sábado, 10 de março de 2012

TECNOLOGIA - O ano da infidelidade

Com tantas alternativas no mercado de entretenimento eletrônico, o melhor é provar um pouco de cada antes de eleger quem vai ganhar a sua aliança

MAIS:_A hist
Diversificação das plataformas foi a tônica da Consumer Electronics Show 2012
ória da Microsoft na CES em fotos
"A web está morta, vida longa à internet." O título do provocativo artigo do editor da revista Wired, e um dos mais influentes pensadores do mundo digital, Chris Anderson, fez marola em setembro de 2010. A tese: em vez de uma rede aberta, a tendência dominante para o próximo período seria o investimento em apps, e em ambientes fechados, proprietários, com integração profunda de software, serviços, e em alguns casos hardware.
Demorou quase um ano e meio para termos a confirmação definitiva da hipótese. Foi nesta Consumer Electronics Show, no dia 10 de janeiro de 2012, com as conferências da Sony e Microsoft. A tônica da mensagem das duas gigantes foi: integração dos serviços, diversificação das plataformas, entrada pra valer nos ambientes móveis, batalha pela sala de estar.
A Sony, grande referência de Steve Jobs na sua revitalização da Apple, parece finalmente ter dado o passo que faltava para mostrar as vantagens de ser uma gigante de hardware, software e conteúdo. O PS Vita já tem meio milhão de unidades vendidas. Com isso, o Vita vira uma máquina multimídia irresistível. Mais importante é a entrada pra valer da Sony no mundo móvel, com a integração da antiga Sony Ericsson como Sony Mobile, e o anúncio de objetos do desejo como o Xperia Ion, com certificação PlayStation e processador Bravia.
E a Microsoft, que por muito tempo amargou a imagem de tradicionalista, sepultou o ranço de vez com dois megahits para o consumidor (Xbox, 66 milhões de unidades vendidas, e Kinect, 18 milhões), com mais um a caminho (Kinect para PC, com potencial para chegar a centenas de milhões de consumidores rapidamente), uma nova dashboard e serviços para a Xbox Live, Windows 8 reafirmando a dominância da MS nos computadores. Sem falar no acordo com a Nokia, nem no Windows Phone, sistema operacional para celular que parece, francamente, mais “cool” do que Android ou iOS.
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CHEGOU A HORA
Chegou, finalmente, o ano em que o consumidor vai se sentir obrigado a escolher a que sistema vai entregar a sua lealdade. Muito poucos de nós terão paciência, tempo ou recursos para manter relacionamentos profundos com os ecossistemas da Microsoft e Sony simultaneamente, para não falar da Apple, ou mesmo Google/Android e Facebook e Amazon/Kindle; sem falar nos ambientes das diversas SmartTVs, e nas tantas redes sociais que exigem nosso cadastro.

Há que escolher, no máximo duas amantes - digamos, a oficial e filial, como aqueles maridos de antigamente. A Nintendo, neste momento, não está nesta briga de verdade. Pode entrar, com o WiiU. Improvável.
E aí é que Chris Anderson errou um pouquinho. Porque, no final, vamos acabar batendo o martelo pesando não somente os serviços e conteúdos exclusivos de cada ecossistema, mas principalmente os não-exclusivos, a que já temos lealdade.
Para fãs de Netflix, por exemplo, a notícia de que ele estará presente desde o primeiro dia no PS Vita é extremamente relevante - esperemos que no Brasil, também. Se o Spotify está integrado na sua vida, você fará questão que ele esteja integrado na Live. E quem não está no Facebook? Quem não usa Google?
Entramos em um período de extrema riqueza de alternativas - uma espécie de adolescência do mercado de entretenimento eletrônico. É cedo para casar. Recomendo que em 2012 você experimente um pouco a promiscuidade, antes de eleger quem vai ganhar a sua aliança.

Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
cinegocioseimoveis@gmail.com

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