sábado, 14 de fevereiro de 2015

Tal como Charb, cartoonista supostamente alvo na Dinamarca está em lista de pessoas a abater. Um morto em tiroteio em Copenhague numa iniciativa pela liberdade de expressão


Lars Vilks Fotografia © REUTERS/Bjorn Lindgren/TT News Agency

Lars Vilks consta da lista de pessoas mais detestadas pela Al-Qaeda onde se encontrava o diretor do 'Charlie Hebdo' assassinado na redação do jornal em janeiro.

O cartoonista Lars Vilks, que supostamente era um dos alvos do atentado desta tarde na Dinamarca, consta na lista de pessoas a abater publicada em 2013 numa revista da Al-Qaeda no Iémen. Trata-se da mesma listagem que incluía Charb, o diretor do 'Charlie Hebdo' abatido no ataque à redação deste jornal satírico em janeiro.

Nas páginas da revista Inspire de maio de 2013, publicação em língua inglesa criada no Iémen em 2010 para promover as ideias da Al-Qaeda, surgem as caras de onze personalidades ao lado do título "Yes we can - a bullet a day keeps de infidel away" (Sim, podemos - uma bala por dia mantém longe o infiel).



As páginas da revista Inspire com a lista "procurados mortos ou vivos por crimes contra o islão"

Dela constam também pessoas como o escritor Salman Rushdee (autor do livro Versículos Satânicos, que lhe valeu uma 'fatwa' pelo então ayatollah iraniano Khomeini), ou o pastor norte-americano Terry Jones (que já propôs várias iniciativas para queimar cópias do Alcorão).

O cartoonista sueco Lars Vilks gerou polêmica em 2007, ao publicar 'cartoons' em que mostrava o profeta Maomé como um cão, desencadeando ameaças de vários grupos islamitas. Desde então, vive rodeado de medidas de segurança.

Um morto em tiroteio em Copenhague numa iniciativa pela liberdade de expressão 






Polícia dinamarquesa confirmou que um cidadão foi morto pelos disparos e divulgou uma foto de um suspeito. Três agentes da polícia ficaram feridos. Atirador em fuga.




Um homem de 40 anos morreu e três polícias ficaram feridos num tiroteio em Copenhaga, capital da Dinamarca, durante uma conferência que decorria num café da cidade. No evento, intitulado "A arte, a blasfemia e a liberdade de expressão", participava o controverso artista sueco Lars Vilks, avançam as agências de notícias suecas. Vilks gerou polémica em 2007, ao publicar 'cartoons' em que mostrava o profeta Maomé como um cão, desencadeando ameaças de vários grupos islamitas. Desde então, vive rodeado de medidas de segurança.

(Em cima, imagens transmitidas pela televisão dinamarquesa)

Esta tarde, a polícia revelou a imagem em baixo como sendo a do suspeito do ataque, que terá agido sozinho: 


Segundo a BBC, do exterior do café foi possível ouvir mais de 40 disparos. Pouco depois das 17.30, hora local - menos uma hora em Lisboa - a polícia dinamarquesa confirmou à agência Reuters a morte de um cidadão de 40 anos, que se encontrava no local, e ferimentos em três agentes da autoridade que faziam segurança no evento, organizado, segundo o Le Monde, em homenagem às vítimas do massacre do semanário Charlie Hebdo. 

Chegou a falar-se em dois atiradores, mas a polícia veio mais tarde dizer que se tratará apenas de um, que está, escreve o Le Monde. Não conseguiu introduzir-se na sala onde decorria a conferência, que estava protegida por detetores de metais, e terá disparado do exterior, tendo prosseguido a marcha em seguida num Volkswagen. Neste momento, está a ser procurado pelas autoridades. De acordo com o jornal francês, o automóvel usado no ataque já foi encontrado nas imediações do local.






  

Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário