Autonomia no trabalho pode aumentar o
desempenho dos profissionais
Atualizado: 13/04/2012 17:28
SÃO PAULO - Manter os funcionários sob marcação cerrada ou sob
regras rígidas de trabalho, com a intenção de aumentar os lucros da empresa, há
muito tempo virou algo do passado. Hoje, os profissionais precisam ser cada vez
mais livres para criar e produzir com qualidade.
Portanto, se você ainda não conferiu autonomia aos
trabalhadores de sua empresa, é chegado o momento de rever seus conceitos.
“No Brasil existem empresas rígidas e organizações mais
flexíveis. Contudo, em ambos os casos, é comum que as corporações já se
preocupem mais com seus profissionais, pensando em maneiras de fazê-los produzir
mais”, diz o diretor de marketing da Michael Page no Brasil e para a América
Latina, Sérgio Sabino.
Segundo ele, conferir autonomia aos profissionais para
conseguir um melhor desempenho é certamente uma forma de trabalho que irá
crescer.
“Na área de serviços, esse tipo de atuação é mais comum, já que
muitas empresas têm uma visão meritocrática. Os líderes rígidos demais impedem
que outros profissionais possam crescer”, diz.
Fiscalização
problema
E se você ainda possui dúvidas deste fato, basta consultar uma
recente pesquisa dos professores Douglas Kruse e Joseph Blasi, da Universidade
de Rutgers, e do acadêmico Richard Freeman, do NBER (National Bureau of Economic
Research), dos Estados Unidos.
De acordo com o documento, menos é mais em situações como
estas, em que as empresas costumam pagar salários acima da média do mercado.
“Uma das descobertas mais interessantes dessa pesquisa é que os
funcionários passam a ter as piores atitudes possíveis, especialmente quando
esse tipo de incentivo está combinado a um ambiente de alta fiscalização”,
explica o professor Kruse, também autor do levantamento.
Em contrapartida, o mesmo não costuma se repetir com uma
fiscalização mais ‘branda’. Nestes casos, segundo a pesquisa, os colaboradores
até vestem a camisa da empresa e acabam desenvolvendo o interesse de permanecer
na corporação. Por isso, manter baixos os níveis de supervisão dos chefes, que
apostam na confiança dos colaboradores, acaba sendo tão fundamental.
“O gestor tem um papel fundamental nisso. Ele precisa
trabalhar a própria insegurança para não criar problemas com membros da equipe.
Se ele cobra a mesma tarefa em intervalos curtos de tempo, significa que ele não
confia no profissional. Com isso, o funcionário também deixa de confiar na
gestão”, explica Sabino.
Para ele, um bom gestor precisa saber ler sua equipe e
identificar o que motiva cada um dos seus colaboradores. “Tem gente que se
motiva com autonomia, outros com um salários maior, outros com um dia intenso de
trabalho. Cabe ao gestor identificar o que o profissional da equipe dele
deseja”, avalia.
Desempenho no
trabalho
Uma boa dica para quem deseja estimular a produtividade dos
colaboradores da própria empresa é levar os contratados a pensarem como os
proprietários da corporação. Como? Não os tratando como simples empregados.
“É preciso que os funcionários se sintam mais dispostos a
pensar e agir como donos da empresa, e não apenas como empregados. Isso inclui
divisão de lucros, o envolvimento em decisões, o treinamento e a maior confiança
e segurança no ambiente profissional”, diz o professor.
O estudo
O levantamento realizado por acadêmicos do NBER (National
Bureau of Economic Research), dos Estados Unidos, combinou duas pesquisas com
dados de mais de 40 mil trabalhadores americanos e 780 empresas que se
candidataram ao concurso “Great Place to Work”, entre 2005 e 2007.
Abraço e Sucesso a Todos
Olimpia Pinheiro
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(91)8164-1073
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