sexta-feira, 13 de abril de 2012

15 (QUINZE) CARACTERÍSTICAS DE
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR(1) - CCE’s.
"Por Osvaldo Aires"

Esses são as grandes profusões(2) da felicidade e do vencer com sucesso retumbante. A felicidade na área empresarial ocorre quando nossa vocação se soma as nossas competências. As pessoas devem ser felizes onde trabalham. Quem é competitivo deve buscar uma empresa com essa cultura e fugir das autarquias e, quem dá prioridade ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional deve se encaixar em uma companhia com esse perfil.

É “delicado” concorrer a posições para as quais você não se preparou.

1.  Ambição - busca de informações importantesbusca pessoalmente, consulta especialistas de alto nível, enfim, canibaliza(3) as vigorosa qualidades empreendedoras. Gerencia, copia, cria, imita, compartilha, incrementa e implementa ilimitadamente esses intensos conhecimentos úteis, com velocidade. Possui mente curiosa, inquiridora, cientificamente prática. Tem formação em escola de primeira linha (militar ou religiosa). Veja mais em nossa apostila Objetivos de Formação.


(1) Empreendedor: É transformar valores fundamentais, respeitando nossa vocação e talento; em competências competitivas que levem a promover e desenvolver resultados lucrativos.


(2) Profusão: [Do lat. profusione.]1.Grande porção ou abundância; exuberância:"No planalto calcário e basáltico da Estremadura, a água é escassa. De sorte que não temos a profusão de córregos e riachos, cantando e tremulando sob a copa do arvoredo, como no Sul do Brasil." (Afonso Arinos, Histórias e Paisagens, p. 195.) 2.Gasto excessivo.


(3) Canibalizar: [Do ingl. (to) cannibalize.] 1.Retirar as peças de (uma máquina ou aparelho) para utilizá-las como sobressalentes de outras da mesma espécie.2.P. ext. Reaproveitar, reutilizar. Canibalismo: [De canibal + -ismo.] 1.Antropofagia.2.P. ext. Ato de um animal devorar outro da mesma espécie ou da mesma família. 3.Fig. Ferocidade de canibal.
Canibalismo funerário. 1. Antrop. A prática da antropofagia como modo de tratamento ritual de cadáveres de membros do próprio grupo.
Canibalismo galáctico. 1. Astr. Processo segundo o qual uma galáxia é atraída pelas forças gravitacionais de outra, a galáxia canibal (q. v.).

Canibal: [Do esp. caribal, de caribe(< caraíba carib, 'audaz, corajoso') originalmente us. como designação dos caraíbas antilhanos, de que os viajantes europeus reportaram costumes antropofágicos, e poss. com infl. de can 'cão1'; fr. cannibal.] 1.Pessoa que come carne humana, que pratica o canibalismo (1); antropófago. 2.Animal que pratica o canibalismo (2).3.Fig. Pessoa cruel, feroz, bárbara. 4.Canibalesco:"Há dores que melhor ralam / Que provas d'água ou de fogo, / Que ver apinhado o povo / Num banquete canibal" (Gonçalves Dias, Obras Poéticas, II, pp. 175-176).5.Que pratica o canibalismo (1 e 2):
 povos canibais.

2.  Auto-conhecimento, auto-desenvolvimento e liderança: dedicação séria e verdadeira ao autodesenvolvimento e conhecimento de si próprio. Capacidade de liderança de si mesmo e de outros: Obtém resultados.  Gosta de atender gente (sensibilidade e gentileza) – visão, visão e visão (veja mais nas apostilas sobre Liderança) – Na verdade muita previsão(1), predição(2) e preditiva(3). Tem bom desempenho lógico e psicológico – equilíbrio. Tudo baseado e amante da evolução natural do: mercado/livre iniciativa/empreendedorismo global. Enfim consegue obter feitos extraordinários (lucros) com pessoas comuns. Tem habilidade para montar um time de primeira linha (campeão) e liderá-los: Capitar, selecionar certíssimo, desenvolver (supertreinar/reciclar/formar), reter, mantendo-os motivados esses talentosos cérebros estrategistas e flexíveis. Os Líderes Autênticos determinam ver além – pra frente, pra cima e para o alto.


3.  Inovação/Criatividade Lucrativa: copia/imita/melhora/aperfeiçoa as MELHORES IDÉIAS... DOS MELHORES, entre todos os setores sem constrangimento – como se genuinamente elas fossem suas!!! É flexível, aberto a mudanças positivas construtivas. Tem capacidade de aprendizagem acelerada. Tem inteligência e atitude – capacidade de emulação (4).

4.  Assertividade(5)/Positividade: tem estado de espírito elevado, cultiva pensamentos e atitudes positivas. É uma prática que se reflete no sorriso franco, no abraço acolhedor e no bom humor contagiante. Jeito de viver que atrai quem nos cerca e a todos, estimulando o melhor do nosso novo ser, gerando uma energia sem precedentes. Capacidade de superar adversidades com louvor. Dar aos problemas a dimensão que efetivamente eles devem ter. Ser “flexível” nos acordos e calmo (inteligente) em suas quebras. Têm consciência que o possível e o impossível são faces da mesma moeda. Não deixa que as dificuldades exteriores sejam maiores que as soluções. Tolerante e inteligente nas decisões, sábio e paciente com as respostas.


(1) Previsão: [De pre- + visão.]1.Ato ou efeito de prever; antevisão, presciência.2.Estudo ou exame feito com antecedência: previsão do tempo; previsão de uma eleição.3.Cautela, prevenção.


(2) Predição: [Do lat. praedictione.]1.Ato ou efeito de predizer; profecia; vaticínio. [Cf. prodição.]



(3) Predito: [Do lat. praedictu.] 1.Dito ou citado anteriormente.

(4) Emulação: [Do lat. aemulatione.]1.Sentimento que incita a igualar ou superar outrem.
2.Competição, rivalidade, concorrência.3.Estímulo, incentivo.4.Inform. Ato, processo ou efeito de emular.5.Jur. Rivalidade que leva alguém a, abusando de seu direito, recorrer à justiça, só com o fim de satisfazer sentimentos inferiores e infligir vexames a outrem.

5) Assertivo: [De asserta + -ivo.]1.Que contém asserto; afirmativo, assertório. ~ V. frase —a.

5.  Proatividade e Gestão Eficaz do Tempo (hipervelocidade): busca de oportunidades e iniciativa – se ANTECIPA aos fatos, incrementa e cria novas oportunidades de negócios (benchmarking(1)). Capacidade de solucionar problemas com lucro (estude mais em Nossa Visão de Proatividade). É o comportamento decorrente de um estado de consciência, prontidão e atitude que permite prever, reconhecer e assumir a responsabilidade da intervenção e fazer com que as coisas fundamentais e importantes aconteçam no tempo certo.


(1) Benchmarking (do inglês): [Ingl.] Market. Processo por meio do qual uma empresa adota e/ou aperfeiçoa os melhores desempenhos de outras empresas em determinada atividade. Ponto de referência em comum dos pontos mais altos, modelo, padrão: Significa aprender, melhorar, copiar e adaptar à sua empresa as práticas de sucesso das empresas campeãs. Literalmente quer dizer “tábua das marés”. O correspondente em japonês é dantotsu. 

6. OBEDIÊNCIA E DISCIPLINA (1) DE SAMURAI (2) XIITA (3) (EMPREGABILIDADE - EMPREENDEDORA ARTÍSTICA/ESPORTIVA PROFISSIONAL: VOCÊ VALENDO MUITO MAIS, Item 1): Com Constancia atlética, capacidade de cumprir e fazer cumprir bem feito ordens/diligência(4) com aprofundamento = melhoras, regularidade e de forma p-r-o-a-t-i-v-a. Cumprir todas as instruções de preferência antecipadamente: rituais, cultura interna, normas, procedimentos, manuais, contratos, acordos, acertos, valores (verdades) e orientações da Empresa-cliente. Disciplina é memória de procedimento pragmático (5) e contínuo. “FAÇA INSTANTANEAMENTE E TENHA DÚVIDAS DEPOIS, SOMENTE APÓS A CONSECUÇÃO (6) PERFEITA”. Eliminando sumariamente qualquer tipo de oposição interna da equipe ou pessoal e vencendo qualquer que seja os exércitos inimigos declarados ou traidores - OBEDIÊNCIA É A COMPETÊNCIA BÁSICA E FUNDAMENTAL DOS MELHORES E DOS CAPEÕES.  Abandonar nossos automatismos (7) requer esforços disciplinados e constantes. É preciso manter o esforço a todo instante (por toda a vida) para que nossa velha maneira de agir e reagir (vontades naturais) sejam substituídas pelo NOVO E MELHOR que realmente estamos buscando adquirir, para o jogo da existência e do trabalho. Sendo assim, combater nossos vícios negativos antropológicos (8), mas, a grande maioria ainda não descobriu os benefícios da DISCIPLINA SAUDÁVEL, DO AUTODESAFIO – Disciplina essa elevada, competitiva, autogerenciada e automotivada, estabelecida frente a objetivos e metas qualitativas superiores de vida. Este é um precioso tesouro que somente os disciplinados no bem conhecem e podem entender (valorizar). Nossas regras são bastante simples = fazer sempre o certo e assim viver dignamente. A teima e suas conseqüências (prejuízos e multas) serão pagas pelo fracassado teimoso. Veja mais em: Nossa Visão de Disciplina e O Pulo do Gato e também em Nossa Visão sobre Erro.

â  Não reclamar de nada, não ser recalcitrante (9) e partir, em conjunto com a equipe, para a solução já devidamente planejada e coordenada por orientação superior - Excelência no  entendimento e atendimento de clientes/mercado. A palavra mágica é amestrar-se (10) – (*) Nota do autor: tornar-se semelhante ao mestre.


(1) Disciplina: [Do lat. disciplina.] 1.Regime de ordem imposta ou livremente consentida. 

2.Ordem que convém ao funcionamento regular duma organização (militar, escolar, etc.). 3.Relações de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor. 4.Observância de preceitos ou normas. 5.Submissão a um regulamento. 6.Qualquer ramo do conhecimento (artístico, científico, histórico, etc.) 7.Ensino, instrução, educação.8.Conjunto de conhecimentos em cada cadeira dum estabelecimento de ensino; matéria de ensino. ~ V. Disciplinas: 1.Correias com que frades e devotos se açoitam por penitência ou castigo. (*) Notas do autor: Aula, matéria de ensino; ordem; padrão, método, respeito; treino; obediência às leis, normas gerais, horário, regulamentos, acertos, fórmula, receita, fundamento, princípio; modo, agenda subordinação, disposição, dependência, intento, propósito, intenção, prazo, escala projeto, diretriz, doutrina, regulamento, procedimento, modelo, instrução, rotina despacho, preceito, procuração, determinação, contrato, acordo, compromisso, missão, objetivo, meta, designo, plano, prescrição; religiosidade; mecanismo, enfim, Encomendas: (*) Notas do autor: Ato de encomendar – pressupõe confiança. [De en-2 + port. comenda (q. v.), na acepç. ant. e desus. de 'encomenda'.] 1.Ato de encomendar; encomendação. 2.Aquilo que se encomenda; incumbência, encargo, comissão. 3.Bras. Chulo. As partes pudendas do homem. [M. us. no pl., nesta acepç.] 4.Bras. Feitiço, mandinga, serviço. 
Encomenda das almas. 1. Bras. Rel. Encomendação das almas (q. v.). 
Adeus minhas encomendas! 1. Fam. Babau!; foi-se!; adeus, viola! 
De encomenda. 1. Fam. A calhar. 
Sair melhor do que a encomenda. 1. Irôn. Sair pior do que se esperava.      Encomendar: [De en-2 + port. ant. comendar < lat. commendare, 'entregar'; 'recomendar'; 'louvar'; 'marcar'.] 1.Mandar fazer (obra, compra, etc.). 2.Orar pela salvação de (corpo ou alma de um defunto). 3.Encarregar, incumbir: 
 Encomendaram-lhe o relato do acontecimento; "já encomendara ao seu arquiteto, em Paris, o plano perfeito duma escola" (Eça de Queirós, A Cidade e as Serras, p. 309). 4.Recomendar, confiar:  Encomendaram o rapaz à proteção do Ministro. 5.Confiar, comissionar. 6.Entregar-se ou confiar-se à proteção de. 
7.Fazer os seus cumprimentos; recomendar-se.

(2) Samurai: [Do jap. samurai, 'servidor do imperador'.]1.Guerreiro japonês, membro da  casta militar, a serviço de um Daimio: [Do jap. daimyD.] 1.Designação comum aos senhores feudais japoneses, que perderam os seus privilégios na revolução de 1868.

(3) Xiita: [Do ár. 8CXa(t), 'grupo', 'partido', 'seita', + -ita2.] 1.Rel. Indivíduo da seita dos xiitas, formada no séc. VII por muçulmanos partidários de Ali, primo e genro de Maomé, e que sustenta, em oposição à corrente majoritária sunita, só serem autênticas as tradições transmitidas através dos descendentes de Ali e Fátima, filha do Profeta. 2.Deprec. Pessoa que pertence a uma minoria extremista radical. 3.Rel. Relativo ou pertencente à seita dos xiitas. 4.Deprec. Que tem idéias ou atitudes radicais, dogmáticas, extremistas.  Sunitas: [De suna + -ita2.]1.No islamismo, designação comum aos muçulmanos ortodoxos, os quais reconhecem a autoridade dos quatro primeiros califas, por oposição aos xiitas. 2.Pertencente ou relativo aos sunitas: comunidade sunita.

   (4) Diligência1: [Do lat. diligentia.] 1.Cuidado ativo; zelo, aplicação: Sua diligência nos negócios trouxe-lhe a riqueza. 2.Atividade, rapidez, presteza: Acudiu aos chamados com diligência. 3.Providência; medida: Tomou as diligências que o caso reclamava. 4.Investigação, pesquisa, busca:Inúteis foram as diligências para encontrar o fugitivo. 5.Execução de certos serviços judiciais fora dos respectivos tribunais ou cartórios: as diligências da penhora. [Cf. diligencia, do v. diligenciar.]

 (5) Pragmático: [Do gr. pragmatikós, 'relativo aos atos que se devem praticar', pelo lat. pragmaticu.] 1.Referente ou conforme à pragmática. 2.Relativo ao pragmatismo; pragmatista. 3.Suscetível de aplicações práticas; útil; voltado para a ação:  medidas pragmáticas. ~ V. competência —a. Competência: [Do lat. tard. competentia.] 1.Faculdade concedida por lei a um funcionário, juiz ou tribunal para apreciar e julgar certos pleitos ou questões. 2.Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade. 3.Oposição, conflito, luta. 4.E. Ling. Conhecimento lingüístico, parcialmente inato e parcialmente adquirido, que permite a um indivíduo falar e compreender a sua língua. [Cf., nesta acepç., desempenho (5).]


Competência comunicativa. 1. E. Ling. Conhecimento que têm os membros de uma comunidade lingüística (q. v.) das regras que tornam o uso lingüístico adequado às diferentes situações sociais; competência pragmática. Competência pragmática. 1. E. Ling. Competência comunicativa.

À competência. 1. À porfia, à compita

(6) Consecução: [Do lat. consecutione.] 1.Ato ou efeito de conseguir; conseguimento. Conseguir: [Do lat. consequere, por consequi, 'seguir', 'alcançar'.] 1.Alcançar; obter:  Conseguiu altos postos à custa de bajulações. 2.Ter como conseqüência ou resultado:  Seu heroísmo apenas conseguiu despertar a inveja dos inimigos. [Irreg. Conjug.: v. seguir.]

(7) Automatismo: [Do gr. automatismós.] 1.Qualidade ou estado do que é automático. 2.Movimento inconsciente, involuntário. 3.Falta de vontade própria. 4.Atividade literária ou artística exercida sob a influência exclusiva do subconsciente. [Cf., nesta acepç., surrealismo.] 5.Psic. Prática de atos de tipo não reflexo, sem orientação consciente por parte daquele que os executa. Autômato (pessoa que age como máquina, sem raciocínio e sem vontade própria); (*) Nota do autor: sentido figurado - vícios; sentimentos baixos; desejos e paixão vil. Surrealismo: [Do fr. surréalisme.] 1.Moderna escola de literatura e arte iniciada em 1924 por André Breton (1896-1966), escritor francês, caracterizada pelo desprezo das construções refletidas ou dos encadeamentos lógicos e pela ativação sistemática do inconsciente e do irracional, do sonho e dos estados mórbidos, valendo-se freqüentemente da psicanálise. Visava, em última instância, à renovação total dos valores artísticos, morais, políticos e filosóficos: "O surrealismo procurava conjugar arte, sonho e realidade na tentativa de compreender além da realidade empírica." (Bella Jozef, Jorge Luis Borges, p. 47.) [São preferíveis, porém p. us., as formas super-realismo e supra-realismo. Cf. automatismo (4).]


(8) Antropologia: [De antrop(o)- + -logia.]1.O estudo ou reflexão acerca do ser humano, do que lhe é específico.2.Designação comum a diferentes ciências ou disciplinas cujas finalidades são descrever o ser humano e analisá-lo com base nas características biológicas (v. antropologia biológica) e socioculturais (v. antropologia cultural) dos diversos grupos em que se distribui, dando ênfase às diferenças e variações entre esses grupos. 


Antropologia biológica. 1. Ciência que tem por objeto a variação biológica do ser humano, tanto em seu desenvolvimento evolutivo quanto em sua expressão histórica e contemporânea; antropologia física. 
Antropologia cultural. 1. Antropologia social (q. v.). 
Antropologia física. 1. Antropologia biológica (q. v.). 
Antropologia social. 1. Ramo da antropologia que trata das características socioculturais da humanidade (costumes, crenças, comportamento, organização social) e que se relaciona, portanto, com várias outras ciências, tais como etnologia, arqueologia, lingüística, sociologia, economia, história, geografia humana; antropologia cultural. [A designação antropologia cultural é m. us. nos E.U.A., enquanto na Grã-Bretanha o termo antropologia social designa ou a etnologia, ou a antropologia cultural. Nos demais países europeus — p. ex., na França —, observa-se uma tendência para o uso dos três termos que representam os níveis de pesquisa que, gradualmente, se vêm estabelecendo nos E.U.A. dentro da antropologia cultural: etnografia, etnologia comparada, antropologia social. Os autores nacionais fazem uso de ambas as designações.]

(9) Recalcitrante: [De recalcitrar + -nte.] 1. Que recalcitra; obstinado, teimoso.


Recalcitrar: [Do lat. recalcitrare.] 1.Resistir, desobedecendo; não ceder; teimar; replicar; obstinar-se:  Branda é a pena para os que não recalcitram

2.Insurgir-se, revoltar-se; rebelar-se:  Teve ordem de prisão, e recalcitrou
3.Dar coices (o animal). 4.Resistir com obstinação; insurgir-se, revoltar-se, rebelar-se: "Não há recalcitrar contra o amor, força é ceder." (Júlio Ribeiro, A Carne, p. 199.) 5.Resistir, desobedecendo; não ceder; revoltar-se, rebelar-se, insurgir-se: "A pobre mulher, petrificada de terror, não respondia a tais estímulos, ou recalcitrava na pertinácia de se deixar matar." (Camilo Castelo Branco, Carlota Ângela, p. 128.) 6.Retorquir ou replicar de modo descortês: Interpelado, recalcitrou veemente à interpelação. 7.Dizer, responder, recalcitrando:  — Aceita a oferta? | — De modo nenhum! — recalcitrou o interrogado. [Sin. ger.: calcitrar.]

 (10) Amestrar-se: [De a-2 + mestre + -ar2.]1.Tornar mestre, perito. 2.Ensinar, instruir,

adestrar: "habituada à vida claustral do castelo triste, cismando ao luar, entre aias que rezam e pajens louros que passam amestrando falcões" (Olavo Bilac, Crítica e Fantasia, p. 307). 3.Tornar-se mestre, adestrar-se; instruir-se; industriar-se.

7. Parcerias vencedoras (network) e trabalhos em equipes - persuasão e formação de uma excelente rede de contatos: Sabe negociar, persuadir e utilizar sua rede de contatos. Atua para desenvolver (servir) e manter valorosas relações comerciais – negociação ganha x ganha é a base da comunicação efetiva. Obtém sucesso – atitudes vencedoras. Admite seus pontos fracos e sempre procura ter consigo profissionais de alto nível para exercê-los (esses pontos) positivamente. A trajetória de sucesso está ligada também a forma como gerencia a sua vida, carreira, empresa e se envolvem no ambiente corporativo. Excelente e solida formação acadêmica, conhecimento do ramo, domínio das novas tecnologias com atualizações constantes atrelado ao perfil empreendedor isso os torna bem sucedido. Por fim só a razão, muito trabalho e características psicológicas não bastam é preciso cultivar relacionamentos para se tornar conhecido (útil) e assim poder capitalizar sobre as diárias e permanentes dificuldades. Desenvolver e aprofundar os conhecimentos de gestão, ir muito além da vontade de acertar e da coragem para vencer, tendo paixão pelo que faz, não temendo e sim amando novos desafios criativos. São esses alguns dos ingredientes do sucesso.

8.  Exigência de qualidade superior global. Eficiência com eficácia que é igual a efetividade  - realiza sempre as expectativas de prazos e padrões de qualidade – entrega antecipada de resultados positivos e superiores – guerra ao desperdício – enfim gosta de fazer bem feito, na verdade, excelente com consistência e regularidade. Busca o ESTADO DA ARTE.

9.  Planejamento e monitoramento sistemáticos – proteção – usam o planejamento como instrumento de gestão e aprendem a acompanhá-lo sistematicamente a fim de atingir as metas a que se propõem – ferramenta indicada: balanced score card (BSC(1)). Tem objetivos e um projeto de vida, um projeto de carreira. Capacidade de gerenciar recursos escassos. Obsessão de transformar projetos em realidades - de resultado lucrativos, transformação do sonho em uma ação efetiva.

10.  Estabelecimento de metas – INTERESSE - tem foco/objetividade, estabelece e CUMPRE metas de curto, médio e longo prazo negociado e mensurável e, se for melhor, procura superá-las (veja Programa Ponto de Partida). A perfeição pode ser encontrada na antevisão/previsão.

11.   Decisões lucrativas - correr riscos calculados com muito mais conhecimento aprofundado e intuição –– assume desafios (desafios é: aprendizagem constante) ou riscos moderados (moderados é: bem pensados e avaliados) e responde pessoalmente por todos eles. O emprendedor não é um maluco que gosta deliberadamente de correr riscos, mas uma pessoa mais preparada para enfrentar essas situações, as vê como parte da empreitada. Por isso avalia com mais precisão as ameaças a que está exposto. Tem capacidade de assumir cada vez mais responsabilidade e tomar decisões inovadoras e lucrativas. Sabe identificar as oportunidades inovadoras que realmente farão a diferença e tendo como ideal nessas suas idéias (observações) a busca da impossível imitação pela concorrência, com vida eterna de lucro. Considera sempre novas estratégias para ganhar escala. Como exemplo: fusões, aquisições ou até mesmo a venda da empresa no momento planejado.

12.  Persistência (perseverança) com resiliênciaenfrenta obstáculos decididamente - sabe avaliar positivamente. Atenção!!! A diferença da persistência para a teimosia está no coração – a teimosia deriva do orgulho cego, da mente fechada que tem ondas de fúria, baseadas na sede de poder e inflexibilidade cognitiva, orgulho este que tem muito a ver com a inveja. Já a obstinação é quando é por alguma causa má ou mesmo ruim (destrutivas), quando é por uma boa causa (construtiva) é perseverança, essa ainda sem objetividade/metas lucrativas é pura teimosia/burrice.

(1)   BSC:

Resiliência é a competência que bons profissionais têm de “resistir” criativamente, isto é, passar por fortes pressões e voltar rapidamente ao seu estado normal de equilíbrio físico e mental. É a capacidade, que poucas pessoas têm, de se adaptar rapidamente a uma nova e boa situação após mudanças profundas. É o poder de recuperação funcional(*) que alguns desenvolvem e outros não diante dos embates da vida – adversidades essas que lhe são vistas como oportunidades. É a eficácia pessoal: capacidade de realizar, assumir responsabilidades e gerenciar situações, a partir da tomada de decisões individuais, independentemente dos estímulos externos - principalmente dos que o levariam a cometer erro. Atua bem em situação de pressão, frustração, críticas, mantendo o ritmo competitivo necessário e com controle emocional. Enfim é a energia e disposição de trabalhar e estudar mais que quaisquer um. Vamos a um exemplo: - 14 (quatorze) horas diárias, 7 (sete) dias por semana – incluso feriados e sem férias.

13.  Comprometimento total – com o cliente, consigo próprio e com a equipe – com a visão do todo (360º.- veja gráfico em anexo). A arte de administrar os relacionamentos é fundamental: relacionar-se bem com as pessoas é decisivo para o sucesso, não só no âmbito pessoal/familiar, mas, essencialmente, nos negócios. Um estudo da Universidade de Harvard (EUA) mostra, por exemplo, que dois terços das demissões são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas e consigo mesmo. Por isso, não é exagero dizer que domínio técnico da profissão já há muito tempo deixou de ser tudo. Quem tem boa habilidade para criar e manter relacionamentos construtivos, acaba tendo mais chances de sucesso. Isso implica em saber fazer bons contratos/acordos. Evitando e superando conflitos de forma positiva e criativa. É saber definir 2 (duas) lealdades com toda a equipe:

1º) Dentro da “sala’ a lealdade de agir com individualidade sincera, falar tudo com fraqueza, sem censura nem medo.

2º) Fora da “sala” a lealdade de falar e agir como um conjunto; de ser a própria equipe representada, concluindo o já decidido. É a confiança em pratica com integridade consciência. Veja mais em Nossa Visão sobre Comportamento.

14.  Independência e autoconfiança – busca autonomia em relação a normas e procedimentos para alcançar o sucesso – têm visão de lucro e consciência do paradoxo da interdependência. Tem foco do e no mercado/cliente. É cuidadoso com a sua própria vaidade/auto-suficiência. Incentiva decisões descentralizadas com autonomia conectada. Determinação é autoconfiança também e saber reconhecer uma situação ruim e dizer como eu saio dessa...

(*) Nota do autor: Funcional é definido aqui como tudo o que facilita a realização das metas pessoais e profissionais do executivo e disfuncional o que atua como obstáculo à realização dos objetivos e missão.

15.  Prontidão – competência, disposição e disponibilidade para desafios no acertar e melhorar (aprendizagem acelerada): Qualidade do que é pronto; presteza, agilidade, desembaraço, rapidez; rapidez de compreensão ou na execução de algo – sagacidade com audácia; estado de quem se acha pronto para fazer determinada coisa; estado de alerta permanente de uma empresa para com seus clientes internos e externos; parceiro-funcionário de serviço na empresa ou fora dela; prestes ou pronto para agir, a entrar em ação; dar, oferecer, ministrar; mostrar-se pronto, declarar-se pronto a executar um trabalho; oferecer-se, dispor-se; mostrar-se disposto; prestar-se. Disponibilidade permanente para atender, preferencialmente, ao ciente externo, sempre, e coragem para mudar para melhor – e para o bem.

É ambicioso, realiza, busca ser e ter riquezas éticas, materiais e espirituais, sabe acumular bens materiais. É ganancioso intelectualmente e emocionalmente maduro.

Gosta e pratica artes no geral: culinária, esportiva, arquitetura, música e principalmente da dinâmica empreendedora...

É “paranóico(1) construtivo”, obstinado(2), fanático(3), tudo no bom sentido, gosta de superar desafios – desafios são aprendizagens úteis = mudanças de comportamentos. É hipercompetitivo sem ser auto-suficiente/autoritário. É bom aprendiz/discípulo/aluno/professor/mestre e acredita no trabalho sério como forma de vencer (fazer dinheiro) e “ganhar a vida” e assim construir uma narrativa de vida heróica com equipes campeãs. Possui apuradíssimo instinto de sobrevivência próspera. Faz e obtém resultados lucrativos e aceita ser orientado pelos melhores e superiores hierárquicos a fazer algo com resignação. Defende e põe as discussões sempre para a prática das melhores idéias no negócio e para se viver melhor (saudável), nunca no nível de interesses pessoais menores ou de disputas de poder. Enfim emociona certo, de uma maneira produtiva, lucrativa.

(1) Paranóico: [De paranóia + -ico2.]1.Relativo à, ou próprio da paranóia. 2.Que sofre de paranóia. 3.Aquele que dela sofre. [A. f. paranéico, preferível, é p. us.]



(2) Obstinado: [Do lat. obstinatu, 'perseverante', 'decidido', part. de obstinare (v. obstinar).]1.Pertinaz, firme, relutante.2.Teimoso, birrento.3.Inflexível, irredutível:"baixava a cabeça, obstinada, não renegava e não pedia perdão." (Raquel de Queirós, As Três Marias, p. 31).


(3) Fanático: [Do lat. fanaticu.]1.Que se considerainspirado por uma divindade, pelo espírito divino; iluminado. 2.Que tem zelo religioso cego, excessivo; intolerante:  Portou-se como um católico fanático.3.Que adere cegamente a uma doutrina, a um partido; que é partidário exaltado; faccioso: Silva Jardim era um republicano fanático.4.Que tem dedicação, admiração ou amor exaltado a alguém ou algo; entusiasmado, apaixonado:"converteu-se [Silva Túlio] num dos mais fanáticos admiradores de Camilo Castelo Branco, a quem .... tratava habitualmente por mestre" (Alberto Pimentel, O Romance do Romancista, p. 215); É um jogador fanático.5.Indivíduo fanático.6.Bras. Gír. Pederasta passivo.


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 



®     ESTAS SÃO AS CONDICIONANTES PARA O SUCESSO:

1.     Ter visão do e no cliente externo/mercado – sempre agregando valor ao produto final - aos olhos do cliente.

2.     Extrair resultados incomuns – lucros – de pessoas comuns; Extrair a essência do ser humano.

3.     Saber o tempo (certo) e adequado sobre a realidade (oportunidade) influenciando positivamente os acontecimentos.

Obs: O objetivo dos diretores da empresa é serem headhunter(1) competentíssimo, facilitadores, coach(2), mentores, conselheiros, gestores, enfim mestres.


(1)  Headhunter: [do Inglês: head (cabeça) + hunter (caçador) ]. Na linguagem corporativa são os profissionais que selecionam por “encomenda” executivos de alto nível.


(2) Coach: [do Inglês: treinador]. Na linguagem corporativa é o profissional que sendo contratado pela empresa ou pelo treinado melhora a performance (desempenho pessoal) em um aspecto especifico ou nas competências em geral. Este é um processo com, início meio e fim, definido em comum acordo entre o profissional e o “cliente” conforme estabelecido (aderido) pelo cliente, por meio da identificação e uso das suas próprias competências assim conscientizadas e, portanto desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação (atenuamento) de suas “fragilidades”. Também numa empresa que reconheça que algo interfere o andamento profissional do executivo recomenda-se esta técnica.



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 





Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro
Consultora Imobiliária E-Commerce

(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário