Submitted by MJ on 12 de novembro de 2012 – 8:00
Celulares piratas, os famosos "xing-ling”, estão com os dias contados no Brasil. No começo de 2013 as quatro maiores operadoras de telefonia móvel implementarão um sistema capaz de identificá-los e impedi-los de funcionar. Estas verdadeiras “pragas”, que não tem nenhum tipo de certificação, oferecem perigo ao usuário, seja por radiação excessiva, ou até risco de explosão da bateria.
Com a proposta de entregar mais por menos e com até até 4 chips em um únicos aparelho, os celulares piratas, também conhecidos como “xing-ling”, se espalharam que nem praga e nem mesmo a Anatel consegue dizer quantos celulares não homologados estão em operação no Brasil. Uma coisa é certa, são muitos!
Graças a um investimento de R$ 10 milhões, feito pelas quatro principais operadoras (Claro, Oi, Tim e Vivo), a partir de 2013 esses aparelhos não poderão mais ser ativados e funcionar na rede delas. A identificação e bloqueio é bem simples: ao ativar um SIM card, a operadora fará uma verificação do código IMEI do aparelho em questão junto ao banco de dados da Anatel, que possui os códigos IMEI dos celulares homologados por ela mesma para funcionarem no Brail.
A verificação será constante, evitando, assim, que um SIM card seja ativado em um aparelho legal e, depois, usado em um celular pirata. Caso o código não bata, a ativação do SIM card falhará e o usuário será avisado do motivo. No futuro, as operadoras esperam estender o sistema para atuar no travamento de celulares perdidos ou roubados.
Além de defender a indústria legal, as operadoras alegam que essa proibição tende a melhorar a qualidade geral do serviço. ”Como esses aparelhos não certificados são de baixíssima qualidade, acabam provocando problemas na rede e contribuem para aumentar as quedas de chamadas, o que leva a reclamações contra as operadoras,” disse Eduardo Levy, diretor-executivo da Sinditelebrasil.
Particularmente acho esta medida ótima, e não pelas operadoras, pois estas tem que oferecer um serviço de qualidade independente dos aparelhos que funcionam em sua rede, mas sim porque estes aparelhos piratas são um perigo para quem os usa. Ou seja, esta proibição irá acabar com a venda de novos MP15′s, e já que eles não duram muito mesmo, logo logo não teremos quase nenhum operando.
E você, o que acha? Usa ou usaria um celular pirata?
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário