Fórmula 1 em fotos — quem te viu e quem te vê…
É impressão minha ou o Jackie Stewart se reabasteceu com cerveja ou outra bebida alcoólica?
Excelente! se eu não tivesse visto não acreditaria, principalmente o “reabastecimento
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Jim Clark - O Escocês Voador
O primeiro Senna
Para ele, correr era sinônimo de vitória! Dono de um arrojo insuperável, protagonizou uma das mais brilhantes carreiras no automobilismo.
Vencer ou... vencer! O segundo colocado é o primeiro dos perdedores. Esta frase, muito comum na boca de Ayrton Senna, tem suas origens. Jim Clark que o diga. Considerado o mestre do arrojo, o Escocês Voador, como era chamado, largou 72 vezes em provas de Fórmula 1. Venceu 25, mas só chegou em segundo lugar apenas uma única vez. Para ser mais exato, quando não venceu só pontuou 15 vezes.
Clark sempre acelerou fundo. Sua estratégia nunca foi segredo para ninguém: abrir o máximo de vantagem no ínicio para, depois, administrar. Com frequência, tinha de levar o carro nas costas no final devido a problemas mecânicos. E mesmo assim, vencia. Seu estilo agressivo e sua habilidade sempre encantaram, principalmente quando vencia Graham Hill, seu principal rival nas pistas. Rapidamente, ganhou a admiração de Colin Chapman, proprietário da Lotus - equipe pela qual sempre correu e venceu seus dois campeonatos mundiais em 1963 e 1965 - e, principalmente, do público, que o imortalizou na restrita galeria de heróis da Fórmula 1.
No do ano do bi, 1965, Jim venceu seis provas seguidas.
Jim Clark nasceu em 1936, na pequena Kilmany, Fife, na Escócia. Filho de uma familia de agricultores, não se interessou pelos negócios do pai e logo estava pilotando para a Bordon Reivers, uma equipe privada dirigida por escoceses. Sua carreira decolou em 1960, quando a equipe lhe entregou um Lotus Elite novinho em folha e o inscreveu para o famoso GP de Brands Hatch. Daí para ingressar para a Fórmula Júnior da equipe Lotus foi um passo. Jim dominou a categoria e, apesar de ter disputado algumas provas pela Aston Martin, ainda em 1960 aceitou o convite de Chapman para dirigir para a equipe principal da Lotus.
Sua estréia no Mundial de Fórmula 1 foi no GP da Holanda, e já aí mostrou seu talento: andou em quarto por um bom tempo, até ser obrigado a abandonar com o câmbio quebrado. Ainda neste ano, marcou um impressionante terceiro lugar no GP de Portugal, foi quinto nos GPs da Bélgica e da França, e terminou o campeonato na oitava posição. Nada mau para quem acabara de iniciar a carreira...
Jim Clark - Em sua essência
O ano seguinte marcou uma transição na F1. Os motores foram limitados a 1500 cm³ e nenhum dos times britânicos estava preparado para a mudança. O que se viu foi um banho da célebre Ferrari Dino 156, apelidada de "Sharknose" (nariz de tubarão) devido ao formato do bico. Os pilotos Wolfgang von Trips, Giancarlo Baghetti e Phil Hill (que acabou ficando com o título) levaram os carros do Comendador Enzo a cinco vitórias nas oito provas disputadas do Mundial. A Lotus venceu as outras três, com duas vitórias de Stirling Moss e uma de Innes Ireland.
Hill, o grande rival
Em 1962, no entanto, Jim realmente explodiria como piloto. Contando com um carro mais potente - a Lotus, para esse ano, tinha novos v8 da Coventry-Climax, e estreava o revolucionário modelo 25 , que trazia a maior novidade para época: um chassi monocoque. O duelo que o Escocês Voador travou no campeonato com Graham Hill, que corria pela BRM, foi, no mínimo, memorável. Clark não levou o título apenas porque seu carro não era muito confiável. E nem por falta de velocidade: dos nove GPs disputados, largou na primeira fila oito vezes, sendo seis da pole. Entretanto, foi Hill quem começou a temporada vencendo, no GP da Holanda. Clark acertou o passo já na prova seguinte, o GP da Bélgica, disputado no díficil circuito de Spa-Francorchamps, conquistando sua primeira vitória na categoria. Depois, venceu ainda o GP da Inglaterra. Hill reagiria, ganhando os GPs da Alemanha e Itália. Uma nova recuperação de Clark, que vencera o GP dos EUA, levaria a decisão do título para a África do Sul, última prova da temporada. Este GP começou bem ao estilo de Jim: largando da pole, abriu logo no ínicio cerca de 30 segundos de vantagem, praticamente garantindo a vitória. No entanto, um problema no motor, que começou a perder óleo, obrigou-o a abandonar. O caminho estava aberto para Hill.
Graham Hill e Jim Clark, rivalidade dentro das pistas.
Clark e Colin Chapman, aventura em Indianápolis.
Cama voadora
Se, em 1962, Jim perdera o título para Hill na última prova, em 1963 ele fora impecável. O Lotus 25, apelidado de cama voadora devido à posição de pilotagem, já que o piloto dirigia quase deitado - exatamente como hoje, já na época começavam as preocupações com a aerodinâmica dos carros - tornara-se confiável e, apesar de uma má estréia, acabou se firmando como o melhor monoposto da temporada. Clark travou um duelo íncrivel com Hill e fez uma temporada memorável, marcando sete vitórias seguidas em dez provas, fazendo igual número de poles e ainda marcando seis melhores voltas. Como só os seis melhores resultados contavam pontos para o campeonato mundial, Clark ainda conseguiu a proeza de ser campeão marcando o número máximo de pontos. Coisa para poucos.
Apesar de contar com o melhor carro da temporada, Jim deixou evidente que seu talento era fundamental para tanto desempenho. A prova mais evidente de sua genialidade ficou clara no GP da Bélgica, em Spa Francorchamps: ignorando a chuva torrencial que caíra durante a prova, acelerou tudo e mais um pouco até dar uma volta em todos os concorrentes. De novo, a comparação com Ayrton é inevitável...
Jim Clark, campeão do Mundo em 1963.
O ano de 1964 não foi tão bom como o anterior, mas mesmo assim Jim levou a decisão do título para a última prova. E a história se repetiu: na liderança, tinha enorme vantagem sobre o segundo colocado, até seu Lotus falhar novamente. Terminando em quinto, o título acabou ficando com John Surtees, que, chegando em segundo, terminou o campeonato um ponto à frente de Hill. Mas, em 1965, Jim conseguiria sua consagração como piloto: venceu as seis primeiras provas do campeonato e só ficou de fora da disputa da sétima vitória consecutiva, no GP de Mônaco, por uma razão muito simples: optara por disputar as lendárias 500 milhas de Indianápolis. E venceu! O título fora confirmado com a vitória no GP da Alemanha, três provas antes do término da temporada.
O primeiro campeão Mundial de F1 a vencer as 500 milhas de Indianápolis.
Da mesma maneira que 1965 foi um ano inesquecível, 1966 seria o ano a ser esquecido. A F1 voltava aos motores de 3.0 litros e, novamente, a Lotus não estava preparada. Basicamente, porque um acordo havia sido firmado com a Ford, que passaria a fornecer propulsores à equipe atráves da Cosworth Engineering, a partir de 1967. Neste ano de transição, Clark colecionou abandonos e venceu apenas o GP dos EUA, terminando o campeonato na sexta posição. No ano seguinte, a decepção foi igual: por exigência da Ford, que queria duas superestrelas na equipe que leveva seus motores, a Lotus contratara Graham Hill, o grande rival. Clark chegou a vencer o GP da estréia do motor Ford Cosworth, mas, mesmo com a Lotus tendo vencido o maior número de provas da temporada, as quebras foram muitas e o título acabou ficando com o regular Denis Hulme, pilotando um Brabham Repco, que não era veloz, mas era o mais confiável.
A última temporada
Novas perspectivas se abriam na temporada de 1968, quando Jim começou vencendo, no GP da Africa do Sul. A Lotus e a Ford pareciam ter acertado o carro e Clark conquistara sua 25ª vitória, batendo o recorde de Juan Manuel Fangio, de 24 conquistas. Mas a fatalidade acabaria de vez com o sonho do tricampeonato: participando de uma corrida de Fórmula 2, em Hockenheim, no dia 7 de abril, Jim perdeu o controle do carro e bateu em um árvore... Coisas de F1 de outrora. A notícia da morte de um dos maiores ídolos da categoria abalou o mundo da F1 e a Lotus, sem seu grande piloto, acabou sendo campeã com Graham Hill.
Restos do Lotus, morte de Clark chocou o mundo da F1.
Acidente Fatal - Hockenheim - 7/4/68
Murray Walker on Jim Clark
Mesmo 44 anos após a morte de Jim Clark, suas façanhas ainda são impressionantes: 25 vitórias em 72 provas disputadas, 33 poles, marca só superada por Michael Schumacher e Ayrton Senna e igualada por Alain Prost, 28 melhores voltas, número só superado por Prost, Mansell e Schumacher e 11 "perfect scores", como os ingleses chamam as vitórias conquistadas com largada da pole, de ponta a ponta, e com a melhor volta.
James "Jim" Clark jr.
04/03/36 - 07/04/68
73 GPs disputados;
25 vitórias;
33 poles;
28 melhores voltas;
Bicampeão Mundial de F1 (1963/1965)
Vencedor das 500 milhas de Indianápolis 1965
Texto extraído da Revista Racing
Nº 11
por Mario Fittipaldi
Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados na "Socialização"
Que
maravilha de imagens.
Imagino
que essas eram as equipes de ponta. Esses pilotos eram heróis. Fotos
antológicas!
Agora
o cara precisa de um manual pra saber quem vai ganhar! rssrs
É
pneu mole, macio, meio duro, 456 paradas no boxe, enfim, acabou o tempo das
disputas na pista!
É
tudo computadorizado e robotizado!
Vendo
essas fotos, o que poderiam nos dizer os teleguiados “pilotos de simulador” que
temos hoje?
Pô
esses mecânicos não eram mecânicos, eram bruxos para fazer aqueles poleiros de
galinhas andarem a mais de duzentos por hora. Emerson Fittipaldi falou sobre
essa era, que não dava mais de seis voltas no limite porque se não fundia o
motor.
Os pilotos dessa época não usavam o salto alto dos bonachas e injuriadinhos de hoje em dia. Agora quem pilota são os patrocinadores,
O “piloto” agora fica obedecendo o que o box já fez.
É impressão minha ou o Jackie Stewart se reabasteceu com cerveja ou outra bebida alcoólica?
Emerson Fittipaldi (São Paulo, 12 de dezembro de 1946) é um ex-automobilista brasileiro. Atualmente, trabalha como diretor da equipe A1 Team Brasil, que representa o país na A1GP.
É um dos mais vitoriosos automobilistas brasileiros da história, e foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1 e em categorias de ponta no automobilismo internacional, abrindo portas para vários compatriotas. Fittipaldi foi bicampeão da Fórmula 1em 1972 e 1974, campeão da CART (Fórmula Indy) em 1989 e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993.
Início
Emerson é filho de mãe russa e pai brasileiro, o jornalista Wilson Fittipaldi. Em 1964, ele foi notado a primeira vez em Interlagos, quando brigou com o diretor da prova que o impedia de entrar na ambulância que levava seu irmão Wilson, logo após ele ter sofrido um acidente em sua berlineta da Equipe Willys. Nesse mesmo ano Emerson se tornou piloto e começou a competir de kart, estreando com uma vitória em Santo André (SP), no dia 12 de abril. Terminou o campeonato em nono lugar. Sagrar-se-ia campeão paulista em 1965, quando estreou no automobilismo, dirigindo um Renault 1093, numa corrida na Ilha do Fundão pelo Campeonato Carioca. Ali sofreria também o seu primeiro acidente.
Tags: Circuito de Nurburgring, Clemont-Ferrand, Colin Chapman, Condessa Cristina Caraman, Dunlop, Emerson Fittipaldi, Escocês Voador, Ferrari, Fórmula 1,François Cevert, Hockenheim, Honda, Jackie Stewart, Jochen Rindt, Jose Froilan Gonzalez, Juan Manuel Fangio, Lotus, Matra, Mercedes, Mercedes-Benz, Mônaco,motorhome, Renault, Richie Ginther, Watkins Glen
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