domingo, 21 de setembro de 2014

VEJA 8 ILHAS GREGAS DOS SONHOS DE QUALQUER VIAJANTE


ZAKYNTHOS

Com cenários cinematográficos, a terceira maior das ilhas Jônicas é uma mistura de praias movimentadas, enseadas isoladas, falésias íngremes e acidentadas, montanhas cobertas por florestas e planícies férteis, que produzem uvas, frutas cítricas, flores e um dos os melhores azeites da região. Sua paisagem diversificada resultou em diferentes tipos de praias: de faixas de areia em locais isolados a paraísos litorâneos perfeitos para explorar o mundo subaquático.

A atração principal de Zakynthos é, sem dúvidas, a fascinante Navagio Beach (na foto); considerada uma das praias mais belas do mundo. Descoberta na década de 1980, ela ganhou fama por sua localização incomum, além de abrigar um antigo navio escocês encalhado na areia. A música tem uma forte presença na cultura local. É possível assistir um concerto ou participar de um festival com artistas da ilha em quase todas as noites da semana.

A estrada costeira, conhecida como Strata Marina, é uma da partes mais frequentadas da cidade, com inúmeros cafés, bares e restaurantes. Para chegar neste paraíso, é possível pegar um ônibus em três cidades do continente: Atenas, Tessalônica ou Patras. O destino final é o porto de Kyllini, de onde se pega o ferry boat para finalmente desembarcar em Zakynthos. A travessia dura cerca de uma hora e custa € 7.5 (cerca de R$ 20).

A Grécia é um país que mexe com o imaginário de muitos viajantes. E motivos não faltam: vilarejos charmosos, sítios arqueológicos, a deliciosa gastronomia mediterrânea e, claro, ilhas paradisíacas! São mais de três mil delas, sendo apenas 150 habitadas - de destinos agitados a lugares perfeitos para escapar das multidões.


Se você curte praias de mar cristalino, paisagens únicas e um pôr do sol inesquecível, confira na galeria a seguir oito ilhas gregas que não podem faltar no seu próximo roteiro de viagem!


SANTORINI

Localizada ao sul do mar Egeu, Santorini é a ilha mais famosa da Grécia e destino imperdível para uma escapada romântica. O contraste das construções brancas com o azul intenso das águas formam uma paisagem única e inesquecível. O pôr do sol é um dos mais famosos do planeta e pode ser visto de diversos pontos da ilha. 

Santorini se originou há quase quatro mil anos como resultado de uma atividade vulcânica intensa, que criou uma gigantesca cratera no mar. Os pitorescos vilarejos brancos foram construídos em volta dessa caldeira, desde a capital Thira (ou Fira) até Oia, no norte da ilha. As praias, de águas azuis e profundas, ficam na costa leste e são famosas pela areia preta vulcânica. 

Se estiver por lá, não deixe de experimentar a gastronomia local, feita com produtos tradicionais como o tomate cereja, fava, alcaparra e "hloró tyri", um tipo especial de queijo de cabra fresco encontrado na ilha. Para chegar, basta pegar um voo até o Aeroporto Nacional de Santorini (Thira) desde Atenas ou fazer uma viagem de ferry boat, partindo das principais cidades litorêaneas do continente.


MYKONOS

Mykonos é a melhor escolha para aqueles que querem se divertir. O ambiente descontraído é o principal apelo para atrair os viajantes, principalmente nos meses quentes de verão. Por isso, é fácil entender por que a agitada ilha se tornou um dos destinos mais populares da Grécia nos últimos anos. Apesar da grande procura, o turismo em massa não afetou a beleza da paisagem, que conta com casas pitorescas, ruelas cheias de encanto e praias de águas cristalinas.

Ao contrário de outras capitais das Cíclades, Hora não foi construída na forma de um anfiteatro; ela fica espalhada sobre uma imensa área. A cidade é um dos melhores exemplos de arquitetura do arquipélago e uma atração fascinante para os visitantes. Passeie pelas ruas estreitas para admirar as casas caiadas de branco com portas e janelas coloridas; faça uma visita à igreja de Panayia Paraportiani, à Câmara Municipal e ao castelo situado acima do porto. Não se esqueça de visitar os museus e a movimentada Matoyanni Street, uma via repleta de lojas de marca, charmosos cafés e restaurantes elegantes.

Como chegar: há voos diretos para o Aeroporto de Mykonos (operados pelas empresas EasyJet e a Thomson Airways) desde Atenas. Outra opção é pegar um ferry que parte da capital grega (do porto de Piraeus) ou das principais ilhas do país.


CRETA

Com mais de 600 mil habitantes, Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é também a quinta maior ilha do Mediterrâneo. Entre as atrações, estão vestígios de civilizações antigas, praias de tirar o fôlego, paisagens montanhosas e uma rica - e deliciosa - cultura gastronômica. Chania (Hania), no lado ocidental da ilha, é dominada pelas imponentes montanhas brancas e seu famoso parque nacional, que ocupam a maior parte da região. 

Passeie pelas vielas labirínticas da cidade velha, com belas mansões venezianas; explore as fontes, igrejas e museus; e não deixe de saborear a famosa cozinha cretense com uma taça do excelente vinho local. Em Rethymno, há outras atrações imperdíveis: cavernas, faixas de areia paradisíacas, resorts de luxo, além de monumentos e mosteiros históricos. Já em Heraklion, a mais populosa região da ilha, aproveite a infraestrutura turística mais bem organizada de Creta. Quer visitar esse paraíso? Há três aeroportos na ilha, com voos saindo das principais cidades gregas. Serviços de ferry boat saem de Piraeus, Thessaloniki e das ilhas Cíclades.


CEFALÔNIA

As magníficas paisagens, praias incríveis, rico patrimônio cultural e um povo hospitaleiro são os tesouros que fazem de Cefalônia (Kefalonia) um dos destinos mais atraentes da região. É a maior ilha do mar Jônico, localizada na saída de Patraikos Bay, entre Zakynthos e Lefkada. 

Há muito o que fazer por lá. São diversas praias paradisíacas, museus, monumentos históricos e uma encantadora paisagem de montanha. O monte Ainos, categorizado como um parque nacional desde 1962, é o ponto mais alto do arquipélago. 

A área possui um ecossistema de grande interesse ecológico e científico, incluindo espécies raras e endêmicas. Entre os animais que vivem na reserva, estão os belíssimos cavalos selvagens de Ainos; descendentes dos antigos cavalos gregos do monte Pindos. Fiskardo, na ponta norte, é uma das cidades mais bonitas da ilha e também a mais cosmopolita. Para quem gosta de vilarejos mais autênticos, a dica é visitar Assos, Agia Efimia e Sami. 

Já Skala, na parte sudeste, tem um ambiente mais descontraído. Para chegar à Cefalônia, a melhor maneira é voar até o pequeno aeroporto local. Há voos pelas empresas Sky Express e Olympic Air desde as principais cidades gregas continentais.


NAXOS

Esta ilha é uma mistura única de ruínas antigas e belíssimas praias. Maior entre as ilhas Cíclades, Naxos é o local onde Zeus, rei dos deuses do Olimpo, passou a sua infância. Ao chegar lá, faça uma caminhada pela estrada que leva até Palatia, onde o Portara (na foto) - um portão de mármore que dava passagem a um antigo templo - resiste solitário como o símbolo da ilha.Naxos é também um local de belas igrejas antigas, mosteiros, castelos venezianos e montanhas, onde os habitantes ainda usam seus trajes tradicionais e vivem dos frutos da terra. 

Não deixe de conhecer o Museu Arqueológico e explorar as aldeias tradicionais espalhadas ao redor da ilha. Apérathos, por exemplo, é uma colorida vila com cinco museus, casas de pedra, belas praças e ruas estreitas pavimentadas com mármore. Como chegar: Naxos tem ligações aéreas diretas com Atenas (voos operados pela Olympic Air). Ferries e catamarãs de alta velocidade partem diariamente de Piraeus e Paros.


PAROS

Charmosos vilarejos com ruas de paralelepípedos, construções brancas e vinhedos são alguns dos motivos que fazem de Paros uma das mais pitorescas ilhas gregas. Lá, qualquer um pode encontrar seu trecho perfeito de areia dourada: há praias familiares, mais agitadas, para entusiastas de esportes aquáticos ou ideais para os recém-casados.

A ilha tem uma vida noturna atraente, com uma grande variedade de restaurantes, bares e discotecas. Na capital Parikia, não deixe de visitar a "igreja de 100 portas" (Panagia Ekatontapillani) e as ruínas à beira-mar de um castelo medieval. Devido às inúmeras ligações de ferry ao porto local, Paros é uma base perfeita para explorar as outras ilhas Cíclades, como Santorini e Mykonos.


MILOS

Se quiser algo menos tumultuado para descansar, não hesite: fuja para Milos, uma das ilhas do arquipélago das Cíclades. Além das paisagens de tirar o fôlego, a ilha grega ficou famosa por ter sido o local onde foi encontrada a icônica estátua "Vênus de Milo". Apesar da obra pertencer hoje ao acervo do Museu do Louvre, em Paris, Milos ainda tem muitas outras belezas para admirar. 

Há dezenas de praias com águas cristalinas e características distintas. Algumas, ficam quase desertas nos meses de verão. Não deixe de explorar o antigo teatro, as catacumbas e os moinhos de vento na vila Tripiti. Depois, encerre o dia com um pôr do sol cinematográfico. Para chegar, há voos diretos saindo de Atenas com a companhia aérea Olympic Air. Outra opção é o ferry, saindo do porto de Piraeues pelas empresas Anek Lines e Aegean Speed Lines. A viagem dura aproximadamente cinco horas.

  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário