Shalom amigos,
Se você visitar Israel no dia 21 de maio (2011) à noite, você verá fogueiras, por toda parte, cercadas principalmente por crianças cantando canções em língua hebraica, brincando e assando batatas nas brasas. Se você olhar no calendário hebraico, descobrirá que essa é a noite do 18º dia do mês de Iyar (י"ח בְּאִיָּר), normalmente chamada de Lag Ba’Omer (ל"ג בָּעוֹמֶר).
O que é o ômer?
וּסְפַרְתֶּם לָכֶם, מִמָּחֳרַת הַשַּׁבָּת, מִיּוֹם הֲבִיאֲכֶם, אֶת-עֹמֶר הַתְּנוּפָה: שֶׁבַע שַׁבָּתוֹת, תְּמִימֹת תִּהְיֶינָה. (ויקרא כ"ג, ט"ו)
"A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contem sete semanas completas." Vaicrá (Levíticos) 23:15
Nos dias do Templo de Jerusalém, a cevada começava a ser colhida no 16º dia do mês de Nissan (o segundo dia da Páscoa). Nesse dia, uma medida de ômer (2,2 litros) de cevada era oferecida como um sacrifício no Templo. Do segundo dia da Páscoa, a Torá ordenava contar quarenta e nove dias até o dia antes de uma oferta de trigo fosse trazida ao Templo na festa de Shavuot.
Esses 49 dias representam o tempo que os Filhos de Israel se prepararam para o recebimento da Torá (מַתַּן תּוֹרָה) após serem libertados do Egito. Este período é conhecido como a Contagem do Ômer (סְפִירַת הָעֹמֶר).
Quais são os costumes da Contagem do Ômer?
Em cada dia da Contagem do Ômer, o dia e semana do Ômer são anunciados, por exemplo:
הַיּוֹם שְׁמוֹנָה וְעֶשְׂרִים יוֹם לָעֹמֶר, שֶׁהֵם אַרְבָּעָה שָׁבוּעוֹת.
Hoje é o vigésimo oitavo dia, que é quatro semanas do Ômer.
O período da contagem do Ômer é também um período de semi-lamentação, no qual a Halachá proíbe cortar o cabelo, se barbear, ouvir instrumentos musicais, ou realizar casamentos, festas e jantares com dança. Tradicionalmente, a explicação é que isso seria em memória de uma praga que matou 24.000 discípulos do Rabino Akiva.
O que nós celebramos no 33º dia da Contagem do Ômer (ל"ג בָּעוֹמֶר)?
No 33º (ל"ג) dia da contagem do Ômer, nós fazemos uma celebração especial que não é mencionada na Torá e nem na Mishná nem na Guemará. Há várias versões da origem dessa celebração, das quais mencionaremos três:
Modelo do Templo de Herodes
- Sessenta e cinco anos após a destruição do segundo templo, os romanos governaram a terra da Judeia. Eles não permitiam que os judeus praticassem sua religião, reprimiram suas aspirações de independência e lhes cobravam pesados impostos. O valente líder militar, Shimon Bar-Kochva (בַּר-כּוֹכְבָא) , apoiado pelo líder espiritual e mentor, Rabino Akiva, liderou uma revolta contra os romanos. O 33º dia da contagem do Ômer foi um momento de virada das batalhas a favor do exército de Bar-Kochva. O exército de Bar-Kochva conseguiu repelir o exército romano por três anos e até criaram um Estado independente por algum tempo, até que foram destruídos por uma imensa legião romana.
- Os discípulos do sábio Rabino Akiva mostraram falta de respeito entre si. Por isso, foram atacados por uma terrível praga que resultou na morte de milhares. Para recordar a trágica perda desses Estudiosos da Torá, os dias de Ômer foram escolhidos como dias de lamentação. No trigésimo terceiro dia de Ômer, a praga cessou e, por isso, comemoramos nesse dia.
- O Rabino Shimon Bar Yochai (בַּר יוֹחַאי) era um discípulo do Rabino Akiva que se tornou o maior mestre da Torá de sua geração. É creditada a ele a autoria do Zohar, um texto marco do misticismo judaico. De acordo com a tradição, ele casou-se, tornou-se Rabino e morreu no Lag Ba’Omer. No dia em que ele morreu, ele revelou os segredos mais profundos da Cabala. Ele pediu especificamente aos seus discípulos que celebrassem no Lag Ba’Omer.
Como Nós Celebramos o Lag Ba’Omer?
Em Israel, é possível saber que o Lag BaOmer está se aproximando quando as crianças começam a juntar qualquer coisa feita de madeira que possa ser queimada. As fogueiras são montadas pelas crianças na véspera do Lag BaOmer e o fogo é aceso à noite. Também, as crianças brincam com arcos e flechas como Bar-Kochva e seus soldados.
No Lag Ba’Omer todas as regras de lamentação são suspensas por um dia - casamentos, festas, escutar música e cortes de cabelo são geralmente agendados para coincidir com esse dia.
Monte Meron
No Monte Meron, o local de sepultamento do Rabino Shimon Bar Yochai e de seu filho, Rabino El’azar, centenas de milhares de judeus se reúnem para celebrar com fogueiras, tochas, canções e banquetes de acordo com o desejo do Rabino Shimon Bar Yochai. Alguns dizem que assim como Bar Yochai trouxe luz espiritual ao mundo com a revelação do Zohar, as fogueira são acesas simbolizando a iluminação de seus ensinamentos.
Fogueiras de Lag Ba’Omer em Tel-Aviv
Fotógrafo: Oren Pelles
ל"ג בָּעֹמֶר שָׂמֵחַ וּבָטוּחַ!
Lag Ba’Omer Sameax u’batu’ax!
Feliz e Seguro Lag BaOmer
שירה כהן-רגב
Shira Cohen-Regev
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