sexta-feira, 22 de maio de 2015

Islã 101: Uma Introdução ao Islã e a Jihad Islâmica


sábado, 7 de março de 2015


Este texto apresenta uma visão bastante abrangente do islamismo e da Jihad, desde Maomé até os dias de hoje. É um resumo, escrito como se fosse um texto escolar, daí o seu título como se fosse um curso universitário introdutório "Islã 101." 

Na verdade, este texto deveria ser obrigatório nas universidades brasileiras, notadamente nas faculdades de artes, pois é dever de todo acadêmico apresentar e discutir visões diferentes dos assuntos a serem tratados. Lamentávelmente está se vendo que muitos acadêmicos usam a cátedra para promover a sua ideologia, deste modo destruindo a capacidade crítica e de análise de seus alunos. E o que é pior, o lobby saudita já está penetrando nas universidades brasileiras, inclusive financiando acadêmicos, que se tornam em porta-vozes da Jihad no Brasil, vendendo uma idéia higienizada do islão, e traindo o Brasil. 

Mas isso não fica ái. Existem políticos, e até mesmo autoridades eclesiásticas que se omitem, fazendo o jogo do "não vejo, não ouço, não falo." Ou, pior ainda, por má fé ou ignorância, também se tornam promotores da Jihad no Brasil. 

Este texto deve para ser distribuido o máximo possível! Uma versão em pdf se encontra neste link

Agradecimentos ao blog Tião Cazeiro.


Islã 101

Gregory M. Davis

Tradução de

Sebastião Cazeiro



Sebastião Cazeiro, blog Tião Cazeiro, Muhammed e os Sufis

Islã 101 foi publicado originalmente no blog Jihadwatch.


Islã 101 tem como objetivo educar as pessoas sobre os fundamentos do Islã e ajudar aos inteirados sobre o assunto a transmitirem a história e os fatos recentes a outras pessoas com precisão. Da mesma forma, o livro e o documentário são destinados a servir como explicações concisas dos principais acontecimentos relativos ao Islã e suas implicações para a sociedade ocidental. Islã 101 expõe a inadequação dos pontos de vista predominantes. Todos devem sentir-se livres para distribuir e/ou reproduzir este trabalho.

Nota de José Atento: Algumas edições tiveram que ser feitas na tradução orginal.  


Sumário
  

1) O Básico


a) Os Cincos Pilares do Islã


b) O Alcorão — O livro de Alá


c) Sunnah — O “Caminho” do Profeta Maomé

  i.    A Batalha de Badr
 ii.    A Batalha de Uhud
 iii.   A Batalha de Medina
 iv.    A Conquista de Meca
 d) A Lei da Sharia

2) Jihad e Dhimmitude


a)   O que significa “Jihad”?


b) Muçulmano e Acadêmico:  Hasan Al-Banna sobre a jihad


c) Dar al-Islam e dar al-harb: a Casa do Islã e a Casa de Guerra

              i.    Taqiyya — Falsidade Religiosa 

d) Jihad através da História

              i.    A primeira grande onda da Jihad: Árabes, 622-750 AD
             ii.    A segunda grande onda da Jihad: Turcos, 1071-1683 AD
  e)  O Dhimma

f)   A Jihad na Era Moderna



3) Conclusão



4) Perguntas frequentes


 a) e sobre as cruzadas?


 b) se o Islã é violento, por que tantos muçulmanos pacíficos?


 c) e sobre as passagens violentas na Bíblia?


 d) uma "reforma" islâmica poderia pacificar o Islã?


 e) e sobre a história do colonialismo ocidental no mundo Islâmico?


 f) como é possível uma ideologia política violenta tornar-se a segunda maior religião e com o mais rápido crescimento do planeta?


 g) é justo caracterizar todas as escolas do pensamento Islâmico como violentas?


 h) e sobre as grandes conquistas da civilização Islâmica?



5) Glossário de termos



6) Mais recursos


---------


1. O Básico


a) Os Cinco Pilares do Islã


Os Cinco Pilares do Islã constituem os princípios mais básicos da religião. Eles são:

1. Fé (Iman) na unicidade de Deus e na finalidade da missão profética de Maomé indicado pela declaração de [Shahadah] que, “não há nenhum Deus, mas Alá e Maomé  é o Mensageiro de Alá”

2. Manutenção das cinco orações diárias regulares (salah).

3. A esmola (zakat).

4. Jejum (sawm).

5. Peregrinação (hajj) a Meca para aqueles que são capazes.

Os Cinco Pilares não nos dizem muito sobre a fé ou o que se espera que um muçulmano acredite ou como ele deve agir. Do segundo ao quinto Pilar — oração, esmola, jejum, peregrinação — vemos apenas aspectos compartilhados por muitas religiões. A finalidade da missão profética de Maomé, no entanto, é exclusiva do Islã. Para entender o Islã e o que significa ser um muçulmano, precisamos entender Maomé, bem como as revelações alegadamente dadas por meio dele por Alá, que constituem o Alcorão.

b)  O Alcorão — o Livro de Alá



De acordo com o ensinamento Islâmico, o Alcorão surgiu de uma série de revelações de Alá através do Arcanjo Gabriel ao Profeta Maomé, que em seguida ditou para seus seguidores. Os companheiros de Maomé memorizaram fragmentos do Alcorão e os escreveram sobre tudo o que estava em mãos, que mais tarde foram compilados em forma de livro sob a supervisão do terceiro Califa Uthman, alguns anos depois da morte de Maomé.

O Alcorão é tão grande como o novo testamento Cristão. É composto por 114 suras (não deve ser confundido com o Sira, que remete à vida do Profeta) de diferentes comprimentos, que podem ser considerados capítulos. De acordo com a doutrina Islâmica, era por volta de 610 D.C. em uma caverna perto da cidade de Meca (atualmente sudoeste da Arábia Saudita) que Maomé recebeu a primeira revelação de Alá por meio do Arcanjo Gabriel.

A revelação meramente ordenou Maomé a “recitar” ou “ler”.(Sura 96); Ele foi instruído a proferir palavras que não eram suas, mas de Alá. Ao longo dos próximos doze anos ou mais, em Meca, outras revelações chegaram a Maomé constituídas de mensagens aos habitantes da cidade para abandonarem seus costumes pagãos e transformarem-se em adoração à Alá, o Único.


Enquanto em Meca, embora tenha condenado o paganismo (para a maior parte), Maomé mostrou grande respeito ao monoteísmo dos habitantes Judeus e Cristãos.
Na verdade, o Deus do Alcorão afirmou ser o mesmo Deus adorado pelos Judeus e Cristãos, e que agora havia se revelado ao povo árabe através de seu mensageiro escolhido, o Profeta Maomé. São os versículos corânicos que surgiram mais tarde na carreira de Maomé, depois que ele e os primeiros muçulmanos haviam trocado Meca pela cidade de Medina, que transformaram o Islã de uma forma relativamente benigna de monoteísmo para uma ideologia expansionista, político-militar que persiste até hoje.

O Islã ortodoxo rejeita que a tradução do Alcorão para outro idioma seja da forma como a Bíblia do Rei James é para a tradução original das Escrituras Grego-Hebraicas. A questão muitas vezes levantada por apologistas Islâmicos para distorcer a crítica é que apenas os leitores árabes podem entender o Alcorão.

Mas o Árabe é uma língua como qualquer outra e plenamente capaz de ser traduzida. Na verdade, a maioria dos muçulmanos não são sabem ler Árabe. Na análise a seguir, usamos uma tradução do Alcorão por dois estudiosos muçulmanos. Todas as explicações entre parênteses no texto são de responsabilidade dos tradutores; minhas interjeições estão entre chaves, {}.

Aqueles ocidentais que conseguem ler uma tradução do Alcorão são muitas vezes desnorteados quanto ao seu significado graças a ignorância sobre um princípio extremamente importante ou vital para a compreensão e interpretação do Alcorão, conhecido como “revogação” ou “abrogation” na língua Inglesa. O princípio da revogação — al-naskh wa al-mansukh (o que revoga ou é revogado) — determina que os versículos revelados mais tarde na carreira de Maomé “revogam” — isto é, cancelam e substituem — aqueles versículos anteriores cujas instruções estão em contradição. Assim, passagens reveladas mais tarde na carreira de Maomé, em Medina, negam passagens reveladas no período anterior, em Meca. O próprio Alcorão estabelece o princípio de revogação:

Verso 2:106. Qualquer (revelação) que um verso traga, Nós {Alá} revogamos ou fazemos esquecer, e Trazemos um verso melhor ou semelhante a ele. Você não sabe que Alá é capaz de fazer qualquer coisa?

Parece que o verso 2:106 foi revelado em resposta ao ceticismo dirigida a Maomé que as revelações de Alá não eram inteiramente consistentes ao longo do tempo. A refutação de Maomé foi que “Alá é capaz de fazer qualquer coisa” — até mesmo mudar de idéia. Para confundir mais ainda a coisa toda, embora o Alcorão tenha sido revelado a Maomé sequencialmente ao longo vinte anos, não foi compilado em ordem cronológica. Quando o Alcorão finalmente foi agrupado em forma de livro sob a supervisão do Califa Uthman, as Suras foram ordenadas do maior ao menor texto sem conexão com a ordem na qual foram reveladas e com o conteúdo temático. A fim de descobrir o que o Alcorão diz sobre um determinado tema, é necessário examinar as outras fontes Islâmicas que dão pistas sobre quando na vida de Maomé ocorreram as revelações. Após esse exame, descobre-se que as Suras de Meca, reveladas no tempo em que os muçulmanos estavam vulneráveis, são geralmente benignas; e as Suras de Medina, posteriores, reveladas depois que Maomé havia se tornado um chefe de exército, são belicosas.

Vamos ver, por exemplo, as Sura 50:45 e a Sura 109, ambas reveladas em Meca:

50:45. Nós sabemos bem o que eles dizem; e ti (Ó Maomé) não é um tirano sobre eles (para forçá-los à crença). Mas avisa pelo Alcorão, àquele que teme a minha Ameaça.

109:1. Diz (Ó Maomé para estes Mushrikun e Kafirun): “O Al-Kafirun (os incrédulos em Alá, em sua unidade, em seus anjos, em seus livros, em seus mensageiros, no Dia da Ressurreição) e em Al-Qadar {predestinação por ordem divina, e sustentador de todas as coisas}, etc.).

 109:2. "Eu não adoro o que você adora.

 109:3. "Nem adorarás o que venero.

 109:4. "E eu não adorarei o que você está adorando.

 109:5. "Nem adorarás o que venero.

 109:6. "Para que você seja a sua religião e eu a minha religião (Monoteísmo Islâmico)."

A passagem seguinte revela, após os muçulmanos terem chegado a Medina, que eles ainda estavam vulneráveis:

Verso 2:256. Lá não existe compulsão religiosa. Na verdade, o Caminho Correto tornou-se distinto do Caminho Errado. Quem descrê em Taghut {idolatria} e acredita em Alá,  segura no punho mais confiável e inquebrável. E Alá é Todo-Ouvido e Todo-Sabedor.

Em contraste, veja o verso 9:5, comumente referido como o “Verso da Espada”, revelado próximo ao final da vida de Maomé:

Verso 9:5. Então quando os meses sagrados (os meses 1, 7, 11 e 12 do Calendário Islâmico) passarem, matem os Mushrikun {incrédulos} e capture, cerque e prepare-se para cada emboscada. Mas se eles se arrependerem ou se comportarem como As-Salat (Iqamat-as-Salat {as orações rituais Islâmicas}) e darem Zakat {esmolas}, então nesse caso deixem o caminho livre. Na verdade, Alá é Clemente e Misericordioso.

Tendo sido revelado mais tarde na vida de Maomé do que os versos 50:45, 109 e 256, o Verso da Espada revoga as injunções pacíficas em conformidade com o verso 2:106. Sura 8, revelados pouco antes da Sura 9, que revela um tema semelhante:

Verso 8:39. E lute com eles até que não haja mais nenhuma Fitnah (descrença e politeísmo: ou seja, adorar outros além de Alá) e a religião (adoração) estará por Alá Solitário [em todo o mundo]. Mas se eles pararem (de adorar outros além de Alá), então certamente, Alá é todo-observador do que eles fazem.

Verso 8:67. Não é de um profeta que ele deva ter prisioneiros de guerra (e libertá-los com resgate) até que ele tenha feito uma grande chacina (entre os seus inimigos) na terra. Você deseja o bem do mundo (ou seja, o dinheiro do resgate para libertar os cativos), mas Alá deseja (para você) a outra vida. E Alá é Todo-Poderoso e Todo-Prudente.

Verso 9:29. Lute contra aqueles que não crêem em Alá , nem no Último Dia, nem na proibição do que já foi proibido por Alá e seu Mensageiro e que não reconheçam a religião da verdade (ou seja, o Islã) entre eles os adeptos das Escrituras (Judeus e Cristãos), até que paguem a {o imposto} Jizya com submissão desejada e sentindo-se subjugados.

Verso 9:33. É ele {Alá} quem enviou seu mensageiro (Maomé) com a orientação e a religião da verdade (Islã), para torná-lo superior ao longo de todas as religiões mesmo que o Mushrikun (politeístas, pagãos, idólatras, descrentes na unicidade de Alá), odeie isso.

Os Mandamentos do Alcorão para os muçulmanos fazerem guerra em nome de Alá contra não-muçulmanos são inconfundíveis. Eles são, além disso, absolutamente autênticos quando foram revelados no final de carreira do Profeta e devem cancelar e substituir as instruções anteriores para agir pacificamente. Sem o conhecimento do princípio de revogação, os ocidentais continuarão a descaracterizar o Alcorão e a diagnosticar o Islã como uma “religião da paz”.

c) A Sunnah — o “Caminho” do Profeta Maomé


No Islã, Maomé é considerado al-insan al-kamil (o “Homem Ideal”). Maomé de forma alguma é considerado Divino, nem é adorado (nenhuma imagem de Maomé é permitida para não incentivar a idolatria), mas ele é o modelo por excelência para todos os muçulmanos de como devem conduzir-se. É através de ensinamentos pessoais e ações de Maomé — que compõem o “Caminho do Profeta”, a Sunnah — que os muçulmanos distinguem o que é uma vida boa e sagrada. Detalhes sobre o profeta — como ele viveu, o que ele fez, seus enunciados não-Corânicos, seus hábitos pessoais — são conhecimentos indispensáveis para todos os fiéis muçulmanos.

O conhecimento da Sunnah vem principalmente dos Hadiths (“relatórios”) sobre a vida de Maomé, que foram transmitidos oralmente até serem codificadas no século VIII DC, algumas centenas de anos após a morte de Maomé. Os Hadiths constituem o mais importante livro de textos Islâmicos depois do Alcorão; Eles são basicamente uma coleção de passagens sobre a vida de Maomé, que se acredita ter originado através dos que o conheceram pessoalmente. Existem milhares e milhares de Hadiths, alguns através de várias páginas, alguns apenas através de algumas linhas. Quando os Hadiths foram compilados pela primeira vez no Século VIII D.C., tornou-se óbvio que muitos eram autênticos. Os primeiros estudiosos muçulmanos do Hadith tiveram muito trabalho tentando determinar quais Hadiths eram autênticos e quais eram suspeitos.

Os Hadiths aqui expostos são da mais alta confiança, autenticidade e são exclusivos da coleção Sahih Al-Bukhari, reconhecida como fonte para todas as escolas de Estudos Islâmicos, traduzido por um estudioso muçulmano e que podem ser encontrados aqui. Diferentes traduções de Hadiths podem variar para cada volume, livro e número, mas o conteúdo é o mesmo. Para cada Hadith, as informações classificadas são listadas primeiras, depois segue o nome do criador do Hadith (geralmente alguém que conhecia pessoalmente o Maomé) e então o conteúdo propriamente dito. Enquanto a absoluta autenticidade mesmo de um só Hadith é dificilmente assegurada, eles, no entanto, são aceitos como autênticos dentro do contexto Islâmico.

Dado que Maomé, ele mesmo, é o instrumento de medição da moralidade, suas ações não são julgadas de acordo com um padrão moral independente, mas sim o padrão que acha correto para os muçulmanos.

Volume 7, livro 62, número 88; Narrador Ursa: O Profeta escreveu o (contrato de casamento) com Aisha quando ela tinha seis anos de idade. Consumou o seu casamento quando ela tinha nove anos que permaneceu com ele ainda por nove anos (ou seja, até sua morte).

Volume 8, livro 82, número 795; Narrado por Anas: O Profeta cortou as mãos e os pés dos homens pertencentes à tribo de Uraina e não os cauterizou (seus membros sangrentos ) até a morte.

Volume 2, livro 23, número 413; Narrador Abdullah bin Umar: os Judeus {de Medina}  trouxeram para o Profeta, um homem e uma mulher dentre eles que cometeram (adultério) relações sexuais ilegais. Ele ordenou que os dois fossem apedrejados até a morte, perto do local onde se oferecem orações á funerais ao lado da mesquita.

Volume 9, livro 84, número 57; Narrador Ikrima:  Alguns Zanadiqa (ateístas) foram trazidos para Ali {o quarto Califa} que os queimou. A notícia deste evento chegou a Ibn ‘ Abbas, que disse “Se eu estivesse no lugar dele, não teria queimado, como o Apóstolo de Alá proibiu, e mais” não puniria alguém com a punição de Alá (fogo).” Eu os mataria de acordo com as instruções do Apóstolo de Alá, “Qualquer um que abandonar a religião Islâmica, deve morrer.”

Volume 1, livro 2, número 25; Narrador Abu Huraira: O Apóstolo de Alá foi perguntado, “Qual a melhor ação?” Ele então respondeu: “Acreditar em Alá e seu apóstolo (Maomé). O interrogador então perguntou: “Qual é a próxima ( por bondade)?”Ele respondeu: “Participar de uma Jihad (guerra religiosa) pela causa de Alá.”

No Islã, não há nenhum sentido “natural” de moralidade ou justiça que transcenda os exemplos específicos ou regras descritas no Alcorão e na Sunnah.  Porque Maomé é considerado o último Profeta de Alá, e o Alcorão, “o Eterno”, palavras inalteráveis de Alá, e por isso não contém nenhuma moralidade em evolução que permita a modificação ou integração da moralidade Islâmica com outras fontes. Todo o universo moral Islâmico recai unicamente da vida e dos ensinamentos de Maomé.

Junto  com os confiáveis Hadiths, uma outra fonte de conhecimento aceita sobre Maomé vem da Sira (vida) do Profeta, composto por um dos grandes estudiosos e acadêmicos do Islã, Maomé bin Ishaq, no Século VIII DC.

A carreira profética de Maomé é dividida em dois segmentos: o primeiro em Meca, onde ele trabalhou por quatorze anos convertendo pessoas ao Islã; e mais tarde na cidade de Medina (a cidade do Apóstolo de Alá), onde se tornou um poderoso líder político e militar. Em Meca, vemos uma figura quase bíblica, pregando o arrependimento e a caridade, assediado, rejeitado por aqueles ao redor dele; mais tarde, em Medina, vemos um comandante capaz e estrategista que sistematicamente conquistou e matou aqueles que se opunham a ele. São nos anos posteriores da vida de Maomé, de 622 D.C. até sua morte em 632, que raramente articula-se uma discussão em boa companhia. No ano 622, quando o Profeta já tinha mais de 50 anos de idade, que ele e seus seguidores fizeram a Hijra (emigração), de Meca para o oásis de Yathrib — mais tarde renomeado Medina — uns 200 km ao Norte. O novo monoteísmo de Maomé enfureceu os líderes pagãos de Meca, e a ida para Medina foi precipitada por um provável atentado à vida de Maomé. Ele enviou emissários para Medina para garantir que seria bem vindo. Ele foi aceito pelas tribos de Medina como o líder dos muçulmanos e como árbitro das disputas entre as tribos.

Pouco antes de Maomé fugir da hostilidade de Meca, um novo lote de convertidos muçulmanos prometeu lealdade em uma colina fora de Meca, chamada de Aqaba. Ishaq que revela aqui na Sira o significado do evento:

Sira, p. 208: Quando Alá deu permissão ao seu apóstolo para lutar, a segunda Aqaba {juramento de fidelidade } continha condições envolvendo guerras que não estavam no primeiro ato da “lealdade”.  Agora eles {seguidores de Maomé} se uniam para lutar contra tudo e todos por Alá e seu apóstolo, enquanto prometia aos guerreiros fiéis pelo serviço prestado, a recompensa no paraíso.

Que a religião nascente de Maomé tinha sofrido uma mudança significativa naquele momento é fato. O acadêmico Ishaq pretendia demonstrar claramente aos seus leitores (muçulmanos) que, enquanto nos primeiros anos, o Islã era um credo relativamente tolerante e que podia “suportar insultos e perdoar os ignorantes,” Alá em breve convocaria os  muçulmanos “para a guerra contra tudo e todos por Alá e seu profeta.”

“O Calendário Islâmico atesta a importância da Hijra, definindo o primeiro ano a contar da data de sua ocorrência. O ano da Hijra, em 622 D.C., é considerado mais significativo que o ano do nascimento ou morte de Maomé, ou que a primeira revelação corânica porque o Islã é primeiramente um empreendimento político-militar. Foi só quando Maomé deixou Meca com sua tropa paramilitar que o Islã alcançou uma adequada articulação político-militar. Os anos do calendário islâmico (que emprega meses lunares) são designados em inglês “AH” ou “After Hijra”. Em Português, “DH” ou “Depois da Hijra”.

i. A Batalha de Badr


A batalha de Badr foi o primeiro compromisso significativo enfrentado pelo profeta. Após estabelecer-se em Medina seguindo a Hijra, Maomé começou uma série de “razzias” (ataques) sobre as caravanas da tribo dos Coraixitas (Quraishem) de Meca que rumavam em direção à Síria.

Volume 5, livro 59, número 287; Narrador Kab bin Malik : O apóstolo tinha saído para atender as caravanas dos Quraishem, mas Alá fez com que eles (ou seja, os muçulmanos) conhecessem seu inimigo inesperadamente (sem nenhuma intenção anterior).

Volume 5, livro 59, número 289; Narrador Ibn Abbas Narrado : No dia da batalha de Badr, o profeta disse: “Ó Alá! Apelo à Você (para cumprir) sua Aliança e Promessa.  Ó Alá! Se sua Vontade é que ninguém deva adorar-Lo (então dê a vitória aos pagãos).” Então Abu Bakr agarrou-o pela mão e disse: “Isto é suficiente para você”. O profeta saiu dizendo: “a multidão será colocada em fuga e eles vão mostrar suas costas.” (54:45)

Tendo retornado para Medina, depois da batalha, Maomé admoestou a tribo Judaica dos Qaynuqa, residente em Meca, para aceitar o Islã, ou enfrentar um destino similar como os Quraishem (03:12-13). A tribo de Qaynuqa concordou em deixar Medina se eles pudessem reter suas propriedades, e Maomé concedeu. Após o exílio da tribo de Qaynuqa em Bani, Maomé virou-se para os indivíduos de Medina, que ele achava que agiam perigosamente. O profeta parece particularmente não gostar dos muitos poetas que ridicularizaram sua nova religião e sua reivindicação de ser um profeta — um tema hoje evidente nas reações violentas dos muçulmanos a qualquer zombaria percebida ao Islã. Agindo contra seus adversários, “o Homem Ideal” imprimiu precedentes para sempre sobre como os muçulmanos devem lidar com os detratores de sua religião.




A Batalha de Badr

Sira, p.367: Então, ele  {Kab bin al-Ashraf} compôs versos amorosos de caráter insultuoso sobre as mulheres muçulmanas. O Apóstolo disse: “Quem me livrará de  Ibnul-Ashraf?” Muhammad bin Maslama, irmão da Bani Abdu’l-Ashhal, disse, “Eu lidarei com ele para você, Ó apóstolo de Alá, eu vou matá-lo.” Ele disse, “faça-o se você puder.” “Tudo que é incumbido a você é o que você deve tentar” {disse o Profeta para Muhammad bin Maslama}. Ele disse, “O apóstolo de Alá, teremos de dizer mentiras.” {O Profeta} respondeu, “Diga o que você quiser, pois deve-se sentir livre nesse assunto.”  

Volume 4, livro 52, número 270; Narrador bin Jabir ‘ Abdullah: O Profeta disse: “Quem está pronto para matar Kab bin Al-Ashraf que realmente prejudicou Alá e seu apóstolo?” Muhammad bin Maslama disse: “Ó Apóstolo! Gosta de mim para matá-lo?” Ele respondeu de forma afirmativa. Então, Muhammed bin Maslama foi até ele (ou seja, Kab) e disse, “esta pessoa (ou seja, o Profeta) nos incumbiu da tarefa e pediu-nos para fazer a caridade”. Kab respondeu: “Por Alá, vai se cansar dele.” Muhammad bin Maslama disse-lhe, “seguimos ele, assim não gostamos de o abandonar até vermos o fim desse caso.” Maomé bin Maslama continuou falando desta forma até que ele teve a chance de matá-lo.

Uma parcela significativa da Sira dedica-se à poesia composta por seguidores de Maomé e seus inimigos em duelos de retórica que se espelham no campo. Parece uma competição informal para engrandecer a si mesmo, a tribo e Alá enquanto ridicularizam o adversário de maneira eloquente e memorável. Malik bin Kab, um dos assassinos de seu irmão, Kab bin al-Ashraf, compôs o verso a seguir:

Sira, p.368: Narrador Kab bin Malik disse: Entre eles,  Kab foi deixado ali prostrado e (depois da sua queda {a tribo judaico de} al-Nadir foi posta à baixo). Com a espada em mãos o cortamos até a morte por ordem de Maomé, quando enviou secretamente durante a noite o irmão de Kab. Ele o desnorteou e o derrubou com esperteza, Mahmud foi verdadeiramente corajoso.

ii. Batalha de Uhud


Os Coraixitas de Meca se reagruparam para atacar os muçulmanos de Medina. Maomé foi informado de que as forças de Meca viriam para atacá-lo e assim acampou suas forças em uma pequena colina ao norte de Medina chamada de Uhud, onde ocorreu a batalha que se seguiu.

Volume 5, livro 59, número 377; Narrador  Abdullah bin Jabir:  No dia da batalha de Uhud, um homem veio ao Profeta e disse: “Poderia me dizer onde eu estarei caso seja martirizado?” O Profeta respondeu: “No paraíso.” Assim, o homem jogou fora algumas coisas que carregava em sua mão e lutou até ser martirizado.

Volume 5, livro 59, número 375; Narrador  Al-Bara: Quando enfrentamos o inimigo, fugiram as pressas, até que vi as mulheres deles correndo em direção a montanha, levantando suas roupas de suas pernas, revelando suas pulseiras na perna. Os muçulmanos começaram a dizer: “O saque, o saque!” Abdullah bin Jubair disse, “O profeta me fez prometer que não deixarei este lugar.” Mas seus companheiros recusam-se (a ficar). Então quando eles se recusaram (de permanecer), (Alá) confundiu-os para que eles não pudessem saber para onde iam, e eles sofreram setenta baixas.

Embora privado da vitória em Uhud, Maomé não foi vencido. Ele continuou fazendo incursões que o fez ser um muçulmano não só virtuoso aos olhos de Alá, mas lucrativo também. Na visão Islâmica do mundo, não há nenhuma incompatibilidade entre riqueza, poder e santidade. Com efeito, como um membro da verdadeira fé, é lógico que se deve também desfrutar a recompensa material de Deus — mesmo que isso signifique saquear os infiéis.

Como Maomé tinha neutralizado o tribo judaica de Bani Qaynuqa depois Badr,  ele agora virou para o Bani Nadir depois de Uhud. De acordo com a Sira,  Alá advertiu Maomé de uma armadilha para assassiná-lo, e o profeta ordenou aos muçulmanos que se preparassem para guerra contra o Bani Nadir. O Bani Nadir concordou em ir para o exílio se Maomé permitisse que eles mantivessem seus bens móveis. Maomé concordou com estes termos, com a condição de que eles deixassem para trás suas armaduras.

iii. Batalha de Medina


Maomé nos portões de Medina

Em 627 D.C., Maomé enfrentou o maior desafio para a sua nova comunidade. Naquele ano, os Coraixitas de Meca fizeram o seu mais determinado ataque aos muçulmanos de Medina. Maomé não achou aconselhável engajá-los em uma batalha campal como em Uhud, mas abrigou-se em Medina, protegida por fluxos de lava dos três lados. Os guerreiros de Meca teriam que atacar ao noroeste por um vale entre os fluxos, e foi lá que Maomé ordenou uma trincheira e cavou a defesa da cidade.

Volume 4, livro 52, número 208; Narrador Anas: No dia (da batalha) da trincheira, o Ansar {novos convertidos ao Islã} estavam dizendo, “nós somos aqueles que juraram lealdade a Maomé para a Jihad (para sempre), enquanto vivermos.” O Profeta respondeu-lhes: “Ó Alá! Não existe vida exceto a vida do outro. Então honra o Ansar e os emigrantes {de Meca} com sua generosidade”. Narrador  Mujashi: Eu e o meu irmão viemos ao Profeta para pedi-lhe que  tome o juramento de lealdade de nós para a migração. Ele disse, “Migração faleceu com seu povo.” Eu perguntei, “Por que então você levará o juramento de lealdade de nós?” Ele disse, “Vou levar (a promessa) para o Islã e à Jihad.”

Os guerreiros de Meca foram derrotados pela trincheira e apenas foram capazes de enviar pequenos ataques através dela. Após vários dias, eles voltaram para Mecca. Depois da Vitória, Maomé virou-se para a terceira tribo judaica em Medina, Bani Quraiza. Enquanto a tribo de Bani Qaynuqa e Bani Nadir sofriam o exílio, o destino da Bani Quraiza seria consideravelmente mais terrível.

Sira, p. 463-4: Em seguida, renderam {a tribo de Quraiza}, e o Apóstolo limitou-os em Medina, no bairro de d. al-Harith, uma mulher de Bani al-Najjar. Depois disso o Apóstolo saiu para o mercado de Medina e cavou trincheiras nele. Então ele os enviou e decapitou as suas cabeças nas trincheiras que foram trazidas para fora diante dele em lotes. Entre eles estava o inimigo de Alá Huyayy bin Akhtab e Kab bin Asad, chefe deles. Haviam 600 ou 700 ao todo, embora alguns registrem de 800 a 900. Como eles estavam sendo levados para fora em lotes para o Apóstolo, perguntaram a Kab o que ele pensava que seria feito com eles. Ele respondeu “Você não percebe? Não vê que quem chama nunca pára e aqueles que são levados jamais retornam? Por Alá isso é a morte!” E continuou até que o Apóstolo fizesse um final a eles.

Assim, encontramos um precedente claro que explica a propensão peculiar dos terroristas Islâmicos para decapitar suas vítimas: é apenas mais um precedente agraciado pelo seu profeta.

Continuando ainda  com outras incursões  muçulmanas, desta vez num lugar chamado Khaibar, “as mulheres de Khaibar foram distribuídas entre os muçulmanos”, como era prática usual. (Sira, p. 511) O ataque em Khaibar tinha sido contra o Bani Nadir, o qual Maomé anteriormente tinha exilado de Medina.

Sira, p.515: Kinana bin al-Rabi, que tinha a custódia do tesouro de Bani al-Nadir, foi trazido para o apóstolo que lhe perguntou sobre isso. Ele negou que sabia onde estava. Um Judeu veio até o Apóstolo e disse que tinha visto Kinana rondando uma ruína todas às manhãs bem cedo. Quando o Apóstolo disse para Kinana, “você sabe que se nós encontarmos o tesouro vamos matá-lo?”, ele disse, sim. O Apóstolo deu ordens para que a ruína fosse escavada e alguns tesouros foram encontrados. Quando lhe perguntou sobre o resto, ele recusou-se a dizer e então o Apóstolo ordenou a al-Zubayr bin al-Awwam, “Torture-o até extrair o que ele têm”. Então, ele acendeu um fogo com pedra e aço em seu peito até que ele estivesse quase morto.  Em seguida o Apóstolo o entregou para Muhammad bin Maslama que o decapitou, em vingança por seu irmão Mahmud.

iv. A Conquista de Meca


Maomé a caminho para conquistar Meca

A maior vitória de Maomé veio em 632 D.C., dez anos depois que ele e seus seguidores haviam sidos forçados a fugir para Medina. Naquele ano, ele reuniu uma força de algumas dezenas de milhares de muçulmanos e tribos aliadas e desceu à Meca. O Apóstolo havia instruído seus comandantes para quando entrarem em Meca só lutarem contra aqueles que resistissem, com exceção de um pequeno grupo que estava decidido seriam exterminados mesmo que fossem encontrados sob as cortinas de Kaba. (Sira, p.550)

Volume 3, livro 29, n0 72; Narrado por Malik bin Anas: O Apóstolo de Alá entrou em Meca no ano da sua conquista usando um capacete árabe na cabeça e quando o Profeta o retirou, uma pessoa veio e disse, “Ibn Khatal está controlando a cobertura da Kaba (refugiando-se em Kaba).” O profeta disse: “Mate-o.”

Após a conquista de Meca, Maomé delineou o futuro de sua religião.

Volume 4, livro 52, número 177; Narrador Abu Huraira: O Apóstolo de Alá disse, “A Hora {do último julgamento} não será estabelecida até que você lute contra os Judeus, e a pedra atrás da qual um Judeu se esconder dirá” “Ó muçulmanos! Há um judeu escondido atrás de mim, para matá-lo.”

Volume 1, livro 2, número 24; Narrador Ibn Umar: O Apóstolo de Alá disse “Eu fui ordenado (por Alá) para lutar contra as pessoas até que elas atestem que ninguém têm o direito de ser adorado exceto Alá e que Maomé é o Apóstolo de Alá e que se oferecerem as orações com perfeição e fizerem a caridade obrigatória, então, se eles fizerem isso,  eles salvarão suas vidas e suas propriedades de mim exceto pelas leis Islâmicas, onde seus acertos de contas serão feitos por Alá.”

É a partir de pronunciamentos bélicos como estes que a erudição Islâmica divide o mundo em dar al-Islam (a Casa do Islã, ou seja, nações que se submeteram a Alá) e dar al-harb (Casa da Guerra, ou seja, nações que não se submeteram a Alá). Esse é exatamente o contexto ou sistema que o mundo viveu no tempo de Maomé e ainda vive nos dias de hoje. Consequentemente, como nos dias de hoje, a mensagem do Islã para o mundo descrente ou incrédulo é a mesma: Se submeta ou será conquistado.”

d) A Lei Sharia


Tradução: (Londres) – “Precisamos da lei de Alá, e não da lei feita pelo homem”.

Ao contrário de muitas religiões o Islã inclui um plano jurídico e político altamente específico, obrigatório para a sociedade, chamado de Sharia (pronuncia-se “xá-ri-á”), que se traduz aproximadamente como “caminho” ou ” passagem”. Os preceitos da Sharia são derivados dos mandamentos do Alcorão e da Sunnah (os ensinamentos e precedentes de Maomé como encontrado nos Hadiths autênticos e na Sira). Juntos, o Alcorão e a Sunnah estabelecem os ditames da Sharia, que é o modelo para a sociedade Islâmica, porque a Sharia se origina com o Alcorão e a Sunnah não é opcional. Sharia é o Código de Leis ordenado por Alá para toda a humanidade. Violar a Sharia ou não aceitar a  sua autoridade significa se rebelar contra Alá, e nesse caso todos os fiéis de Alá são requisitados à combater.

Tradução: “Sharia, o futuro de Londres”; “Governo Inglês -Governo Terrorista”.

Não há nenhuma separação entre o religioso e o político no Islã; por conseguinte o Islã e a Sharia constituem um meio abrangente de ordenação da sociedade em todos os níveis. Embora seja teoricamente possível para uma sociedade Islâmica ter diferentes formas exteriores — um sistema eletivo de governo, uma monarquia hereditária, etc. — qualquer que seja a estrutura externa do governo, a Sharia é o conteúdo prescrito. É este fato que coloca a Sharia em conflito com as formas de governo baseadas em algo que não seja o Alcorão e a Sunnah.

Os preceitos da Sharia podem ser divididos em duas partes:

 

1. Os atos de culto (al-ibadat), que inclui:


 Ritual de purificação (Wudu)

 Orações (Salah)

 Jejuns (Sawm e Ramadã)

 Caridade (Zakat)

 Peregrinação a Meca (Hajj)

2. Interação Humana (al-muamalat), que inclui:


 Transações financeiras

 Doações

 Leis sobre Herança

 Casamento, divórcio e cuidado infantil

 Alimentos e bebidas (incluindo o abate ritual e caça)

 Punições penais

 Guerra e paz

 Questões judiciais (incluindo formulários de provas e testemunhas)



Tradução: “A Lei Sharia é a única solução para Londres”.

Como se pode ver existem alguns aspectos da vida que não são regulados especificamente pela Sharia. Tudo, desde lavar as mãos, educação infantil, tributação, política militar, etc., caem sob seus ditames, porque a Sharia é derivada do Alcorão e da Sunnah, e, portanto oferece espaço para interpretação. Mas após um exame detalhado das fontes islâmicas é evidente que qualquer aplicação significativa da Sharia será muito diferente de qualquer coisa parecida com uma sociedade livre ou aberta no sentido ocidental.

Tradução: “Lei Sharia, a verdadeira solução; Liberdade, vá para o inferno!”, “O Islã vai dominar o mundo”.

O apedrejamento de adúlteros, execução de apóstatas e blasfemos, repressão a outras religiões e uma hostilidade obrigatória contra Nações não-Islâmicas pontuada pela guerra regular será a norma. Parece-me justo classificar o Islã e seu código de Lei, a Sharia, como uma forma de totalitarismo.

2. Jihad e Dhimmitude

a) O que significa “Jihad”?


Jihad literalmente se traduz como “empenho”, “esforço” (ou “struggle” como na língua Inglesa). Estritamente falando, Jihad não significa “Guerra Santa”, como os apologistas muçulmanos muitas vezes apontam. No entanto, a pergunta permanece sobre que tipo de “luta” significa: uma luta interna, espiritual contra as paixões, o ego ou uma luta física com o exterior.


Como em qualquer caso, a  tentativa de determinar o ensinamento Islâmico sobre um assunto particular, deve-se olhar para o Alcorão e a Sunnah. A partir dessas fontes é evidente que um muçulmano é submetido à luta contra uma variedade de coisas: preguiça na oração, negligência com a Dar zakat (caridade), etc. Mas é simples também que um muçulmano seja comandado a lutar, combate físico, contra os infiéis.

A impressionante carreira militar de Maomé atesta para o papel central da ação militar no Islã.

b) Hasan Al-Banna sobre a Jihad


Abaixo estão trechos do Tratado de Hasan Al-Banna, Jihad. Em 1928, Al-Banna fundou a Irmandade Muçulmana, que hoje é a mais poderosa organização no Egito após o próprio governo. Neste Tratado, Al-Banna argumenta que os muçulmanos devem pegar em armas contra os incrédulos. E assim ele diz:

“os versículos do Alcorão e da Sunnah convocam as pessoas em geral (com a expressão mais eloquente e a exposição mais clara) para a Jihad, para a guerra, para as forças armadas, e todos os meios de terra e mar para a luta.

Todos os muçulmanos devem fazer “Jihad”, é uma obrigação por Alá  para todos os muçulmanos e não podem ser ignoradas nem contornadas. Alá tem atribuído grande importância à Jihad e têm dado a recompensa aos mártires e aos lutadores em seu caminho esplêndido. Somente aqueles que agirem da mesma forma, e quem tem se modelado nos mártires e em seu desempenho na Jihad podem unir-se em recompensa. Além disso, Alá honrou especificamente os Mujahideen {aqueles lutam e levantam a Jihad} com certas qualidades excepcionais, espirituais e práticas, para beneficiá-los neste mundo e no próximo. Seu sangue puro é um símbolo da vitória neste mundo e a marca do sucesso e felicidade do mundo para vir.”

“Aqueles que só podem encontrar desculpas, no entanto, foram avisados das extremas e terríveis punições e Alá descreveu-os com o mais infeliz dos nomes. Ele os repreendeu pela sua covardia e falta de espírito e serão castigados por sua fraqueza e evasão escolar. Neste mundo, serão cercados pela desonra, e na próxima eles serão cercados pelo fogo do qual eles não escaparão embora possam possuir muita riqueza.  A fraqueza da abstenção e evasão da Jihad são considerados por Alá como um dos grandes pecados e um dos sete pecados que garantem o fracasso.”

“O Islã está preocupado com a questão da Jihad, da elaboração e a mobilização da “Ummah” {comunidade muçulmana global} como uma unidade para defender a causa certa com toda sua força mais que qualquer outro sistema antigo ou moderno de vida, não importando se religioso ou civil. Os versículos do Alcorão e da Sunnah de Maomé (PBUH {que a paz esteja com ele}) transbordam todos esses nobres ideais e convocam as pessoas em geral (com a expressão mais eloquente e a exposição mais clara) para a Jihad, para a guerra, para as forças armadas, e todos os meios por terra e mar à luta.”

Aqui, Al-Banna oferece citações do Corão e dos Hadiths confiáveis que demonstram a necessidade de combate para os muçulmanos. As citações são comparáveis com as incluídas na seção 1.b, sendo deste modo aqui omitidas:

Os estudiosos sobre Jihad acabaram de apresentar à você alguns versos do Alcorão e dos Hadith sobre a importância da Jihad. Agora eu gostaria de apresentar a você algumas das opiniões da jurisprudência do pensamento Islâmico acadêmico incluindo algumas autoridades sobre as regras da Jihad e a necessidade de preparação. A partir daí vamos perceber o quão longe a Ummah desviou-se da sua prática como pode ser visto a partir do consenso de seus estudiosos sobre a questão da Jihad.

O autor do ‘Majma’ al-Anhar fi Sharh Multaqal-Abhar’, descrevendo as regras da Jihad, de acordo com a escola Hanafi,  disse: “A Jihad linguisticamente significa exercer o máximo esforço na palavra e na ação; na Sharee’ah {Sharia — lei Islâmica} é a luta contra os incrédulos e envolve todos os esforços necessários para desmantelar o poder dos inimigos do Islã incluindo batendo neles, saqueando suas riquezas, destruindo seus lugares de culto e esmagando seus ídolos. Isto significa que a Jihad deve se esforçar ao máximo para garantir a força do Islã por meios diversos, tais como a  luta contra aqueles que lutam contra você e os dhimmis {não-muçulmanos vivendo sob o domínio Islâmico} (se eles violarem qualquer dos termos do Tratado) e os apóstatas (que são o pior dos incrédulos, por terem renegado após terem afirmado a sua crença).

É “fard” (obrigatório) para nós lutarmos contra os inimigos. O Imã deve enviar uma expedição militar para o dar al-harb {Casa de Guerra — o mundo não-muçulmano} anualmente pelo menos uma ou duas vezes e o povo deve apoiá-lo no presente. Se algumas pessoas cumprirem a obrigação, o restante será liberado da obrigação. Se este fard kifayah (obrigação comum) não puder ser realizada por esse grupo, então a responsabilidade recai sobre o grupo adjacente mais próximo, e então o mais próximo, etc., e se o”fard” kifayah  não puder ser realizado então torna-se um fard ‘ayn (obrigação individual), como a oração é obrigatória a todo o nosso povo.

As pessoas acadêmicas dão um parecer sobre o assunto, como deveria ser evidente, e isto é independentemente desses estudiosos serem Mujtahideen ou Muqalideen e é independentemente de serem estes estudiosos salaf (cedo) ou khalaf (tarde). Todos concordaram por unanimidade que a Jihad é uma fard kifayah {obrigação comum} imposta a Ummah Islâmica para difundir a Da’wah do Islã, e a Jihad é um fard ‘ayn {obrigação pessoal} se um inimigo atacar terras muçulmanas. Hoje, meu irmão, o muçulmano, como você sabe, é forçado a ser subserviente perante os outros, e são governados por incrédulos. Nossas terras têm sido sitiadas, e violaram o nosso hurruma’at (posse pessoal, respeito, honra dignidade e privacidade). Nossos inimigos estão negligenciando os nossos assuntos, e os ritos de nosso din {religião} estão sob a sua jurisdição. Ainda assim os muçulmanos não conseguem cumprir a responsabilidade de Da’wah que está sobre seus ombros. Portanto, nesta situação torna-se o dever de cada muçulmano promover a Jihad. Ele deve preparar-se mentalmente e fisicamente de tal forma que quando vier a decisão de Alá, ele estará pronto.

Não devo terminar esta discussão sem mencionar a você que os muçulmanos, ao longo de cada período de sua história (antes do presente período de opressão em que sua dignidade foi perdida) nunca abandonaram a Jihad… Nem eles se tornaram negligentes em seu desempenho, nem mesmo suas autoridades religiosas, místicos, artesãos, etc. Eles estavam todos sempre prontos e preparados. Por exemplo, Abdullah ibn al Mubarak, um homem muito sábio e piedoso, foi voluntário na Jihad na maior parte de sua vida, e Abdulwahid bin Zayd, um Sufi e um homem devoto, foi o mesmo. E em seu tempo, Shaqiq al Balkhi, o Sheik dos Sufis, incentivou seus alunos para a Jihad.

Questôes associadas com relação a Jihad

Muitos muçulmanos acreditam erroneamente ainda hoje que lutar contra o inimigo é Jihad Asghar (uma Jihad menor) e que a luta do ego é Jihad akbar (uma Jihad maior). A narração seguinte [athar] é citada como prova: “Voltamos da Jihad menor para embarcar na Jihad maior”. Eles disseram: “O que é a Jihad maior”? Ele disse: “a Jihad do coração, ou o Jihad contra o ego.”

Essa narração é usada por alguns para diminuir a importância de lutar, para desencorajar qualquer preparação para o combate e para dissuadir qualquer oferta da Jihad no caminho de Alá. Essa narração não é uma tradição saheeh (autêntica): O muhaddith proeminente Al Hafiz ibn Hajar al-Asqalani disse à Tasdid al-Qaws:

‘É bem conhecida e muitas vezes repetida e foi uma frase de Ibrahim ibn’ Abla’.

Al Hafiz Al Iraq disse à Takhrij Ahadith al-Ahya’:

‘Al Bayhaqi  transmitiu isso com uma corrente fraca de narradores na autoridade de Jabir Al Bayhaqi e Al Khatib transmitiu na sua história sobre a autoridade de Jabir.’

De qualquer forma, mesmo que  fosse uma tradição autêntica, nunca justificaria abandonar a Jihad ou se preparar para resgatar os territórios dos muçulmanos e repelir os ataques dos descrentes.  Que se entenda que essa narração simplesmente sublinha a importância de lutar contra o ego, para que Alá seja o único propósito de cada um de nossas ações.

Outras questões associadas a Jihad incluem comandar o bem e proibir o mal. É dito no hadith: “uma das maiores formas de Jihad é proferir uma palavra de verdade na presença de um governante tirânico.” Mas nada se compara com a honra de kubra shahada (o martírio Supremo) ou a recompensa que está esperando para os Mujahideen.

Epílogo

Meus irmãos! A Ummah sabe que a morte nobre e ilustre é garantia de uma vida exaltada neste mundo e felicidade eterna na próxima. Degradação e desonra são o resultado do amor deste mundo e o medo da morte. Portanto, preparem-se para a Jihad e sejam amantes da morte. A própria vida virá em busca de você.

Meus irmãos! Vocês devem saber que um dia irão enfrentar a morte, e este evento sinistro pode ocorrer apenas uma vez. Se você sofrer nesta ocasião em prol de Alá, será para seu benefício neste mundo e sua recompensa no próximo. E lembre-se que nada pode acontecer sem o  Desejo de Alá: Pondere bem o que Alá, o Abençoado, o Todo-Poderoso, disse:

‘Em seguida, após o sofrimento, ele mandou uma segurança pra você. A sonolência tomou parte de você, enquanto a outra parte estava pensando sobre si mesmo (quanto à forma de salvarem-se, ignorando os outros e o Profeta) e pensando indevidamente sobre Alá – pensamento ignorante. Eles disseram, “Temos alguma parte no caso?” Diz você (Ó Maomé): “Na verdade o caso pertence inteiramente a Alá.” Eles escondem dentro de si o que eles não ousam revelar a você, dizendo: “Se tivéssemos alguma coisa a ver com o caso, nenhum de nós teria morrido aqui.” Diz: “mesmo que vocês tenham  permanecido em suas casas, aqueles para quem a morte foi decretada certamente iriam adiante para o lugar de sua morte: mas Alá pode testar o que está em seus corações; e para purificar o que está em seus corações (pecados), e Deus é onisciente e reside em (seus) corações.”‘ {Sura 3:154}

c) Dar al-Islam e dar al-harb: a Casa do Islã e a Casa da Guerra





As imposições violentas do Alcorão e os violentos precedentes definidos por Maomé deram o tom à visão islâmica da política e da história do mundo. A Escola Islâmica divide o mundo em duas esferas de influência, a Casa do Islã (dar al-Islam) e a Casa da Guerra (dar al-harb). Islã significa submissão, e então a Casa do Islã inclui aquelas nações que se submeteram a regra Islâmica, o que quer dizer nações governadas pela lei da Sharia. O resto do mundo, que não aceitou as leis da Sharia e não está em um estado de submissão, existe em um estado de rebelião ou guerra contra a vontade de Alá. É incumbência da dar al-Islam  fazer guerra contra dar al-harb até ao momento em que todas as Nações se submeterem à vontade de Alá e aceitarem a lei da Sharia. A mensagem do Islã para o mundo não-muçulmano é a mesma desde o tempo de Maomé e ao longo da história: submeter ou ser conquistado. As únicas vezes desde Maomé quando dar al-Islam não estava ativamente em guerra com o dar al-harb foram quando o mundo muçulmano estava muito fraco ou dividido para fazer guerra eficazmente.

Apesar da calmaria na guerra declarada pela Casa do Islã contra a Casa da Guerra não indica um abandono da Jihad como um princípio, mas refletem uma mudança em fatores estratégicos. É aceitável para as nações muçulmanas declarar Hudna ou trégua, às vezes, quando as Nações infiéis são muito poderosas para guerra aberta o que faz sentido.

A Jihad não é um pacto de suicídio coletivo mesmo quando “matando e sendo mortos” (Sura 9:111) é incentivado a nível individual. Há algumas centenas de anos, o mundo muçulmano tem sido também politicamente fragmentado e tecnologicamente inferior para representar uma grande ameaça ao Ocidente.

Mas isso está mudando.

i. Taqiyya — Falsidade Religiosa


Foto: Muçulmanos no Parlamento Inglês.

Devido ao estado de guerra entre dar al-Islam e dar al-harb, reuses de guerre, ou seja, mentir sistematicamente ao infiél, deve ser considerado parte integrante das táticas Islâmicas.

O discurso das organizações muçulmanas em todo o dar al-harb que “o Islã é uma religião de paz”, ou que as origens da violência muçulmana residem nas psiques desequilibradas dos indivíduos particularmente “fanáticos”, deve ser considerado como desinformação proposital para induzir o mundo infiel a baixar sua guarda. Claro, os muçulmanos individuais genuinamente podem considerar sua religião como “pacífica” — mas na  medida em que eles são ignorantes de seus ensinamentos verdadeiros, ou no sentido do teórico egípcio Sayyid Qutb, que postulou que “a verdadeira paz Universal irá prevalecer no mundo assim que Islã o conquistar“.

Um ponto notável é que, enquanto que os muçulmanos que apresentam a sua religião como pacífica são em grande número em todo dar al-harb, eles são quase inexistentes no dar al-Islam. Uma muçulmana apóstata uma vez sugeriu-me uma prova decisiva para os ocidentais que acreditam que o Islã é uma religião de “paz” e “tolerância”: Tente dizer isso na esquina de uma rua em Ramallah, ou Riade ou Islamabad, ou em qualquer lugar no mundo muçulmano. Ela assegurou-me que você não viveria mais de cinco minutos.

{O} problema relativo à lei e a ordem {com relação a muçulmanos no dar al-harb} decorre de um princípio legal Islâmico antigo — o da Taqiyya, uma palavra cuja raiz significa “permanecer fiel”, mas que na verdade significa “dissimulação”. Esta palavra tem plena autoridade no Alcorão (3:28 e 16:106) permitindo que o muçulmano se apresente externamente de acordo com os requisitos de um governo não-islâmico, permanecendo interiormente “fiel” para tudo que perceber adequado ao Islã, enquanto espera a virada da maré. (Hiskett, Alguns para Meca viram para rezar, 101).

Volume 4, livro 52, número 269; Narrador bin Jabir ‘ Abdullah: O Profeta disse: “A guerra é dissimulação.

Historicamente, exemplos da Taqiyya incluem permissão para renunciar ao Islã a fim de salvar o pescoço ou agradar um inimigo.

Não é difícil ver que as implicações da Taqiyya são insidiosas ao extremo: elas essencialmente impossibilitam acordos negociados — e, de fato, torna impossíveis todas as comunicações verídicas entre dar al-Islam e dar al-harb.  No entanto, não deve surpreender que uma parte em guerra deva procurar enganar a outra sobre seus meios e intenções.

Hugh Fitzgerald, do blog Jihad Watch,  resume Taqiyya e Kitman como uma forma de falsidade:

“Taqiyya” é a doutrina religiosa sancionada, com suas origens no Islã xiíta, mas agora praticada também por todos, xiítas ou não, como  dissimulação deliberada sobre questões religiosas que podem ser empreendidas para proteger o Islã e os crentes. Um termo relacionado, aplicado e mais amplo, é “kitman”, que é definido como “reserva mental”. Um exemplo de “Taqiyya” seria a insistência de um apologista muçulmano que “naturalmente” não têm liberdade de consciência no Islã, mas em seguida cita o versículo do Alcorão — “Não deve haver compulsão na religião.” {2:256} Mas a impressão dada será falsa, pois não há nenhuma menção da doutrina muçulmana de revogação, ou naskh, segundo o qual um verso como esse “não há compulsão na religião” foi anulado pelos versos posteriores, muito mais intolerantes e malévolos.

Em qualquer caso, a história mostra que dentro do Islã existe e sempre houve “compulsão na religião” para os muçulmanos e não muçulmanos. “Kitman” aproxima-se de “Taqiyya”, mas ao invés de uma dissimulação definitiva, consiste em contar apenas uma parte da verdade, com “reserva mental”, que justifique a omissão do resto. Um exemplo pode ser suficiente. Quando um muçulmano sustenta que  a Jihad realmente significa “luta espiritual” e não consegue adicionar que essa definição é recente no Islã (pouco mais de um século de idade), ele engana se esquivando e praticando a “kitman.” Quando ele justifica, em apoio a sua própria preposição duvidosa, o Hadith em que Maomé, voltando para casa de uma de suas muitas batalhas, é relatado por ter dito (como é conhecido de uma cadeia de emissores, ou Isnad), que ele havia retornado da “Jihad menor para a Jihad maior” e não adiciona o que ele também sabe que é verdade, que este é um hadith “fraco”, considerado pelos mais respeitados Muhaddithin de duvidosa autenticidade, ele ainda está praticando “kitman.”

Na época atual, quando a força maior do dar al-harb exige que a Jihad tenha uma abordagem indireta, a atitude natural de um muçulmano ao mundo infiel deve ser de falsidade e omissão.

Revelar francamente o objetivo final do dar al-Islam para conquistar e saquear o dar al-harb, quando este detém os trunfos militares seria idiotice estratégica. Felizmente para os Jihadistas, a maioria dos infiéis  não entende como alguém pode ler o Alcorão sem se preocupar em descobrir o que Maomé realmente fez e ensinou, o que torna fácil deixar a impressão através de citações seletivas e omissões que “o Islã é uma religião de paz.”

Qualquer infiel que acreditar em tal ficção persistirá no erro quando citar um punhado de versos em Meca que diz que Maomé era um homem piedoso e caridoso.

Um mergulho um pouco mais profundo será suficiente para dissipar a falsidade.

d) Jihad através da História



Em 622 D.C. (ano do Calendário Islâmico, AH 1), Maomé abandonou Mecca pela cidade de Medina (Yathrib) alguns 200 km mais ao norte, na Península Arábica.
Em Medina, Maomé estabeleceu uma organização paramilitar que iria espalhar sua influência e o de sua religião em toda a Arábia. Por nunca ter havido uma separação entre o político-militar e o religioso no Islã, este desenvolvimento foi inteiramente natural para os princípios Islâmicos. Na época de sua morte em 632 D.C., Maomé havia estendido seu controle em uma série de ataques e de batalhas sobre a maioria do Sul da Arábia. As populações conquistadas dessas áreas tiveram que se submeter aos muçulmanos e pagar uma proteção fiscal ou se converter ao Islã.

i. A Primeira grande onda da Jihad: Os Árabes, 622-750 AD

 

Perto do fim de sua vida, Maomé enviou cartas aos grandes impérios do Oriente Médio exigindo submissão à sua autoridade. Isso dissipa qualquer noção de que o Profeta se destinara a com o objetivo de parar com a Arábia. Na verdade, é lógico que a única religião verdadeira, revelada pelo “Profeta Último e Máximo”, deveria ter influência Universal. Assim como Maomé, lutaram e subjugaram os povos da Península Arábica, seus sucessores, Abu Bakr, Umar, Uthman e Ali (conhecido como “os quatro Califas corretamente guiados”), outros califas lutaram e subjugaram os povos do Oriente Médio, África, Ásia e Europa em nome de Alá.

Volume 4, livro 53, número 386; Narrador  Jubair bin Haiya: Umar {o Segundo Califa} enviou os muçulmanos aos grandes países para lutar contra os pagãos. Quando chegamos a terra do inimigo, o representante de Khosrau {Persia}  saiu com 40 mil guerreiros, e um intérprete levantou-se dizendo: “Deixe um de vocês falar comigo!” Al-Mughira respondeu “Nosso Profeta, Mensageiro de nosso Senhor, ordenou-nos para lutar com você até você adorar Alá o Solitário ou pagar Jizya (ou seja, tributo); e nosso Profeta informou-nos que o nosso Senhor disse: “quem entre nós for morto (ou seja, martirizado), deve ir ao paraíso para levar uma vida tão luxuosa como nunca o viu, e quem entre nós ainda continuar vivo, passará a ser seu mestre.”

Deflagrando sobre o mundo a “blitzkrieg” da época, o Islã rapidamente se espalhou pelos territórios Byzantino, Pérsa e Europa Ocidental nas décadas depois da morte de Maomé. Os guerreiros bizantinos e persas, enfraquecidos por terem lutado entre si numa guerra feroz recém terminada, ofereceram pouca resistência ao ataque inesperado.

Os exércitos árabes muçulmanos atacaram a Terra Santa, conquistaram o que agora é o Iraque e o Irã, e avançaram mais tarde para o oeste até o Norte da África, Espanha e finalmente França. A ofensiva muçulmana foi finalmente interrompida a oeste na batalha de Poitiers/Tours, um local não muito longe de Paris, em 732 D.C.. No Oriente, a Jihad penetrou profundamente na Ásia Central.

Como Maomé tinha saqueado seus inimigos, por conseguinte seus sucessores também despojaram as áreas conquistadas — incomparavelmente mais ricas material e culturalmente do que as areias desoladas da Arábia — e suas riquezas e recursos humanos. Quase durante a noite, as mais avançadas civilizações do Oriente Médio, Norte da África, Pérsia e Ibéria viram sua agricultura, religiões nativas e populações destruídas ou pilhadas. Exceto um punhado de cidades muradas que conseguiram negociar rendições condicionais, as catástrofes que aquelas terras sofreram foram quase completas.

Bat Ye’or, a grande estudiosa da expansão do Islã e seu tratamento aos não-muçulmanos, têm prestado um serviço inestimável através da compilação e tradução de numerosos documentos de fontes primárias, descrevendo séculos de conquista Islâmica. Ela inclui estes documentos em seus trabalhos sobre a História Islâmica e a situação dos não-muçulmanos sob domínio Islâmico. Na história da Jihad, o massacre de civis, a profanação de igrejas e aos saques na zona rural são comuns.

Aqui está Michael, um contador da Síria, na invasão muçulmana da Cappodocia (Sul da Turquia) em 650 D.C. sob o Califa Umar:

… Quando chegou Muawiya {o comandante muçulmano} {em Euchaita na Armenia} ordenou que todos os habitantes fossem postos ao fio da espada; Ele colocou guardas para que ninguém escapasse. Após reunir toda a riqueza da cidade, definiu como torturar os líderes para fazê-los mostrar as coisas [tesouros] que tinham sido escondidas. O Taiyaye {árabes muçulmanos} levou todos para a escravidão — homens e mulheres, meninos e meninas — e eles fizeram muito deboche naquela cidade infeliz: perversamente cometeram imoralidades dentro de Igrejas. Depois retornaram alegres para o seu país. (Michael o sírio, citado em Bat Ye’or, O declínio do Cristianismo Oriental sob o Islã, 276-7.)

A seguinte descrição do historiador muçulmano, Ibn al-Athir (1160-1233 AD), de “razzias” (Expedições Invasoras) no norte da Espanha e França nos séculos VIII e IX AD, demonstra nada além da satisfação com a extensão da destruição forjada sobre os infiéis, incluindo não-combatentes.

Em 177 (17 de Abril de 793), Hisham, Príncipe de Espanha, enviou um grande exército comandado por Abd al-Malik b. Abd al-Wahid b. Mugith ao território inimigo, fazendo incursões até  Narbonne e Jaranda. Esse General atacou primeiro Jaranda onde havia uma guarnição de  elite  Francônia; Ele matou os mais corajosos, destruiu as muralhas e as torres da cidade e quase conseguiu capturá-la. Ele então marchou para Narbonne, onde repetiu as mesmas ações, e em seguida, marchando pela terra da Cerdagne {perto de Andorra nos Pirinéus}. Durante vários meses as atravessou por  todas as direções, estuprando mulheres, matando guerreiros, destruindo fortalezas, queimando e saqueando tudo, perseguindo o inimigo que fugiu em desordem. Voltou são e salvo, arrastando atrás dele, só Alá sabe, uma quantidade enorme de espólio.Esta é uma das mais famosas expedições dos muçulmanos na Espanha. Em 223  (2 de Dezembro de 837), Abd ar-Rahman b. al-Hakam, soberano da Espanha, enviou um exército contra Álava; acampou perto de Hisn al-Gharat, que estava cercada; apreendeu o espólio que foi encontrado por lá, matou os habitantes e retirou-se, carregando as mulheres e crianças como cativos. Em 231  (6 de Setembro de 845), um exército muçulmano avançou sobre Galiza, território dos infiéis, onde saquearam e massacraram todos. Em 246  (27 de Março de 860 ), Maomé Abd ar-Rahman avançou com mais tropas e um aparato militar contra a região de Pamplona. Arruinou e devastou este território, onde saquearam e semearam a morte. (Ibn al-Athir, Annals, citado em Bat Ye’or, O declínio do cristianismo oriental sob o Islã, 281-2).

A primeira onda da Jihad  submeteu quase todo o Império Bizantino, Visigodo, Francônio e Persa,  o que permitiu ao recém-nascido império Islâmico, controlar o  Sudeste da França, o Sul via  Espanha, o leste através do North da Africa em direção Índia e do Norte em direção a Rússia. No início do segundo milênio D.C., a invasão Mongol ao leste enfraqueceu enormemente o Império Islâmico o que levou ao fim o predomínio Árabe.

ii. A segunda grande onda da Jihad:  Os Turcos, 1071-1683 AD

 

Uns vinte e cinco anos antes do primeiro exército das Cruzadas avançar da Europa Central em direção à Terra Santa, o exército Turco (Otomano) havia iniciado um ataque ao Império Bizantino Cristão, que havia governado a porçao de terra que hoje conhecemos como Turquia, desde que a capital do Império Romano foi transferida para Constantinopla em 325 AD. Na batalha de Manzikert, em 1071, as forças cristãs sofreram uma derrota desastrosa, que deixou grande parte da Anatólia (Turquia) aberta à invasão. Esta segunda onda de Jihad foi temporariamente retida pela expansão dos exércitos latinos durante as Cruzadas (ver “perguntas freqüentes” ao final deste texto), mas, no início do século XIV, os turcos estavam ameaçando Constantinopla e a própria Europa.


No Ocidente, os exércitos Católicos Romanos foram pouco a pouco empurrando as forças muçulmanas na Península Ibérica, até que, em 1492, foram definitivamente expulsas (a Reconquista). Na Europa Oriental, no entanto, o Islã continuou em ascensão. Um dos encontros mais significativos entre os invasores muçulmanos e os povos indígenas da região foi a batalha do Kosovo em 1389, onde os turcos aniquilaram um exército multinacional sob comando do Rei Sérvio, St. Lazar, embora seus progressos na Europa tenham sido abrandados significativamente.

Após inúmeras tentativas que datam desde o século VII, Constantinopla, a joia da Cristandade Oriental, finalmente foi derrotada em 1453, pelo exército do Sultão Mehmet II. Por prevenção, aqueles que atribuem as atrocidades da primeira onda da Jihad ao “Arabismo” dos seus autores, os turcos mostraram serem totalmente capazes de viver os princípios do Alcorão e da Sunnah.  Paul Fregosi em seu livro Jihad descreve uma cena após o assalto final em Constantinopla:

Vários milhares de sobreviventes tinham se refugiado na Catedral: nobres, servos, cidadãos comuns, suas esposas e filhos, padres e freiras. Eles trancaram as portas enormes, rezaram e esperaram. O {Califa} Mehmet {II} tinha dado descanso às tropas. Após o descanço, eles estupraram as freiras, sendo as primeiras vítimas abatidas. Pelo menos quatro mil pessoas foram mortas antes que Mehmet parasse o massacre ao meio-dia. Ele ordenou um muezim {aquele que emite a chamada à oração} para subir ao púlpito {da Catedral} de Santa Sophia e escrever uma dedicatória à Alá. Desde então essa dedicatória permanece na mesquita. Cinqüenta mil habitantes, mais de metade da população, foram reunidos e levados como escravos. {O número de escravos era tão grande que} Meses depois, os escravos se tornaram a mercadoria mais barata nos mercados da Turquia.

Mehmet pediu que o corpo do Imperador morto fosse trazido até ele. Alguns soldados turcos encontraram uma pilha de cadáveres e reconheceram Constantino {XI} pelas águias douradas bordadas em suas botas. O sultão ordenou que a cabeça fosse cortada e colocada entre as pernas do cavalo sob a estátua equestre de bronze do Imperador Justiniano. A cabeça foi embalsamada e enviada aos arredores das cidades mais importantes do Império Otomano para o deleite dos cidadãos. Em seguida, Mehmet ordenou que o Grande-Duque Notaras, que tinha sobrevivido, fosse trazido à sua presença, que por seguinte pediu os nomes e endereços de todos os principais nobres, funcionários e os cidadãos, os quais Notaras forneceu. Como resultado, Mehmet prendeu e decapitou todos eles. Sadicamente compraram de seus proprietários {ou seja, os comandantes muçulmanos} todos os prisioneiros de alto escalão que tinham sido escravizados, para ter o prazer de vê-los decapitados a sua frente (Fregosi, Jihad, 256-7).

Mehmet II (esquerda) e Constantino XI Palailogos (direita)

Esta segunda onda da Jihad Turca atingiu seu ápice nos fracassados cercos sobre Viena em 1529 e em 1683, onde, em última instância o exército muçulmano sob o comando de Kara Mustapha foi expulso pelos Católicos Romanos sob o comando do Rei Polonês, John Sobieski. Nas décadas que se seguiram, os Otomanos foram expulsos e empurrados para abaixo dos Balcãs, embora nunca tenham sido eliminados do Continente Europeu inteiramente. Mesmo com a Jihad imperial abalada, os ataques muçulmano continuaram por terra e mar em território Cristão, e os Cristãos continuaram sendo raptados e escravizados, até mesmo em terras longínquas como a Irlanda, no século XIX.

e) Dhimmitude

 

Perseguição do Islã aos não-muçulmanos é de forma alguma apenas limitada à Jihad, apesar da Jihad ser a relação básica entre o mundo muçulmano e não-muçulmano. Depois de uma Jihad ser concluída em uma determinada área, com a conquista do território do infiel, o “dhimma”, ou Tratado de Proteção, pode ser concedido ao “Povo do Livro” conquistado — historicamente, Judeus, Cristãos e Zoroastras. O “dhimma” estabelece que a vida e a propriedade do infiel estarão isentos da Jihad enquanto os  governantes muçulmanos assim entenderem, o que geralmente significa que os súditos “não-muçulmanos”— os dhimmis — serão preservados enquanto se mostrarem economicamente úteis para o estado Islâmico. O Alcorão enuncia o pagamento da Jizya (tributo individual; Sura 09:29), sendo que o pagamento da Jizya é o modo mais visível através do qual os senhores muçulmanos exploram o dhimmi e mostram sua autoridade.

Pagamento da Jizya: o dhimmi se curva frente ao seu mestre muçulmano

Mas a Jizya não é meramente um assunto econômico em sua função. Ela existe também para humilhar o dhimmi e impressioná-lo com a superioridade do Islã. Al-Maghili, um teólogo muçulmano do século XV, explica:

Pagamento da Jizya: o dhimmi se curva frente ao seu mestre muçulmano

No dia do pagamento {da Jizya} eles {os dhimmis} devem ser agrupados em um lugar como o Suq {Centro Comercial}. Eles devem estar lá esperando no lugar mais baixo e mais sujo. Os funcionários interinos que representam a lei devem ser colocados acima deles e adotarem uma atitude ameaçadora para que pareça à eles, bem como aos outros, que nosso objetivo é senão o de degradá-los, ameaçando tomar as suas posses. Eles vão perceber que estamos fazendo-lhes um favor, aceitando a Jizya para deixá-los livres. (Al-Maghili, citado por Bat Ye’or, O Declínio do Cristianismo Oriental sob o Islão, 361).

A Lei islâmica codifica várias outras restrições sobre os dhimmis, as quais derivam do Alcorão e da Sunnah.  Várias centenas de anos de pensamento Islâmico dedicados ao tratamento dos povos dhimmis são resumidos por Al-Damanhuri, do Século XVII, e diretor da Universidade de Al-Azhar, no Cairo, o mais prestigiado centro de aprendizagem do mundo muçulmano:

Assim como os dhimmis são proibidos de construir igrejas, outras coisas também são proibidas para eles. Eles não devem ajudar um incrédulo contra um muçulmano… Levantar a Cruz em uma Assembléia Islâmica… Exibir banners de suas próprias crenças; obter porte de armas… ou mantê-las em suas casas. Se fizerem algo do tipo, devem ser punidos, e as armas apreendidas… Os companheiros [do Profeta] concordam sobre esse ponto a fim de demonstrar a inferioridade dos infiéis e proteger a fé do crente inseguro. Pois se ele os vê humilhados, não se inclinarão na direção da crença deles, o que não é verdade se ele os ver no poder, orgulhosos ou trajando luxo, o que exortá-lo a estimar e se inclinar na direção deles, tendo em conta o seu próprio sofrimento e pobreza.  Portanto, ter estima pelos descrentes é incredulidade. (Al-Damanhuri, citado por Bat Ye’or, The Decline of Eastern Christianity under Islam, p. 382).

Mercado de escravas sexuais, mulheres brancas sequestradas da Europa

Tráfico negreiro muçulmano

Os Cristão, os Judeus,  e os Zoroastros, povos do Oriente Médio, Norte da África e grande parte da Europa, sofreram com a opressiva rejeição proveniente da dhimmitude durante séculos.

O status dessas pessoas ou dhimmis é comparável em muitos aspectos a tragédia dos ex-escravos na  América do Sul. Proibido de construir casas de culto ou reparar as existentes, e economicamente debilitados pela Jizya, socialmente humilhados, legalmente discriminados e geralmente mantidos em permanente estado de fraqueza e vulnerabilidade pelos senhores muçulmanos, não deveria surpreender que seus números diminuíssem em muitos lugares ao ponto da extinção. O declínio da civilização Islâmica ao longo dos últimos séculos, um fato geralmente incompreendido, é facilmente explicado pelo declínio demográfico das populações dhimmis, que eram nada mais do que a máquina da competência técnica e administrativa.

Tráfico negreiro muçulmano

A Jihad recomeça se o dhimmi violar as condições do tratado “dhimma” — talvez praticando sua própria religião indiscretamente ou falhando ao mostrar reverência adequada para um muçulmano. Em vários momentos na História Islâmica, os povos “dhimmis” cresceram acima do status de subjugados, o que provocou represálias violentas por parte das populações muçulmanas que culpavam os dhimmis de terem violado os termos do “dhimma”.

Castelo de Alhambra

A Andaluzia medieval (Espanha Mourisca) é muitas vezes apontada por apologistas muçulmanos como uma espécie de País das Maravilhas multiculturais, em que Judeus e Cristãos foram autorizados pelo governo Islâmico à subirem na hierarquia de aprendizagem e administração do governo. O que não é dito, no entanto, é que este relaxamento das deficiências resultou em agitação generalizada por parte da população muçulmana que matou milhares de “dhimmis”, principalmente Judeus. Recusando-se converter-se ao Islã e afastar-se das limitações tradicionais do “dhimma” (mesmo, a mando do governo Islâmico, que estava precisando de mão de obra capaz), os “dhimmis” implicitamente escolheram a outra opção permitida pelo Alcorão: a morte.

f) Jihad na Era Moderna

 

Após derrota nas muralhas de Viena em 1683, o Islã entrou num período de declínio estratégico em que ele foi cada vez mais dominado pelas potências coloniais Europeias crescentes. Devido à sua fraqueza material em relação ao ocidente, o dar al-Islam foi incapaz de continuar conduzindo as campanhas militares em grande escala ao território infiel. O império islâmico, então governado pelos Turcos Otomanos, foi reduzido para afastar as potências Européias cada vez mais predatórias.

Em 1856, a pressão Ocidental obrigou o governo Otomano a suspender o “dhimma” sob o qual os súditos não-muçulmano do Império trabalhavam. Isto gerou oportunidades até então desconhecidas de melhoria social e pessoal aos dhimmis antigos, mas também fomentou o ressentimento dos Muçulmanos Ortodoxos, que viram isto como uma violação da Sharia e sua Superioridade dada por Alá sobre os incrédulos.

Por volta do final do século XIX, as tensões entre os assuntos e interesses do Império Europeu explodiram do nada quando o governo Otomano massacrou 30.000 Búlgaros em 1876 por se rebelarem declaradamente contra o domínio Otomano. Após a intervenção Ocidental, que resultou na independência Búlgara, o Governo Otomano e seus súditos muçulmanos ficaram cada vez mais nervosos com outros grupos não-muçulmanos, buscando a independência.

Foi nessa atmosfera que a primeira fase do genocídio Armênio ocorreu em 1896 com o genocídio de 250.000 Armênios. Civis e militares participaram desse genocídio. Peter Balakian, em seu livro, The Burning Tigris, documenta esta história horrível.

Mas os massacres da década de 1890 foram apenas o prelúdio de um holocausto muito maior em 1915, que reivindicou 1,5 milhões de vidas. Enquanto vários fatores contribuíram para o genocídio, os massacres foram nada mais do que uma Jihad conduzida contra os Armênios, não mais protegidos como eram pelo Tratado do “dhimma”.

Em 1914, quando o Império Otomano entrou na I Guerra Mundial ao lado das potências centrais, foi proclamada uma Jihad Oficial Anti-Cristã.

Para promover o conceito de Jihad, o Sheikh-ul-Islam {líder religioso mais antigo do Império Otomano} publicou uma proclamação convocando o mundo Muçulmano à um levante para massacrar seus opressores Cristãos.

“Oh, muçulmanos!” diz o documento, “Vós que são apaixonados pela felicidade e estão prestes a sacrificar suas vidas e seus bens pela causa do que é certo, e enfrentado o perigo, juntem-se ao redor do trono Imperial”. No Ikdam, um jornal Turco que  tinha passado recentemente para propriedade Alemã, a ideia da Jihad foi sublinhada: “os feitos dos nossos inimigos trouxeram ira à Alá. Um vislumbre de esperança apareceu. Todos os maometanos (leia-se muçulmanos), jovens e velhos, homens, mulheres e crianças devem cumprir o seu dever. … Se fizermos isso, a libertação dos interesses do Reino dos Maometanos estará garantida.”… “Aquele que matar um incrédulo,” diz um panfleto, “aqueles que nos governam, se o fizer, secretamente ou abertamente, será recompensado por Alá.” (citado em Balakian, The Burning Tigris, p. 169-70).

A Jihad contra os Cristãos culminou em 1922, em Esmirna, na costa do Mediterrâneo, onde 150.000 gregos Cristãos foram massacrados pelo exército Turco, sob o olhar indiferente dos navios de guerra dos aliados. Ao todo, de 1896 a 1923, foram mortos 2,5 milhões de Cristãos, tornando-se o primeiro genocídio moderno, que até hoje é negado pelo governo Turco.

Desde a dissolução do império Islâmico, após a I Guerra Mundial, várias Jihads foram travados ao redor do mundo pelas Nações muçulmanas independentes e grupos Jihadistas. O esforço mais sustentado tem sido dirigido contra Israel, que cometeu o pecado imperdoável de reconstruir dar al-harb em terras que anteriormente faziam parte do dar al-Islam. Outras Jihads de destaque incluem a guerra contra os Soviéticos no Afeganistão, a guerra dos Bósnios muçulmanos contra os Sérvios na antiga Iugoslávia, a guerra dos Albaneses muçulmanos contra os Sérvios no Kosovo, e as batalhas dos Chechenos contra os Russos no Cáucaso. Várias Jihads também são travadas em todo o Norte da África, nas Filipinas, na Tailândia, no Kashmir e em várias outras vizinhanças ao redor do mundo. Além disso, a a esmagadora maioria dos ataques terroristas ao redor do mundo têm sido cometidos por muçulmanos, incluindo, por exemplo, ataques espetaculares nos EUA, na Espanha, e no Reino Unido

Para uma lista mais abrangente de ataques muçulmanos, visite o site:

O fato é que o percentual de conflitos no mundo de hoje que não incluem o Islã é muito pequeno. O Islã está de volta.

3. Conclusão

A principal barreira até hoje para uma melhor compreensão do Islã — distante, talvez, do temor imediato — é linguagem desleixada. Tomemos, para começar, a conhecidíssima expressão “guerra ao terror”. Após o escrutínio, o termo “guerra ao terror” faz tanto sentido como uma guerra contra a “blitzkrieg” alemã, ou contra “balas”, ou contra o “bombardeio estratégico”. A “guerra ao terror” implica que está tudo certo se o inimigo vier nos destruir — e, de fato, conseguir fazê-lo —- desde que não empregue “terror” no processo.

O “terrorismo” obviamente é uma tática ou estratagema usado para alcançar uma meta; é o objetivo do terrorismo Islâmico que precisamos entender, e isso, logicamente, exige a compreensão do Islã.

Como já vimos, ao contrário da insistência generalizada que o verdadeiro Islã é pacífico, mesmo que um punhado de seus adeptos sejam violentos, as fontes Islâmicas esclarecem que engajar-se em violência contra não-muçulmanos é um princípio central e indispensável ao Islã. O Islã é muito mais uma ideologia política que existe em um estado fundamental e permanente de guerra com pessoas, culturas e civilizações não-islâmicas, do que uma fé pessoal. Os textos sagrados Islâmicos delineiam um sistema social, governamental e econômico para toda a humanidade. Culturas e indivíduos que não se submetem ao governo Islâmico existem apenas num estado “ipso facto” de rebelião contra Alá e devem ser levados à submissão pela força. O termo peculiar “Fascismo-Islâmico” é totalmente redundante: o Islã em si é um tipo de fascismo que atinge sua forma plena e adequada somente quando ele toma para sí os poderes do estado.

Os atos espetaculares de terrorismo islâmico do século XX ao início do século XXI são a manifestação mais recente de uma guerra global de conquista que o Islã vem travando desde os dias do Profeta Maomé no século VII e que continua até hoje em ritmo acelerado. Esta é a simples e grande verdade que está escancarada para mundo atual ver — e que encarou os olhos o mundo no passado muitas vezes — mas que até hoje parece que poucos estão dispostos a admitir a realidade.

É importante perceber que vínhamos falando sobre o Islã — não sobre o “Fundamentalismo Islâmico,” “Extremismo”, “Fanatismo,” “Fascismo-Islâmico”, ou “Islamismo”, mas sobre o Islã propriamente dito, o Islã na sua forma ortodoxa como ela tem sido entendida e praticada por fiéis muçulmanos  desde o tempo de Maomé até a presente data. Os número crescente de episódios do terrorismo Islâmico no final do Século XX e continuando no Século XXI são devidos a mudanças geoestratégicas após o fim da guerra-fria e as crescentes opções técnicas disponíveis aos terroristas.

Com o colapso da hegemonia Soviética sobre grande parte do mundo muçulmano, juntamente com a crescente riqueza dos países muçulmanos produtores de petróleo, cada vez mais o mundo muçulmano está adquirindo liberdade e meios para apoiar a Jihad ao redor do globo. Em suma, a razão pela qual os muçulmanos estão cada vez mais declarando guerra contra o mundo não-muçulmano é porque eles podem.

É fundamental observar, no entanto, que, mesmo se nenhum grande ataque terrorista vier a ocorrer novamente em solo Ocidental, o Islã ainda constitui um perigo mortal para o Oeste. Uma interrupção no terrorismo simplesmente significaria uma mudança nas táticas do Islã — talvez indicando uma abordagem de longo prazo que permitiria a imigração muçulmana e maiores taxas de nascimento para trazer o Islã mais perto da vitória antes da próxima rodada de violência. Isso não pode ser subestimado porque o terrorismo Islâmico é um sintoma do Islã que pode aumentar ou diminuir de intensidade, enquanto  que o Islã propriamente dito permanece permanentemente hostil.

Muhammad Taqi Partovi Samzevari, em seu “O Futuro do Movimento Islâmico” (1986), resume a visão Islâmica de mundo.

“Nosso Profeta… foi um general, um estadista, administrador, economista, jurista e gerente de primeira classe, tudo em um.… Na visão histórica do Alcorão, o apoio de Alá e a luta revolucionária do povo devem se unir, para que governantes satânicos sejam derrotados e condenados à morte. Um povo que não está preparado para matar e morrer a fim de criar uma sociedade justa não pode esperar qualquer suporte de Alá. O Todo-Poderoso prometeu-nos que o dia virá quando toda a humanidade viverá unida sob a bandeira do Islã, quando o Sinal da Crescente, o Símbolo de Maomé, será supremo em todos os lugares.… Mas esse dia deve ser apressado através da Jihad, através de nossa prontidão para oferecer nossas vidas e para derramar o sangue impuro daqueles que não vêem a luz trazida dos céus por Maomé na sua Miraj {“viagens noturnas para o «Tribunal» de Alá”}. … É Alá quem coloca a arma na mão. Mas não podemos esperar que Ele puxe o gatilho simplesmente porque somos covardes.”

Deve ser enfatizado que todas as análises fornecidas aqui derivam de fontes Islâmicas em si, e que não são produto dos críticos ou acadêmicos do Ocidente. Na verdade, os mais modernos acadêmicos Ocidentais que estudam o Islã são dificilmente “críticos” no mais amplo sentido. É a própria  interpretação que o mundo Islâmico faz de si que incita e glorifica a violência, e não qualquer interpretação estrangeira.

4. Perguntas frequentes

Há um punhado de perguntas que invariavelmente surgem quando se apresenta o argumento de que o Islã é violento. Estas perguntas, na sua maior parte, são enganosas ou irrelevantes, e não contestam a evidência real ou argumentos que a violência é inerente ao Islã.  De qualquer forma, elas se mostram retoricamente eficazes esquivando sérios escrutínios por parte do Islã, o qual aqui lidará com alguns deles.

a) E sobre as Cruzadas?




A resposta óbvia a esta pergunta é, “bem, e sobre elas?” Violência cometida em nome de outras religiões é logicamente alheia à questão de saber se o Islã é violento. Mas, ao mencionar as cruzadas, a esperança do apologista Islâmico é para desviar a atenção para longe da violência Islâmica, para pintar as religiões em geral como moralmente equivalentes.

No meio acadêmico ocidental e nos meios de comunicação, bem como no mundo Islâmico, as Cruzadas são vistas como guerras agressivas que foram deslanchadas pelos Cristãos sanguinários contra muçulmanos pacíficos. Enquanto as Cruzadas foram certamente sangrentas, elas são mais bem entendidas como uma resposta Ocidental tardia pelos séculos de ataques da Jihad do que como um ataque não provocado, unilateral. O domínio muçulmano na Terra Santa começou na segunda metade do século VII, durante a onda da Jihad Árabe como as conquistas de Damasco e Jerusalém pelo segundo Califa Umar. Após o início da Jihad sangrenta, a vida dos Cristãos e Judeus era tolerada dentro das imposições do dhimma e muçulmanos Árabes geralmente permitiam que os Cristãos do exterior continuassem a fazer suas peregrinações aos seus locais sagrados, uma prática que provou ser lucrativa para o estado muçulmano. No século XI, a administração árabe relativamente benigna da Terra Santa foi substituída pela dos Turcos  Seljúcidas, devido a guerra civil no império Islâmico. Durante a última metade do século XI, os Turcos travaram uma guerra contra o Império Bizantino Cristão e os retiraram de suas fortalezas em Antioquia e Anatólia (agora Turquia). Em 1071, forças Bizantinas sofreram uma esmagadora derrota na batalha de Manzikert no que é hoje a Turquia oriental. Os Turcos retomaram a Jihad na Terra Santa, abusando, roubando, escravizando e matando os Cristãos por toda a Ásia menor. Eles ameaçaram expulsar a Cristandade do seu local mais sagrado, a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, reconstruída sob administração Bizantina, e que depois foi destruída pelo Califa Al-Hakim bi-Amr Alá, em 1090.

Foi neste contexto de uma renovada Jihad no Médio Oriente que o Papa Romano Urbano II, lançou um apelo, em 1095, para que Cristãos ocidentais viessem auxiliar seus primos Orientais (e parece ter abrigado a esperança de reivindicação de Jerusalém para o Papado depois da Grande Ruptura (Schim) com o Cristianismo Oriental em 1054). A “Peregrinação Armada” onde numerosos civis bem como soldados tomaram parte, eventualmente se tornaria conhecido anos mais tarde como a Primeira Cruzada. A idéia de uma “Cruzada” como nós agora entendemos o termo, ou seja, um “Guerra Santa” Cristã, desenvolveu-se anos mais tarde com o surgimento de organizações como a Ordem dos Templários que fez da “Cruzada” um modo de vida. É interessante notar que os mais fervorosos Cruzados, os Francônios, foram exatamente aqueles que tinham enfrentado a Jihad e razzias(ataques) durante séculos ao longo da fronteira Franco-Espanhola e sabiam melhor do que ninguém os horrores a que os muçulmanos sujeitavam o Cristãos. Na época da primeira cruzada, as populações da Ásia menor, Síria e Palestina, embora governada pelos muçulmanos, eram ainda predominantemente Cristãs. As campanhas dos exércitos Cristãos Ocidentais “As Cruzadas”, foram justificadas no momento da guerra, libertando os Cristãos Orientais, cuja população, terras, e cultura tinham sido devastadas por séculos de Jihad e pela “dhimmitude”. Conquistar o território para Deus no modo da Jihad foi uma ideia alienígena ao Cristianismo e não é surpreendente que eventualmente tenha sido extinguida no Ocidente e nunca tenha tido ascendência no Oriente.

Após a sangrenta captura de Jerusalém em 1099 pelos exércitos Latinos e do estabelecimento dos Estados Cruzados em Jerusalém, Antioquia e Edessa, as forças muçulmanas e Cristãs lutaram uma série de batalhas, em que ambas as partes eram culpadas pelas atrocidades e imoralidades usuais em tempo de guerra. Ao longo do tempo, mesmo com reforço dos Cruzados vindo da  Europa, os Estados Cruzados, estrangulados com as precárias linhas de comunicação, lentamente sucumbiram ao poder superior muçulmano. Em 1271, a última cidadela Cristã, Antióquia, caiu nas mãos muçulmanas. Não precisando mais desviar as forças para combater Cristãos no Mediterrâneo Oriental, os muçulmanos se reagruparam e partiram para 400 longos anos de Jihad contra o Sul da Europa Oriental, que atingiu duas vezes Viena antes de ser interrompida. Em termos geoestratégicos, as Cruzadas podem ser vistas como uma tentativa do Ocidente de prevenir sua própria destruição pelas mãos da Jihad Islâmica, levando a luta ao inimigo. Funcionou por algum tempo.

Significativamente, enquanto que o Ocidente por algum tempo lamentou as Cruzadas como um engano, nunca houve qualquer menção de qualquer autoridade Islâmica séria de arrependimento por séculos e séculos de Jihad e “dhimmitude” perpetrados contra outras sociedades. Mas isto não é surpreendente: enquanto a violência religiosa contradiz os fundamentos do Cristianismo, violência religiosa está escrita no DNA do Islã.

b. Se o Islã é violento, por que tantos muçulmanos pacíficos?


Esta pergunta é um pouco como perguntar, “se o Cristianismo ensina humildade, tolerância e perdão, por que tantos cristãos são arrogantes, intolerantes e vingativos?” A resposta em ambos os casos é óbvia: em qualquer religião ou ideologia haverão muitos que profetizam seus princípios, mas não não os praticam.  Assim como muitas vezes é mais fácil para um cristão revidar, se julgar superior, ou desprezar os outros, muitas vezes é mais fácil para um muçulmano ficar em casa ao invés de embarcar para a Jihad. Hipócritas estão por toda parte.

Além disso, também há pessoas que realmente não entendem sua própria fé e agem fora de seus limites prescritos. No Islã, existem provavelmente muitos muçulmanos que realmente não entendem sua religião graças a importância de recitar o Alcorão em árabe, mas não tendo que entendê-la. São as palavras e os sons do Alcorão que atraem a atenção misericordiosa de Alá ao invés do conhecimento do Alcorão por parte do requisitante. Especialmente no Ocidente, os muçulmanos são mais propensos a serem atraídos pelas maneiras ocidentais (o que explica por que estão aqui) e menos propensos a reagir violentamente contra a sociedade, para a qual eles imigraram para fugir da tirania Islâmica do exterior.

No entanto, em qualquer contexto social, onde o Islã se enraizar com força— o aumento no número de seguidores, a construção de mais mesquitas e "centros culturais", etc. — aumenta a probabilidade de que um número grande de adeptos levará seus preceitos violentos a sério. Este é o problema que o Oeste enfrenta hoje.

c) E sobre as passagens violentas na Bíblia?


Em primeiro lugar, as passagens violentas na Bíblia são irrelevantes para a questão de saber se o Islã é violento.

Em segundo lugar, as passagens violentas na Bíblia certamente não equivalem a uma ordem de cometer violência contra o resto do mundo. Ao contrário do Alcorão, a Bíblia é uma coleção enorme de documentos escritos por pessoas diferentes em momentos diferentes em diferentes contextos, que permite muito maior liberdade de interpretação. 

O Alcorão, por outro lado, trata exclusivamente de uma única fonte: MaoméÉ através da vida de Maomé que o Alcorão deve ser entendido, como diz o próprio Alcorão. Suas guerras e mortes tanto refletem como informam o significado do Alcorão. Além disso,  o literalismo estrito do Alcorão significa que não há espaço para interpretação quando se trata de suas violentas imposições.

Da mesma forma que é através do exemplo de Cristo, o "Príncipe da Paz", que o Cristianismo interpreta suas escrituras, é através do exemplo do Senhor da Guerra e déspota, Maomé, que os muçulmanos compreendem o Alcorão.

d) Uma “reforma” Islâmica poderia pacificar o Islã?


Deve ter ficado bem claro para quem examinou as fontes Islâmicas, que retirar a violência do Islamismo exigiria ejetar duas coisas: o Alcorão como a palavra de Alá, e Maomé como Profeta de Alá. Em outras palavras pacificar o Islã exigiria sua transformação em algo que ele não é. A reforma Cristã ocidental, que é usada frequentemente como um exemplo, foi uma tentativa (bem sucedida ou não) de recuperar a essência do Cristianismo, ou seja, o exemplo e os ensinamentos de Cristo e dos Apóstolos.

Tentando voltar para o exemplo de Maomé, teria consequências muito diferentes. De fato, alguém pode dizer que o Islã hoje está passando por sua “reforma” com a crescente atividade da Jihad ao redor do globo. Hoje, os muçulmanos da escola Salafi (“primeiras gerações”) estão fazendo exatamente isso, centrando-se sobre a vida de Maomé e seus primeiros sucessores. Estes reformadores são conhecidos por seus detratores pelo termo desrespeitoso “Wahhabi”. Tendo como inspiração Maomé e o Alcorão, invariavelmente estão dispostos à violência.

O fato triste é que o Islã é hoje o que é a quatorze séculos: violento, intolerante e expansionista. É loucura pensar que nós, no decorrer de alguns anos ou décadas, vamos ser capazes de mudar a visão básica de mundo de uma civilização estrangeira. A natureza violenta do Islã deve ser aceita como apresentada. Só então seremos capazes de inventar respostas de políticas adequadas que possam melhorar nossas chances de sobrevivência.

e) E sobre a história do colonialismo Ocidental no mundo Islâmico?


Após a derrota do exército Otomano nos arredores de Viena, em 11 de setembro de 1683 por forças polonesas, o Islã entrou em um período de declínio estratégico em que ela foi esmagadoramente dominada pelas potências Europeias. Muito do dar al-Islam foi colonizado por potências Europeias que empregaram sua tecnologia superior e exploraram as rivalidades dentro do mundo muçulmano para estabelecer o domínio colonial.

Enquanto muitas das práticas das potências ocidentais no governo das suas colônias imperiais foram claramente injustas, é totalmente injustificável considerar o imperialismo ocidental — como muitas vezes é — como um empreendimento criminoso endêmico que é a base do moderno ressentimento contra o Ocidente. Foi apenas devido ao papel assertivo das potências ocidentais que os estados e as nações modernas tais como Índia, Paquistão, Israel, África do Sul, Zimbabwe, etc. conseguiram existir em primeiro lugar. Sem a organização ocidental, estas áreas teriam provavelmente permanecido caóticas e tribais como foram por séculos.

Quando se olha para o mundo pós-colonial, é evidente que as Nações pós-coloniais mais bem sucedidas têm um atributo em comum: elas não são muçulmanas. Os Estados Unidos, Austrália, Hong Kong, Israel, Índia e nações Sul-Americanas claramente ofuscam suas contrapartes pós-coloniais de maioria muçulmana — Iraque, Argélia, Paquistão, Bangladesh, Indonésia, etc. — em qualquer padrão.

f) Como uma ideologia política violenta pode tornar-se a segunda maior religião e de mais rápido crescimento na terra?


Não deveria ser surpreendente que uma ideologia política violenta se prove tão atrativa para grande parte do mundo. O poder atrativo das ideias fascistas foi provado através da história. O Islã combina o conforto interior fornecido pela fé religiosa com o poder externo de uma ideologia política que busca transformar o mundo. Do mesmo modo que a violência revolucionária do comunismo, a Jihad oferece uma justificativa altruísta para exercer morte e destruição. Esse tipo de ideologia, naturalmente atrairá pessoas violentas de espírito, encorajando também as não-violentas a pegar em armas ou apoiar a violência indiretamente. O fato de que uma coisa seja popular não significa que ela seja benigna.

Além disso, as áreas em que o Islã está crescendo mais rapidamente, como a Europa Ocidental, têm sido despidas de grande parte de sua herança religiosa e cultural, o que faz do Islã uma ideologia vibrante e disponível para aqueles em busca de sentido de vida.

g) É justo caracterizar todas as escolas de pensamento Islâmico como violentas?


Apologistas Islâmicos, muitas vezes apontam que o Islã não é um monólito e que existem diferenças de opinião entre as diferentes escolas de pensamento islâmico. É verdade, mas, embora existam diferenças, também existem elementos comuns. Assim como Ortodoxos, Católicos Romanos e Protestantes Cristãos diferem em muitos aspectos do Cristianismo, ainda aceitam elementos comuns importantes. Assim é com o Islã. Um dos elementos comuns a todas as escolas de pensamento Islâmico é a Jihad, entendido como a obrigação de Ummah para conquistar e dominar o mundo em nome de Alá e governá-lo sob a Lei da Sharia.

Dentre as quatro Madhhabs Sunitas (escolas de Fiqh [Jurisprudência Religiosa Islâmica]) — Hanafi, Maliki, Shafi’i e Hanbali — todas concordam que há uma obrigação coletiva aos muçulmanos para fazer guerra contra o resto do mundo.

Sufis (Whirling Dervishes)

Além disso, mesmo as escolas de pensamento fora da ortodoxia Sunita, incluindo o Sufismo e a escola Jafari (Shia), concordam sobre a necessidade da Jihad.

Quando se trata de assuntos da Jihad, as diferentes escolas discordam sobre questões como: se os infiéis primeiro tivessem que ser solicitados a se converterem ao Islã antes das hostilidades começarem (Osama bin Laden pedindo à América para se converter antes dos ataques da Al-Qaeda); como os saques devem ser distribuídos entre os Jihadistas vitoriosos; se uma estratégia de longo prazo (Fabian Strategy) contra dar al-harb é preferível ou um ataque total frontal; etc.

h) E sobre as grandes conquistas da civilização islâmica através da história?


Conquistas islâmicas nos campos da arte, literatura, ciência, medicina, etc. de maneira nenhuma refutam o fato de que o Islã é intrinsecamente violento. Civilizações gregas e romanas produziram muitas conquistas nestes domínios,  mas também cultivaram poderosas tradições violentas. Enquanto davam ao mundo a genialidade de Virgílio e Horácio, Roma serviu de casa para gladiadores de combate, massacre de Cristãos e, por vezes, militarismo galopante.

Além disso, as conquistas da civilização Islâmica foram bastante modestas diante dos seus 1300 anos de História, quando comparada às civilizações Ocidentais, Hindu ou Confucionista. Muitas conquistas Islâmicas eram, na verdade, o resultado de não-muçulmanos vivendo dentro do Império Islâmico ou de recém convertidos ao Islã. Um dos maiores pensadores Islâmicos, Averroes, entrou em conflito com a ortodoxia Islâmica, através de estudos da filosofia (Grega) não-islâmica e sua preferência por modos ocidentais de pensamento. Assim que a população “dhimmi” do Império diminuiu, na metade do segundo milênio D.C., o Islã iniciou o seu “declínio” social e cultural.

Tradução: “A Lei Sharia para a França”.

5. Glossário de termos

Alá (Alá): “Deus”;  Cristãos Árabes também adoram o “Alá”, mas um Alá de um tipo muito diferente.  Allahu Akhbar: “Alá é grande”; termo de louvor; grito de guerra dos muçulmanos.

AH:  “Após Hijra”; o Calendário Islâmico – sistema de tempo; emprega ano lunar em vez de ano solar; a partir de Janeiro de 2007, estamos em 1428 AH.

Ansar: “ajudantes”; Uma tribo árabe aliada a  Maomé e os primeiros muçulmanos.

Badr: primeira grande batalha travada por Maomé e os muçulmanos contra a tribo dos Coraixitas de Meca.

Califa:  Título do governante ou líder da Umma (comunidade muçulmana global); a cabeça do antigo Império Islâmico; o título foi abolido por Kemal Attaturk, o fundador da Turquia moderna, em 1924, após a dissolução do Império Otomano.

Dar al-Islam: casa (Reino) do Islã; território Islâmico governado pela lei da Sharia.

Dar al-harb: “Casa (Reino) de Guerra”: território governado por infiéis.

Dar al-sulh: “Casa (Reino) de Trégua”: território governado por infiéis, mas aliado com o Islã; território governado por muçulmanos, mas não sob a Lei da Sharia.

Dhimma: o Pacto de Proteção estendida aos não-escravos, o “Povo do livro”, geralmente Judeus, Cristãos e Zoroastrianos, que permitiu-lhes permanecer nominalmente livre sob domínio muçulmano.

dhimmi: “protegido”; pessoas sob a proteção do dhimma.

dhimmitude: palavra cunhada pelo historiador Bat Ye’or para descrever o status dos povos “dhimmis”.

Hadice, hadith: “relatório”; qualquer um dos milhares de episódios da vida de Maomé transmitidas oralmente e escritos no oitavo século D.C.; os hadith Sahih (confiável ou autêntico) perdem apenas para o Alcorão em autoridade.

Hégira, Hijra: “emigração”; Ida de Maomé de Meca para Medina (Yathrib) em 622 AD.

Islã: “submissão” ou “rendição”.

Jizya: o imposto, ou tributo individual, prescrito pelo Sura 9:29 do Alcorão, a ser pago pelos Cristãos e Judeus em território muçulmano.

Caaba, Kaaba: “cubo”; o templo de Meca em que inúmeros ídolos pagãos estavam alojados antes da conquista de Meca por Maomé em AD 632, que é ainda o mais venerado objeto no Islã;  pedra angular de Kaba, que acreditam ter caído do céu, dizem ser a pedra em que Abraão foi sacrificar seu filho, Ismael (não Isaac).

Meca: cidade mais sagrada do Islã; local de nascimento de Maomé em 570 D.C.; sua grande mesquita contém a pedra Caaba; início do período na vida de Maomé, onde os mais pacíficos versículos do Alcorão foram revelados; local da vitória de Maomé sobre os Coraixitas em 630 AD.

Medina:  abreviação de “a cidade do Profeta”; segunda cidade mais sagrada do Islã; destino de Hijra  (emigração)  de Maomé em 622 D.C.; período posterior da vida de Maomé, onde os mais violentos versículos do Alcorão foram revelados; local de terceira grande batalha travada por Maomé contra a tribo dos Coraixitas  de Meca; anteriormente chamado de Yathrib.

Maomé: O nome como dito em árabe “mhmd” (ou “Muhammad”) significa “aquele que é louvado.” A rigor, não é um nome, mas um título.

Muçulmano: aquele que se submete.

Alcorão (Quran, Alcorão, etc.): “recitação”; de acordo com o Islã, as palavras foram literalmente compiladas por Alá conforme ditado por Maomé.

Razzia: emboscada, ataque súbito; atos de pirataria na terra ou no mar pelos muçulmanos contra os infiéis

Sira: “vida”; abreviatura de Sirat Rasul Alá, ou “Vida do Profeta de Alá”; uma biografia canônica do Profeta Maomé escrita no século VIII por Ibn Ishaq e mais tarde editada por Ibn Hisham; tradução moderna por Alfred Guillaume.

Sunnah: o “caminho” do Profeta Maomé; inclui seus ensinamentos, tradições e exemplos.

Sura: um capítulo do Alcorão; Passagens corânicas são citadas com números: verso de Sura, por exemplo, 9:5.

De Uhud: segunda batalha principal lutada por Maomé contra a tribo dos Coraixitas de Meca.

Umar: segundo califa “Corretamente Guiado”; governou entre AD 634–44, sucedeu Abu Bakr; conquistou a Terra Santa.

Umma (ummah): a comunidade muçulmana global; o corpo dos fiéis muçulmanos.

Uthman: terceiro califa “o Corretamente Guiado”; governou AD 644–56, sucedeu Umar; compilou o Alcorão em forma de livro.

Yathrib: cidade que Maomé fez a Hijra (emigração) no anúncio 622/AH 1; renomeada Medina.


6. Mais recursos

Livros:


          Lista de Livros em Português

On-line (inglês):





U Michigan’s versão online do Alcorão em inglês traduzida por Shakir

USC’s Muslim Students Association’s website com traduções do Alcorão e Hadices

Online (português):

          Lei Islâmica em Ação



          Perigo Islâmico


          Respondendo ao Islã

          Tião Cazeiro

1º - SOLUÇÕES COMEÇAM COM A VERDADE! NÃO SE TRATA DE "OCUPAÇÃO" - SE TRATA DO ISLÃ... (AQUI

2º - ISLÃ PECADOR MORRENDO NA PAZ - MULHERES SÃO VISTAS COMO PROPRIEDADES DOS HOMENS NO LÍBANO PAÍS MAIS AVANÇADO DO MUNDO ÁRABE (AQUI

3º - Islã 101: Uma Introdução ao Islã e a Jihad Islâmica (AQUI

4º - O LÍBANO É PARA CRISTÃOS: O POVO FENÍCIO NÃO SÃO ÁRABES (aqui

5º - Terrorista do Isis prega no Brasil e a PF nada fez - O Islã avança no Brasil! (aqui

6º - VEJAM POR QUE TANTOS BRASILEIROS DEFENDEM A PALESTINA! ENTIDADE QUE FINANCIAVA O TERRORISMO DO HAMAS ERA DIRIGIDA POR BRASILEIRO, HOJE NA CADEIA (aqui)


7º - PARADOXOS DOS MUÇULMANOS: ONDE OS MUÇULMANOS SÃO FELIZES? ONDE OS MUÇULMANOS SÃO INFELIZES? (aqui)


8º - Brasil não reconhece mais Jerusalém como capital de Israel (aqui)

9º - 
ÍNTEGRA DO ESTATUTO DO HAMAS E DOCUMENTÁRIO DAS TENTATIVAS DE PAZ NO MUNDO ISLÂMICO 

(aqui)

10º - LAG BA’OMER (aqui)
.
11º - VEJA AQUI QUEM MUDOU O NOME DO PAÍS DE JUDEIA PARA SYRIA PALESTINA (AQUI)
.
12º - ISRAEL E O SEU VIZINHO MAIS CIVILIZADO: O LÍBANO. E POR QUE? (AQUI)
.
13º - OS JUDEUS NO ESPAÇO ALEMÃO E A PROCURA DE UMA PÁTRIA (aqui)
.
14º - AS CRUZADAS - HISTÓRICO DO MOTIVO DAS BATALHAS (aqui)


 
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário