segunda-feira, 25 de maio de 2015

“Abraços grátis” ou “Tiros grátis”? Policiais alvejados em áreas de UPP ironizam campanha da PM



24/05/2015 às 16:47 \ BrasilCultura

Acho que isso é uma invenção do Jean Uiui, mas vamos lá.
Para melhorar a imagem da PM, o Comando de Polícia Pacificadora fez uma campanha na sexta-feira, 22 de maio, Dia do Abraço, em que policiais carregaram cartazes de “Abraços grátis”/”Free hugs” no morro Dona Marta e foram abraçados pelos moradores locais.
Resultado: diante da divulgação do vídeo (veja no fim do post) e das fotos nas redes sociais, policiais alvejados em outras áreas tidas como “pacificadas” ficaram indignados e espalharam em grupos de whatsapp uma porção de montagens que ironizam a campanha, a começar por uma de vagabundos armados empunhando cartazes de “Tiros grátis”/”Shots for free”.


Este blog teve acesso às imagens e entende seus motivos. A campanha da PM virou chacota porque não reflete nem de longe a realidades das UPPs.

Somente nos cinco meses deste ano, foram 50 policiais baleados e 5 mortos em áreas com UPP - uma média de 10 baleados e um morto por mês nos territórios “pacificados”.

O CPP explora as melhorias que realmente aconteceram no Dona Marta como se elas fossem sinônimo de sucesso da “pacificação”, assim como fez o governador Luiz Fernando Pezão em entrevista à TVeja e sempre faz o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

É a estratégia do marqueiteiro do governo desde o ínicio do processo, de modo que, se você pedir para conhecer uma UPP, é para lá que será levado, exatamente como fazem com a impressa estrangeira para sair bem na foto no exterior.

O motivo é simples: ao contrário do Alemão ou da Rocinha, o Dona Marta é um morro micro, o que facilitou a ocupação. Isso não quer dizer, no entanto, que a guerra só aconteça nas comunidades grandes.

Há menos de duas semanas, como mostrei em vídeos tragicômicos aqui e aqui, estourou uma nos morros do Fallet-Fogueteiro e da Coroa, mesmo havendo mais PMs (193) que no Dona Marta (123) e menos habitantes (9 mil contra estimados 12 mil).

Os policiais sabem que o abraço no Dona Marta é cusparada, pedrada e tiro em outras favelas.

E, muito embora prezem a boa relação com moradores de bem, eles não podiam perder a piada.

.
.
.

Abaixo, o vídeo do “Abraço grátis”:


Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário