sexta-feira, 15 de novembro de 2013

LIVRO DR. SLEEP, DE STEPHEN KING, DÁ SEQUÊNCIA A O ILUMINADO 36 ANOS DEPOIS

Stephen King lança o livro Dr. Sleep, sequência de O Iluminado

'O protagonista de O Iluminado nunca desapareceu da minha mente', diz o escritor, sobre seu novo livro

Com mais de 50 obras publicadas e 400 milhões de livros vendidos, Stephen King, tido como o mestre do terror, decidiu dar continuidade ao icônico O Iluminado com Dr. Sleep, um livro que retoma a história do personagem Danny Torrance 36 anos depois.
A sequência de O Iluminado, que foi levada ao cinema por Stanley Kubrick com Jack Nicholson(Jack Torrance) no papel principal, foi lançada no dia 24 de setembro no mercado internacional, sendo que, no Brasil, o livro sairá pela editora Suma de Letras.
Escrito há mais de três décadas, quando o jovem King enfrentava a sua terceira publicação, O Iluminado antecedeu a fama que seria alcançada pelo autor de um gênero que monopolizou com o lançamento de vários "best sellers".
De 1977 até os dias de hoje, a vida de King mudou muito, assim como a do protagonista da bem-sucedida obra, Danny Torrance.
"O protagonista nunca desapareceu da minha mente, tinha muita curiosidade por saber o que teria sido daquela criança. Estava muito nervoso perante a ideia de continuar o livro, mas era um desafio que me apetecia muitíssimo", comentou o autor de obras como A Dança da MorteCarrie - A Estranha e O Talismã, em declarações recolhidas pela editora espanhola Praça & Janés.
Aquela criança que percorria o Hotel Overlook de triciclo se transformou em Dr Sleep, um adulto com problemas alcoólicos e sem residência fixa que vive atormentado por suas visões e os fantasmas de sua infância.
Neste aspecto, a história de Torrance chega lembrar a de seu criador, Stephen King, que recebeu a notícia que seu primeiro livro seria publicado pelo telefone de uma vizinha, já que, na época, o autor não tinha residência e vivia com sua família em um trailer.
Assim como o protagonista, o escritor americano também sofria dependências, em seu caso, além do álcool, a cocaína, algo que ele conseguiu se sobrepor com o passar do tempo.
No entanto, a atormentada vida de Danny terá seu ponto de inflexão diante das visões de Abra Stone, uma menina perseguida por uma tribo de seres paranormais que se alimenta de crianças que possuem este dom, algo que acabará comovendo Danny a ajudá-la.
Desta forma, King retoma a história de O Iluminado, que, após sua publicação, se transformou no número um da lista de "best-sellers" do jornal The New York Times. Porém, essa não foi o único livro que o autor decidiu resgatar nos últimos anos.
Assim ocorreu com as obras CelularOs Estranhos e O Apanhador de Sonhos, que retomaram clássicos como A Dança da Morte, Salem e A Coisa, respectivamente.
Precisamente, vários personagens deste último livro reaparecem em uma de suas mais recentes publicações, 11/22/63, um livro de ficção científica no qual o autor resgata o assassinato de John F. Kennedy através de uma viagem no tempo de um dos protagonistas.
Neste, King faz um retrato social, político e cultural da América dos anos 50, o que supôs uma primeira e última aproximação do autor ao gênero histórico, já que, segundo ele, "dão muito trabalho de documentação e não é tão divertido como escrever livros de terror".
Esse é o Stephen King, que vê como expectador a adaptação ao cinema de Carrie - A Estranha, mas que se mostra disposto a reviver as histórias que se amontoaram em sua cabeça, dando oportunidade aos leitores compararem o novo e velho King.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário