domingo, 29 de julho de 2012

Vida longa a todos
ANA PAULA PADRÃO: “Em cinco locais do planeta é possível viver mais. E o segredo das ilhas de Okinawa, Sardenha, Icaria, Península de Nicoya e Loma Linda é a alimentação”.
Por Ana Paula Padrão, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Por ANA PAULA PADRÃO
O desejo humano de alcançar a vida eterna é fonte inesgotável de inspiração para a literatura e o cinema. Vampiros e zumbis são criaturas que pagam um preço alto para nunca abandonar seus corpos. Romantizar a perenidade é uma forma de sonhar com ela. E estabelecer uma punição para aqueles que a alcançam é uma boa maneira de deixar clara a impossibilidade dessa ambição.
Bem, mas nem só os artistas criam ilusões para despistar a morte. Cientistas do mundo inteiro trabalham duro no projeto viver para sempre. Primeiro passo? Descobrir quem mais tempo vive no planeta - e por quê.  
Onde se vive mais? Foram identificados cinco locais. Infelizmente nenhum no Brasil. São eles: a ilha de Okinawa, no Japão, outra ilha, a Sardenha, na Itália, a península de Nicoya, na Costa Rica, a ilha de Icaria, na Grécia e a cidade de Loma Linda, na Califórnia. E agora o que interessa de verdade. O que estas cinco comunidades têm em comum? Resposta certa: a alimentação. Em todas elas os habitantes comem:
1 – Alimentos naturais e não processados, como os cereais, que se transformam em pães, sopas e outros. Cereais são a base da alimentação em todas essas comunidades. É o que garante aos habitantes fibras e até proteína, já que em alguns desses lugares não se come carne de nenhum tipo.
2 – Pouca carne vermelha. Peixes estão liberados, mas a carne vermelha, quando é consumida, vem preparada de maneira que perca toda a gordura. Na ilha de Okinawa, no Japão, por exemplo, os habitantes comem bastante carne de porco. Mas as mulheres a deixam na panela até que toda a gordura se perca ali.
3 – Legumes. Montes de legumes. Crus ou levemente cozidos, eles são abundantes e estão presentes em todas as refeições.
4 – Além disso, em todas elas se come pouco. Em algumas dessas comunidades há ditados que ensinam que se deve sair da mesa apenas 80% satisfeito. Os outros 20% de saciedade virão no tempo em que o cérebro entenda que o estômago já está cheio. Ou seja, são comunidades de gente magra.
Outra coisa em comum entre eles é que fazem sempre algum tipo de exercício. Nada radical. Não correm nem praticam esportes. Não frequentam academias. Na maioria dos casos fazem alongamento ou caminham diariamente. Convenhamos, não está tão difícil assim viver muito, certo? Então, mãos à obra! E vida longa a todos!


Chia, linhaça e quinoa: o cardápio 'milagroso' do emagrecimento

As sementes cultivadas na era pré-colombiana são um dos modismos alimentares do momento. Há também o edamame, o farro, a dieta ayurvédica...

Mariana Amaro
JOGO LIMPO - A chef Renata Vanzetto usa a chia em saladas e pães, mas admite: "Não tem gosto"
JOGO LIMPO - A chef Renata Vanzetto usa a chia em saladas e pães, mas admite: "Não tem gosto" (Lailson Santos)
Você já incorporou a linhaça ao café da manhã e até experimentou algum prato com quinoa? Pois corra para se atualizar com os novos modismos dietéticos, os alimentos ou regimes inteiros que parecem surgir do nada, embora alguns com muitos milhares de anos de uso histórico, e entram no cardápio dos que não resistem à possibilidade de comer para ficar jovem, saudável e magro. Ou seja, todos nós vamos acabar experimentando a semente de chia, inclusive os que não conseguem abrir mão da picanha com gordurinha. A chia vem de um tipo de erva parecido com a sálvia, nativa de regiões onde hoje ficam áreas do México e da Guatemala em que antes da chegada dos conquistadores espanhóis se sucederam civilizações gloriosas, misteriosas e eventualmente autodestrutivas. Mas vamos ficar no perfil nutricional da chia: tem quase o dobro de proteínas da parente nativa americana quinoa, é mais rica em substâncias antioxidantes do que a badalada blueberry, vem cheinha de ômega 3 e é pouco calórica - apenas 60 calorias por colher. "Ela também tem muita fibra, material que absorve água no estômago, se expande e promove uma sensação de saciedade", explica o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração de São Paulo. "Por causa dessa sensação, come-se menos; mas não dá para creditar à chia o 'milagre' do emagrecimento", acrescenta, com a ponta de exasperação dos profissionais do ramo diante da eterna busca por alimentos "milagrosos".
Mas a sementezinha conquistou os modernos e já chegou ao cardápio de restaurantes de espírito vanguardista como o paulistano Marakuthai, tocado pela chef Renata Vanzetto, de apenas 23 anos. "Gosto mesmo nem dá para sentir", reconhece Renata, conquistada pelo fator crocância e, claro, pelo modismo. A chef salpica as sementes de chia em saladas e pães. No restaurante carioca Celeiro, marco zero da combinação de comidas saudáveis e pessoas bonitas, os pratos com chia fizeram tanto sucesso que quase saíram do cardápio. "Depois que entrou na moda, o quilo passou de 40 para 80 reais", explica a proprietária, Rosa Herz. Em termos nutricionais, quinoa, linhaça e chia são bem parecidas, mas cada uma tem um apelo especial. O da linhaça, ou semente de linho, é a lignana, substância que tem um papel na produção de hormônios e nas barreiras de resistência do sistema imunológico. A andina quinoa é uma parente mais nutritiva do arroz, o que permite que entre como substituta em risotos. No caso, quinotos.
Ernani d'Almeida
DE DRÃO EM GRÃO - Bela Gil dá aulas de culinária ayurvédica em Nova York:
  DE DRÃO EM GRÃO - Bela Gil dá aulas de culinária ayurvédica em Nova York: "Bardana, lótus, painço e amaranto"













O mais importante alimento que saiu do continente americano para o mundo, a batata, levou quase dois séculos para ser aceito, adaptado e cultivado na Europa, onde teve efeitos espetaculares sobre o aumento populacional. Hoje, evidentemente, as novidades alimentares se sucedem com muito mais rapidez. Alguém ainda se lembra da tristemente chamada ração humana? Todo mundo ainda está experimentando ou já passou a onda do óleo de coco, consumido ao natural ou em pílulas? Registre-se que o óleo do momento é o de abacate. E que não soa estranho pedir num restaurante badalado um prato com edamame ou farro. Vindo da culinária japonesa, o edamame, grão da soja verde com valor nutricional similar ao do feijão, já cruzou as fronteiras culinárias e aparece em pratos modernos como o "ovo perfeito" do restaurante paulistano Miya - o ovo usa a técnica moderna da cocção prolongada para deixar gema e clara com a textura parecida. O farro tem carga histórica mais poderosa: era um tipo de trigo usado como ração básica dos soldados romanos, que faziam uma espécie de polenta com ele. Por ter uma colheita mais trabalhosa, foi substituído pelo trigo convencional, mas sobreviveu em regiões da Itália e foi redescoberto por restaurantes moderninhos como o Spot, em São Paulo.
"Tudo isso faz parte do meu cardápio há anos", diz a estudante de nutrição Bela Gil, filha do cantor Gilberto Gil. "Também como muita bardana, raiz de lótus, painço e amaranto." Descobrir e criar receitas naturebas rendeu-lhe um trabalho em Nova York, onde mora há seis anos. "Dou aulas de culinária em casa. Ensino a fazer pratos como risoto integral com alga e salada de quinoa vermelha com abóbora", diz. Os pais dela, Gil e Flora, que emagreceu 10 quilos com as receitas da filha, são "seguidores xiitas da macrobió­tica", uma das dietas precursoras dos orientalismos culinários. Aos 15 anos, Bela começou a praticar ioga e se interessou pelos preceitos da alimentação ayurvédica, cujas raízes remontam aos primórdios da civilização indiana, misturando conhecimentos tradicionais e crenças em forças ou energias não reconhecidas pela ciência. O pilar central dessa dieta é a divisão das pessoas em três grupos, cada qual com necessidades alimentares diferentes. A culinária indiana tem ingredientes reconhecidamente positivos. "O curry e a cúrcuma, alguns de seus temperos clássicos, ajudam a prevenir alguns cânceres, como o de intestino", diz Salete Brito, nutricionista do Hospital das Clínicas da Unicamp. Em compensação, a Índia é uma das campeãs de cânceres de boca, laringe e estômago devido ao consumo do paan, uma espécie de embrulhinho que leva sementes de um tipo de palmeira, tabaco e especiarias, mastigado como se fosse chiclete. Os seguidores da alimentação ayurvédica não o consomem. Bela já perdeu a conta das vezes em que foi parada em alfândegas por levar raízes e algas na mala. "Não consigo ficar sem; mas não é nada doentio", conta. A obsessão pela alimentação saudável é considerada uma doença, a ortorexia, e leva a distorções nutricionais e psicológicas. Mas uma pitadinha de chia num risoto de quinoa enfeitado com edamame definitivamente mal não faz. Ele pode ser acompanhado por choclo, uma das 35 variedades do milho peruano. E para contar a história do milho peruano...
Lailson Santos
PERFEITO - Ovo com grãos de edamame: do Japão para o cardápio dos modernos
  PERFEITO - Ovo com grãos de edamame: do Japão para o cardápio dos modernos




















5 cereais e seus benefícios
Aveia, centeio, granola, painço e quinua: os cereais trazem inúmeros benefícios à saúde!
Por Paula Faciroli, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Thinkstock 
Por PAULA FACIROLI
O consumo de cereais reduz os níveis de colesterol no sangue e diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Eles ainda aumentam a saciedade, auxiliando na perda de peso. Separamos os cinco tipos mais consumidos, confira as características de cada cereal:
Painço
Fonte de minerais, proteínas e carboidratos, o painço é um grão rico em fibras, ajuda na absorção da glicose pelo organismo, proporciona saciedade, reduz o colesterol, melhora a digestão e auxilia no emagrecimento. O grão também traz benefícios para os ossos, previne doenças no coração, diabetes, cálculos e até o câncer.
Aveia
O farelo de aveia tem um alto teor de fibras solúveis, que ajudam a baixar os níveis de colesterol no sangue.
Centeio
O centeio é usado em pães, biscoitos e torradas. É um dos cereais com mais potássio e sódio e fonte de vitaminas A e B, como o ácido fólico por exemplo. Ele ajuda no emagrecimento já que dá sensação de saciedade.
Quinua
É rico em aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. Contém fibras e costuma ser encontrado integral na forma de farinha, flocos, macarrão ou grão. Pode ser usado no preparo de pães, biscoitos, bolos, sopas e refogados.
Granola
Essa mistura de frutas secas, grãos e sementes causa saciedade pelo seu alto teor de fibras. A granola pode ser misturada em iogurtes, saladas, frutas, sorvetes e sobremesas. Seus componentes protegem as paredes do cólon e do intestino, podem evitar câncer e doenças no aparelho digestivo.
Leia também:


Cereais: três receitas deliciosas e saudáveis

Nutricionista ensina a incluir itens como linhaça, gérmen de trigo, aveia e granola para incrementar receitas com morango, chocolate e iogurte.
Por Paula Faciroli, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Thinkstock

Por PAULA FACIROLI
Que tal incrementar seu cardápio com cereais? A nutricionista Elisa Cruz escolheu três dicas com receitas para você incluir no seu dia a dia uma alimentação mais saudável à base de itens como linhaça, gérmen de trigo, aveia, granola, entre outros:
Cereais com sobremesa de morango
Essa delícia pode ser servida na hora do lanche ou até mesmo sobremesa!  Você vai precisar de um iogurte natural, três morangos e quatro colheres de sopa de cereais integrais. Basta colocar no fundo de uma taça coloque três colheres de sopa de cereais, por cima coloque uma camada de iogurte. Depois os morangos partidos, mais uma última camada de iogurte e por fim uma colher de sopa de cereais.
Vitamina com linhaça
Nesta bebida saudável você vai precisar de duas xícaras de suco sabor cereais com mel, mais quatro nozes e quatro ameixas pretas picadas, além de uma colher de sopa de sementes de linhaça. Bata tudo e sirva! A vitamina também pode ser feita com gérmen de trigo no lugar da linhaça.
Brigadeiro crocante
Seu brigadeiro pode ficar ainda mais saudável com flocos de cereais! Basta acrescentar na receita tradicional (que leva uma lata de leite condensado, chocolate em pó e manteiga), quatro colheres de flocos de cereal ou granola! Uma receita fácil e que deixará sua sobremesa com todos os benefícios dos grãos.



Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"

Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
(91)8164-1073 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
skype: olimpiapinheiro
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário