sábado, 4 de outubro de 2014

OS SEGREDOS PARA A GESTÃO DO TEMPO SÃO SIMPLES: TRUQUES DE UM JEDI

Imagine que você fosse um mestre Jedi chamado Bob (seus pais, enquanto qualificados nos caminhos da força não possuíam habilidade para escolher nomes). O amor da sua vida – princesa Crisléa – está preso em um prédio em chamas enquanto você se apressa para salvá-la.
Você pode pensar de Crisléa como a personificação de seus sonhos, suas aspirações, ela é a coisa mais importante da sua vida. Para mim é..
Infelizmente, antes que você pode alcançá-la um exército de soldados imperiais começa a abrir fogo. Os disparos de lasers exigem sua atenção e se você não conseguir evitá-los, você está morto. Você pode pensar neles como uma distração urgente de salvar a sua princesa.

Todos sabemos como um herói resolve este dilema. Se ele tirar o olho do objetivo final (sua princesa), em seguida, ela morre e todos os seus esforços caem para zero. Ele pode engajar com o exército de soldados imperiais, cortando-os com facilidade graciosa, mas seus números são muitos e enquanto você estiver lutando a sua princesa não pode esperar por muito tempo, vai morrer.
E assim é com a vida. Você tem várias coisas mais importantes e que todas são mais importantes que a outra, um conflito permanente.

O segredo para dominar o seu tempo é sistemático e foca na importância e urgência de suprimir. Os seres humanos são pré-configurados para se concentrar nas coisas que exigem uma resposta imediata, como alertas em seus telefones – e de adiar as coisas que são mais importantes, como ir à academia, natação e etc. Você precisa reverter isso, ir contra o seu cérebro e a maioria da sociedade humana.
Repare no que você passa o dia todo fazendo. Maior parte dela, eu vou justificar, não é nenhuma coisa que você planejou, faz o que está sendo pedido a você. Eis como consertar isso, jovem padawan:
  •  TV Aprenda a dizer NÃO

A maioria de nós segue um contrato social implícito: quando alguém lhe pedir para fazer algo quase sempre dizer sim. Pode se sentir muito nobre, mas não se esqueça, há uma princesa morrendo e você precisa salvá-la, e você só concordou em fazer porque lhe pediram gentilmente. Pode ser necessário sacrificar algum conforto social para salvar uma vida (como um bônus, as pessoas tendem a instintivamente respeitar as pessoas que dizem sim).
  •  Desligue a bendita TV

As pessoas entregam 34 horas por semana horas para assistir TV. Eu assisto alguns programas – geralmente uma hora ao dia durante e após o jantar – mas só tenho assistido o que eu quero assistir, não o que a população assiste para ficar falando no dia seguinte (novela), procuro assistir programas que venham a gerar valor para mim. Você pode fazer muito com 34 horas e ainda manter-se atualizado com a novela.
  •  Mate as notificações

A tecnologia moderna tem evoluído para explorar o nosso vício de urgência: e-mail, Facebook, Twitter, Quora e mais lutará para distraí-lo constantemente. Felizmente, isso é facilmente corrigido: Desligue todas as suas comunicações. Escolha verificar estas coisas quando você tiver tempo para se distrair – dizer, durante uma pausa para o almoço – e trabalhar através deles juntos, economizando tempo. Os brasileiros são os que mais passam tempo no Facebook, é que um vício.
 
  • Agende suas prioridades

Os seres humanos são criaturas tão engraçadas. Se você tem um amigo precisando de você, você vai arranjar um tempo definido para vê-los. Mas se você tem algo importante para você, mais do que qualquer coisa, digo escrever um livro, ou ir à academia, você não vai marcá-lo, você só deixará para depois ou outro dia. Você trata como prioridades voos, pois você tem que estar lá, não tem como deixar para depois, então você agenda com antecedência e nada a não ser algo extremamente urgente te impediria de embarcar naquele avião. Você tem que tratar seus projetos e metas dessa mesma forma.
  •  Priorize

O que é a coisa mais importante (não urgente) que possivelmente poderia estar fazendo? Que tal fazer um pouco disso hoje? Lembre-se que há um número ilimitado de “stormtroopers” (soldados imperais) para te distrair, não se engane com o pensamento “se eu fazer esta coisa primeiro, então eu posso”. Um Jedi não vive de desculpas.
  • Volume é menor, mais uma vez.

Sempre há milhões de coisas que você poderia estar fazendo. O truque é escolher não mais que 1 ou 3 por dia e implacavelmente perseguir aqueles. Seu cérebro não vai gostar deste limite, outras pessoas não vão gostar deste limite, mas faça de qualquer jeito. Concentrar tudo em uma tarefa de cada vez é infinitamente mais eficiente do que o velho “multi-tarefas” e lhe dar tempo para se destacar no seu trabalho.
  •  Ignore

É rude, não profissional e muitas vezes absolutamente necessário. Há pessoas que você não vai encontrar tempo para responder. Há pedidos, que você pode se permitir a esquecer. Você pode ser lento para fazer coisas como pagar contas ou abrir o correio. O mundo não vai desmoronar. A recompensa é ter feito o que importa.
Uma lição final de Jedi: Se inspire em heróis.
Heróis nos inspiram por muitas razões: eles tomam decisões difíceis, continuam a ir em frente até terminarem o que importa. Mas há outra razão para nós amarmos nossos heróis, eles fazem com que dentro de todos nós, saibamos que temos o poder de ser heróis sendo nós mesmos.


  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)


Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário