sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO - USP para reprovados em Harvard


Lullalate Vira-lata do Congresso Criado em Brasilia

Site 'Foreign Policy' da revista americana indica universidades de acordo com a 'panelinha' frequentada no ensino médio

Cedê Silva - Especial para o Estadão.edu
O site da revista Foreign Policy publicou na terça-feira uma lista de nove universidades boas e baratas para quem foi rejeitado por Harvard ou não quer pagar R$ 68 mil ao ano para frequentar uma escola de qualidade média nos Estados Unidos. O curioso é que as universidades estão divididas de acordo com o perfil do aluno.
Revista indica USP para 'jocks' reprovados em Harvard - Morguefile
Morguefile
Revista indica USP para 'jocks' reprovados em Harvard
Quem é festeiro ("the party people"), por exemplo, deve considerar a Universidade de Barcelona; os fanáticos pelo meio ambiente ("the tree-huggers") devem se matricular na Universidade de Tóquio. Já a USP é recomendada para os "jocks" - gíria americana para alunos que gostam de praticar esportes, têm boas habilidades sociais e não são muito brilhantes.

Lullalate Vira-lata Macacos - O Ideal dos Pobres Comunistas Simiesco


Segundo uma das definições do UrbanDictionary.com, site de referência para gírias, jocks são "dumbass athletes who get all the chicks in high school", isto é, "atletas burros que ficam com todas as garotas no ensino médio".



"Localizada em uma cidade de mais de 20 milhões de pessoas, a USP é quase uma cidade em si", diz o texto. "Exibe quatro hospitais e quatro museus, e recebe meio milhão de visitantes por ano. Seus 86 mil alunos são mais bem conhecidos por sua pesquisa qualificada - 45% de toda a pesquisa publicada no Brasil - e, fiéis às suas raízes sul-americanas, pela paixão pelo futebol e um time bem-sucedido desse esporte. A USP está localizada numa cidade que inventou sua própria forma do belo jogo, o futebol de salão, disputa de ritmo mais intenso jogada com uma bola menor, para aprimorar habilidades técnicas."
Lullalate Vira-lata  Futuro Parlamentar ou Presidente
 
Os outros perfis são:
- "astros completos" (Universidade de Hong Kong)
- "os próximos Alan Greenspans" (ex-presidente do Banco Central americano) (Universidade de Melbourne, na Austrália)
- "livres pensadores" (Universidade da Cidade do Cabo)
- "geeks da tecnologia" (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique)
- "acadêmicos multidisciplinares" (Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá)
- "os que têm pretensão artística" (Escola de Arte e Design Cardiff, no Reino Unido).

Fonte: Jornal "O Estado de São Paulo, de 02 de fevereiro de 2012 | 17h 12
MEDICINA - Descoberto Como o Alzheimer Se Espalha

Experimentos americanos revelam processo infeccioso entre neurônios e muda tratamento da doença

Publicado:
Atualizado:




Pesquisadores de duas universidades americanas, Columbia e Harvard, conduziram experiências independentes e paralelas, chegando a uma descoberta surpreendente: o que desencadeia a propagação do mal de Alzheimer no cérebro é uma infecção que se espalha entre neurônios. Os dois experimentos foram feitos com cobaias de laboratório e, ao invés de vírus ou bactérias, os cientistas propagaram pelo cérebro uma proteína conhecida como Tau, que é uma proteína com estrutura distorcida.

A descoberta surpreendente responde a uma pergunta de longa data para as pesquisas médicas e tem implicações imediatas para os tratamentos que hoje estão em desenvolvimento. Os pesquisadores acreditam que outras doenças cerebrais degenerativas, como mal de Parkinson, podem se espalhar de uma forma similar.

Há muito tempo, pesquisadores de Alzheimer sabem que entre os primeiros sintomas do Alzheimer está o surgimento de células cheias da proteína Tau em uma pequena área do cérebro onde as memórias são esculpidas e armazenadas. A doença então se move lentamente para além desta pequena área, para regiões maiores do cérebro, que envolvem memória e raciocínio.
Mas, por mais de um quarto de século, os pesquisadores foram incapazes de decidir entre duas explicações sobre como esta mudança de área poderia ocorrer. Uma das hipóteses é a de que a propagação resulta de a doença ser transmitida de um neurônio para outro, talvez ao longo dos caminhos que as células nervosas usam para se comunicar umas com as outras. A outra hipótese é a de que algumas áreas do cérebro são mais resistentes do que outras e resistem à propagação da doença por mais tempo.

Os novos estudos podem dar uma resposta a este dilema. Eles indicam que é possível produzir uma interrupção da propagação do mal de Alzheimer no cérebro, impedindo a transmissão de uma célula a célula, talvez por meio de um anticorpo que bloqueia o complexo proteico Tau.
Os estudos, feitos de forma independente por pesquisadores das universidades de Columbia e Harvard, envolveu ratos geneticamente modificados, nos quais foram injetadas proteínas humanas do tipo Tau, predominantemente na região entorrinal do córtex cerebral, um pedaço de tecido que se localiza atrás das orelhas e onde as primeiras células começam a morrer quando a pessoa apresenta os primeiros sintomas da doença de Alzheimer. Como era esperado pelos cientistas, as células do córtex entorrinal dos ratos começaram a morrer.

Numa segunda fase, a morte celular e a destruição de neurônios espalharam-se para fora desta área, para outras células neuronais, ao longo da mesma rede. Uma vez que essas outras células não poderiam produzir a proteína humana Tau, a única explicação para o surgimento de proteínas distorcidas do tipo Tau seria a transmissão de uma célula nervosa para outra célula nervosa.

E isso, segundo o neurologista Samuel E. Gandy, diretor associado de pesquisa do Alzheimer Disease Center, em Mount Sinai, instituto de pesquisa pertencente à Escola de Medicina em Nova York, foi "muito inesperado, muito intrigante."

Embora os estudos ainda estejam em estágio muito inicial, com experimentos em camundongos, os pesquisadores dizem esperar que o mesmo fenômeno ocorra em seres humanos, porque os ratos tinham implantado em seu organismo um gene tau humano e a onda progressiva de morte celular também acontece em pessoas com doença de Alzheimer.

O estudo realizado pelos pesquisadores Karen Duff e Scott A. Small Jr, e seus colegas do Instituto Taub para a Pesquisa sobre Doença de Alzheimer e Envelhecimento do Cérebro, na Universidade de Columbia, foi publicado na quarta-feira na revista “PLoS One”. O outro, pelo Dr. Bradley T. Hyman, diretor de Pesquisa do Mal de Alzheimer Center em Massachusetts General Hospital, e seus colegas, vai publicada na revista “Neuron”. Ambos os grupos de pesquisadores foram inspirados pelas observações, ao longo dos anos, de que o Alzheimer começa no córtex entorrinal e depois se espalha.

Mas, disse o Dr. Small, "o que queremos dizer com 'espalha-se'?"

Pesquisadores sabem que algo desencadeia a doença de Alzheimer. O candidato mais provável era uma proteína conhecida como beta-amilóide, que se acumula no cérebro de pacientes com a doença, formando placas rígidas. Mas a proteína beta-amilóide é muito diferente do complexo proteico Tau. Ela é secretada e fica em aglomerados fora das células. Embora os pesquisadores tenham procurado, eles nunca viram evidências de que a beta-amilóide se espalhe de célula para célula em uma rede.

Ainda assim, a doença cria amilóides, o que equivale a um bairro ruim em regiões de memória do cérebro. Em seguida, vem a proteína Tau _ que alguns pesquisadores chamam de "carrasco" _ acumulando-se dentro das células e mata os neurônios. Como algumas células demoram mais que outras para sucumbir à má vizinhança, isso explicaria a propagação da doença no cérebro, e não haveria necessidade de culpar algo estranho, como a propagação da proteína Tau, de célula para célula.
Estudos em humanos, porém, não determinaram se essa hipótese estava correta. Autópsias e exames de imagem cerebral foram "indiretos e inconclusivos", segundo Small. Observar o cérebro de pessoas que morreram com a doença, de acordo com o Dr. Duff, é como olhar para um carro destruído e tentar descobrir o motivo do acidente. Freios com defeito? Barra de direção quebrada?

A questão de qual hipótese estava correta _ a da proteína Tau espalhando-se de célula para celular, ou a de uma região danificada no cérebro por causa de células nervosas com diferentes vulnerabilidades _ ficou sem resposta. O doutor Hyman tentou por 25 anos encontrar uma boa maneira de enfrentar o dilema. Uma de suas idéias era encontrar um paciente com uma lesão vascular cerebral, e outro que houvesse segmentado o córtex entorrinal do resto do cérebro em consequência da doença. Se o paciente tivesse desenvolvido a doença de Alzheimer no córtex entorrinal _ e mantido a doença contida nesta região _ ele teria provas de que a doença se espalha apenas como uma infecção. Mas nunca encontrou tais pacientes.

A solução veio quando os pesquisadores foram capazes de desenvolver camundongos geneticamente modificados que expressam a proteína Tau humana anormal, mas apenas em seus córtex entorrinal. Aqueles ratos haviam oferecido a maneira mais clara para conseguir uma resposta, de acordo com John Hardy, um pesquisador de Alzheimer da London College University, que não estava envolvido em um dos novos estudos.

Há uma outra vantagem, também, segundo o Dr. Hyman. Os ratos deram ao pesquisadores uma ferramenta para testar maneiras de bloquear a disseminação da Tau. Ele foi incisivo: "É uma das coisas sobre as quais estamos animados."
Se a Tau se espalha de neurônio para neurônio, diz o Dr. Hardy, pode ser necessário para bloquear a produção de beta-amilóide, o que parece levar a propagação do mal de Alzheimer a um impasse. Ele e outros cientistas também estão perguntando se outras doenças degenerativas espalham-se através do cérebro porque as proteínas passam de célula nervosa a célula nervosa.

O doutor Hardy acredita ter evidências de que o mesmo pode acontecer na doença de Parkinson. Dois pacientes de Parkinson tratados tiveram implantadas no cérebro células neuronais fetais para substituir neurônios mortos e moribundos. Quando os pacientes morreram, anos mais tarde, as autópsias mostraram que eles ainda tinham as células fetais, mas tinham bolas que continham uma proteína do mal de Parkinson, a sinucleína. A maneira mais óbvia de explicar o que ocorreu, segundo os pesquisadores, é verificar se a proteína tóxica se espalhou a partir de células doentes do paciente para as células saudáveis ​​fetais. Mas eles não podem descartar a hipótese de má-vizinhança. Agora, segundo o doutor Hardy, a questão da disseminação do Alzheimer pode estar resolvida.

LÍDER FIGURA RARA. QUAL TIPO VOCÊ É?




Postado por: Redimob | 26/01/2012 16:18:51
Fonte: Redação Redimob
O processo de certificação em liderança é contínuo e consistente, e não se trata de capacitação sazonal.
       
Liderança é um aprendizado diário. Longe de ser uma ciência exata, o líder trabalha com foco na gestão de pessoas e um dos segredos para aperfeiçoar este trabalho é a “capacitação”.

E foi pensando nisso que empresas do mercado imobiliário buscam inovar em projetos para buscar a motivação e explorar o potencial dos corretores de imóveis. A imobiliária Trend Brokers, de Curitiba (PR), por exemplo, está formando a Escola de Líderes, no qual gerentes, diretores e corretores de imóveis participarão de um encontro semanal para debater os principais desafios das empresas e de gestão de pessoas. Qual a importância da qualificação neste processo? Conversamos sobre o assunto com o diretor de Marketing da empresa, Márcio Souza.


Qual a importância da capacitação para um líder no mercado imobiliário?

Antes de falar em capacitação, temos que atentar primeiramente para o processo de escolha dos futuros líderes das empresas. O líder é uma figura rara. Algumas empresas confundem líder com a figura do gerente, o que é um erro bastante comum. Os dois são figuras opostas. O líder consegue que as pessoas desejem fazer, trabalhar, crescer. Tem perfil inovador, toma decisões na base da intuição, trabalha os paradigmas e tem foco voltado para o futuro. É eficaz e prioriza o conhecimento tácito. Já o gerente consegue que as pessoas façam. Ele mantém o estado das coisas, toma decisões com base na função, opera segundo os paradigmas e prioriza o presente. É eficiente e enfatiza o conhecimento explícito.

Com o mercado brasileiro em ebulição, novos líderes se tornam cada vez mais necessários nas empresas. Porém, estamos enfrentando a falta de líderes prontos. Temos jovens ávidos por poder, forte ambição, atitude e determinação, entretanto, na maioria das vezes não sabem como usar essas qualidades. Por esse motivo, torna-se imprescindível a capacitação envolvendo curso de liderança, que chamamos aqui na Trend Brokers de Escola de Líderes.




Através das análises de competências e comportamentais identificamos os profissionais com o perfil para líder e, agora, passamos para o processo de aprendizado e entendimento do real papel do líder. As empresas precisam entender que se existe a falta de líderes no mercado, a responsabilidade de criar os seus próprios está nas mãos delas e isso exigirá um processo continuo de investimento e capacitação.

Quais são os principais atributos de um líder?

Possuir valores muito bem definidos como ética, caráter e integridade intelectual. Visão, inovação, auto-motivação, inteligência emocional, atitude, empatia, facilidade de influenciar pessoas, determinação, conhecimento tácito, justiça, personalidade positiva, detalhista, assertividade (principalmente quanto as suas decisões), disponibilidade para assumir responsabilidades, pensar em salário como consequência dos seus atos e saber formar novos líderes.

Em sua opinião, as empresas do setor já enxergam a importância de preparar a equipe para desenvolver aspectos de liderança e gestão? Por que?

Acredito que não. A preocupação número um das empresas do setor é com a figura do vendedor, tanto que na maioria das vezes os novos gerentes são nomeados por seus resultados e não por uma análise profunda de competências.

A maioria dos gerentes do mercado de venda de imóveis que conheço torna-se team leader, sem muitas vezes saber o que realmente tem que fazer, agir e até mesmo se comportar perante a equipe. Algumas empresas sequer usam métodos de análise comportamental como D.I.S.C. (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que consiste na avaliação desses quatro fatores comportamentais, estabelecidos através da percepção que uma pessoa tem em relação ao seu ambiente de trabalho. Esse método, por exemplo, fornece informações específicas para auxiliá-lo a definir claramente e a priorizar as exigências comportamentais de cargos específicos dentro do ambiente de trabalho, para entender se realmente o profissional tem perfil para o cargo.

As empresas precisam entender que o processo de certificação em liderança é contínuo e consistente, não se trata de capacitação sazonal, mas sim integral. Muitos dos gerentes que conheço nem ao menos usam indicadores para medir a evolução da equipe e dos negócios. Acham que seu papel é ficar sentado na cadeira do escritório, cobrando resultados e ações por telefone, usando tons intimidadores para que o corretor sinta-se ameaçado e acabe tentando fazer o resultado acontecer sem direcionamento algum.

Ser um líder, como os próprios atributos acima mostram, é de uma complexidade bastante alta, tanto que esta figura nata não se consolida com o desenvolvimento profissional, mas sim naturalmente, já na infância, onde existem crianças que já são seguidas e imitadas por seus coleguinhas na escola ou na comunidade onde vivem.

Além disso, existem vários perfis de líderes diferentes, entre eles temos o visionário, o acelerador, o técnico, o democrático, o perfeccionista. Qual desses seria o melhor líder? Dependerá do que a empresa precisa para aquele momento, por esse motivo, ressalto a importância das análises comportamentais e de competências.

Muitos profissionais têm receio de assumir o papel de gestor. Como romper a barreira da insegurança e qual o papel da capacitação nesse processo?

Como escrevi anteriormente: esta insegurança vem exatamente do sentimento de não saber o que fazer. Sou líder (diretor, gerente, coordenador e etc.). E agora? O que eu faço? Precisamos entender que um líder não se forja da noite para o dia. São anos de experiência, treinamento e convivência.

Acredito que além de investimento pesado e capacitação, as empresas precisam estar de olhos bem abertos, observando todos os profissionais existentes dentro da estrutura, atentando para aquele funcionário que os colegas escutam, buscam ajuda e confiam quando precisam de auxílio. Eu diria que esse funcionário em especial, com a soma de convivência e capacitação tem grande possibilidade de se tornar um líder, pela facilidade que ele possui de fazer com que as pessoas queiram segui-lo e escutá-lo.

Sempre há um líder no meio de um grupo de pessoas e geralmente não é o que mais vende, pois, o melhor vendedor da equipe geralmente é tão focado, que tende a ser egoísta por natureza, pensando sempre única e exclusivamente em como fazer para que ele mesmo venda mais. Tudo que um líder não pode ser é egoísta.

Quais as dicas para os corretores de imóveis que visam a gestão e liderança em sua área de atuação?

• Primeiro, pergunte-se se você gosta de servir aos outros, pois, esse é um dos grandes atributos do líder. 

• Tenha paciência, pois, antes de se tornar um líder, terá muito trabalho e aprendizado pela frente. Eu tive a primeira oportunidade de liderança dez anos após o início da carreira. 

• Mantenha-se informado. Assine revistas de negócios e carreiras desde que sejam fontes de informações confiáveis. Não tem dinheiro para isso no momento? Procure ouvir rádios como Band News, CBN, navegar em sites de notícias, entre outros. Um líder sempre precisa estar sabendo sobre tudo o que está acontecendo no mundo. 

• Agora, se sua empresa não lhe proporciona capacitação, não coloque essa responsabilidade apenas nas mãos do empregador. Busque especialização ou cursos de pós-graduação nas áreas de liderança, gestão de pessoas, processos, planejamento estratégico e etc.

• Pratique muito. Não adianta você ter milhares de horas aula (conhecimento explícito), se você não coloca a prova e em prática aquilo que está aprendendo, pois, no final o que fica é o conhecimento tácito (aquele que foi adquirido ao longo da vida através da experiência). 

• Tenha a certeza que o aprendizado é infinito, portanto quanto a esse assunto você não terá descanso.

• Priorize a gestão de pessoas e não de processos. Um líder identifica o perfil de cada um de seus colaboradores e os desenvolve um a um.

• Foque e fortaleça os seus pontos fortes e não perca tempo com os fracos.


QUE TIPO DE LÍDER VOCÊ É?





Já parou pra pensar no tipo de líder que você é? Claro, que como tudo na vida, cada tipo de líder tem seu lado positivo e negativo, mas cada um na sua maneira. Conheça 7 tipos de líderes e veja em qual você se encaixa.

1. Comandante 

Representa o perfil de generais, que têm domínio da situação, não têm tempo a perder e, por conta disso, acabam sendo respeitados. Pela sua rapidez, podem ser mais eficientes em momentos críticos da empresa.

O aspecto negativo, pontuado por Blanco (diretor do iPL), é que este tipo concentra mais as decisões, o que cria um nível maior de dependência da empresa em relação a ele.

O empresário Abílio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, é citado como um líder comandante, mas que passou a ser precursor.

2. Visionário

Este estilo de líder se caracteriza pela capacidade de inspirar aqueles que trabalham com ele e que o seguem pela visão que possui diante do negócio, não pela sua autoridade em si.

O lado ruim é que a empresa depende também desta qualidade como fio condutor do negócio.

O exemplo mais emblemático é de Steve Jobs, fundador da Apple. Ele foi um líder visionário, na opinião dos especialistas. Jobs também se encaixa nos perfil de líder estressado, que costuma ser agressivo, exigente e rápido.

3. Acelerador

Consegue alcançar resultados de alta performance, mas os empregados têm que acompanhá-lo.

Devido à impaciência dele, os funcionários trabalham sob pressão e podem até desenvolver problemas de saúde.

Marcel Telles, diretor e presidente do conselho administrativo da Ambev, é um exemplo, devido à trajetória de crescimento do grupo nos últimos anos.

4. Coach

Costuma se preocupar com a melhoria de cada funcionário e atua na linha de educador e ‘paizão’.

Por conta disso, pode ter dificuldades em demitir quando o empregado não tem a performance adequada.

Tais características são atribuídas a Norberto Odebrecht, fundador da construtora homônima.

5. Democrático

Neste caso, os especialistas ressaltam a característica de delegar mais do que decidir. Geralmente, líderes deste tipo comandam equipes mais avançadas e conseguem aproveitar o conhecimento dos colaboradores.

Este é o estilo de Louis Gerstner que, durante os anos 90, reintegrou as divisões da IBM e priorizou os serviços oferecidos pela empresa.

6. Sociável

Este líder costuma ser adorado por todos, é carismático e animado, valoriza o trabalho em equipe e traz resultados pelo poder do discurso.

Embora seja bem visto, em termos práticos, pode pecar pela falta de organização, esquecimento e atrasos. Silvio Santos é um bom exemplo.

7. Perfeccionista

Este tipo de líder, segundo os especialistas, costuma ser obsessivo por detalhes.

Geralmente, ele é mais voltado à área técnica do que propriamente à gestão de pessoas.

Pode ser metódico e centralizador, o que pode prejudicar o ritmo de crescimento da empresa. Bill Gates entraria nesta categoria.

Fonte: IEA

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook