sábado, 30 de junho de 2012

OS DEZ MANDAMENTOS DA TERCEIRA IDADE
Magu
 

Tenho uma cambada de amigos que insistem em me enviar piadas, histórias, e o cesto da gávea a quatro, a respeito de idosos. Estou um pouco idoso mas, ainda não tanto. Que merda, sô!
Os leitores podem imaginar que estou tendo um ataque de depressão, por falar tanto em velhice. Que nada. Estou ainda, pelo menos, com meus neurônios saudáveis e minhas coisas ainda estão funcionando. Mas, fora de piada, o texto é sério. É uma adaptação de “Compreendendo Melhor como Viver a Terceira Idade, na Opinião da Terceira Idade”, do Dr. Conceil Corrêa da Silva, Psiquiatra de Campinas, São Paulo, autor de vários livros.
OS DEZ MANDAMENTOS DA TERCEIRA IDADE
1º – Não se aposente da vida para se tornar a praga da família.
A vida é atividade, e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo. Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas. Se não tiver nada para fazer, vá caminhar, passear no shopping, jogar baralho na praça… qualquer coisa, menos aporrinhar os outros.
2º – Seja independente e preserve sua liberdade. Mesmo que seja dentro de um quartinho.
Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta dos pés, para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parente. Se possível, more num flat… Melhor usar suas economias para ter um resto de vida feliz! Não economize no item moradia. A próxima vai ser a última e definitiva. Aproveite a penúltima com tudo a que tem direito!
3º – Mantenha o governo de sua própria bolsa.
Ajude seus filhos financeiramente, na medida das suas posses. Reserve uma parte para emergências. Tenha o melhor plano de saúde que puder pagar. Se você depender do governo, estará no sal!


4º – Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os familiares e amigos de cuidados, como se fossem flores.
Se a sua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes de suas vidas, e compartilhe com eles a alegria de estar presente. Como você é um velho do século 21, aprenda a mexer com a internet: programe os aniversários em seu emai. Ele informará a você com antecedência. E nunca mais esquecerá nada!
5º – Cuide da sua aparência e seja o mais atraente possível.
Não seja um daqueles velhos relaxados, que exibem caspa na gola do paletó e manchas de gordura na roupa, que revelam o cardápio da semana. Nunca despreze o uso de água e sabão. Vá ao salão pelo menos uma vez por mês: A moça vai fazer suas unhas e seus pés…não tem preço ela lhe agradar por uma pequena gorjeta! Nada de bermudas xexelentas e sapatinhos de velho…
6º – Seja cordial com seus vizinhos.
Evite implicar com o latido do cão, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada, ou o volume do rádio. Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem distantes.
Seja esperto. Um mp3 e fones de ouvido o livram de barulhos que chateiam… Frank Sinatra, Jobim, Charlie Parker, Nat King Cole, acalmarão você e o fará lembrar dos velhos tempos. Sem saudosismo. Se estiver depressivo, Elvis, Beatles, Creedence Clearwater, Rolling Stones, tudo do nosso tempo!
7º – Cuidado extremo com o nariz. Não se intrometa na vida dos filhos adultos.
Eles são seres com cérebro, coração, vontade, e contam com muitos anos para cometerem seus próprios erros. Feche a matraca.
8º – Fuja do vício mais comum da velhice, que é a presunção.
A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada tão ignorantes como no início dela. Faça de conta que nunca viveu nada. Experiência não se transmite. Fique só observando os erros e não se meta. A menos que alguém peça a sua opinião, resista à vontade de dá-la. Tudo o que é graça não tem valor.
9º – Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e inconveniente.
Lembre-se de que toda paciência tem limite, e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte. Aprenda a jogar xadrez, usar o computador, o MSN, o Facebook… ou ocupe sua mente com outras coisas! Não encha o saco dos outros.
10º - Não seja repetitivo, contando a mesmo história, três, quatro, cinco vezes.
Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro. Fique de boca fechada e será um sábio! Lembre-se que você tem dois ouvidos e uma boca só: Isso não é por acaso!
(*) Ilustração: Gustav Dorè, Moises e o decálogo.


Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce

(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.


3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário