Shalom Amigos,
O que vocês podem ver na foto abaixo? Lascas de madeira? Aparas de madeira?
A Carpintaria, Cratera Ramon. Foto: Shira Cohen-Regev
Não, isso são na verdade pedras em forma de prisma, feitas naturalmente de areia aquecida. Elas podem ser encontradas na cratera Ramon, em um local conhecido como a Carpintaria ou o Prisma. Estas são algumas das formações geológicas mais impressionantes da Cratera.
A Cratera Ramon é a maior das três crateras encontradas no deserto do Negev, na região sul de Israel. Têm 40 quilômetros de comprimento e entre 2 e 10 quilômetros de comprimento, com uma forma parecida com um coração alongado. Ela nos conta uma longa história geomorfológica que começou centenas de milhões de anos atrás quando o oceano que cubria o Negev começou a mover para o norte e a montanha que ficava lá foi se achatando devagar por várias forças da natureza. Aproximadamente cinco milhões de anos atrás, rios foram formados e se espalharam pelo vale, entalhando o interior da cratera.
O fundo da cratera afundou muito mais rápido que as paredes que a cercam e expôs camadas de terra de mais de 200 milhões de ano. As pedras são uma obra de arte natural impressionante, com diversas cores e belas formas.
A Cratera Ramon está cercada por paredes de até 500 metros de altura e também abriga um grande leito fluvial no seu centro. Os Romanos construiram um caminho que cruzava a cratera. Os Árabes depois chamaram esse local de "Ruman", que significa Romanos. O nome Hebraico “Ramon” é derivado do nome Árabe.
Paredes da cratera Ramon. Foto: Shira Cohen-Regev
Dentro da cratera, você pode ver montanhas altas e impressionantes com várias formas e cores. Algumas das colinas são especialmente impressionantes. Sua cor preta contrasta com as rochas mais claras ao seu redor. Algumas colinas negras são o resultado de uma erupção vulcânica que aconteceu a muitos anos atrás. Outras pedras granito negras são feitas de magma que se endureceu debaixo da terra e depois foi atirada para fora através de fendas na superfície da Terra.
A Carpintaria vista na primeira foto consiste de canos escuros e retangulares que são únicos no mundo inteiro. Como eles são formados? Areia antiga foi aquecida naturalmente, se transformou em líquido e esfriou para formar esses prismas retangulares e hexagonais únicos.
Over the northern wall of the crater lies the small town of Mitspe Ramon (מִצְפֶּה רָמוֹן, Ramon Observation Point). The town was founded in 1951 as a camp for the workers building the road to Eilat. The town's first permanent residents, immigrants from North Africa and Romania, settled there in the 1960s and it became the southernmost of the Negev'sdevelopment towns. On the edges of the town overlooking the crater there is a beautiful promenade with environmental sculptures that leads to the highest mountain overlooking the crater – a mountain whose top naturally formed a camel shape. It’s known as Har Gamal(הַר גָּמָל, Camel Mountain). Today there is a marvelous observation point at its top.
Monte Camelo, Mitspe Ramon. Foto: Shira Cohen-Regev
Te vejo na Machtesh Ramon!
לְהִתְרָאוֹת בְּמַכְתֵּשׁ רָמוֹן,
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário