sexta-feira, 31 de julho de 2015

Gaia em Portugal inaugura Loja Interativa de Turismo


O município de Gaia inaugura hoje junto ao Centro Histórico e às tradicionais Caves de Vinho do Porto uma Loja Interativa de Turismo através da qual a câmara espera atrair mais turistas e convencê-los a regressar.

"Estamos a criar um conjunto de canais para cativar os turistas a visitarem Gaia uma segunda e até uma terceira vez. A nova Loja Interativa de Turismo, por exemplo, é um equipamento que vem ajudar a responder a este desafio", explicou a autarquia.

Voltada para o Douro e para as Caves, a obra, um edifício transparente assente numa plataforma com pilares metálicos, arrancou em setembro de 2014 e representa um investimento de cerca 280 mil euros cofinanciados por fundos comunitários do programa ON.2 -- Novo Norte.

Ali "o turista irá encontrar disponível 24 horas por dia, tudo aquilo que necessita para planear e, em tempo real a sua viagem e estada mais prolongada", acrescentou em nota hoje enviada à Lusa.

O espaço de Gaia é o 55.º do projeto 'Rede de Lojas Interativas' da entidade do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) que arrancou em 2010 e que pretende ter 68 unidades em funcionamento até ao final do ano, incluindo o Porto Welcome Center e uma loja interativa móvel.

Vila Nova de Gaia integra a partir de hoje este "projeto de elevado perfil diferenciador, utilizando as mais recentes inovações tecnológicas, possibilitando ganhos económicos para o município e para a região Norte de Portugal", refere a autarquia em comunicado.

Tal como as restantes, a loja de Gaia terá informação disponível 24 horas através de uma promotora virtual e apresentará "um conjunto de equipamentos de última geração, desde mesas interativas a ecrãs de projeção temática, ambientes tridimensionais e um conjunto de ferramentas interativas de apoio aos produtos estratégicos e eventos culturais do Norte de Portugal".

"Com uma visão virada para o turista, conseguiu revolucionar-se o paradigma do Posto de Turismo tradicional, indo desta forma ao encontro das reais necessidades de quem visita a região quer nos dias de hoje, quer no futuro", destaca a TPNP cujo presidente, Melchior Moreira, chegou a apelidar a nova loja de Gaia de "miradouro para a humanidade".

Uma das principais lojas interativas da Turismo do Porto e Norte, localizada no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, já recebeu, desde a sua inauguração em junho de 2012, cerca de um milhão de turistas.

Para além das novas lojas do Porto e unidade móvel, a TPNP pretende abrir até ao final do ano espaços turísticos em Armamar, Bragança, Lamego, Moimenta, Paredes Coura, Peso da Régua, Sabrosa, Tabuaço, Trofa, Vila Pouca de Aguiar e Topas (Espanha).

A inauguração da Loja Interativa de Gaia, na Avenida Diogo Leite, está marcada para as 11h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário