FERRAMENTA QUE SEGUE O
MODELO DE UM JOGO ONLINE DEVE AJUDAR 200 MIL PESSOAS ATÉ O FINAL DESTE ANO
O Sebrae e o Facebook
apresentam nesta segunda-feira (1º) o “Empreenda com o
Facebook", treinamento online gratuito desenvolvido para empreendedores
brasileiros. Criado em um formato de jogo online, ele exige apenas que o
interessado possua um perfil no Facebook.
Uma vez dentro do jogo,
o empreendedor será conduzido por cinco etapas distintas. O game começa com uma
introdução sobre a importância do marketing digital para os pequenos negócios e
o papel do Facebook nesse cenário. A seguir, ele será orientado para a criação
de uma página – isso pode ser feito durante o jogo; caso o empreendedor já
possua uma página, ele pode pular essa fase.
O passo seguinte
envolve o primeiro caso prático. O jogador terá com desafio criar anúncios para
um estabelecimento comercial fictício. Serão analisadas a pertinência do
texto, a linguagem para o anúncio, além da adequação ao objetivo de negócios, que
é atrair mais clientes. Ao término desta etapa e dependendo do seu desempenho,
o empreendedor será recompensado com “estrelas” que poderão ser trocadas por
créditos para anúncios no Facebook – destinados à sua empresa real.
As etapas subsequentes
envolvem o desenvolvimento da estratégia de negócios para empresas online e
físicas, além da recompensa também em estrelas para serem convertidas em
créditos de anúncios. A pontuação máxima dará ao empreendedor R$ 200 em
créditos de anúncio.
A duração estimada do
jogo é de 45 minutos a uma hora, mas o jogador não precisa passar por todas as
etapas no mesmo momento. Também é possível repetir uma determinada fase, mas os
bônus não são computados novamente.
O jogo online comporta
até 50 mil pessoas a cada mês – se este número for ultrapassado, o empreendedor
interessado receberá uma mensagem informando quando poderá jogar. Desenvolvido
em linguagem de fácil compreensão, ele apresenta um conjunto de informações
teóricas, mas tem nos exercícios práticos seu ponto mais forte.
“Os negócios simulados
no jogo foram pensados a partir de dados do Sebrae e de outras fontes
relacionadas, e mostram que a maior parte dos empreendedores brasileiros atua
nas áreas de varejo e comércio”, explica Stephanie Johnson, gerente de contas
do Facebook Brasil.
“Essa solução
educacional é mais do que uma ação de capacitação; é sobretudo uma oportunidade
de inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais. Ao participar do jogo, o
empreendedor amplia as possibilidades de sucesso do seu empreendimento”,
assinala o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
Capacitação em escala
O ‘Empreenda com o
Facebook’ é mais um resultado da parceria entre a rede social e o Sebrae,
anunciada em março, e que envolve ainda a série de Feiras do Empreendedor do
Sebrae, que até dezembro terá passado por 14 capitais.
“Quem visita as feiras
tem acesso a informações gerais sobre como desenvolver uma estratégia de
negócios dando visibilidade à sua empresa por meio do Facebook. As sessões
presenciais, no entanto, não atendem a todas as cidades do país. O treinamento
online será importante para ampliar a capacitação para empreendedores de todo o
país”, diz Fernanda Tosta, gerente de parcerias do Facebook Brasil.
Atualmente uma em cada três pequenas empresas no país tem uma página no Facebook. “O treinamento online é mais um serviço de qualidade que vai apoiar a gestão dos pequenos negócios. O potencial de alcance da rede social precisa ser utilizado a favor do empreendedor para ampliar suas estratégias de marketing e relacionamento com o cliente”, disse o diretor Carlos Alberto, do Sebrae.
Da Agência Sebrae de
Notícias – 01/09/2014 | Fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)
Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário