanimidade, o último recurso possível para o delator do mensalão, Roberto Jefferson (PTB), condenado do ano passado a 7 anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os ministros rejeitaram nos segundos embargos de declaração pedido para que Jefferson cumprisse a pena em prisão domiciliar em razão  do estado de saúde "gravíssimo".
O ministro Luiz Fux destacou que foi incluído um laudo médico no processo, mas que, como Jefferson foi condenado ao regime semiaberto, não cabe o cumprimento da pena no domicílio. Ainda assim, o ministro defendeu que o condenado tenha atendimento médico assegurado.
O relator do mensalão e presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, informou que essa questão será definida no momento em que for examinada a execução.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem 

Roubados na "Socialização" - Estou entre 

os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

NOBREZA E ELITES TRADICIONAIS ANÁLOGAS: DIVERSIDADE HARMÔNICA DAS CLASSES SOCIAIS - DIREITOS DE CADA UMA DELAS

Plinio Corrêa de Oliveira


Cada ano, os habitantes da pequena e pitoresca cidade italiana de Orvieto vestem roupas que usavam seus ancestrais, e revivem, durante a festa de Corpus Christi, a harmoniosa convivência desfrutada pelas classes sociais na Idade Media (Notapara visualizar numerosas fotos dessa comemoração realizada em 2013, basta clicar aqui)

Numa sociedade bem organizada existe a especialização de funções e a instituição do morgadio, que consiste em atribuir ao filho mais velho a maior parte da herança paterna, a fim de preservar o patrimônio familiar.
Como os senhores estão vendo, todos os pensamentos, toda a impostação de nosso livro está baseada na orientação de Pio XII. Os textos de Pio XII são a base, são o fundamento do que eu digo.
Dentro dessa fidelidade à doutrina ensinada por aquele Pontífice, que é a doutrina tradicional da Igreja, uma das teses mais importantes do livro é a de que, numa sociedade orgânica bem constituída, deve haver uma diversidade hierárquica e harmônica de classes sociais, um intercâmbio de ajuda e de serviço entre elas. Todas devem ser atendidas em suas necessidades para que possam viver segundo sua posição na escala social.
Quem está hipnotizado pelo problema de atender somente aos operários manuais e se torna infenso ao auxílio às outras classes, tem um espírito de luta de classes, um espírito comunista.
Para os comunistas deveria haver uma só classe, a proletária. A ditadura comunista seria a ditadura do proletariado. O governo emanado dessa classe única exerceria sobre toda a população não proletária uma autoridade despótica, que reduziria tudo ao proletariado.
Ora, quem possui essa visão das coisas não compreende a utilidade deste livro.
É evidente que as TFPs são favoráveis a que se ajude a classe dos operários. Mas tal ajuda não deve importar em reduzir as outras classes à mera aparência, e obrigá-las a ter um papel nulo dentro da sociedade. Isto seria fazer o jogo do comunismo, que deseja a extinção delas.
Cada classe tem o direito às condições necessárias para viver como convém a sua posição social. Uma classe de profissionais liberais, de militares, de diplomatas, deve ter os meios suficientes para viver de acordo com a sua condição de profissionais liberais, de militares ou de diplomatas.
Numa sociedade bem organizada, em que há funções diferentes, trabalhos diferentes, responsabilidades diferentes, é preciso que cada um tenha a possibilidade de viver conforme a situação que ocupa.
Pelo princípio da especialização das funções, os que podem menos devem fazer o menos, e os que podem mais devem fazer o mais. Para a sociedade não há vantagem alguma em que um cientista de alto valor seja obrigado a lavar diariamente os pratos de sua própria casa. Existem pessoas com menos inteligência, menos capacidade, menos discernimento das coisas, que podem lavar os pratos melhor que ele. Não é verdade que quem pode o mais pode o menos; muitas vezes quem pode o mais é incapaz de fazer o menos.
A correta observância desses princípios resulta em proveito para toda a sociedade, pois esta lucra quando seus cientistas aplicam seu tempo e suas preocupações em resolver os problemas que lhes são afins, e não sejam obrigados a realizar funções que prejudicariam sua contribuição para o bem comum e que poderiam ser executadas mais perfeitamente por outros menos dotados que eles.
Pois o próprio bem comum supõe uma classe, um padrão, um tratamento, uma situação diversa, conforme a nobreza intrínseca do trabalho executado. Um grande cientista, por exemplo, faz parte de um certo tipo de elite; favorecê-lo é favorecer toda a sociedade e, portanto, também o operariado.
Um certo número de padres e de bispos contemporâneos concebem a Igreja à maneira de um partido trabalhista, ou de um sindicato, que deve favorecer apenas os trabalhadores manuais. Entretanto, a Igreja, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, tem por dever, por missão, favorecer todo o conjunto social e não apenas uma classe, seja ela qual for.

Solar de Mateus, dos Condes de Vila Real (Portugal). Pela instituição do morgadio, solares como esse conservaram-se na mesma família, porque apenas o filho primogênito – o morgado – os herdava

A instituição do morgadio
Uma instituição que havia em outras épocas com a finalidade de manter as famílias - e, portanto, as classes - na posição social e econômica que lhes competia, era o morgadio.
Consistia este em atribuir ao filho mais velho - o morgado - a maior parte da herança paterna, enquanto os outros filhos herdavam apenas uma parcela diminuta. Assim, o primogênito podia continuar no status social e econômico dos pais, enquanto os outros tentavam ganhar a vida de modos e em lugares diversos.
No caso de uma família nobre, apenas o primogênito herdava o título, enquanto os outros filhos eram considerados como fidalgos (filhos de algo).
Assim o patrimônio familiar era preservado, passando praticamente intacto às mãos do filho mais velho. A lei da partilha obrigatória, pelo contrário, obriga a dividir igualmente a herança entre os diversos filhos. Ao cabo de algumas gerações, o antigo patrimônio familiar está liquidado; e a família, como um todo, decai em sua posição social e econômica. São poucas as famílias que conseguem escapar dessa decadência, em virtude de tal lei.
É de se notar que a instituição do morgadio, durante a Idade Média e o "Ancien Régime", existia até mesmo para as famílias da plebe, com modestos recursos financeiros, os quais, entretanto, deveriam ser preservados.
Ao contrário do que parece, a instituição do morgadio não trazia só vantagens para o filho mais velho e só prejuízos para os outros irmãos. Pois qualquer um destes tinha o direito de ser mantido pelo primogênito, em caso de infortúnio pessoal. Os fidalgos, ainda que parentes em grau relativamente distante, sofrendo algo que os impedisse de trabalhar e prover ao próprio sustento, tinham o direito de morar na casa senhorial da família e de aí receberem todo o necessário para si e para sua família, por tempo indeterminado. O patrimônio do morgado era, assim, uma espécie de instituto de previdência social para todos.
O morgadio não era um mar de rosas para o primogênito. Pois a ele competia trabalhar muito para tirar da terra e dos bens que herdara o sustento para todos da família que estivessem em necessidade. Tanto assim que muitas vezes o morgado renunciava ao morgadio e o transferia a um irmão mais moço. Ele preferia ir para a guerra a continuar com o trabalho e a responsabilidade de sustentar os parentes necessitados.
O morgadio era, portanto, uma função honrosa mas pesada. Era também uma instituição justa. Injusto é a família desaparecer como unidade sócio-econômica após algumas gerações, em conseqüência de várias partilhas obrigatórias.
E, como não podia deixar de ser, era muito melhor ficar dependente do morgado ou de seus descendentes, do que dos modernos institutos de previdência social, esta infeliz excrescência do paternalismo estatal socialista.


A Guarda Nobre Pontifícia apresenta a Pio XII os seus votos por ocasião de passagem do ano, através do Comandante do Corpo, Príncipe Chigi della Rovere

Adendo: Patriciado romano e Nobreza romana
O Patriciado romano subdividia-se em duas categorias:
a) Patrícios romanos, que descendiam daqueles que, na Idade Média, haviam ocupado cargos civis de governo na Cidade Pontifícia;
b) Patrícios romanos conscritos, os quais pertenciam a alguma das 60 famílias que o Soberano Pontífice havia reconhecido como tais numa Bula Pontifícia especial, na qual eram citadas nominalmente. Constituíam o creme do Patriciado romano.
Nobreza romana também se subdividia em duas categorias:
a) Os nobres que provinham dos feudatários ou seja, das famílias que tinham recebido um feudo do Soberano Pontífice;
b) Os nobres simples, cuja nobreza provinha da atribuição de um cargo na Corte ou então diretamente de uma concessão Pontifícia. (Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana, Editora Civilização, Porto, 1992, p. 27, nota 1).

(*) Excertos da conferência pronunciada pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a sócios e cooperadores da TFP, em 4-11-1992, comentando, a pedido destes, a obra de sua autoria Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana (Editora Civilização, Porto, 1992). Sem revisão do conferencista.

Home


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook