sexta-feira, 22 de maio de 2015

Começou a invasão comunista. Empresa chinesa ganha licitação para construir base brasileira na Antártida

A empresa chinesa Ceiec foi a escolhida para construir a nova base brasileira na Antártida. A nova Estação Antártica Comandante Ferraz custará US$ 99,7 milhões. A Marinha, responsável pelo projeto, considerou a proposta da empresa chinesa a "de menor preço, é a mais vantajosa para a Administração Pública", como publicado no Diário Oficial da União nesta quarta (20).

Não há informações de quando a nova base deve entrar em operação, mas provavelmente não será em 2016 como era previsto inicialmente. A decisão acontece após haver uma suspensão do processo de licitação, do qual participavam a Ceiec e outras duas concorrentes, conforme noticiou a Folha

Em 2012, um grande incêndio destruiu dois terços da base e as operações passaram ser realizadas em uma área provisória e de tamanho reduzido. Morreram dois militares na ocasião.

A nova base fica na ilha de Rei Jorge, onde se situam diversas estações de pesquisa, como a chinesa, argenina, peruna e russa. No endereço austral brasileiro, na baía do Almirantado –porta de entrada da Antártida–, também está localizada a estação polonesa.

As pesquisas desenvolvidas na estação brasileira envolvem áreas como biologia, estudos atmosféricos, ambiente e arqueologia das primeiras ocupações humanas no continente.

Estação Antártica Comandante Ferraz - Estúdio 41



Animação mostrando o projeto da nova estação brasileira na antártica, escolhido através de concurso internacional de projetos.

Ficha técnica para o projeto do concurso:

CRONOLOGIA DA BASE BRASILEIRA

fev.1984 - Inauguração da Estação Antártica Comandante Ferraz, na ilha Rei Jorge

fev.2012 - Um incêndio de grandes proporções destrói 70% da base brasileira no continente, matando dois militares

mai.2013 - O projeto para a construção da nova base é escolhido; o vencedor foi o do arquiteto Fábio Faria, de Curitiba

fev.2014 Licitação para a construção da nova base termina sem interessados

mai.2015 Licitação é vencida pela construtora Chinesa Ceiec, por US$ 99,7 milhões. A previsão inicial era que a nova base operasse em 2016.
*
Veja abaixo vídeo do projeto da nova base:


.

Projeto vencedor da estação Estação Antártica Comandante Ferraz, a base brasileira na Antártida. A empresa chinesa Ceiec será a responsável pela execução do projeto, que deve terminar só em 2018


.

.

.

.

.

.

Projeto vencedor da estação Estação Antártica Comandante Ferraz, a base brasileira na Antártida. A empresa chinesa Ceiec será a responsável pela execução do projeto, que deve terminar só em 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário