domingo, 22 de janeiro de 2012

NEGÓCIOS - ETIQUETA EMPRESARIAL
N
a era do Mundo competitivo, a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações. Na dinâmica do mundo dos negócios, o(a) executivo(a) que conhece e respeita as regras da Etiqueta e do Protocolo, observa os costumes de seus interlocutores, é criativo e empreendedor e tem uma visão global; possui ferramentas poderosas que o levarão ao sucesso, qualquer que seja a sua profissão. E, por isso, na avaliação de um executivo, distinguem-no suas boas maneiras, o grau de cortesia e o visual correto. Atualmente, no mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacitação técnica, tem maiores chances aquele com boa apresentação e trato agradável. A capacitação em Etiqueta e Comportamento leva os Executivos e suas famílias a portarem-se com autoconfiança, desenvoltura e naturalidade em qualquer situação da vida social e profissional, evitando que se percam negócios e oportunidades pelo desconhecimento de regras básicas de conduta, dentro das empresas e fora delas.
O mundo dos negócios é o mesmo em qualquer país. A rotina de compra, venda, busca de parcerias, clientela e abertura de representações ou filiais no exterior exige dos empresários das mais diferentes nacionalidades políticas bem definidas de atuação. O que muda, no entanto, é o comportamento de cada empresário, dependendo do país e da cultura à qual ele pertence. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar surpresas desagradáveis. A análise preliminar dos hábitos, costumes e preferências de cada povo facilitará o entrosamento.
Cada vez mais os executivos são colocados à prova quando têm de demonstrar que sabem como se comportar em situações de alta tensão protocolar. Mas saiba que tudo passa por uma boa dose de educação, boas maneiras e excelente bom senso.
As mudanças operadas no mundo refletem-se em todos os domínios e o comportamento da vida profissional teve de alterar-se radicalmente para se adaptar aos usos e costumes do fim deste milênio. Por isso, é agora mais do que nunca necessário estabelecer as regras e os princípios comuns que devem reger o comportamento dentro e fora da empresa para facilitar a cooperação e a convivência entre pessoas de meios diversos e culturas diferentes.
Um funcionário executivo, homem ou mulher, pode ser muito competente, trabalhador e inteligente, mas, se tiver má imagem e não souber comportar-se socialmente, poderá ser prejudicado na sua carreira profissional. Essa carreira não se cumpre apenas, nem talvez, sobretudo, portas adentro da empresa. Fazem-se nomeadamente de encontros, conversas, reuniões, almoços e jantares de negócios. E, nela, o cônjuge também tem um papel crescentemente relevante a desempenhar. A componente social de uma carreira profissional é por isso cada vez mais importante. E por isso também é que os conhecimentos de protocolo em geral, e da ETIQUETA EMPRESARIAL em especial, têm tanta importância.
 
O cidadão comum associa o protocolo a um grande cerimonial e situações solenes e um pouco teatrais, em que pessoas algo pomposas e muito bem vestidas parecem obedecer a uma “marcação”preestabelecida, que evita, quando evita, atropelos, precipitações ou confusões.
Mas, nos tempos que correm o protocolo não se limita às normas escritas que regem o cerimonial do Estado. Inclui também as normas de cortesia que facilitam a vida em sociedade, seja em casa, seja na empresa. A cortesia e o protocolo já foram comparados, aliás, a dois círculos concêntricos em que o maior — a cortesia, etiqueta — engloba o menor — o protocolo. Ou seja, pode haver normas de etiqueta fora do protocolo, mas não pode haver protocolo sem etiqueta.

Lulallate - O Mestre do Cosmo
 
Assim como a etiqueta serve para tornar mais fácil e agradável a vida em sociedade, evitando choques, melindres e problemas, também o protocolo serve para resolver — e não para criar— dificuldades. No entanto, podem surgir entre a etiqueta e o protocolo, sobretudo no mundo dos negócios, onde é a concorrência é quem muitas vezes dita a lei.
A partir do momento em que homens e mulheres passaram a trabalhar juntos, as regras tradicionais e imemoriais de proteção e deferência em relação à mulher foram postas em causa. E, por isso, as regras de conduta protocolar tiveram de adaptar-se aos novos tempos e à vida dentro das empresas modernas. Assim surgiu a chamada ETIQUETA EMPRESARIAL, que é um código de conduta que rege a maioria das situações da vida de uma empresa: reuniões, apresentações, programas de trabalho e programas sociais, etc.
Baseando-se no protocolo diplomático — com regras mais flexíveis e menos formais, visto que as empresas são organismos em constante mutação e em interação permanente com um universo de gente muito diversa —, o protocolo empresarial fundamenta-se também na cortesia, podendo definir-se como o conjunto de normas e etiqueta que regem a indumentária e o comportamento das pessoas em determinadas situações da vida profissional.  
A Etiqueta Empresarial pode definir-se como o conjunto de atos de boa educação e respeito que facilitam o relacionamento interpessoal dentro das empresas ou, se preferir, como o conjunto de formalidades que se devem observar no relacionamento das empresas. Consiste numa mistura, em doses iguais, de boa educação e bom senso. E a sua sistematização ajuda quando é preciso algo mais do que boa educação ou bom senso para resolver situações insólitas.
Oscar Wilde dizia que “estar dentro da alta sociedade é apenas um aborrecimento, mas estar fora dela é uma verdadeira tragédia”. Sem ir tão longe, e salvo melhor opinião, cremos que, na maioria das profissões, o comportamento social tem um papel importante, e por isso os conhecimentos do protocolo empresarial ajudam a ter mais êxito.
É importante, para um executivo, saber fazer convites e responder-lhes; saber vestir-se de acordo com as circunstâncias; saber conversar, sem ser de negócios, com toda a gente (aquilo a que os ingleses chamam small talk). É importante, em suma, “saber estar” — em todos os lugares e em todas as ocasiões —, projetando uma imagem positiva.
A Etiqueta Empresarial não se destina só a ensinar a melhor forma de receber uma pessoa ou estabelecer o lugar em que ela se senta. Serve, sobretudo para que, na empresa como na vida, cada um saiba relacionar-se adequadamente com clientes, colaboradores,
ETIQUETA EMPRESARIAL é o resultado de uma ampla pesquisa bibliográfica de obras nacionais e estrangeiras aliada a muitos anos de experiência adquiridos como Chefe do Cerimonial da Universidade Federal Rural da Amazônia, como Subchefe e Mestre de Cerimônias do Cerimonial da Governadoria do Estado do Pará, como docente da Universidade do Estado do Pará na disciplina de mesmo nome sem esquecer a atuação como cerimonialista (planejamento, organização e execução de cerimonial em eventos) em eventos no meio público e privado.
Augusto Cesar

http://www.tellesdasilva.com/aria.html

Cain
Fernand-Anne Piestre: Caïn – Museu d’Orsay


Osvaldo Aires
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