quinta-feira, 17 de maio de 2012


6 dicas infalíveis para uma relação pacífica com ex!

6 dicas infalíveis para uma relação pacífica com ex!



Lidar com relações passadas costuma ser um desafio para a grande maioria. Muitos não sabem ao certo como se comportar na presença de um ex-companheiro, como lidar com as emoções ou como evitar o estranhamento de um encontro. 
Sob certos aspectos existe a possibilidade de algum controle, como saber se preservar, se retirar de cena na hora certa, enquanto sob outros não há muito o que fazer, apenas desenvolver um autocontrole para suas emoções. 



Todos, na vida adulta, têm histórias para contar sobre relacionamentos acabados, sobre um passado amoroso que não está em branco e a força do impacto que esse passado tem na vida de cada um dependerá de uma série de fatores, como elos que ainda conectam - filhos, financeiro, família - ou simplesmente emocional. 
Regras que amenizem inteiramente o desconforto de um encontro não existem, mas existem meios que contribuem para o bem estar geral: 



Maturidade- Saber lidar com a perda é o primeiro caminho para estabelecer uma boa relação, quando necessária, com seu ex. Sempre haverá um lado mais sofrido com o final, mas aceitá-lo com maturidade ajudará a lidar melhor e consequentemente a conviver melhor com o desfecho da relação. 



Limites na Relação- Apesar de toda intimidade que tiveram um dia, no momento da ruptura acontece uma mudança nas regras da relação e essa mesma intimidade sofre transformações. Beijar, abraçar, certos carinhos já não cabem mais quando se encontrarem e isso ocorre por diversas razões, uma delas seria o fato de que esses mesmos gestos fazem mal àquele que sofre mais, criam uma ilusão de um retorno possível (que sabemos nem sempre ser), deixa o mais frágil aprisionado e talvez ainda mais vulnerável. Se estiver em um novo namoro pode também incomodar o companheiro, deixá-lo inseguro e correr o risco de iniciar uma crise. Ex é ex, sendo necessário saber transformar a relação. 



Não é mais o seu melhor amigo- A mesma pessoa com quem um dia trocou confidências e compartilhou o mais íntimo do seu mundo interno é agora alguém que está fora e por mais difícil que seja, deve ser vivido dessa forma. Se um namoro terminou não há como continuar sendo o seu confidente, seu grande parceiro. Será sempre alguém com quem teve um passado e que por isso estará sempre presente na sua história, mas de uma nova forma e é necessário encontrar essa nova forma, aprender a viver sem ele e se apoiar em outros vínculos. Apesar de te conhecer muito bem já não terá mais espaço para continuar compartilhando a sua vida pessoa, ainda mais se um novo companheiro está em cena. 



Não pode ser um fantasma- Muitos temem a ideia do ex, como algo que assusta e assombra, mas isso dependerá exclusivamente de cada um e da lente de aumento que usam para enxergar esse "fantasma". Quanto maior a força concedida à essa imagem, maior ela será. Muitas vezes torna-se alguém tão idealizado que nenhum outro conseguirá ser forte ou interessante o suficiente para substituí-lo e o ex torna-se um rival imbatível. Essa postura aprisiona e impede de perceber relações em potencial que podem estar ao seu redor. 



Apenas uma recordação- Trabalhar o seu mundo interno de forma que consiga elaborar o final, ainda que tenha sido sofrido, para que realmente se prepare e prepare o terreno para um novo relacionamento. Guardar mágoas eternas apenas impede de seguir adiante e torna-se prisioneiro do passado. Se houve o final então é importante trabalhar para aceitá-lo (ainda que leve um tempo) de forma que o ex seja apenas uma lembrança desse passado. Não precisa chegar ao ponto de se tornar uma ótima ou boa lembrança, se isso for impossível, e sabemos ser para muitos, basta que fique no lugar certo e que as mágoas sejam desfeitas para que consiga se sentir forte novamente para seguir adiante e construir uma próxima relação. Inúmeras são as pessoas que paralisam suas vidas e responsabilizam o ex por isso. Se houve a ruptura é porque chegaram no limite do que era possível para o casal. 


Respeitar e valorizar sua nova vida/etapa- Apesar das dores e do sofrimento, cuidou do seu mundo interno e seguiu adiante. É fundamental então que viva o presente e não deixe o passado interferir e desfazer todo o trabalho que teve para chegar até esse novo ponto. Uma nova relação, novas possibilidades, novas experiências para serem vividas e conhecidas, então cuide para que não seja contaminada pelo que passou. Fundamental respeitar sua força por ter conseguido transformar a história e valorizar suas escolhas atuais, sabendo que é possível aprender com cada experiência e que nessa nova oportunidade conseguirá ser diferente, agir diferente e continuar transformando e melhorando.



Este artigo foi escrito por:

Dra. Juliana Amaral
Psicóloga




Currículo


Abraço e Sucesso a Todos

Olimpia Pinheiro 
Responsável Comercial E-Commerce PDG
(91)8164-1073       (skype)
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312

Blog: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
E-mail: cinenegocioseimoveis@gmail.com
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/olimpiapinheiro22
Programação CINENEGÓCIOS no Facebook:
*Se você precisar de informações sobre imóveis:
1- Venda e Negociação de Imóveis.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/28012011-2325-atualizado-em-04022011.html

*Se você precisar de informações sobre consultoria de gestão organizacional:
2- Consultoria Organizacional Interim Manager/Arquitetura de Inovação - Breakthrough.
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/consultoria-proposta-de-planejamento.html

 
*Se você precisar de informações sobre cinema:
3- Cinema Como Recurso Pedagógico. 
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/03/programacao-semanal-cine-negocios.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário