sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A INCRÍVEL ARTE DE COBRAR OS HONORÁRIOS



Livan Pereira - 24/08/2013 - 21h26

Não há como negar que o brasileiro adora pechinchar, seja comprando pão ou um imóvel de milhões de reais. Em todo negócio que é feito atualmente, você vai encontrar um comprador chorando pra baixar o preço e um vendedor dizendo que não dá, pois aquele valor já está abaixo do praticado pelo mercado.

Depois começam os “pô seu dotô, isso aí tá muito caro, numdápábaxá?” ou então os mais elegantes e finos vão dizer: “doutor, seus honorários estão um tanto quanto elevados, podemos rediscutir os termos do contrato?”E a vida dos advogados também não é diferente, basta que um causídico informe o valor dos seus honorários para que o cliente, escandalosamente dê um pulo em sua cadeira, olhe com cara de assustado e grite: o quê??


Garanto que independente da classe social e do tipo de serviço a ser contratado não há exceções, desde os mais pobres até os mais abastados, desde os analfabetos até os doutores, todos irão chorar, bater o pé e reclamar que tá tudo muito caro. Vão contar as mais descaradas histórias, com uma única meta, fazer com que você se compadeça e cobre um preço menor.

SEJA FORTE! Pense na sua esposa te pedindo um vestido novo, lembre que a escola dos seus filhos subiu a mensalidade e, o mais importante, nunca se esqueça que a dose de vodca sueca na balada custa no mínimo 20 reais e mantenha o preço estipulado.

Seja educado e tente explicar que advogado também come, advogado também bebe, paga a conta de luz, telefone, internet, igual todas as outras pessoas, mas de antemão aviso que mesmo assim, existe o sério risco de ouvir um “pô doutor, mas tá querendo comer filé mignon às minhas custas?”

Respire fundo, pois não acabou, o golpe baixo, eles deixam sempre para o final, assim, depois que pela décima vez você diga que não dá pra baixar o preço, ele vai dar a cartada final e dizer que achou outro advogado que faz pela metade do preço!

A boa educação manda você responder polidamente o seu preço é baseado no seu conhecimento, pois foram 5 anos de faculdade, tantos outros de pós graduações, mestrados, doutorados, experiência adquirida em casos práticos e coisas assim, além disso, você ainda pode sacar a tabela de honorários da OAB e dizer: olha só, a Ordem determina um valor mínimo que eu preciso cobrar, “tá na lei”.

Contudo, se nada disso der certo, mande a educação pras cucuias e diga que nem relógio trabalha de graça e que você prefere passar fome a cobrar mais barato, aumente o tom de voz, e continue dizendo que valoriza o seu trabalho, e choradeira nenhuma nesse mundo irá te fazer baixar o preço!

Mentira, não diga isso não, tá tão difícil arrumar cliente!
Diga que você abaixa e ainda parcela em 18 vezes em juros!

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário