domingo, 22 de julho de 2012

Alexandre Sayad, jornalista e educador

Foi para dar voz aos alunos de colégios paulistanos que o jornalista e educador Alexandre Sayad desenvolveu um projeto bem-sucedido que resultou no livro Idade Mídia ─ A Comunicação Reinventada na Escola. Nesta entrevista, dividida em três blocos, Sayad conta que a experiência começou a tomar forma em 2002, quando reuniu nove estudantes para produzir conteúdo e modernizar o formato das disciplinas incluídas no currículo. Deu certo: hoje, 60 jovens disputam as 20 vagas disponíveis. Na conversa, Sayad também trata, entre outros temas, da questão dos direitos autorais na internet.

.

.


.
Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados na "Socialização"

Entrevista muito interessante e o jovem Alexandre, além de tudo, é extremamente carismático. Com esse carisma marcado pela inteligência e pela afabilidade, certamente conquista a confiança e a adesão dos jovens e também dos educadores mais lúcidos. Faltou entrevista para um assunto que dá o que falar, não foi? O construtivismo se tornou uma espécie de grife entre as teorias, mas tem muitas escolas praticando a pirataria: Dizem-se construtivistas e não fazem nem ideia do que é isso ou querem só tapear os pais mais incautos.

Alexandre trata de dilemas que podem, e espero que o façam redefinir o comportamento da escola como instituição, dos professores, dos estudantes e da família. Estão todos meio zonzos com o ‘aluvião de informações’ - como você bem definiu.


O impacto sobre a educação e o jovem provocado pela internet no contexto da produção e consumo de conhecimento (ou conteúdo) ainda é algo com o que precisamos aprender a lidar. E a sociedade sempre aprende. Com o trabalho e a visão de profissionais como o Alexandre a coisa toda fica mais fácil e mesmo mais bonita.

O que o Alexandre fala sobre a Era da Cuidadoria e da Criatividade é extremamente interessante. O assunto é sério e instigante. Uma excelente entrevista, onde um jovem jornalista e educador Alexandre Sayad nos revela os pormenores do lançamento do seu livro “Idade Mídia-a comunicação reinventada na escola”.

Sempre chama a atenção de muitos quando a palavra Educação entra em cena. Sabemos que a educação não é estática nos métodos usados, como constatado ao longo do tempo, mas sim em constante evolução, se adequando às diferentes épocas, acompanhando os avanços da ciência e a tecnologia, que são os motores do progresso econômico. E não poderia ser de outra forma nestes tempos modernos, onde a dinâmica do ensino caminha a passos acelerados com a revolução das comunicações, incluindo a internet e redes sociais.

Durante o transcurso dos três blocos da entrevista aprendemos a entender a relação Mídia-Educação e o desenvolvimento não de uma teoria, mas, um relato de uma experiência, baseada numa visão de aprendizagem. Sem dúvidas, e como o jovem jornalista muito bem soube explicar, o resultado mostrará aos educadores como o uso da comunicação nas escolas garante aos estudantes a autonomia de aprender e o pleno convencimento na própria capacidade de realizar, e ao mesmo tempo, aumentar a interatividade, já que as pessoas não se conformam em receber apenas informação, mas compartilhar e comunicar, também.

Pense, este belo projeto, que teve seu inicio há dez anos quando a internet estava nos seus começos, pouco se falava em banda larga e não existiam as redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube e os blogs como os conhecemos hoje em dia.

O jovem e visionário educador Alexandre fala do seu livro - Idade Mídia - com entusiasmo desde o inicio da elaboração do mesmo, as dificuldades de implantação do projeto, os depoimentos dos alunos e, sobretudo, o quê é realmente relevante, de dar autonomia aos alunos de elaborarem sua própria revista e ver a comunicação desde outro prisma!

Mais uma superinteressante entrevista e parabenizo ao jornalista-educador Alexandre Sayad pelo ousado projeto que soube prever com antecedência o que estava por vir no mundo das comunicações! A educação de nossos filhos é superimportante. Muito bom saber que existem pessoas como o entrevistado. Liberdade, criatividade e produtividade.

Parabéns! É sempre bom saber que o ensino se reinventa. O modelo sala de aula é horrível e precisava ser transformado. Ótima entrevista. Os nossos professores precisam ser mais reconhecidos e mais remunerados. Saiu o aumento dos nossos subprefeitos. Por que não aumentar o salário de nossos professores e deixá-los no mesmo patamar? Sem bons professores não teremos nunca bons subprefeitos. (e assim em diante)

O estímulo aos alunos é fundamental. O projeto do Sayad é belíssimo. Deveria ser incorporado em nossas escolas públicas para tentar aprisionar (no estudo) o nosso povo tão sem oportunidade. Sempre trazendo novidades (que desta vez tem 10 anos!) saborosas. Adoro divulgar, comentar e aprender com as suas descobertas. Muito obrigado. Viva a imprensa livre e a educação de boa qualidade, as únicas que podem salvar o nosso país, que anda louco, perdido e corrupto.


Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro 
Consultora Imobiliária E-Commerce
(91)8164-1073      
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

olimpia.pinheiro@vendasbb.com.br
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook clique aqui:
1 - Se você precisar de informações sobre Venda e Negociação de Imóveis clique aqui:

2 - Se você precisar de informações sobre Consultoria em Gestão Organizacional: Interim Manager/Arquitetura da Inovação - Breakthrough clique aqui.

3 -Se você precisar de informações sobre Cinema Como Recurso Pedagógico clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário