03/01/2013
Leandro de Souza
Para onde vai nosso ensino? Para a lata de lixo, penso. No site da UOL, há três dias atrás, foi relatado que cerca de 11 mil escolas particulares foram fechadas. O ensino privado no Brasil, claro, não é tão flor que se cheire. Muitas escolas estão cheias de “travamentos intelectuais”, ensinando muito pouco de fato aos alunos. A base é o problema.
Se não temos base intelectual boa, como resolver isso?O MEC tem sido cada vez mais incisivo em mostrar sua cartilha para doutrinar também as escolas particulares. A criação do ENEM foi uma das ideias mais ‘brilhantes’ do PT.
Lançaram o ENEM para o óbvio: doutrinar as escolas privadas através de sua cartilha. Muitas estão adotando parte do currículo do ENEM no Ensino Médio. Os alunos passaram a ler, estudar, pesquisar mais e assimilar as matérias dadas pelo governo, para se beneficiarem das bolsas das universidades privadas.
Isso que dizer que, a longo prazo, os alunos dançarão a dança das matérias do MEC para produzir seu conteúdo intelectual nos vestibulares. Hitler ou Stalin estariam orgulhoso de um ensino único, ditado pelas regras do MEC em todo Brasil. Aí, de fato, a doutrinação piora.
Se não temos base intelectual boa, como resolver isso?O MEC tem sido cada vez mais incisivo em mostrar sua cartilha para doutrinar também as escolas particulares. A criação do ENEM foi uma das ideias mais ‘brilhantes’ do PT.
Lançaram o ENEM para o óbvio: doutrinar as escolas privadas através de sua cartilha. Muitas estão adotando parte do currículo do ENEM no Ensino Médio. Os alunos passaram a ler, estudar, pesquisar mais e assimilar as matérias dadas pelo governo, para se beneficiarem das bolsas das universidades privadas.
Isso que dizer que, a longo prazo, os alunos dançarão a dança das matérias do MEC para produzir seu conteúdo intelectual nos vestibulares. Hitler ou Stalin estariam orgulhoso de um ensino único, ditado pelas regras do MEC em todo Brasil. Aí, de fato, a doutrinação piora.
Qual é o resultado? PUCs, Federais e outras universidades cheias de alunos que produzem “questionamentos estúpidos”, como cita José Monir Nasser (vídeo abaixo).
O vídeo de destaque é do grande educador, economista e escritor – José Monir Nasser. A diferença entre o que se vê no Brasil (Paulo Freire) e o que propõe o trivium ou quatrivium (base do modelo de muitos países desenvolvidos), é o diferencial de nossa péssima educação e, como J. M. Nasser cita, “uma escola que não educa, nem ensina”.
Aproveite da palestra de altíssimo nível sobre educação:
Fonte: Conservadorismo Brasil
em Brasil, Educação
Tags: Brasil,Educação1 Comentário
'Educação de Futuros Milionários' descarta necessidade de curso superior
08/11/2012 - 16h30
da Livraria da Folha
Dustin Moskovitz, cofundador do Facebook, Sean Parker, presidente fundador do Facebook, e Matt Mullenweg, criador do WordPress, são algumas das pessoas --dentre muitas outras-- que não concluíram o ensino superior e se tornaram profissionais bem-sucedidos.
Para Ellsberg, investir em uma educação continuada é fundamental |
Intrigado como o que considerou ser uma tendência para o século 21, Michael Ellsberg procurou compreender esse processo. O resultado deste estudo está em "Educação de Futuros Milionários", agora publicado no Brasil.
Descartar a necessidade de ingressar em uma universidade --e esta ideia exclui consequentemente MBA, mestrado, doutorado etc-- não quer dizer que o estudo se tornou obsoleto ou algo que pode ser negligenciado.
Para Ellsberg, ser autodidata e continuar estudando são as chaves para o sucesso profissional.
"Você foi alimentado por uma mentira que diz o seguinte: se você estudar muito na escola, tirar boas notas, entrar em uma boa faculdade e obtiver um diploma universitário seu sucesso na vida estará garantido", escreve o autor. "Isso pode ter sido verdade 50 anos atrás. Hoje não é mais."
Com curso superior ou não, o livro apresenta maneiras de aprimorar capacidades e habilidades que são fundamentais no mercado de trabalho. Ellsberg, consultor de empreendedorismo, desenvolvimento de carreira e educação, escreve para o site Forbes.com.
Pergunta 1) : quais
foram os resultados positivos dos ensinamentos de Paulo Freire?
Resposta: zero. Nada!
Pergunta 2) : existem
críticas contra Paulo Freire, inclusive internacionais?
Resposta: inúmeras!
Cito-as:
“Não há originalidade
no que ele diz, é a mesma conversa de sempre. Sua alternativa à perspectiva
global é retórica bolorenta. Ele é um teórico político e ideológico, não um
educador.” (John Egerton, “Searching for Freire”, Saturday Review of Education,
Abril de 1973.)
“Ele deixa questões
básicas sem resposta. Não poderia a ‘conscientização’ ser um outro modo de
anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples
verbalismos, serão usados para implementar sua política social? Como Freire
concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclusão lógica da sua
pedagogia, a violência da mudança revolucionária?” (David M. Fetterman, “Review
of The Politics of Education”, American Anthropologist, Março 1986.)
“[No livro de Freire]
não chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem são eles? A definição de Freire
parece ser ‘qualquer um que não seja um opressor’. Vagueza, redundâncias,
tautologias, repetições sem fim provocam o tédio, não a ação.” (Rozanne
Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.)
“A ‘conscientização’ é
um projeto de indivíduos de classe alta dirigido à população de classe baixa.
Somada a essa arrogância vem a irritação recorrente com ‘aquelas pessoas’ que
teimosamente recusam a salvação tão benevolentemente oferecida: ‘Como podem ser
tão cegas?’” (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.)
“Alguns vêem a
‘conscientização’ quase como uma nova religião e Paulo Freire como o seu sumo
sacerdote. Outros a vêem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco
de vento.” (David Millwood, “Conscientization and What It’s All About”, New
Internationalist, Junho de 1974.)
“A Pedagogia do
Oprimido não ajuda a entender nem as revoluções nem a educação em geral.”
(Wayne J. Urban, “Comments on Paulo Freire”, comunicação apresentada à American
Educational Studies Association em Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.)
“Sua aparente
inabilidade de dar um passo atrás e deixar o estudante vivenciar a intuição
crítica nos seus próprios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideológico
flutuando acima da prática.” (Rolland G. Paulston, “Ways of Seeing Education
and Social Change in Latin America”, Latin American Research Review. Vol. 27,
No. 3, 1992.)
“Algumas pessoas que
trabalharam com Freire estão começando a compreender que os métodos dele tornam
possível ser crítico a respeito de tudo, menos desses métodos mesmos.” (Bruce
O. Boston, “Paulo Freire”, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse
University Publications in Continuing Education, 1972.)
Outros julgamentos do
mesmo teor encontram-se na página de John Ohliger, um dos muitos devotos
desiludidos.
Osvaldo
Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre
os 80 milhões Meu adicione no facebook
A ESQUERDA ACABOU COM AS POLICIAS!!!
Como que o governo do Estado do Pará acaba com a segurança pública?
E isso deve se repetir pelo Brasil todo.
1- Pagando aos delegados uns dos piores salários do Brasil;
2- Em 28 municípios do Pará não existe delegados;
3- Muitas regiões do estado tem um único delegado que é responsável por 5 municípios;
4- Em 19 municípios paraenses não existe sequer delegacias;
5- Varias delegacias tanto da capital como do interior, não oferecem as mínimas condições de trabalho, Estão caindo na cabeça das pessoas;
6- O governo ao invés de criar novas delegacias esta fechando as poucas que existem na periferia;
(ex. Telegrafo, Atalaia, Cabanagem, Aura);
7- Jornada de trabalho excessiva;
8- Desvio de função quando os policias são obrigados a vigiar presos;
9- Falta de treinamento adequado na formação do policial;
10- Falta de politicas públicas para a diminuição da criminalidade;
As dez pragas que fazem a polícia pedir SOCORRO!!!!!!!!!!
1 - A VERDADE SUFOCADA PELO MAU! (aqui)
2 - EU TE AMO MEU BRASIL!!!!
VIVA 31 DE MARÇO DE 1964! ! (aqui)
4 - ESSA É UMA PEQUENA PARTE DA ELITE ESQUERDISTA QUE VOCÊ SUSTENTA!
CONFIRA A EDIÇÃO REVISTA, APERFEIÇOADA E AMPLIADA DA LISTA DOS QUE ACHAM QUE MEXER COM O CHEFE SUPREMO É MEXER COM ELES (aqui)
CONFIRA A EDIÇÃO REVISTA, APERFEIÇOADA E AMPLIADA DA LISTA DOS QUE ACHAM QUE MEXER COM O CHEFE SUPREMO É MEXER COM ELES
5 - ESQUERDISMO É UMA DOENÇA MENTAL GRAVE? (AQUI)
6 - O QUE É O MARXISMO CULTURAL? (aqui)
7 - QUEM FOI O PRIMEIRO ESQUERDISTA? (aqui)
8 - BRASIL AMA APAIXONADAMENTE BANDIDOS
Não concordo com certas igrejas, mas o brasileiro admira com amor e fé cega o:
.
Esquerdismo/Socialismo/Direitismo/Ateísmo/Obanistas/Islamismo/Humanismo/Progressismo e "militontos" de todas as matizes, assim como, todas as tralhas do mau, e esses assassinos tão amados, roubam e matam com crueldade absurda - sem nenhum consentimento das vítimas
O PT ESTÁ ISLAMIZANDO O BRASIL (aqui)
9 - BOLSONARO: “A MINORIA TEM QUE SE CURVAR!” (aqui)
10 - ASSASSINA FIGARISTA!!! (aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário