sexta-feira, 25 de maio de 2012

O PÊNIS DO PRESIDENTE ZUMA DIVIDE OS SUL-AFRICANOS
24th maio
2012
written by Paulo Nogueira




O quadro polêmico
Outro dia escrevi um texto com o seguinte título: “Só na Escandinávia”. Eu me referia ao extraordinário avanço social escandinavo. Falava, especificamente, de um fair play histórico e extremo: um time fez um gol sem querer e deixou o outro empatar, com a relutância apenas do goleiro.
Agora o título poderia ser: “Só na África do Sul”.
A jovem democracia sul-africana está sendo duramente testada em torno do pênis do presidente Jacob Zuma. Um pintor branco, Brett Murray, expôs numa galeria de Joanesburgo um quadro em que Zuma está numa pose clássica de Lênin, mas com o pênis para fora. “The Spear” é o nome. “A Vara”, numa tradução livre.
Numa leitura mais cínica, você poderia pensar que Zuma deveria envaidecido, dado o tamanho que lhe atribuíram no genital. Mas a verdade é que o quadro é racista, fundado no estereótipo de masculinidade negra que os brancos inventaram. E é humilhante: você gostaria que fosse pintado um quadro seu nesta situação? Um jornalista  estrangeiro — branco, claro — afirmou que estava faltando “humor” aos sul-africanos. Bobagem. Gostaria de saber se todo o humor desse jornalista sobreviveria se o pênis expostos fosse o dele.
Zuma pediu que a galeria retirasse o quadro, mas não foi atendido. O que está em jogo é a liberdade de expressão, segundo a galeria.
Um momento: liberdade de expressão?
Imagino o que aconteceria na Inglaterra, a assim chamada pátria da liberdade de expressão, se um quadro similar da rainha aparecesse na National Gallery.
Liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade para insultar, escarnecer, humilhar. Murray fez isso. Zuma é polígamo e tem vinte filhos? Tudo bem. O que isso tem a ver com a discussão? A mídia branca sul-africana tem usado o currículo sexual de Zuma para justificar Murray. Mas uma coisa nada tem a ver com outra. Kennedy dizia que tinha dor de cabeça se não fizesse sexo uma vez por dia, e não era com sua mulher. E então?
Os brancos foram afastados do poder na África do Sul. Mas continuam tão racistas como sempre foram, como mostra o quadro de Britt Murray.
Seguem vaias, ovos e tomates daqui.
Não é tudo.
Murray leva ainda o prêmio Pataquada da Semana.



Osvaldo Aires Bade Comentários 

Bem Roubados na "Socialização" - 

Estou entre os 80 milhões Me Adicione 



Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
55 (91)8164-1073 
skype: olimpiapinheiro 
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:

1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário