quinta-feira, 21 de maio de 2015

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de esfaquear médico


Adolescente de 16 anos suspeito de participar do crime foi apreendido


CARINA BACELAR - O ESTADO DE S. PAULO
21 Maio 2015 | 09h 58

Garoto de 16 anos tem 15 passagens pela polícia e depôs nesta quinta; corpo de Jaime Gold é velado no Cemitério Israelita do Caju


Atualizado às 12h15
RIO - A Polícia Civil do Rio apreendeu, na manhã desta quinta-feira, 21, um adolescente de 16 anos suspeito de ter esfaqueado o médico Jaime Gold, de 56 anos, na noite da última terça-feira na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul. Ele já havia sido detido 15 vezes, sendo cinco por roubo com utilização de arma branca.
Ele foi apreendido em casa, na comunidade de Manguinhos, na zona norte do Rio, por volta de 5h por agentes da Delegacia de Homicídios e levado para a unidade, na Barra da Tijuca, onde estava sendo ouvido com a mãe e uma irmã por volta de 11h desta quinta-feira. O segundo participante do crime ainda não foi localizado.
De acordo com a Polícia Civil, o adolescente costumava praticar roubos na região de Ipanema, Leblon e Lagoa. "Em conversa informal, ele foi categórico em dizer que furta e rouba bicicletas na zona sul e vende para algumas pessoas da própria comunidade em Manguinhos", disse o delegado titular da Delegacia de Homicídios, Rivaldo Barbosa. A Polícia Civil afirma que o menor de idade foi reconhecido por testemunhas. 

No corredor em frente à casa do menor apreendido foram encontradas quatro facas, incluindo um facão, e duas tesouras
De acordo com Barbosa, as investigações apontam que a região de Manguinhos e do Jacarezinho, outra comunidade da zona norte, funcionaria como um centro de receptação de bicicletas roubadas na zona sul da cidade. Agentes identificaram e apreenderam nove bicicletas perto da casa do adolescente, com indícios de que tenham sido roubadas - não se sabe ainda por quem. 
Horas depois, homens da Polícia Civil apreenderam mais seis bicicletas durante ação no Jacarezinho. Segundo informações, o comércio atrai clientes de fora das comunidades e se encarrega de bicicletas profissionais, com marchas e funções especiais. A bicicleta do médico Jaime Gold, entretanto, ainda não havia sido localizada às 15h45.
"Existe bicicleta ali que custa 30 mil reais ao que parece", informou o delegado, pela manhã. No corredor em frente à casa do menino em Manguinhos, de acordo com a Polícia Civil, foram encontradas quatro facas, incluindo um facão, e duas tesouras. Ainda não se sabe se alguma delas foi a arma do crime da última terça-feira.  

Segundo o delegado, o menor foi apreendido pela primeira vez em 2010, aos 11 anos, por crime contra o patrimônio na mesma rua onde o médico foi assassinado, a Epitácio Pessoa, na Lagoa. Depois dessa apreensão, foram mais quatorze. As últimas três passagens pela polícia, em 2014, foram todas na zona sul, nos bairros do Leblon e Ipanema, duas por roubo e uma por fato administrativo.
O menor de idade será encaminhado a um juiz da infância e da juventude, que pode determinar a internação do menor em uma unidade socioeducativa. Os familiares dele não quiseram falar com a imprensa. Uma amiga da mãe do menino que não quis se identificar afirmou que a apreensão do jovem é uma injustiça contra "negros, pobres e favelados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário