quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Pelo menos 35 mortos e 42 feridos em tumulto no Ano Novo em Xangai

Causas do acidente são ainda desconhecidas. Multidão estaria concentrada naquela zona da cidade para celebrar chegada de 2015.

Pelo menos 35 pessoas morreram e outras 42 ficaram feridas após um tumulto durante as celebrações de ano novo na cidade chinesa de Xangai, avança a agência de notícias AFP.
A causa do incidente ainda é desconhecida e a AFP relata, com base em imagens divulgadas pelos media locais, que havia muitas pessoas a rodear os feridos deitados no chão no meio da estrada.

Segundo informação das autoridades chinesas, a situação começou pelas 23:35, hora local, 15:35 em Lisboa, e um grupo de trabalho já foi entretanto criado para fazer face ao sucedido. ABBC remete para os relatos colocados nas redes sociais, que indicam que a zona onde muitos aguardavam a chegada do novo ano estaria efetivamente lotada, mas nada se sabe sobre o que poderá ter iniciado o tumulto que levou a multidão a atropelar-se, provocando a morte a várias dezenas de pessoas. Os feridos já terão sido transportados para hospitais na cidade de Xangai.

Na semana passada as autoridades locais anunciaram o cancelamento da contagem decrescente com imagens a três dimensões que estava prevista para o local por estarem preocupados com a multidão ali concentrada.

O evento começou a ganhar popularidade nos últimos anos e, no ano passado, chegou a mobilizar 300 mil pessoas, um número que excedeu as expectativas das autoridades.

Tumulto foi desencadeado pelo lançamento de cupões semelhantes a notas de dólar. Presidente chinês já pediu uma investigação imediata.

As autoridades de Xangai elevaram hoje para 36 o número de mortos na sequência de uma debandada ocorrida na noite de passagem de ano.

De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, que cita fontes do município, 40 feridos, incluindo 13 com gravidade, estão a receber tratamento hospitalar. Sete outros receberam alta.

A tragédia ocorreu na lotada zona do "Bund", a famosa marginal neoclássica de Xangai, cerca de meia hora antes da viragem do ano.

Entre as vítimas mortais, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos, figuram 25 mulheres.
Muitos dos feridos são jovens, na casa dos 20 anos, a maioria também do sexo feminino, indicou a Xinhua, citando fontes médicas.

Sobreviventes descreveram a debandada como "horrível e infernal", com alguns, citados pela agência oficial chinesa, a indicarem que a tragédia foi desencadeada pelo lançamento de cupões, que pareciam notas de dólar.
Wu Tao, uma testemunha, disse que alguns dos papéis foram atirados a partir da janela do terceiro andar de um edifício perto do "Bund", os quais começaram então a ser disputados pelas pessoas que se concentravam ao longo do rio para as celebrações de fim de ano.

Os cupões assemelhavam-se a notas de cem dólares norte-americanos, com a inscrição "M18" impressa ao centro, em referência a um bar com o mesmo nome.
O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu uma investigação imediata para apurar as causas do tumulto.
  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário