sábado, 1 de junho de 2013

SÓ EM ISRAEL

O que faz de Israel tão especial? O que você encontra apenas em Israel? As respostas para estas perguntas vão ser diferentes se você perguntar para israelenses ou estrangeiros. Nós fizemos uma pequena pesquisa entre os nossos amigos israelenses e estrangeiros da página "Eu amo Hebraico" em inglês. Estes foram os resultados:

Sam Horine
Foto: Sam Horine

Aquela atmosfera especial de Shabat

Tanto israelenses quanto estrangeiros gostam daquela atmosfera especial durante a sexta-feira e o Shabat - "O país inteiro comemora o Shabat!” “90% de tudo PARA na sexta-feira para o Shabat. A manhã de Shabat é um verdadeiro descanso, tranquila." Os israelenses gostam particularmente de sentir o cheiro da comida de Shabat sendo cozinhada, relaxar lendo jornais especiais de fim de semana, passando tempo com a família e amigos, além de esperar os seus filhos soldados voltarem para passar o fim de semana em casa.
Comida e entretenimento extraordinários

Quando falamos com israelenses longe de casa, o que eles mais sentiam falta era dos amigos e da família, mas também da comida - diversos tipos de queijos, brunchs deliciosos,saladas, krembo, bamba e muito mais. Os israelenses também gostam mais de entretenimento de Israel: Músicas israelenses, bandas militares (לַהֲקוֹת צְבָאִיּוֹת, lehakot tsva’iyot), e humor israelense especial, como o grupo de comédia Gashashim ou artistas de stand-up mais atuais.

Dave Temple
Foto: Dave Temple


Um dos nossos alunos, que é músico, percebeu que "todas as formas de arte são valorizadas em Israel... O mais impressionante é que só em Israel você escuta músicas alegres com notas menores, como ‘Am Israel Chai’ (עַם יִשְׂרָאֵל חַי) , ‘Hava Nagila’ (הָבָה נָגִילָה), e ‘Hine Ma Tov’ (הִנֵּה מַה טוֹב). 

Saudades e espiritualidade

Sentimos saudades de Israel mesmo antes de ter visitado pela primeira vez. Quando visitamos Israel, há uma sensação espiritual de volta à casa, de estar em casa fora de casa, "é como se a terra recebesse você" e "a terra de Israel é incrivelmente impressionante e linda; sinto como se estivesse viva... falando com você, amando você, oferecendo a sua maior bênção!” Depois de visitar Israel, sempre queremos voltar, visitar novamente, reviver a experiência.
A experiência espiritual cruza as barreiras da religião e país de origem. Muitas pessoas sentem que Israel é um "pequeno pedaço de terra que Deus escolheu para Ele mesmo... para sempre". Alguns visitantes judeus ficaram "impressionados de ver mezuzot em quase todas as portas e sentindo pela primeira vez como é ser parte da maioria.” Eles também se sentem “em casa com o seu povo.Não estou mais sozinho no meu canto do mundo, sou um de milhões no mesmo lugar e ao mesmo tempo.”  Ao caminharmos pelas ruas de Jerusalém, Cristãos sentiam que queriam "fazer carinho nas paredes, nas ruas... Eu acredito que 'Ele caminhou por aqui!'... 'Ele pode ter tocado isto'."


Dave Temple
Foto: Dave Temple

História e cultura

Além da experiência espiritual, as pessoas ficam impressionadas ao ver tantos descobrimentos arqueológicos antigos que comprovam os registros da Torá, junto de história mais moderna, junto da vida cotidiana em Israel. Juntos, eles contam a história dos que viveram e amaram, visitaram, lutaram, contribuíram e construíram a terra de Israel.

Hospitalidade

E por último, mas não menos importante, o povo de Israel. Apesar da maioria dos israelenses não se considerarem amigáveis, mas sim honestos e diretos (não "politicamente corretos"), muitos dos nossos leitores classificaram os israelenses como pessoas calorosas, abertas e hospitaleiras. Você pode ler mais a respeito disso em umanewsletter anterior.  “Estranhos me trataram como seu eu fosse da família” um leitor escreveu.  Outra leitora foi hospitalizada e disse “todo mundo, enfermeiras, doutores e assistentes me chamaram de Sarale. Eu sou uma avó! Isso com certeza ajudou na minha recuperação! Só em Israel!" Nossos leitores acreditam que os israelenses são "pessoas entusiasmadas, sobreviventes que superam todos os desafios que enfrentam! 
Um leitor resumiu a experiência da sua filha em Israel: “os McDonalds eram diferentes, os soldados da idade dela eram estranhos para ela, e as pessoas aceitavam os erros, tanto Judeus, Cristãos ou Muçulmanos. Ela vivenciou as culturas do velho e do novo mundo juntas. Agora nós queremos ir também.” 
לַשָּׁנָה הַבָּאָה בִּירוּשָׁלַיִם!
LaShana haBa’a biYrushalayim!
No próximo ano em Jerusalém!
Shira Cohen-Regev
Professora de Hebraico na eTeacherHebrew
Contato da eTeacher
Aprenda Hebraico com professores de Israel!
Cadastro e informações sobre os nossos cursos: Inscrever-se!
Por telefone:
Ligação grátis dos EUA e Canadá: 1-800-316-3783
Brasil: +55 11 3958-3801
Outros países: 1-646-200-5822

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário