quarta-feira, 27 de maio de 2015

Cauby Peixoto gay e Marin corrupto fazem de maio o mês das grandes surpresas totalmente imprevisíveis


Agosto pode ser o mês do cachorro louco mas maio é o das maiores surpresas. Dois eventos que ninguém esperava movimentam o mês. Há poucos dias Cauby assumiu ser gay. Agora, a revelação de que que José Maria Marin é corrupto.



Outros eventos que ninguém suspeita também contribuem para o estranho mês de maio. No início do mês, vejam só, o ex-presidente Mojica revelou que Lula sabia do mensalão. Por essa ninguém esperava.

Se para as pessoas comuns isso é só motivo de curiosidade, imagine o problema para quem tem a obrigação de prever o futuro. O sindicado dos videntes já está detectando uma grande queda no movimento das consultas a médiuns e afins. “Ninguém era capaz de prever essas duas coisas, quem podia imaginar que Cauby fosse gay e que Marin fosse corrupto?”, se defendeu o presidente do sindicato.

COMENTÁRIO DO BLOG:

O que realmente surpreendeu no mês de Maio foi a noiva Preta Gil conseguir se casar com um homem e de branco.

Outra coisa imprevisível foi o Corinthians eliminado mais uma vez da Libertadores!

Devemos lutar, também, para que a homossexualização chegue as favelas e ao islamismo, pois, só assim a taxa de natalidade cai.

Surpresa é a Dilma ajudar no combate a corrupção (aqui)
Estou chocado. Só falta dizer que a Dilma revelou ter mentido na campanha, aí eu suportaria todas essas revelações incríveis.






STF arquiva processo contra Romário, que chamou Marin de ladrão e corrupto
Leia mais em: http://zip.net/bgq3cr 07/04/2015
Para a Justiça, Romário fez críticas a Marin protegido pela imunidade parlamentar

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou a queixa-crime protocolada pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, contra o senador Romário de Souza Faria (PSB-RJ) por suposta prática do delito de injúria quando ocupava o cargo de deputado federal. A decisão foi unânime.



Os advogados de Marin apontaram ofensa à honra de seu cliente, sob o fundamento de que Romário, deputado federal à época, teria atribuído a José Maria Marin os termos "ladrão" e "corrupto", durante entrevista concedida a uma rádio do Rio de Janeiro, no dia 16 de outubro de 2013. O ex-jogador também não estaria protegido pela imunidade de crítica garantida a parlamentares pelo artigo 53 da Constituição Federal, "pois a ofensa não teria sido perpetrada no exercício do mandato parlamentar, tampouco revelando pertinência temática com a função exercida".

Apesar disso, com base na imunidade parlamentar, prevista no artigo 53 da Constituição Federal, o relator do processo, ministro Marco Aurélio de Mello, votou no sentido de não receber a queixa-crime. "O preceito de envergadura maior refere-se a opiniões, palavras e votos", afirmou. No mesmo sentido, votaram os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Rosa Weber.

Inicialmente, o ministro Marco Aurélio ressaltou que o mandato parlamentar não implica por si só imunidade. "Há de se apreciar o nexo entre o que veiculado e o desempenho das atribuições próprias à representação do povo brasileiro", observou.

Segundo o relator, Romário ocupava o cargo de 2º vice-presidente da Comissão Permanente de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, "havendo nos autos diversas reproduções de notícias jornalísticas sobre a questão a revelar que estava envolvido nos debates relacionados ao assunto". Portanto, para o ministro Marco Aurélio, houve a pertinência do tema com o exercício parlamentar, "sendo irrelevante o fato de as declarações terem ocorrido fora do Congresso Nacional".

Conforme o relator, a entrevista demonstrou a insatisfação do parlamentar com o modo de gerenciamento dos clubes brasileiros, bem como com os dirigentes. "Os comentários destinaram-se aos executivos que atuam no futebol de um modo em geral", disse o ministro.

De acordo com o ministro, o intuito do político foi o de criticar e não o de injuriar, "então, não ficou configurado na conduta o dolo de ofender a honra de terceiros, indispensável para se amoldar ao tipo penal". "Possível exagero na utilização do vernáculo não se sobrepõe à imunidade parlamentar, tendo como objetivo maior o exercício do mandato sem intimidações de qualquer ordem, abrangida a ação penal de caráter privado", salientou o ministro Marco Aurélio.

Leia mais em: http://zip.net/bgq3cr

'Foi uma humilhação', diz diretora sobre agressão de aluno a professora

Filme foi gravado por alunos dentro de biblioteca; após série de ofensas, adolescente de 14 anos chega a tocar as nádegas e os seios da professora

"Estamos de pés e mãos atados", diz Silvana da Cunha Melo, diretora de uma escola estadual no Vale do Jequitinhonha (MG), área que registra alguns dos piores indicadores sociais do Brasil.
Ela se refere a um caso recente que engrossa estas estatísticas: um vídeo filmado pelos próprios alunos do colégio onde trabalha mostra uma professora sendo agredida por um adolescente de 14 anos dentro da biblioteca. O jovem chega a passar a mão nas nádegas e tocar os seios da professora - ao fundo, escutam-se os risos de outros estudantes.
O filme foi gravado em 10 de abril no município de Araçuaí, mas só ganhou fôlego nas redes sociais na semana passada. A cidade tem pouco mais de 37 mil habitantes. As imagens dos abusos foram vistas mais de um milhão de vezes, só no Facebook.
"A educação acabou", lamenta a diretora. "Nunca registramos nada nessa magnitude, mas violência e falta de respeito acontecem todos os dias. A gente reclama, mas não é atendida. Estamos longe de tudo. Agora que espalhou e foi para a mídia, espero que mude alguma coisa."
Procurada pela BBC Brasil, a Secretaria de Educação de Minas Gerais disse que entende "a violência como um fenômeno de múltiplas causas presentes em nossa sociedade de um modo geral", e afirma que "é indiscutível que nos espaços escolares esse cenário também pode ser identificado".
Sobre o episódio específico de Araçuaí, a Secretaria informa que "a cena demonstrada no vídeo requer um aprofundamento para pautar melhor metodologias de atendimento e acompanhamento".
O governo mineiro diz que duas funcionárias da secretaria serão enviadas a Araçuaí nesta quarta-feira "para apurar os fatos in loco" e discutir soluções contra a violência física e psicológica dentro de escolas com alunos, pais e professores.

'Impotência'

No ano passado, durante as eleições, a BBC Brasil publicou uma série de reportagens sobre a violência de alunos contra professores. Sugerida pelos próprios leitores, a série ganhou na semana passada menção honrosa no Prêmio de Jornalismo da Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (ADEPERGS), categoria internacional.
As matérias revelaram casos de professores que chegaram a tentar suicídio após agressões consecutivas e algumas das soluções encontradas por colégios públicos para conter a violência - da militarização à disseminação de uma cultura de paz entre escolas e comunidade.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ouviu mais de 100 mil professores e diretores de escola em 34 países, o Brasil ocupa o topo de um ranking de violência em escolas - 12,5% dos professores ouvidos disseram ser vítimas de agressões verbais ou intimidação pelo menos uma vez por semana.
"Precisamos de um psicólogo e um psiquiatra trabalhando aqui com a gente. Nós não estudamos para isso, a sensação é de impotência", afirma Silvana, a diretora do colégio de Araçuaí.
À reportagem da BBC Brasil, o governo de Minas Gerais informou que uma comissão com representantes das secretarias de Defesa, Desenvolvimento Social e Saúde, Polícia Militar, Ministério Público e Defensoria Pública, além de entidades estudantis e de professores, está sendo formada com "foco na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas".
A professora agredida foi orientada por seus advogados a não dar entrevistas. O caso foi registrado em uma delegacia e na Vara de Infância e Juventude do município, que informou apenas que "todas as providências cabíveis ao caso estão sendo tomadas".

'Luto'

No dia da agressão, a professora - responsável por aulas especiais na biblioteca - completava apenas duas semanas de trabalho no colégio estadual, onde estudam 612 alunos, segundo a direção.
De acordo com colegas de trabalho, ela preferiu não se afastar das tarefas diárias na escola e continuou dando aulas após o episódio. Eles dizem que a profissional "está abalada" e "foi vista chorando" na semana passada.
"Foi uma humilhação para todos nós, não só para ela", diz a diretora. Professores e moradores da cidade realizarão um protesto nesta quarta-feira nas ruas da cidade pedindo justiça e atenção para a situação precária do ensino público no país.
"Estaremos de preto, de luto", afirma. "Os alunos não ficam dentro da sala de aula. Batem boca como se estivessem batendo boca com qualquer um. Estragam os carros dos professores. Ofendem. A gente só está pedindo respeito - e não como professores, mas como seres humanos. Nenhuma pessoa merece ser agredida ou ofendida onde for. A gente só quer ser valorizado, como qualquer pessoa."
A Secretaria de Estado do governo mineiro diz que "sabe da importância de desenvolver ações com foco na prevenção e enfrentamento da violência física e psicológica no ambiente escolar" e afirma que usa "metodologias como rodas de conversas intersetoriais sobre o tema".
Segundo o estudo internacional da OCDE, publicado no ano passado, apenas um em cada dez professores (12,6%) no Brasil crê que a profissão é valorizada pela sociedade. A média global é de 31%.A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas "não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral", diz a OCDE.

Um aluno de uma escola estadual em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, foi afastado das aulas após um vídeo ser divulgado na internet. Nas imagens postadas nas redes sociais, o adolescente de 14 anos, que cursa o 6º ano, aparece ofendendo uma professora com palavras de baixo calão. Além disto, ele chega a bater nas nádegas e a tocar nos seios dela, enquanto os colegas dão risadas. O caso aconteceu em 10 de abril, mas se tornou público depois que foi parar na internet.

Em uma parte do vídeo, após derrubar propositalmente os livros que estavam sendo organizados pela professora, que dava aulas especiais na biblioteca, o aluno ordena para que ela os pegue no chão. A funcionária pede licença por várias vezes e é ignorada. O vídeo chegou ao conhecimento da direção da escola depois que o aluno que registrou as imagens comentou sobre o fato com uma funcionária da secretária.

Assustada com a repercussão do caso, a professora afirmou por telefone que preferia não se pronunciar. Ela conseguiu permissão para se licenciar da função, o que deve ocorrer nos próximos dias. Mesmo após as agressões, a funcionária continuou a trabalhar.

“Assim que ficamos cientes fomos até a escola para falar com a funcionária e convocamos uma reunião com os pais do aluno, que não compareceram. Um boletim de ocorrência foi registrado e a bibliotecária passou por exame de corpo de delito. Acionamos também o Conselho Tutelar e comunicamos o fato à Secretaria de Estado de Educação”, fala a inspetora da Superintendência Regional de Ensino, Maria Aparecida Afonso.

Ainda de acordo com a Superintendência Regional de Ensino, em 2014 o aluno esteve internado no Centro Psíquico de Adolescência e Infância (Cepai Fhemige) em Belo Horizonte, por apresentar um retardo mental leve, com comprometimento do comportamento e necessidade de vigilância e tratamento. O estudante foi liberado pelo médico psiquiatra em 16 dias, após atestar que ele estava reagindo de forma satisfatória aos medicamentos.

COMENTÁRIO DO BLOG:

Quero ver o dia que informaram a verdade com relação ao alto grau de periculosidade dos pervertidos sexuais.
Os piores assassinos em série são gays.

Exército simula ocupação da Sabesp em caso de crise social



Militares na entrada do recinto da Sabesp, em Pinheiros.
O Exército brasileiro ocupou na manhã desta quarta-feira as dependências da Sabesp, no bairro de Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo. Cerca de 70 militares armados estudam o perímetro e o interior do recinto "para uma eventual necessidade de ocupação, em caso de crise", segundo o comunicado interno enviado pela companhia aos seus funcionários. O conceito de "crise" não foi esclarecido pela Sabesp, mas funcionários explicaram a este jornal que é conhecido e comentado o temor por possíveis revoltas populares ou tentativas de invasão no local, se a crise hídrica que enfrenta São Paulo se agravar ainda neste ano. O Exército considera esta operação no contexto de segurança nacional e qualifica a sede da Sabesp como "área estratégica".




A Sabesp informa que, a exceção do ano passado, esse tipo de manobra tem sido feita nas dependências da companhia há 15 anos, mas, consultados por EL PAÍS, três ex-funcionários da companhia com mais de 25 anos com o crachá da empresa disseram nunca terem visto nada parecido.
Na porta da companhia, dois funcionários comentavam a ostensiva presença dos militares no local. Um deles, embora tenha sido avisado nesta terça-feira, levou um susto bem de manhã ao guardar sua marmita no refeitório, onde encontrou mais de 30 homens armados com metralhadoras. O Exército chegou por volta das 6h e prevê continuar as manobras até às 19h. O trabalho de reconhecimento dos militares está sendo realizado, mais discretamente, desde o dia 25.
O Exército já tinha demonstrado sua preocupação pelo agravamento da crise hídrica e o caos social que poderia se desatar diante cortes prolongados no fornecimento de água. No dia 28 de abril, o Comando Militar do Sudeste, que coordena esta operação, celebrou na sua sede a primeira palestra com a crise hídrica como assunto. No evento, o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, abriu a porta para a possibilidade da água acabar em julho, mas afirmou que a conclusão das obras planejadas pela Sabesp pode garantir o abastecimento até o próximo período de chuvas, em outubro.

Leia o comunicado enviado aos funcionários da Sabesp

Exército Brasileiro realiza operação de segurança no Complexo Costa Carvalho

Área da Sabesp é considerada estratégica e ação faz parte das atividades militares preventivas que visam a preservação da ordem pública e a proteção das pessoas e do patrimônio
Nesta quarta-feira, 27 de maio, o Comando Militar do Sudeste do Exército Brasileiro estará nas dependências da Sabesp, no Complexo Costa Carvalho, para uma operação inserida no contexto de segurança nacional. Trata-se de simulação para uma eventual necessidade de ocupação em um momento de crise, uma vez que a área da Sabesp é considerada estratégica.
Militares e veículos deverão chegar logo nas primeiras horas do dia e desenvolverão as atividades de segurança no decorrer da quarta-feira sem qualquer interferência na rotina de trabalho da companhia. Para garantir o sucesso da operação, o trabalho de reconhecimento do terreno pelos oficiais do Exército Brasileiro está sendo realizado desde o dia 25.
A principal dessas obras é a interligação da Represa Billings com o Sistema Alto Tietê e despejará, segundo o governador Geraldo Alckmin e o presidente da companhia Jerson Kelman, a possibilidade de um rodízio drástico – de cinco dias sem água por dois com – nos bairros abastecidos pelo Sistema Cantareira. A Sabesp e Governo asseguram que, depois de um atraso de três meses, os trabalhos devem finalizar em setembro e não haverá rodízio.

Como um mafioso italiano ficou 30 anos escondido no Brasil


Na esquerda, uma foto de Scotti na época em que fugiu da Itália. Na direita, uma projeção de como estaria feita pela Interpol. Vivendo há 31 anos no Brasil, o italiano Francisco de Castro Visconti, de 56 anos, levava uma vida comum. Até o dia em que, após cumprir sua rotina de levar os filhos para a escola, foi preso pela Interpol.

São Paulo - Vivendo há 31 anos no Brasil, o italiano Francisco de Castro Visconti, de 56 anos, levava uma vida comum. Até o dia em que, após cumprir sua rotina de levar os filhos para a escola, foi preso pela Interpol.
Descobriu-se que Francisco na verdade era Pasquale Scotti, um condenado mafioso italiano que estava foragido desde 1984.
Scotti era o braço direito de Rafaelle Cutolo, fundador e líder da máfia Nuova Camorra Organizzata. Segundo a Interpol, ele ordenou e realizou 26 assassinatos pelos quais foi condenado à prisão perpétua. 
A vida no Brasil
Pasquale Scotti foi preso em Recife, capital de Pernambuco, onde morava há 28 anos. Ele vivia com a mulher e os dois filhos, de 10 e 12 anos, no bairro do Sancho, na zona oeste da cidade. 
Em depoimento à Polícia Federal brasileira, o italiano afirmou que sua família brasileira não sabia de sua identidade real. 
No Brasil, Scotti seguia a nova vida como Francisco: usava identidade falsa, tinha CPF e até título de eleitor ilegais.
Em depoimento à PF, o italiano afirmou que conseguiu seus documentos falsos com um homem em Fortaleza e que vagou por vários estados até virar empresário e se firmar em Recife por volta de 1995. 
A ação foi realizada, em conjunto, pela Polícia Federal (PF) e Interpol. Agora, Scotti deve ser extraditado para a Itália.  
Para o diretor da Interpol na Itália, Genaro Capulongo, a prisão de Pasquale Scotti nesta terça-feira foi uma das operações mais importantes já realizadas pelo órgão. "Scotti é considerado um dos mais perigosos foragidos italianos que ainda não tinha sido preso", disse.

33% DOS EMPRÉSTIMOS SECRETOS DO BNDES FORAM PARA FILHA DO PRESIDENTE DE ANGOLA

Até dezembro de 2013, os financiamentos do BNDES para obras de infraestrutura em países da África e da América Latina atingiram o valor de US$8,6 bilhões, o que representa, no câmbio atual, o montante de R$ 26 bilhões. Esta cifra foi apresentada no Plenário pelo senador Álvaro Dias, ao falar, na Tribuna, ao criticar os empréstimos sigilosos do BNDES e pedir urgência na instalação de uma CPI para investigar as atividades da instituição. Segundo Álvaro Dias, especificamente sobre os empréstimos do BNDES ao governo de Angola, este país recebeu 33% dos US$ 8,6 bilhões, montante que, para ele, merece um olhar crítico por parte do Congresso Nacional.

“Matéria publicada no jornal El País, no dia 12/11/2014, informa que o jornalista angolano Rafael Marques, preso em 1999 por suas críticas ao regime, publicou em 2013 na Forbes artigo que fala sobre a “filhinha de papai” que se tornou uma Princesa Africana e acumulou US$3 bilhões em um país que vive com US$ 2 por dia’. Segundo Marques, os grandes negócios de Isabel dos Santos, filha do Presidente do País, são forjados de duas formas: participando de empresa estrangeira que precisa de licenças para abrir caminho em Angola ou por meio de uma concessionária criada pelo decreto real de seu pai. É para um pais como esse que o governo brasileiro oferece empréstimos da ordem de 26 bilhões de reais, com taxas de juros privilegiadas e sem informação alguma ao cidadão brasileiro que paga impostos. Secretamente, sigilosamente”, criticou o senador Álvaro Dias.

No Plenário, o senador lembrou o pedido de informações feito por ele ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a respeito de detalhes da operação dos empréstimos concedidos ao governo de Angola pelo BNDES. Segundo Álvaro Dias, o Ministério informou que encaminhou o pleito ao BNDES, que, até o momento, nada respondeu.

Fonte: Folha Política

Muito Além do Cidadão Kane - Globo



Vídeo Proibido no Brasil. O documentário acompanha o envolvimento e o apoio da Globo à ditadura militar brasileira, sua parceria com o grupo estadunidense Time Warner (naquela época, Time-Life), algumas práticas vistas como manipulação feitas pela emissora de Marinho (incluindo um suposto auxílio dado a uma tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola, a cobertura tendenciosa do movimento das Diretas-Já, em 1984, quando a emissora noticiou um importante comício como um evento de comemoração ao aniversário de São Paulo, e a edição, para o Jornal Nacional, do debate do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 1989, de modo a favorecer o candidato Fernando Collor de Mello frente a Luís Inácio Lula da Silva), além de uma controversa negociação envolvendo ações da NEC Corporation e contratos governamentais à época que José Sarney era presidente da República.

O documentário apresenta depoimentos de destacadas personalidades brasileiras, como o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, que na época tinha um programa na emissora, os políticos Leonel Brizola e Antônio Carlos Magalhães, o ex-Ministro da Justiça Armando Falcão, o publicitário Washington Olivetto, o escritor Dias Gomes, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira e Gabriel Priolli e o ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva.

Cesar Benjamin: Lula e Dirceu comandavam esquema em Santo André que resultou no assassinato de Celso Daniel



26/05/2015 
às 10:40 \ BrasilCultura

O sociólogo e editor Cesar Benjamin foi militante do PT de 1980 a 1995.
Foi ele que revelou na Folha, em 2009, o caso do “menino do MEP”, o preso que Lula se gabou de ter tentado subjugar sexualmente nos 30 dias em que ficara detido e “que frustrara a investida com cotoveladas e socos”.
Cesar Benjamin conhece bem as violações lulopetistas.
Em 2005, durante o escândalo do mensalão, ele já denunciava ao Estadão que “tinha havido uma série de financiamentos que desconhecíamos”, “de bancos e empreiteiras, para a campanha do Lula” de 1994(!) e que o processo de corrupção “talvez tenha começado antes”.
“Quando vejo essa situação atual, tenho consciência de que não começou agora e é a expressão de uma prática continuada e sistêmica, que foi introduzida através do Lula e do Zé Dirceu”.
Naquele ano, quase uma década antes de explodir o petrolão, Benjamin também disse à Época:
“Isso foi vivido como ascensão social para um grande número de quadros, de lideranças do PT, que mudaram individualmente de classe social. Passaram a ter um nível de vida que não tinham e viveram isso muito alegremente.”
Questionado se este processo gerou o cadáver de Celso Daniel, prefeito de Santo André assassinado em 2002, o ex-militante petista respondeu:
“Eu não acho, tenho certeza. E houve muitos cadáveres morais. Este foi o físico.”
Não só este, diga-se. Sete outras pessoas ligadas ao caso morreram, inclusive o legista que atestara que o prefeito fora barbaramente torturado antes de ser assassinado.
Agora, Cesar Benjamin voltou a tratar do assunto no Facebook, por ocasião da morte no domingo (24) de um dos fundadores do PT.
Reproduzo seu post na íntegra, grifando os trechos sobre Lula e Dirceu:

“Acabo de saber da morte de Antônio Neiva. Muito teria a dizer sobre ele: seu companheirismo, seu humor, sua lealdade, sua honestidade. Velho militante da época da ditadura, permaneceu no PT até o fim. Escolho apenas um momento das nossas vidas.

Eu era da direção do PT quando percebi que o processo de corrupção se alastrava no partido. Tentei debater isso na direção, sem sucesso, pois àquela altura todos já temiam os dois comandantes da desagregação, Lula e José Dirceu.
Restou-me levar a questão ao Encontro Nacional do PT realizado em 1995 em Guarapari, no Espírito Santo. Fui à tribuna, que ficava numa quina do grande salão, de onde era possível ver, simultaneamente, o plenário e a mesa.
Logo depois de começar meu pronunciamento, vi José Dirceu se levantar, se colocar de frente para o plenário, de lado para mim, e fazer sinais na direção de um grupo que – depois eu soube – era a delegação de Santo André.
Pelo tom da minha fala, Dirceu achou que eu trataria do esquema de corrupção nesse município, que ele e Lula comandavam e que resultaria depois no assassinato de Celso Daniel.
Ele estava enganado. Eu não falaria disso, simplesmente porque desconhecia esse esquema. Minha crítica era à perda geral de referência ética e moral no partido, que nessa fala eu denominei de ‘ovo da serpente’.
Mobilizados por Dirceu, os bandidos de Santo André saltaram sobre mim, para interromper meu pronunciamento na base da porrada.
Foi Antônio Neiva quem se interpôs entre mim e eles, distribuindo safanões e impedindo a continuidade do massacre. Foi minha última participação no PT, que agora agoniza, engolido pela serpente que cultivou.
Descanse em paz Antônio Neiva, irmão, homem honrado.
Cesar Benjamin.”
Uma comentarista do post escreveu:

Na verdade, eu achei que o espaço ainda era público, público de menos, e resolvi dar uma mãozinha para que se tornasse público, público demais.
O motivo é simples: os bandidos de Santo André também saltaram sobre o Brasil.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Operação na Suíça prende José Maria Marin e mais seis executivos da Fifa


Marin

A dois dias da eleição para a presidência, um terremoto sacode a Fifa. Na madrugada desta quarta-feira, horário brasileiro, uma operação especial das autoridades suíças, sob liderança do FBI, prendeu sete executivos importantes da entidade sob a acusação de corrupção, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF. O grupo dos detidos será extraditado para os Estados Unidos a fim de uma maior investigação sobre o assunto na federação mais importante do futebol mundial.
Segundo nota oficial do Departamento de Justiça norte-americano, 14 réus são acusados de extorsão, fraude e conspiração para lavagem de dinheiro, entre outros delitos, em um "esquema de 24 anos para enriquecer através da corrupção no futebol". Sete deles foram presos na Suíça. Além de Marin, Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Um mandado de busca também será executado na sede da Concacaf, em Miami, nos EUA.
O brasileiro J.Hawilla, dono da Traffic, conhecida empresa de marketing esportivo, é um dos réus que se declararam culpados, assim como duas empresas de seu grupo, a Traffic Sports International Inc. and Traffic Sports USA Inc. Em dezembro de 2014, segundo a justiça dos EUA, ele concordou em devolver mais de 151 milhões de dólares, sendo que US$ 25 mi foram pagos na ocasião. As acusações são de extorsão, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução de justiça.
Além de Hawilla, também se declararam culpados o norte-americano Charles Blazer, ex-secretário-geral da Concacaf e ex-representante dos EUA no Comitê Executivo da Fifa; Daryan e Daryll Warner, filhos do ex-presidente da Fifa, Jack Warner.
De acordo com informações publicadas pelo jornal NY Times, mais de uma dúzia de policiais suíços à paisana chegaram sem aviso prévio ao Baur au Lac Hotel, local no qual executivos se hospedavam para o congresso anual da organização, marcado para os dias 28 e 29 de maio, e renderam os acusados de corrupção em ação pacífica, sem menor resistência dos envolvidos.
As polêmicas eleições para as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, que escolheram, respectivamente, Rússia e Catar, como sedes são centro das investigações. No segundo pleito, o mais controverso, os Estados Unidos buscavam o direito de receber o torneio.
A ação policial desta manhã de quarta-feira na Suíça terá um grande efeito nos próximos dias da entidade, que marcou para esta sexta-feira a eleição de um novo presidente. Novo, em teoria. Joseph Blatter, no comando da Fifa desde 1998, surgia como o grande favorito para mais um mandato; o suíço possuía apenas a concorrência de Ali bin Al-Hussein, príncipe da Jordânia.
O ex-jogador português Luís Figo, que fez história com a seleção do país e as camisas de Real Madrid e Barcelona, também aparecia como candidato até a semana passada. Entretanto, o antigo atleta desistiu do pleito e acusou a Fifa de ser gerida como uma 'ditadura'. O dirigente holandês Michael Van Praag também lançou campanha, mas também se retirou.
Veja a lista com os 14 acusados na investigação:
ALEJANDRO BURZACO, 50, argentino
AARON DAVIDSON, 44, norte-americano
RAFAEL ESQUIVEL, 68, venezuelano
EUGENIO FIGUEREDO, 83, uruguaio
HUGO JINKIS, 70, argentino
MARIANO JINKIS, 40, argentino
NICOLÁS LEOZ, 86, paraguaio
EDUARDO LI, 56, costarriquenho
JOSÉ MARGULIES, conhecido como José Lazaro, 75, brasileiro
JOSÉ MARIA MARIN, 83, brasileiro
JULIO ROCHA, 64, nicaraguense
COSTAS TAKKAS, 58, britânico
JACK WARNER, 72, trinitino
JEFFREY WEBB, 50, caimanês